Os Quatro Gigantes da Alma

Os Quatro Gigantes da Alma Emilio Mira y López

Resenhas - Os Quatro Gigantes da Alma

Bruno Pinto 27/01/2013

Nesta quadrilogia de emoções o autor procura identificar origens biológicas e sociais de cada manifestação - medo, ira, amor e dever. Se equilibra muito bem entre o científico e a autoajuda, sem o pedantismo tradicional de ambas formas. A primeira parte do livro - medo e ira - é perfeita: surpreendente e convincente. Já ao falar de amor ele se entrega muito ao romantismo tradicional e à poesia, coisa que outros autores do gênero já superaram (mas isto é até compreensível, o livro foi lançado em 1947!). E no último trecho, sobre o dever, apesar de levantar boas hipóteses, chega a poucas conclusões.

Vivian.Carla 18/08/2011

eu li sobre o amor foi o que + me interessou . me ensinou diversas coisas como : não sabia que tinha diversos tipos de amores. Amores puros e impuros - está a primeira base popular " de classificação dicôtomica ; contra não se precisa argumentar demasiado ou não existe amor ou, se existe é puro. Pois basta dizer que a expressão "amor impuro" é uma contradição ...

Flavia 23/02/2019

Complexo e verdadeiro
Sem esquecer a época em que foi escrito, achei a leitura bem cansativa e complexa.
Porém, muito do que foi escrito pertence a entendimentos modernos e nos mostra de forma científica a razão de ser dos nossos comportamentos primários.
Indico aos que buscam a evolução "espiritual".