Aprendiz de mim

Aprendiz de mim Rubem Alves

Resenhas - Aprendiz de mim

Ellen 01/07/2017

Aprendiz de mim - Rubem Alves
O autor retrata sobre o bairro-escola localizado na Vila Madalena (São Paulo). Através da leitura é possível sentir esperança, capaz de promover a mudança quando ocorre integração entre família-escola-comunidade.

De forma quase poética Rubem denota a experiência de conhecer o Aprendiz. Mostrando que tudo o que ocorreu lá, poderá surgir em qualquer lugar, desde que haja pessoas envolvidas e comprometidas. Algo que marca muito é que o autor relata sobre sonhos, na verdade é o trecho de uma música de Raul Seixas ? Sonho que se sonha só é apenas sonho. Sonho que se sonha junto é realidade.? Sonho que sonha só para si não deixa de ser um mero sonho mas quando acontece junto, aumenta as chances de acontecer, de se tornar real.

Proposta criada por Gilberto Dimenstain, amigo de Rubem, tem participação especial no livro, contando como tudo aconteceu. Como um projeto que o foco não era a educação veio tornar o que nos é retratado.

A sensação que nos dá ao decorrer do livro é que tudo não passará de uma utopia, mas não, se a proposta trouxe mudança na vida de apenas uma pessoa já valeria todo esforço e lendo perceberá que a mudança ocorre em um número bem mais significativo. Trás a história de personagens que pelas características, nos deparamos no cotidiano e que por vezes só querem um olhar de esperança, um voto de confiança, uma mão que sustenta e não uma que derruba.

Concluindo a vida se tornará bela quando os meus cacos se juntam a outros cacos e juntos formam um belo mosaico, algo que por partes não se entenderá, mas ao observar o todo (a distância, o futuro) trará forma daquilo que é almejado por muitos. A educação transforma, mesmo sendo poucos que acreditam verdadeiramente e lutam por isso.

Rafap 17/06/2009

Não entendi muito bem
Confesso que entendi o começo, mas do meio para o final não entendi nada... Estou lendo novamente. Espero que nada tenha mudado.
boa leitura
Aziza Menina 18/06/2009minha estante
O que vc nao entendeu ? não estou conseguindo chegar no micro. e so isso. nada mudou.

Lucio 12/01/2018minha estante

Depois de ter lido um livro do Rubem "Ostra feliz não faz Perola" eu li este livro. Ele é o testemunho do Rubem ao seu espanto daquilo que ele sempre sonhou- uma educação Humana onde as pessoas e as coisas não são tratadas de forma fria, mas como poesia. Ver os personagens e como eles sonham e juntos tornam este sonho uma realidade é uma das lições que podemos aprendem na leitura deste livro. Como Rubem falou "Sonho que se sonha só é apenas sonho. Sonho que se sonha junto é realidade". (120). A leitura dele é um começo para algo novo que acontece junto quando aprendemos a desaprender.