Os Chakras

Os Chakras C. W. Leadbeater

Resenhas - Os Chakras

kenhimura 24/04/2009

Grande manual para leigos
Apesar da linguagem bem rebuscada (muitos termos técnicos teosóficos e do hinduísmo), é um "manual" até fácil de se entender. Leadbeater vai explicando o funcionamento, com bons detalhes, dos chakras em todos os planos, mas focando, principalmente, no "real" e no etérico. Fala sobre como fazemos para despertamos gradativamente nosso kundalini, e assim ativar a potência máxima de cada Chakra - algo que não deve ser tentado sem a orientação de um mestre de yoga tradicional.

Além de expor uma bela faceta sobre a religião hindu e sobre a arte da Yoga.

É um material muito recomendado para quem deseja saber sobre chakras, assim como pessoas que estudam yoga, medicina ayurvédica, medicina tradicional chinesa, reiki etc.

@Relatos_Projetivos_e_Leitura 24/03/2021

Sobre chakras e algo mais
O livro é muito citado como referência na área de estudo dos chakras. Fala sobre energias, os vários corpos que possuímos, os chakras nesses diversos corpos, cores, formas, raios em cada um dos chakras.
Na minha opinião, torna-se cansativa a leitura do meio para o final, quando o uso de excessivos termos em sânscrito começa a deixar o livro mais difícil de compreender.

Bano 11/05/2013

Decepcionante!
Li o livro imaginando que o autor ensinasse como ativar (energizar) os chakras (ou chacras), mas fiquei decepcionado porque ele apenas explica o que são os chakras e kundalini (ou fogo serpentino).

O capítulo IV (Desenvolvimento dos chakras) é o meu preferido. Neste capítulo o autor Charles Leadbeater (1847-1934) explica o perigo de despertar a kundalini prematuramente: "Uma das mais frequentes consequências de ativar prematuramente o fogo serpentino, é o de fluir para baixo do corpo em vez de subir, e o de excitar as mais torpes paixões, intensificando-as até o ponto de ser impossível ao homem dominá-las ou sequer resisti-las". Mais a frente ele fez outra advertência: "O kundalini é uma tremenda realidade, um dos fenômenos capitais da natureza, e não é coisa para brincadeira nem divertimento fútil, porque manejá-lo sem compreendê-lo é muito mais perigoso do que uma criança brincar com dinamite. Com razão diz desta energia um livro hindu:'Liberta o iogue e escraviza o insensato'".

O capítulo V (A Laya-Ioga), onde ele trata de letras do alfabeto sânscrito e formas simbólicas dos elementos, achei entediante. Porém, é no final deste capítulo que ele volta a citar a kundalini e um caso curiosíssimo de uma senhora que acidentalmente despertou sua kundalini: "Uma senhora, que nada sabia destas coisas, caiu pela escada do porão de sua casa. Esteve por momentos desacordada, e ao voltar a si era clarividente, capaz de ler o pensamento alheio e de ver o que sucedia em todos os aposentos da casa, e não perdeu essa faculdade. Depreende-se que, neste caso, ao cair, a senhora recebeu na base da coluna vertebral uma pancada cujo estremecimento despertou o kundalini, e também teria posto em atividade outro chakra se nele houvesse recebido a pancada".

O livro é muito antigo (1927), diria até que está superado diante do farto material disponível na web nos dias atuais. Ainda assim, para quem se interessa pelo assunto, vale a leitura.
---
Adendo (19.11.2010): tenho uma irmã médium, portanto ela é um canal de comunicação com a espiritualidade, e ontem tive a curiosidade de perguntar aos amigos desencarnados sobre a kundalini. Eis a resposta que recebi:

A kundalini é uma espiral que carrega as suas cores e os sons dos seus órgãos. As cores vem do chakras que são os pontos energéticos de seu corpo. Sons são as correntes do sangue, vibração, pulsação, ritmo do coração e cérebro. Ele é o seu carregamento energético. Não pode ser descarregado. Descarregá-lo é quando existir a separação física do espiritual.Você poderá usar quanto você quiser desta energia sempre recolocando sua energia com uma proteção na cor azul em volta do seu corpo. Quem o comanda é você. Dê ordens ao seu cérebro para viagens fora do corpo e no momento que der esse comando faça-o da seguinte forma:

— Comando o meu corpo para sair com segurança para uma viagem astral e devo retornar com a mesma segurança que eu saí.

Pode ser usado palavras que você mesmo possa criar. Viagem à vontade. Não se desliga por isto. Boa viagem.
----
Obs.: a mensagem não veio assinada.

Penso que despertar a kundalini pode ser muito perigoso se você estiver num nível evolutivo muito baixo. Particularmente, apesar de ter melhorado muito após a leitura de vários livros de teor espiritual, não me considero apto a despertar minha energia kundalini. Aliás, acho que são raríssimas as pessoas que estão aptas a despertar tamanha força energética. E você, quer arriscar?

AndrA374 30/11/2020

Excelente
Como sempre, os livros de C. W. Leadbeater são obras primas. Conteúdo abordado de fácil compreensão, porém rico em conhecimento.

Recomendado !

Thaisliz 21/01/2021

O livro é bom, apesar de ser um pouco antigo e alguns dados estarem desatualizados, sua essência ainda fornece conhecimentos valiosos.

Biblioteca da Pry 30/07/2022

Nada nessa vida é por acaso.
Há coisas mais ligadas entre nós e ambiente do que podemos ver, e os chakras nos provam isso.
Nesse livro podemos aprender o que são centros magnéticos e como eles agem no nosso corpo, como influenciam nas nossas emoções e também em todo o nosso sistema de sobrevivência.
A obra nos apresenta diversas visões sobre o tema e como todas elas se encaixam de alguma forma.
O mais interessante é como Buda representa de forma clara a evolução do chakra coronário.
Apesar de apresentar diversos conceitos científicos, o que em alguns momentos fica um pouco pesada a leitura, este livro nos ensina a desenvolver e equilibrar nossos centros magnéticos, proporcionando-nos uma vida mais feliz e espiritual.

Ezyle 28/12/2017

LEADBEATER, C. W. Os chakras: os centros magnéticos vitais do ser humano. Editora Pensante.

Guia dos centros magnéticos, conceituação e compreensão. O livro permite que vc entenda o que é e para que serve, entretanto é necessário ter um entendimento sobre certas coisas para tal compreensão.

Rafa MB 16/12/2020

Contribuição: cadastrei nova capa em alta resolução.

Magda Luz 06/07/2023

Fundamental
Um livro sobre CHAKRAS de fundamental importância para quem deseja conhecimento no assunto. Fundamental também para quem quer trabalhar espiritualmente na doação de fluidos. É um livro completo, com linguagem acessível e ilustrações maravilhosas que facilitam o entendimento.