Aqueles que abandonam Omelas

Aqueles que abandonam Omelas Ursula K. Le Guin

Resenhas - Aqeuels que abandonam Omelas

Denise.Marreiros 30/03/2020

Extremamente desconfortável, magistralmente escrito.
Virgínia 25/08/2021minha estante
Moça, onde vc conseguiu ler?

Denise.Marreiros 26/08/2021minha estante
Entrei no site da Morro Branco e estava disponível para leitura gratuita, ele e outros contos também.

Virgínia 28/08/2021minha estante
Obrigada

Danile.Machado 07/11/2022

"Eis a traição do artista: a recusa em admitir a banalidade do mal e o terrível fastio da dor."

"No passado, Dostoiévski fez a seguinte pergunta: será que encontraremos absolvição para o mundo, para a nossa felicidade e até para a harmonia eterna, se em nome disso, para solidificar essa base, for derramada uma lagrimazinha de uma criança inocente? E ele mesmo respondeu: essa lagrimazinha não legitima nenhum progresso, nenhuma revolução. Nenhuma guerra. Ela sempre pesa mais."
Danile.Machado 07/11/2022minha estante
*a escotilha

PandaLoveBooks 08/01/2022

Uma leitura desconfortável e perfeita ao mesmo tempo.
Omela, uma cidade perfeita? Sem nenhuma coisa de ruim? Mas, não era assim que a vida funciona e nunca será só felicidades.

Acabei lendo esse conto por causa de um dos MV do bts, também sobre meu projeto de ler livros indicados e recomendados pelo Kim Namjoon o líder do BTS.

Foi uma Leitura assustadora? Ou só uma realidade que não notamos ?

O final é a gente que escolher, a forma como vamos aceitar a decisão das pessoas que vão embora de Omelas, posso dizer que essas pessoas são fortes e não aguentaram a realidade sobra da "cidade perfeita".

Foi a minha primeira experiência com o autor, estou apaixonada pela escrita dele e como ele consegue fazer você fica preso nas palavras dele.
alinenotalien 08/01/2022minha estante
Ainda tentando digerir esse conto tão pequeno, mas com poder de explodir mentes AAAAA

Danniki 16/01/2023minha estante
Kim Namjoon tem ótimo gosto literário, nunca decepciona!

alinenotalien 08/01/2022

Explodiu a minha mente!
Me interessei pela leitura de Aqueles que deixam Omelas simplesmente pela capa ? que é muito linda ? e pela sinopse, que achei interessante. Eu apenas não esperava que esse conto de 21 páginas explodisse a minha mente e me deixasse reflexiva durante um dia todo.

O conto é ambientado em uma cidade chamada Omelas, onde a felicidade reina em estado absoluto. No entanto, para o bem estar geral da cidade, uma única criança estar sujeita a condições miseráveis e de puro sofrimento.

Aqueles que abandonam Omelas é um conto desconfortável e inquietante. Me senti mal enquanto lia e, logo em seguida, fiquei reflexiva pelo restante do dia – ao ponto de não saber nem como escrever essa resenha.

Esse conto foi meu primeiro contato com a autora Ursula K. Le Guin e não estou nem um pouco decepcionada, apenas instigada a ler as outras obras dela. Me apaixonei pela escrita fluída dela, a maneira como ela criou a ambientação de Omelas e, principalmente, por toda a reflexão que ela me fez fazer.

Aqueles que abandonam Omelas é uma leitura extremamente necessária. E a pergunta que fica é: seria Omelas apenas uma cidade fictícia, ou estaríamos vivendo em uma Omelas sem notarmos? Conto recomendadíssimo. ?
PandaLoveBooks 08/01/2022minha estante
Ficamos quase um dia todo engolindo isso kkkkk

Geovana 30/09/2021

Impacto. Esse conto impacta. A reflexão
que fica é esmagadora e dói. Dói muito saber que isso é real.
Envolvente, simples mas muito bem escrito.

Mari 26/03/2021

Um conto mais que necessário
Você consegueria conviver com as consequências para uma sociedade perfeita?
Esse é o tema do conto, ele te explica cada lado da história e isso é muito bom pra entender o pontos de vista e ela como um todo. Um dos meus aspectos favoritos foram as reflexões que eles trazem sobre a nossa sociedade.

kote 27/02/2022

foda
já gostava desse conto antes e a releitura só me fez gostar mais
não dá pra falar muito sem dar spoiler MAS as analogias que a ursula faz aqui são incríveis vale muito a pena ler

purestxheroine 17/05/2021

extremamente desconfortável
esta é a traição do artista: a recusa em admitir a banalidade do mal e o terrível tédio da dor.

Raysza 23/01/2021

Sobre o egoísmo de Omelas
Um conto muito bem escrito, que é uma analogia à sociedade que vivemos.

Omelas é a cidade perfeita, e aqueles que a habitam ostentam felicidade absurda.
Entretanto, a felicidade tem um preço que nem todos estão dispostos a pagar (Aqueles que abandonam Omelas).

-Ao terminar de ler, ficam os questionamentos:

"Será mesmo Omelas uma cidade feliz quando a maioria que fica possui o conhecimento da verdade em suas costas?"

"Sair de Omelas seria a atitude certa a se tomar sabendo que o 'motivo de sua preocupação' pelo qual se vai embora continuará existindo mesmo que você o abandone?"

dalbo1201 10/09/2020

Um belíssimo conto que nos apresenta uma cidade perfeita, mas por que ela é perfeita? Você estaria disposto a pagar esse preço?

Lai ð 13/06/2022

aqueles que lêem "Omelas"
primeiramente obrigada kim namjoon pela recomendação KKK
esse conto é curtinho e muito necessário, nos faz comparar o segredo de Omelas com a realidade que estamos vivendo, contudo é uma leitura triste, mas necessária

Keyth 18/02/2023

6 anos depois
Meu primeiro contato com foi em 2017, quando queria entender mais da teoria que rondava os mvs do BTS. Obviamente, não dá pra esperar um entendimento profundo de uma garota de 13 anos; por essa razão, ao me deparar com esse conto depois de 6 anos, decidi reler.

É uma história que incomoda, mas não apenas pelo sofrimento que retrata, no retrato atual do mundo, não é difícil imaginar que algo assim aconteceri. Te coloca do banco dos réus e te faz decidir se vai aproveitar a situação com a desculpa que seria por um bem maior ou será um dos que abandonaram Omelas; sendo sincera, não consigo arrumar uma resposta para essa questão.

vidiana 23/04/2021

Escrita extraordinária
Meu professor nos deu esse conto como base para respondermos um questionário e também apenas como indicação, e me deixou sem palavras. Nos faz refletir até onde a humanidade é capaz de chegar para conquistar a felicidade e que até mesmo o conceito mais belo da felicidade tem seus lados perversos.

celinha6 04/06/2022

eu ficaria em omelas
omelas é um lugar de saúde, felicidade, paixão, cercada de tudo que é bom em conjunto. para as pessoas que moram em omelas não existe tristeza, nem dor, nem injustiças, nem existem massacres e julgamentos. porém existe um segredo em omelas, ou talvez não seja segredo e todo mundo saiba. talvez todos estejam conscientes da necessidade da dor pra um presente e infinito êxtase de felicidade. a verdade nua e crua de omelas é aterrorizante. aliás, é justamente por saber da verdade que as pessoas se afastam de omelas, pq em omelas não existe culpa.