Til José de Alencar

Resenhas -

Heloisa331 14/03/2024

Til
Confesso que a escrita me pegou um pouco. Nada muito difícil, mas bem desafiador. AMEI a história, só achei meio chato como tudo desenrola.

anniely1 04/03/2024

é um bom livro, só não me pegou muito, talvez eu tenha colocado expectativas demais. de qualquer forma, adoro josé de alencar!

Larissa804 11/01/2024

Berta,posteriormente apelidada de Til, vai nos apresentar os amores da juventude,a compaixão, desde uma galinha e um jumento ao mais desprezível do ser humano.
O livro aborda temas como esquizofrenia, abuso sexual,assassinatos, adoção, amores frustados, solidão,o saber e reconhecer de suas origens,por mais miserável que ela seja, o perdão e sacrifício por quem se ama.
A primeira parte do livro apresenta os personagens,os amores,o superficial. Apenas no segundo volume que vamos compreender a história, onde tudo se encontra,a origem.
É tudo que se pode perdoar?
Tem pessoas por quem é válido se sacrificar?
É justo abrir mão de quem se ama?
Apenas erros da juventude?
No final, qual dos amores é válido?

Isis 29/10/2023

Eu estudei um pouco de José de Alencar no curso, então pude compreender o padrão de suas histórias.

E sendo bem sincera, gostei bastante, achei divertido e gostei da construção e o ponto em que a história se interliga. Sabia que haveria morte, pois essa é uma característica dele, mas não esperava que fosse essa. Enfim, como meu professor disse, o cara sabia mesmo escrever.

Sobre o casal Linda e Miguel, eu gostei pq gosto deles individualmente e acabei gostando deles juntos, mas pode ser meio triste...

Elaine Messias 09/09/2023

Romantismo
Novelão daqueles. Em Til temos uma figura que eu ainda não tinha visto em literatura do século XIX BRASILEIRA: o portador de deficiência cognitiva. Óbvio que os adjetivos usados para a personagem Bras são inaceitáveis hoje em dia, mas foi interessante ver uma personagem assim. Já os adolescente são bem infantilizados para a época da história

William LGZ 15/08/2023

Tem seus bons momentos
Vindo embalado depois de ler Senhora, este também livro de José de Alencar passou longe de me encantar tanto quanto o outro mas ainda assim conseguiu ter momentos muito bons, em especial sua conclusão que gerou excelentes reflexões para minha inquieta mente.

O maior problema e principal motivo para eu não ter entrado tanto na história para mim foram seus personagens, pelos quais não consegui sentir conexão alguma, talvez por viver em um contexto muito diferente do deles. Entretanto, para a trama no todo até que eles cumpriram seus papéis de forma satisfatória.

Em grande parte da narrativa também fiquei meio perdido, não notando um fio condutor bem definido que a levasse para algum lugar, e só me senti por dentro dela mesmo em certa parte em que somos levados ao passado de um personagem para entendê-lo melhor. Porém logo que voltou ao presente, minha imersão se foi em pouco tempo.

De todo modo, para alguém com maior dedicação e paciência para saborear suas páginas no ritmo certo para isso acredito que esses problemas serão amenizados ou nem existirão. Por isso o sugiro para quem se interessou pela sua sinopse ou busca ler obras desse grande escritor da nossa literatura nacional.

samy.calore 22/07/2023

"Ela é a imagem de tudo,menos de si própria"
O livro conta a história de personagens muito distintos mas que estão todos interligados, e a suas relações em comum tem relação com Berta, ou Til, entendi que a história é sobre o impacto dessa personagem na vida de cada personagem, sendo um impacto positivo até mesmo naqueles que são desprezados pela sociedade. O livro também é sobre o complexo sacrificial da Berta, onde em vários momentos ela colocava o bem estar dos outros acima do seu, além de sua capacidade em enxergar nos outros mais do que eles mesmo se enxergam. Seu relacionamento com Brás é o retrato disso, o reconhecimento de Jão Fera como seu pai também diz muito sobre a natureza da moça.

Os livros do José de Alencar tem uma história espetacular onde tudo se mostra estar conectado ao ponto de você se sentir conectado com a história, Alencar discute muito sobre os nossos valores em Til e faz isso usando a inserção de elementos humanos para demonstrar o deformado e o degenerado, personagem com consciência de classe e o protagonismo da mulher camponesa.

Gabriela709 18/06/2023

Precisando enriquecer seu conhecimento em literatura brasil?
O livro Til, escrito por José de Alencar, é uma obra clássica da literatura brasileira que conta a história da jovem Berta, filha de um fazendeiro, que se apaixona pelo caçador e vaqueiro Cristóvão. A trama se desenrola em meio à luta dos canavieiros pela terra e o confronto com os coronéis que querem expulsá-los do local.

Ler Til é fundamental para quem deseja conseguir uma boa nota em vestibulares e outros processos seletivos, principalmente os que exigem conhecimentos em literatura brasileira. Isso ocorre porque a obra apresenta uma linguagem rica e complexa, além de abordar temas históricos e sociais importantes para entender o contexto brasileiro no século XIX.

A história de Berta e Cristóvão é um exemplo de luta contra a opressão e injustiça, elementos que muitas vezes aparecem em outras obras literárias. Além disso, o livro apresenta uma série de personagens que representam diferentes camadas sociais da época, mostrando o conflito entre elas.

Ao ler Til, o estudante desenvolve habilidades importantes para a escrita de uma boa redação, como a capacidade de interpretar textos complexos e relacioná-los ao contexto histórico e social. Além disso, a obra pode ser usada como base para a discussão de temas como a liberdade, a igualdade e a justiça social.

Em resumo, Til é um livro fundamental para quem deseja enriquecer seus conhecimentos em literatura brasileira e se preparar para provas e vestibulares. Além disso, a leitura da obra permite uma reflexão sobre temas importantes para a sociedade brasileira e ajuda no desenvolvimento de habilidades importantes para o sucesso acadêmico.

Gabrielle253 16/06/2023

Era uma leitura obrigatória...
Eu gosto de uma leitura poética, e a escrita de Alencar tem seus encantos. Porém, não me agradou muito a forma como ele desenvolve a história. Mesmo assim, o enredo me prendeu, e tinha potencial pra deixar de ser uma leitura obrigatória em algum momento.

Gustavo603 28/05/2023

Til
Da aclamada série, Livros que eu tive que ler no vestibular e detestava mas que lendo agora parecem mais interessantes.

Carol Lino 29/12/2022

O bom livro é feito com vocabulário amplo, enredo imprevisível e sem furos, personagens tridimensionais.

Mafizaa 12/09/2022

Berta foi criada por nhá Tudinha e protegida por Jão Fera após a mãe, Besita, ter sido estrangulada pelo marido, Ribeiro, depois dele descobrir que ela engravidara de Luís Galvão. Feito isso, Ribeiro passa anos em Portugal, mas volta com o nome falso de Barroso para se vingar de Luís Galvão (dono da fazenda das Palmas), e contrata um matador de aluguel, Jão Fera, que resolve não matar Luís Galvão a pedido de Berta; com isso, o Bugre fica devendo cinquenta mil réis para Barroso, pois havia recebido antecipadamente pelo serviço.

Barroso decide matar Luís Galvão mesmo sem a ajuda de Jão Fera, assim provocando um incêndio no canavial da fazenda das Palmas, pois além de matar o fazendeiro, pretende casar-se com dona Ermelinda e tornar-se o senhor das Palmas. O plano é frustrado quando Jão Fera salva Luís Galvão das agressões de Gonçalo, capanga de Barroso, matando quem o agride. O Bugre o salvou, pois pretendia ele mesmo matar Luís Galvão para se vingar por ele ter abandonado Besita e Berta para se casar com d. Ermelinda; nisso tudo Barroso foge, Jão Fera se entrega e é preso.

Pedro.Henrique 27/08/2022

Mais um clássico para a lista
José de Alencar está se tornando um dos meus escritores preferidos. ?Til? não me pegou da mesma maneira que outros livros dele, mas é sempre bom ver o interior paulista sendo bem retratado, e as suas protagonistas femininas são muito interessantes.