O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias Kim Edwards

Resenhas - O Guardião de Memórias

Renata.g 18/07/2022

Livro mais ou menos.
Finalmente terminei o livro. No início achei bem legal mas a estória foi ficando cansativo depois que David fez a escolha dele em relação a filha. Detalhes desnecessários fizeram a leitura ficar um pouco chata e cansativa. Pensei em abandonar o livro algumas vezes, porém queria saber como o livro termina.
O final poderia ter sido melhor, poderia ter explorado mais a relação entre a Phoebe com a mãe e o irmão, sentir falta disso no livro. Provavelmente é um livro que não pretendo ler de novo.

Lido em 12/07/22

Felipe Albiero 31/12/2010

Descrições enfadonhas.
O enredo é bem agradável, todavia, a narração pormenorizada compromete o transcorrer da obra. A história possui uma essência bem linear, porém, descrições extremamente cansativas.

Exemplo: "A neve caindo ininterrupta e, de tão alva, refletia com perfeição o castanho dos cabelos de Fulana, que se recostava na janela no exato momento em que se formava uma densa camada de gelo sobre a calçada." (Não consta no livro! Meramente exemplificativo ^^)

Até tentei dar uma chance ao livro, mas era tanto detalhe que o sono era inevitável. Abandonei na página 55.

Abraço a todos.
Ellen 19/09/2010minha estante

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri demais!!!!!!!!
Mas é a verdade, a história tem tantos detalhes que deixa a leitura extremamente cansativa. O livro inteiro é assim.

georgelalcantar 06/01/2011minha estante
Apesar de eu ter dado mais chance do que você compartilho inteiramente da opinião. Abandonei na página 105 eu acho..

Jamille Santos 06/01/2012minha estante
Eu concordo com você e com George, embora seja mais teimosa, pois não o abandonei ainda.

Heilla 26/03/2012minha estante
Concordo com vocês, ainda estou tentando terminar de ler, mas ta meio dificil. Sinceramente este é um dos livros que mais demorei para concluir a leitura, ainda persisto nela porque tenho interesse em saber como o segredo será revelado...

Aline Goulart 28/03/2012minha estante
Concordo contigo. O livro é bastante detalhado que o torna muito cansativo. Porém, não sou de desistir tão fácil, fui até o fim.

Day! 10/05/2012minha estante
É bem isso mesmo... ausioausoiausa, ja abandonei esse livro também, mas vou pegar ele pra ler de novo, porque eu quero saber como termina.Mas vai demorar pra pegar ele pra ler de novo, só de lembrar dessas errolações ja da uma preguiça de pegar pra ler.

Deby 24/06/2012minha estante
Comprei esse livro a muito tempo e não consegui terminar de ler ainda. Emprestei pra uma amiga que adorou o livro, isso antes de eu começar a lê-lo, e assim que comecei senti ele muito cansativo. Pretendo ler até o fim mas...
É bom saber que não fui a única pessoa a achar ele massante.

Sarah 02/08/2012minha estante
Li o livro e gostei muito. o único problema dele é ser rico em detalhes, o que acaba sendo muito cansativo. mais a história é perfeita. e recomendo ele para qulquer um !

Cau 09/10/2012minha estante
Abandonei o livro pelo mesmo motivo que você. Achei uma leitura cansativa. Detalhada até demais.

Jordana Minelly 28/12/2012minha estante
realmente a leitura é um tanto cansativa, mais vale a pena a historia é linda e me emocionei por varias...

Alexandre 29/12/2012minha estante
Realmente o livro pode ser tomado como um sonífero a base de celulose, mas não se enganem, a narrativa cansativa compensa o excelente final dessa obra de Kim Edwards.

Rebeka 30/12/2012minha estante
As descrições são realmente cansativas, tanto que abandonei varias vezes até finalmente terminar de ler.
Na minha opinião, a enorme quantidade de detalhes fez com que a leitura se tornasse muitas vezes chata e o livro perdesse seu encanto.

Edjane Ávila 08/01/2013minha estante
É Felipe, o enredo me fez ir até o fim. Agora troco...rss.. concordo que as descrições repetitivas e pormenorizadas tornaram o texto quase impossível de se ler! :)

Patty 10/01/2013minha estante
Ja comecei a ler esse livro e isso ja tem um tempinho. Parei por falta de tempo e talvez por achar a narrativa um pouco detalhada demais também, mas acho que é o estilo da época, sei lá. Li outros livros e agora resolvi voltar a ele, mas por incrível que pareça a história já havia me prendido desde quando comecei da outra vez, porque não havia esquecido um detalhe sequer da história até onde havia parado. Agora vou até o fim!

Patty 16/01/2013minha estante
Terminei a leutura! Gostei muito! Realmente, o enredo da história compensa a narrativa cansativa. Comovente! Recomendo!

Emilie 24/01/2013minha estante
Realmente. A narrativa é muito enrolada, repetitiva, sendo assim, cansativa. Pelo fato de achar o tema da trama muito interessante, fui até o final para ver como se desenrolaria essa história. O final foi o pior de todos. Pra mim, parece que o autor simplesmente cansa de escrever e para, do nada, meio sem sentido.

Milena 21/02/2013minha estante
Também abandonei! Concordo!

Manuka 05/03/2013minha estante
Cara, eu pensei exatamente a mesma coisa quando comecei a ler, quase desisti, mas justamente por toda essa coisa de talvez o fim compensar o cansaço da leitura, eu continuei. Sinceramente? Me arrependi, não vi nada de compensador no fim do livro. Ficou aquela sensação de "é isso, então? Só isso?". Enfadonho.

Pam 14/06/2013minha estante
Odiei o excesso na descrição também, só não pensei em abandonar porque ganhei o livro de presente. Mas até que me surpreendi, talvez por ter vivenciado a doença tratada no livro me identifiquei bastante, me irritei também, principalmente em ver que a realidade ali tratada não é tão diferente assim dos dias de hoje. Não é uma história excelente, mas é uma história que vale a pena ser lida, apesar dos pesares. rs

Flávia Rocha 24/09/2013minha estante
Concordo com Felipe. As descrições são muito enfadonhas. É um bom livro, bom enredo, mas chatinho de ler. Consegui ir até o fim, mas não pretendo reler.

Adriele 23/10/2013minha estante
aconteceu o mesmo comigo. não consegui terminar a leitura, mas uma amiga que conseguiu chegar ate o fim disse que é muito bom.

Nanda 06/11/2013minha estante
Acabei de encontrá-lo por R$4,00, então, estou levando, para ver se cativa.

Yasmim C. 17/12/2013minha estante
Realmente, faltam menos de 60 páginas para eu terminar e não estou aguentando mais! D:

Eliane 15/01/2014minha estante
Apesar de ser uma boa História, também achei cansativo. Não gostei da forma que ela escreve. Três estrelas.

Marília 17/01/2014minha estante
Terminei o livro à força, portanto compartilho da mesma opinião. Excessiva e desnecessariamente detalhado em algumas ocasiões.

Karenhia Michel 02/05/2014minha estante
Também abandonei o livro, achei muito detalhista e agora se tornou o último livro que irei ler.

Ju 12/07/2014minha estante
Eu acabei de ler o livro e na minha opinião eu achei extraordinário. Talvez pelo fato de eu adorar quando o autor enche de detalhes no momento da história, porque eu gosto me imaginar dentro da história, e para isso preciso saber como é cada cantinho do momento. Eu só acabei me decepcionando com os pais dos personagens, imaginava algo melhor, e por isso avalio como 4 estrelas. :)

Kiki 16/07/2014minha estante
Adorei

Evio 11/11/2014minha estante
Concordo com você. A hisória em si é muito bacana, mas a descrição exagerada cansa. Mas pretendo terminar de ler por causa da estória.

Jane 06/03/2015minha estante
A história é legal, mas se deixa comprometer realmente pela descrição exagerada, o que torna a leitura enfadonha. Mas consegui ler até o fim.

Vanessa Costa 06/07/2015minha estante
Eu tbm achei cansativo a leitura, até pausei a leitura por causa disso.
Mas a curiosidade sobre o q aconteceria com a Phoebe e o irmão dela falou mais alto... Foi duro, mas valeu a pena!!!

Elis 10/07/2015minha estante
Ah sim, detalhes cansativos e relatos irrelevantes, estão ali para aumentar a quantidade de linhas no livro, confesso que quando encontro livros assim eu recordo do tempo de escola quando a professora pedia uma redação e eu sem ideias usava desta artimanha, inclusive as palavras mais longas como intencionalmente, ocasionalmente...

Izabel.Kaline 26/02/2016minha estante
Realmente, muitos detalhes e muito cansativo. Abandonei na página 103 e fui assistir o filme.rsrsrs

Fellipe.Gueiros 21/05/2016minha estante
Discordo, achei o livro maravilhoso e é um dos meus favoritos. Acho que o detalhamento do cenário não chega a ser cansativo.

Rodrigo S. 30/09/2016minha estante
Estou resistindo ao sono o máximo que posso, porque estou gostando da trama desse livro. Mas estou enrolando com ele há mais de um ano, um dia chego a terminá-lo!

Rodrigo S. 19/01/2017minha estante
Eu resisti e consegui terminar de ler esse livro, depois de quase dois anos.

Giiiii 19/06/2017minha estante
Ai gente, está sendo penoso terminar esse livro, realmente é uma leitura cheia de detalhes desnecessários, o que torna muito cansativo. Faz meses que estou lendo. Um dia eu acabo kkk.

Mi Fiorentino 23/08/2017minha estante
Nossa, falou tudo Felipe!!! Eu também abandonei ele logo no começo, percebi a mesma coisa que você, uma narrativa extremamente cansativa, cheia de detalhes desnecessários.

kkkkkkkkkkkkk
As descrições às vezes são cansativas mesmo mas deve ser coisa do gênero. Achei parecido com uma novela, tive super paciência de ler tudo e adorei. Não que os outros sejam impacientes, só estou dizendo que ter paciência pra ler algo assim é só pra quem gosta mesmo do estilo.

marcelo.garib 09/08/2019minha estante
Achei o livro bem visual, uma narrativa onde as imagens vem facilmente e eu gosto disso, mas entendo que em alguns momentos fica cansativo de ler. Consegui terminar e achei que valeu o esforço. Assisti o filme depois, que fica muito aquém do livro.

Edivani 17/06/2020minha estante
Uma boa história, não sabia que em 1965 tinha cadeirinha de bebê pra carro?
Li inteiro

Moreira 19/09/2020minha estante
kkkkkkk

Renata Collier 25/10/2020minha estante
Desisti pelo mesmo motivo.

Jackson 27/10/2020minha estante
Tentei ler três vezes até que desisti, simplesmente NÃO DÁ

Eduarda Berbel 28/03/2021minha estante
Lembro que comecei a ler esse livro na época da escola, mas desisti por conta do mesmo motivo !
Livros assim parece que dobram de tamanho

Carlinha 04/04/2021minha estante
Amei o livro, como li já a alguns anos, não lembro de ser cansativa, mas provavelmente foi, mas a história me marcou, admiro os personagens, amo e odeio, mas são personagens que poderiam ser reais, por isso me envolveu, e como foi o 1o livro commpersobagem com sindrome de Down, aprendi muitoa respeito.

Karoline 26/05/2021minha estante
Realmente, abandonei uma vez, mas peguei pra reler e fui firme e forte até o final. O enredo é ótimo só que essa narrativa lenta demais fez diminuir a intensidade de emoções da história

Mari 27/05/2021minha estante
Acho que existe dois lados da moeda. Mesmo que o excesso de detalhes em alguns momentos torne o enredo mais cansativo e maçante, também torna a história mais profunda, intensa, envolvente. Mas realmente a casos em que a quantidade de detalhes é desnecessária. Porém é uma ÓTIMA história e eu amei do início ao fim. Mexeu muito comigo e aprendi muito também amei.

Vilma 16/12/2021minha estante
Ameiiiiiii o livro, todos os detalhes, leitura fácil e rápida. Meus irmãos leram depois que comentei com eles e por me verem lê-lo.

wtfartby 21/12/2021minha estante
Concordo plenamente, tentei dar a chance para este livro umas 3 vezes, até que finalmente terminei e fiquei extremamente decepcionada com o decorrer da história.

Elijefferson 21/09/2022minha estante
Concordo plenamente com vocês que acharam o livro cansativo, porém contínuo lendo pra saber o final. Estou na página 202, e espero logo logo terminar.

Day! 22/09/2022minha estante
Há 10 anos eu fiz um comentário aqui dizendo que tinha abandonado o livro mas que iria pegar pra ler futuramente pq queria saber o final apesar da preguiça de ler a história devido a enrolação danada ? pois bem, eu li o livro é digo que a enrolação continua e vários problemas aparecem no enredo, ou seja, não vale a pena o esforço!!! Livro ruim !!!!

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: O Guardião de Memórias, de Kim Edwards
“David tinha tentado proteger o filho das coisas que sofrera quando criança: pobreza, preocupações, tristezas. Mas seus próprios esforços haviam criado perdas que ele nunca tinha previsto. A mentira crescera entre eles como uma rocha, obrigando-os a também crescerem de forma estranha, como árvores retorcidas em volta de um pedregulho.”
“Ele nunca havia compreendido a tristeza da mãe, embora mais tarde houvesse passado a carregá-la consigo, para onde quer que fosse.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2008/12/o-guardio-de-memrias-kim-edwards.html

John 01/07/2021

Péssimo
Acho que eu nunca tinha dado uma nota tão baixa para um livro. Li este apenas pois sou determinado a terminar todas as leituras que um dia iniciei, mas foi um sofrimento terminar. Me arrastei por meses, e só terminei pois nos últimos dias, como que para ?me livrar?, forcei-me a ler muitas páginas desse livro. A única parte boa desse livro são Al, Carol e Phoebe, que é fofíssima. De resto, tudo descartável.
Stefany Santos 01/07/2021minha estante
É sobre o que a história? kkkk

Mylena.Lima 01/07/2021minha estante
Vou passar longe desse livro aakakakaka

John 01/07/2021minha estante
O livro se passa em 1964. Um médico é obrigado a fazer o parto dos seus filhos por conta de uma nevasca. A menina, segunda a nascer, tem síndrome de Down. Ele lembra de sua irmã que morreu ainda jovem e do sofrimento que a mãe passou e decide abandonar a criança, pedindo que a enfermeira a leve a um abrigo, e diz pra esposa que a menina morreu no parto. A enfermeira fica tocada pela menina, e decide se mudar e criar ela sozinha.
Parece bom, mas a história é extremamente travada, não desenvolve direito, cheia de idas e vindas confusas, com personagens que não te fazem apegar?
Se surgir curiosidade um dia, mais vale ver o filme, de 2008; que também é bem ruim?

Mylena.Lima 01/07/2021minha estante
O melhor é ele falando o filme e dizendo q é ruim do mesmo jeito kakakakakak

Stefany Santos 01/07/2021minha estante
Sim kkkk e pensar que já coloquei ele na minha lista de leitura só por causa do título e da capa.

Mylena.Lima 01/07/2021minha estante
O melhor é q eu tbm kakakakakak

Ilma 22/09/2009

Fantástico.
realmente fantátisco, comprei o livro apenas porque tinha conseguido o filme e a curiosidade me obrigou, rsrs.
Graças a Deus li o livro primeiro, apesar de ler muitos comentários ruins sobre ele, na minha opinião o livro é bom, muito bom, ele cumpre bem seu papel, ele não é romantizado, não é cheio de ataques emocionais, mais é uma verdade incontestavel de que vc não pode tirar das pessoas o direito que elas tem de tomar suas proprias decisões e achar que tudo vai ficar bem.
Fiquei triste por todos os personagens, com raiva de todos eles em determinados momentos, mais no fim, consegui compreender e perdoa-los, fiquei sentida por eles.
O filme no entanto não faz justiça ao livro, um verdadeiro assassinato da obra, deveria haver uma lei para punir que fizesse tal desgraceira com um livro tão bom.
Eu recomendo esse livro para todos que gostam de drama, eu gostei.
Mandy 25/01/2012minha estante
Com certeza vou ler esse livro , pelo que sei, drama não faz mal a ninguém. Aliás, abre os nossos olhos ao mundo e a tudo que acontece. A sua resenha foi ótima, e me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro.

Mara 10/04/2012minha estante
Sinceramente, eu gostei muito e não achei cansativo não, a história me hipnotizou total, não conseguia largar e isso acontece sempre comigo, talvez porque goste muito de detalhes da alma humana, quanto à paisagem realmente acho cansativo, mas faz parte... Gostei muito e recomendo.

Xandinha 04/03/2013minha estante
eu gostei muito e me emocionei muito !!!!

Xandinha 04/03/2013minha estante
eu gostei muito e me emocionei muito !!!!

giosg 09/12/2013minha estante
esse livro para mim é lindo, maravilhoso! amei, é um dos meus favoritos!!

Evy 29/04/2012

Extremamente emocionante!
Fazia bastante tempo que não lia um livro que me emocionasse tanto a ponto de me fazer chorar. Acredito que o último que li assim foi "O Ultimo Trem de Hiroshima" para o Desafio Literário no começo de 2011. Portanto há quase um ano eu não me sentia constrangida de chorar dentro do ônibus lendo um livro e foi exatamente isso que aconteceu praticamente a história inteira.

A narrativa de Kim Edwards me cativou desde as primeiras linhas e só demorei muito pra terminar a leitura porque ficava prorrogando o meu sofrimento. É uma história muito triste, mas também muito linda. Tudo começa com uma tempestade violenta de neve que obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus próprios filhos. O primeiro a nascer, Paul, é perfeitamente saudável, enquanto Phoebe, nasce com síndrome de Down. Assombrado por lembranças doloroas do passado e por um impulso que nem mesmo ele entende, Henry toma a decisão de entregar sua filha a enfermeira, pedindo que a leve para uma instituição e conta a sua esposa, Norah, que a menina não sobreviveu.

Caroline é tocada pela fragilidade do bebê e se vê impossibilitada de deixá-la na instituição indicada pelo médico. Guiada por um amor quase instantanea por Phoebe, sai da cidade com a criança e decide que irá criá-la em segredo, não se importando com as dificuldades que passará.

O que o Dr. Henry jamais previu é que sua escolha mudaria sua vida para sempre. Norah não consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência de sua filha, Paul cresce sentindo o mesmo vazio e procurando preenchê-lo com a música. Além disso, o terrível segredo cria uma muralha entre eles que jamais os permitirá ter uma vida normal e feliz.

Com extrema habilidade narrativa, Edwards nos mostra através de suas palavras o profundo e irreversível poder de nossas escolhas. Os personagens são extremamente reais e nos emocionam em cada momento incrivelmente emocionante dessa história. Apenas uma escolha e tantas feridas são aberdas que nem o tempo será capaz de curar.

Uma história muito real, emocionante e extremamente bem construída que nos cativa do início ao fim.

Super recomendo!
Anderson 29/11/2012minha estante
Esse livro é PERFEITO. Eu sou muito detalhista e imaginário, e ele contar tudo detalhadamente me instigou a imaginar cada detalhe e as cenas em que se passavam viam em minha memória, enredo e história muito incrível. NOTA 10.

Felipe 24/12/2012minha estante
Realmente emocionante. Quando li a sinopse do livro fiquei empolgado; de certa forma, o livro é muito detalhista e, como o Anderson aqui comentou, me fez imaginar cada detalhe que mesmo eu não sabendo da existência do filme consegui abstrair praticamente tudo. O filme já não é lá essas coisas: os detalhes imprescindíveis para o entendimento da obra são cortados e faz o espectador "viajar na maionese".
A obra é toda descrita numa ordem cronológica de fácil compreensão. Eu cheguei a ficar intrigado com a atitude do Dr. Henry, mas é o que a autora quer nos passar de como as coisas são. Eu recomendo (:

Patty 16/01/2013minha estante
Amei sua resenha. É exatamente isso! Eu ia fazer uma resenha do livro, mas achei tudo o que penso aqui!!! Rsrsrsrs... Confesso que achei a narrativa muito pormenorizada, muito detalhada e por isso por muitas vezes cansativa, mas o enredo compensa. A história é linda e comovente e nos faz pensar no poder de uma escolha. Gostei muito do livro e recomendo!

giosg 09/12/2013minha estante
eu tb amei esse livro, achei o mesmo q vc Lyani! é um livro muito bonito, emocionante, ja é favorito p mim!

fabio_g_oliver 05/12/2018minha estante
Adorei o livro. Acredito que todo o detalhamento, apesar de cansativo às vezes, fez a estória mais real. E realmente foi muito emocionante.

Keite 25/06/2020

A história em si é muito boa, mas esperava um pouco do final.

Vinícius 23/08/2009

É fácil criticar, mas fazer o quê se não gostei?
Conheço muitas pessoas que leram esse livro e o adoraram. De fato, quando o comprei não foi porque as pessoas me indicaram. Simplesmente, gostei da diagramação e do resumo atrás. A história parecia ser bem atraente.

Entretanto, não foi o que aconteceu. Não me envolvi, de fato, com as personagens e a família Henry me irritava profundamente. O livro melhorou (um pouco) após a traição... Mas ainda o fato da filha "morta" ainda permanecia e entediava-me.

Até mesmo quando o livro me surpreendeu, no final, não foi para muito melhor. Pelo menos, a forma que o segredo foi revelado, foi diferente das hipóteses que eu havia formulado durante a minha leitura.

É, não gostei. Fiquei bastante entediado a ler. Sei que é fácil falar mal e é bem difícil fazer melhor, mas o livro realmente não me agradou.
Viviane 12/09/2009minha estante
Pensei em fazer uma resenha para "O Guardião de Memórias", mas ao ler o que você escreveu descobri que não era necessário expressar minha opinião: eram praticamente iguais às suas! Irritação foi o sentimento dominante durante grande parte da leitura e o tédio insistia em se fazer presente muitas vezes. Uma pena também ter sido seduzida pelo belo texto promocional do livro...

Guilherme 27/10/2009minha estante
Se se irritou tanto com as descrições, porque não pulou?Faltam bons leitures no Brasil.

Dani 16/01/2013minha estante
Concordo,a escrita é cansativa e a historia sem muita emoção.Eu estou entre gostar e não gostar,como você mesmo disse;fazer o que se o livro não me surpreende?'

Wynston 04/01/2014minha estante
Quando li a descrição no site onde comprei, quase fiquei em êxtase! Adorei mesmo. Mas sinceramente, não consigo ler mais uma página se quer! Estou por volta da página 70 e não aguento mais! Não sei o que vai acontecer mas já perdi todo o interesse.

fabio_g_oliver 05/12/2018minha estante
Gostei muito do livro, mas vou concordar com algumas coisas.
Também fiquei irritado com a família Henry, toda aquela depressão e o casamento indo por água abaixo e não mudava nada... me entediou um pouco. Às vezes tinha vontade de pular as páginas só pra ler sobre a Caroline.
A coisa da filha morta realmente ficou cansativo depois de um tempo. Acho que os problemas do casamento deles não deviam ter ficado só nisso.
Também fiquei surpreso sobre como o segredo foi revelado. Depois que ele morreu achei que o único jeito seria pela Rosemary.
Apesar dessas coisas eu amei o livro, achei que todo o resto compensou.

Marli 14/09/2023

Uma história emocionante, cheia de amor, dedicação, cuidados... mas também muito preconceito, falta de empatia, comunicação e compreensão!!!
Gostei da leitura!!!

-natalia 04/07/2021

O Guardião de Memórias
Acho que esperei algo de O Guardião de Memórias bastante diferente do que o livro trouxe, e talvez o erro tenha sido meu mesmo. Fiquei na expectativa de algo e nem sei exatamente o que era; acho que só esperei que o tema fosse ser trabalhado de outra forma, e que (quem sabe) fosse me fazer chorar. Ele trata muito mais da questão do drama familiar em todos os anos subsequentes e de como o fato principal afetou a todos do que do fato em si. Achei bem cansativo acompanhar os personagens durante tanto tempo em suas vidas, poucos momentos me prendiam de verdade. Nem é um livro grande, mas demorei muito pra conseguir acabar tanto pela faculdade quanto por estar sem muito ânimo para prosseguir. Estava curiosa com o final, mas também me decepcionou um pouco a forma rápida com que tudo aconteceu nas últimas 30 páginas. Ao menos a Síndrome de Down foi um tema bem legal a ser tratado, especialmente agora que estou fazendo uma disciplina sobre deficiência e lendo bastante a respeito (o que me animou com o livro). Vou tentar assistir ao filme em breve de qualquer forma hehehe

Isabela Di Ãngelo 27/12/2022

Bacana.
Achei bem bacana, mas acho que os personagens me irritaram bastante. O final é bem legal. Leia por sua conta e risco.

Lininha 09/02/2010

É um livro ótimo, mas um pouco cansativo de ler...
Laíne 30/01/2013minha estante
O livro é maravilhoso e com o decorrer da obra o modo descritivo do autor é compreendido.É uma experiência reflexiva maravilhosa.Para quem gosta de livros do gênero,vale muito a leitura!

Diego 19/07/2014minha estante
Confesso que no início achei o livro um pouco enfadonho, e isso se persistiu até a página 150 ou 160, mais ou menos. Porém, como não costumo abandonar os livros que leio(Não por perfeccionismo, mas por crer que o livro pode me surpreender no final) continuei lendo. E então, o que descubro: um livro maravilhoso que foi capaz de me cativar e de me prender até o final, que achei completamente emocionante. Recomendo muito este livro; e se você estiver achando-o chato, não desista; com certeza, se você tiver sensibilidade, e estiver conectado o suficiente na história - apesar das partes monótonas - irá chorar, rir e amar o Guardião de memórias de Kim Edward. Um grande abraço!!!

Dai 19/03/2023

Maravilhoso, é impressionante como escolhas tomadas por impulso podem alterar tanto o futuro de tantas pessoas ao redor. O livro é lindo, triste e Envolvente , só achei muito fraco o final, que devia ter explorado mais a convivência entre Phoebe e a família, ou até mesmo com uma "carta "misteriosa de David sendo encontrada. Ou indo mais além com David reaparecendo e conhecendo sua filha após uma morte fingida na tentativa de que tudo se alinhasse ( seria o momento propício para curar tantos feridas com Paul)

Elisabete53 09/09/2023

História triste.
Conta a história de uma família que teve seu futuro mudado por causa da decisão do pai no parto da filha, ele nunca se perdoou pela escolha que fez, e o resultado disso foi exatamente o que ele queria evitar.

Paty 14/11/2013

Não é um livro, é um roteiro de supercine.
Arsenio Meira 14/11/2013minha estante
kkkkkkkkkkk GOSTEI!

DIRCE 02/12/2014minha estante
Dorei. Não o romance, e sim, a sua resenha.