Como as Gigantes Caem

Como as Gigantes Caem Jim Collins

Resenhas - Como as Gigantes Caem

Lucas 12/05/2012

O que derruba um gigante? Ele mesmo.
Quando eu leio algumas revistas do mundo dos negócios, fico impressionado. São tantos bons exemplos. Tantas pessoas que cresceram ao começar a empreender. Parece até que sempre que você inicia um negócio, tem tudo para dar certo.

Mas cadê os maus exemplos? Ou talvez o termo não seja esse. O mais correto seria dizer, 'e aqueles que fracassam?' Também não devem ser lembrados.

Como as Gigantes Caem (How the Mighty Fall, 2010) é o resultado de um estudo do consagrado autor Jim Collins, sobre a saga das grandes empresas. Dessa vez, ele mostra o lado negro - que os autores insistem em esquecer. O que leva gigantes do mercado a cair, rápida e vertiginosamente.

É como um ciclo. E tudo começa com o sucesso.

No livro de Collins, primeiro, quem gere as empresas começa a ficar meio metido com os resultados. A confiança exagerada leva a apostas altas, em riscos acima da capacidade.

Começam a surgir problemas. Que são ignorados, ah, deixa pra lá, não é? Não está tudo bem?

Não, não está. E ao ignorar sem resolver, as crises começam a ficar mais contundentes. A culpa é colocada nos outros, é mais fácil, não? Errar é humano, colocar a culpa nos outros então, nem se fala...

Os resultados negativos exigem medidas desesperadas. Será?

Bom, é o que as empresas buscam. E ao achar que o resultado será rápido, apostam em líderes de fora, que nem sempre conhecem os valores do grupo. Querer achar uma solução veloz. São cobrados para isso.

E aqui, as reservas começam a se esvair. Logo a empresa perde caixa. E sem condição de pagar as próprias calças, deixa de existir. Ou tem sua parte vendida antes desse final.

Mais importante que o momento da queda, no livro de Collins está também a opção de se buscar uma solução dentro. Na empresa. Na retomada dos valores que a fizeram crescer. Até a inovação tão falada nos dias atuais deve ser vista com cuidado.

Recomendo.

Para ver mais resenhas, acesse http://bibliotecadomasca.blogspot.com

Sara Férrer 04/09/2021

Livro interessante
Confesso que eu nunca teria parado para ler, se meu pai não tivesse me incentivado. O livro tem uma linguagem mais simples do que eu esperava, é fácil, apesar de dar várias voltas no mesmo ponto, mas acho que é mais para ressaltar a informação e te fazer entender. Me incomodou um pouco metade do livro ser Notas e Apêndices, e eu desisti logo no início de ficar indo e voltando pra ler. Tirando isso, o livro tem um conteúdo legal, e diverso. Gostei e recomendo .

Bruno 29/06/2020

Vale a leitura.
Estamos acostumados a ver histórias inspiradoras de empresas que venceram a concorrência e se tornaram destaque no mercado. No entanto, a obra "Como as Gigantes Caem" de Jim Collins mostra que o fracasso também nos ensina. Aliás, aprender com os erros dos outros é uma sabedoria que deveríamos aplicar na vida, inclusive nos negócios. Assim, a gente corta caminho e chega mais rápido aonde queremos chegar. Recomendo esse livro para todos os amantes e vitoriosos empreendedores brasileiros!

HelenaRiva 13/05/2021

Ok
Sei que o autor é bem conhecido, tem best sellers no currículo, mas não consegui gostar do livro, achei ok apenas. Me pareceu muito mais um livro de justificativas de porque as empresas classificadas por ele como ?feitas para durar? em seu livro anterior, caíram alguns anos após a publicação deste.
Não acho que é um livro ruim, apenas não funcionou pra mim.

MauricioTiso 06/07/2014

Livro de Consulta: Análise importante para identificar o inicio do declínio em uma corporação.
Cinco passos e frases que fazem refletir sobre a nossa responsabilidade individual e não os fatores externos.
Muito conflitante com o legado cultural brasileiro, por isso a leitura é fundamental não só nos tempos de incerteza.
Recomendo para quem estiver assumindo qualquer posição de gerência para cima, em qualquer tipo de Entidade.
Sugiro também, montar um esquema gráfico com os conceitos do livro, ao estilo de um Mind Map.

Pricilla 05/10/2014

Como as Gigantes Caem
Como as Gigantes Caem: e por que algumas empresas jamais desistem (Campus: tradução de Cristina Yamagami; 195 páginas), do professor e escritor americano Jim Collins, traz os cinco estágios que podem levar uma empresa ao declínio. Em ordem crescente são: o excesso de confiança proveniente do sucesso, a busca indisciplinada por mais, a negação de riscos e perigos, a luta desesperada pela salvação e a entrega à irrelevância ou à morte.

O estágio 1 inicia quando as pessoas tornam-se bastantes confiantes devido ao sucesso que suas empresas fazem. Uma instituição mundialmente conhecida citada por Collins neste estágio é a Motorola em meados da década de 90.
Quando saem do primeiro estágio as empresas tendem a partir para o segundo. Neste ciclo elas querem mais, muito mais e em sua maioria tem obsessão pelo crescimento. Empresas como a Merck, a Motorola e a HP buscaram crescimento em excesso e foram prejudicadas por isso.

No estágio 3 preferem tapar os olhos e ignorar todos os riscos a que estão expostas e são assumidos posteriormente no estágio 4, o último que a empresa dispõe para se reerguer.

Não suportando a pressão dos estágios anteriores a empresa cai no esquecimento ou simplesmente morre no estágio cinco.

Em todo o livro, Collins destaca que um dos principais motivos de uma instituição não se salvar do declínio é a nomeação de um CEO trazido de outra empresa ao invés de colocar à frente da administração alguém criado na própria corporação.

É importante destacar que nem todas as empresas da pesquisa chegaram ao quinto estágio, algumas conseguiram resurgir das cinzas.
A principal mensagem que o autor deixa aos leitores é a seguinte: "não somos prisioneiros das circunstâncias, de nossas dificuldades, nossa história, nossos erros ou até derrotas descomunais do longo caminho. Somos libertados por nossas escolhas."

Mauro.Costa 20/01/2016

Um craque do mundo corporativo
Fui apresentado ao Jim Collins pela minha Coach Paula Guimarães e já li três livros dele em sequência. As pesquisas são excelentes, os conceitos trabalhados têm todo o respaldo no universo corporativo, em qualquer empresa. E o cara se garante mesmo! Pode parecer algo repetitivo para quem lê os livros em sequência, mas você termina muito mais preparado para o mercado de trabalho ou para o mundo do empreendedorismo.

Bruno 16/03/2016

Raio-X da Queda
O livro nos dá um panorama claro de como cair do sucesso ao fracasso. Ter humildade, disciplina e foco, além de atenção aos reais fatores que levaram a empresa ao sucesso são fundamentais para evitar que ela caia ou reverter o declínio em qualquer fase já em curso.

Vitor Hugo 07/02/2017

Livro essencial para um bom estudioso do mundo dos negócios!
Apesar de ser um livro curto, possui um grande ensinamento. Para ser mais exato, direi que gosto de livros assim. Jim passa de maneira mais simples possível, ensinamentos e dicas para o empreendedor saber encontrar problemas empresariais e soluciona-los!

O interessante é que foi um livro transformador, daqueles que terminamos de ler e colocamos em prática no dia a dia. Sempre que visito uma empresa como cliente ou quando conheço algum empresário, começo a analisar como anda o seu negócio, apenas olhando como a empresa funciona, como os colaboradores são no tratamento aos clientes, se a empresa é 100% integrada e unida(ex: se o caixa do supermercado consegue ter alguma facilidade para resolver determinado problema quando o produto não passa), como funciona a mentalidade do gerente/dono daquele negócio. Tudo baseado no que o autor descreve como ''Os cinco estágios do declínio''. Leia e descobrirá quais são os cinco estágios!

Não apenas recomendo a leitura, como também espero que os leitores do livro consigam colocar tudo isso em prática no dia a dia. Se você é funcionário(a) de alguma empresa e detecta algum dos cinco estágios do declínio, avise ao seu superior!
Se você é o próprio dono(a) do negócio, comece a mudar rápido e salve o emprego de dezenas de pessoas!!!

Eduardo Maldaner 18/03/2019

Importante leitura para Direção / Gerência. Recomendo!
Um livro excelente! O autor trata com cases práticos de empresas gigantes e referências em seus setores que caíram. Algumas levantaram e outras não. Jim tenta traçar as causas padrões, sendo que cada uma caiu da sua forma, mas o autor identifica uma relação nos estágios da queda, separando em 5 estágios. Com isso consegue mostrar uma relação muito interessante. Poderia explorar na resenha os 5 estágios, mas ficaria extenso. Recomendo essa leitura, valerá muito a pena!

Everson 13/07/2022

Aprender com os erros dos outros
Esse livro elucida como alguns comportamentos reativos, emocionais e as vezes desesperados podem levar empresas ao colapso e extinção (Independente do tamanho da empresa). Olhar para casa um dos casos demonstrados nesse estudo, comparando com a nossa vivência atual, pode mostrar qual caminho não devemos percorrer.

Empresas são feitas por pessoas, e estas, estão propensas a comportamentos variados.