O Papel do empático no abuso narcisista

O Papel do empático no abuso narcisista Juliana Siqueira

Resenhas - O Papel do empático no abuso narcisista

nanahxis 27/04/2022

É um importante livro para adquirir conhecimento e se educar para ver os sinais de abuso.

?O importante é entender que o ciclo de abuso emocional funciona não só porque uma das partes é narcisista, mas sim porque uma é narcisista e a outra empática e permissiva.?

lady hideko 12/10/2021

"O importante é entender que o ciclo de abuso emocional funciona não só porque uma das partes é narcisista, mas sim porque uma é narcisista e a outra empática e permissiva.
As pessoas chamadas empáticas permissivas são presas perfeitas para narcisistas porque que para elas é natural, e quase obrigatório, colocar as necessidades do outro antes das suas. A disposição do empático para prover empatia sem analisar de forma crítica o contexto ou as intenções alheias, atrai narcisistas."

Livro perfeito, talvez o mais importante da trilogia, dando enfoque no papel da pessoa que é colocada em situação de presa do narcisista. É fundamental relembrar que nenhuma pessoa tem culpa de sofrer abuso emocional (ou qualquer outra forma de abuso), porém, quando nos é ofertado a consciência de todo um ciclo onde estamos aprisionados, nós adquirimos o poder de não sermos mais viabilizadores das ações que o narcisista deseja que façamos.
lady hideko 12/10/2021minha estante
por favor, entendam que JAMAIS a culpa será da vítima, você aí, não importa o que tenha acontecido na sua vida, não importa o tipo de abuso que você possa ter vivenciado, a culpa NUNCA, NUNQUINHA, JAMAIS é sua ?

Patrícia Carla 17/06/2020

Objetivo, claro e perfeito!
Muito bem escrito, de maneira clara e simples a autora dá um ótimo panorama de como é o perfil daquele que normalmente é vítima do narcisista: o empático. Reforça ainda alguns comportamentos do narcisista, mas sempre nessa relação com o empático. Também orienta de maneira coerente e correta os empáticos a desenvolverem uma empatia mais saudável e a como saírem de uma relação assim. Recomendo!

Vanessa 11/02/2023

Básico e fundamental
Este é o segundo livro da trilogia Estudando Narcistas e é muito importante para reconhecer a pessoa empatica e ajudar na sua proteção com sugestões de mudanças de comportamento. A autora é objetiva nos conceitos e recomendações. Comecei a ler os livros porque vivo numa relação com um narcisista e eles,justamente com a ajuda do meu psicólogo, têm me ajudado bastante no reconhecimento e enfrentamento das situações.

Claudia Cordeiro 22/09/2022

Recomendo muito! Vivi isso na própria pele. Narcisistas deveriam sofrer lobotomia. E viver babando numa ilha deserta, só com outros como eles.

Escritora Li 18/02/2023

"Vítima não é uma identidade é um lugar"
Vítima não é uma identidade é um lugar que você pode sair se não aceitar mais ser tão explorado, usado e abusado nas mãos de outra pessoa recebendo migalhas de amor em troca de uma rede de manipulações.

elaineaguiar 31/05/2020

Faltou algumas coisas
Apesar do titulo fazer referência ao empático, ou ainda a vítima, traz o tempo todo o perfil do narcisista, algo que ja tinha sido feito no primeiro livro. Acho que faltou de fato, falar daquilo que leva a vítima a se identificar com o empático.

jonatas 23/02/2021

Sensacional!
A linguagem que a autora usa é bem clara e objetiva, facilitando o entendimento de quem é leigo e/ou está iniciando estudos nessa área.

hugorreinaldo 27/01/2022

Objetivo, claro e perfeito!
Não tenho palavras pra descrever sobre esse livro! É muito necessária a leitura e indico para todos. Me vi em muitas situações. É uma ótima ferramenta pra chegar mais rápido na maturidade.

Carine Rocha 06/03/2024

Criar relações saudáveis é um trabalho para a vida toda
Tudo que tiver a ver com o seu bem-estar o narcisista tenderá a odiar e querer destruir. A alegria, o prazer e a saúde emocional alheia são intoleráveis para os narcisistas. Eles sabotam a sua saúde social, minando seus círculos afetivos, fazendo intriga, falando mal das pessoas que gostam de você (às vezes de modo sutil). Esse é o tipo de ambiente onde o narcisista consegue melhor atuar [...] O fortalecimento de si é a chave. Com maturidade, o empático que consegue estar firme em suas ações éticas colhe a confiança dos que importam, sem perder energia com os que não. Empáticos costumam acreditar na resolução dos conflitos via diálogo e conversa honesta, que de fato são exercícios inter-relacionais importantíssimos em varias esferas da vida. Com o narcisista, no entanto, isso não funciona, pois a premissa relacional destes é a de enganar e manipular o outro através da comunicação [...] Não importa qual foi a sua história, dizer a verdade e sair desse contexto é um direito existencial.