O Império do Efêmero

O Império do Efêmero Gilles Lipovetsky

Resenhas - O império do efêmero

tanise 12/05/2014

Um livro essencial pra quem faz moda, mas não vou mentir, eu achei péssimo! Pra vocês terem noção, eu não terminei de ler, parei na página 60, e o livro tem mais de 300... ok, pode ser que depois ele fique bom, mas não é do tipo de leitura que te prende, não te anima, pra ser bem sincera, ele te dá sono. Ele fala do sistema da moda, desde sua criação, até os dias de hoje, como a moda se inova, mas ao mesmo tempo se ''copia'', pois tudo é um ciclo, o que foi usado há 50 anos atrás, é usado hoje também, o que muda são as cores, as modelagens, mas a base é a mesma, a ideia não surge do nada, ela busca no passado o sucesso pro presente. Acho que o livro poderia ter sido escrito de uma maneira menos cansativa
nanahxis 12/01/2015minha estante
Eu ia fazer uma resenha, mas você falou tudo! Faço Moda e também o abandonei depois de alguns capítulos. Mas para quem faz Moda é um livro essencial, pretendo retornar e tentar terminá-lo. ;)

Taís 14/05/2019minha estante
exato!!! te achei guerreira de chegar na página 60, eu só consegui ler 30... hehehe

Barbara.Bonani 19/05/2021

Excelente livro para pesquisa de moda
É um excelente livro para pesquisa e entendimento de moda como produto e sociedade. Discorre sobre a origem da moda e sua correlação com o comportamento da sociedade.
Não é fácil de ler, é legal dar uma insistida para quem não tem muita afinidade com a leitura pois insere diversos nomes específicos de roupas antigas, como "anquinhas, vertugado" entre diversas outras.

Seria uma leitura mais filosófica e social, que dá uma noção absurda sobre o que é a moda em toda sua amplitude, muito além dos livros normais de consumo de moda que acabam sempre tendo uma narrativa superficial.

Prinup 22/07/2020

Maravilhoso porém tenham calma hahaha
Esse livro é muito importante pra quem faz Moda, é super recomendado no meio acadêmico, demorei 2 anos pra ler ele (sim, tudo isso). Acho que foi um dos livros mais difíceis que li na vida, mas valeu cada raiva que passei (as vezes por não entender, ou de quase dormir em cima) e valeu todo aprendizado que ele me proporcionou.

raffasnoopy 16/06/2021

Essencial para o estudante de Moda
Apesar de ser extremamente difícil de ler (pelo excesso de palavras complexas e abordagem específica), é um livro fundamental pra quem estuda e trabalha com Moda. Vou precisar ler novamente pois muitas coisas ainda ficaram confusas para os meus conhecimentos do primeiro ano da faculdade de Moda, muitas coisas não ficaram claras o suficiente. Mas o livro é sensacional, nos da outra visão sobre a Moda da qual não compreendemos.

Julia Gusmao 05/07/2021

Hoje é um dia histórico porque depois de 5 ou + anos terminei esse livro.
O livro é bom, traz a história da moda cheia de analises filosóficas e sociológicas porém, chega em alguns momentos a ser meio prolixo e bem cansativo (vide quanto tempo levou pra ler). Se a pessoa já souber do que se trata cada sessão/subcapítulo, é um ótimo livro de consulta, funciona super bem, mas pra ler todo seguido é denso demais.
Quem é da área de moda deveria ler ele quase todo, quem é de outras áreas de humanas deveria ler alguns trechos porque realmente é um texto bem completo com uma análise social bem interessante pra repensar nossas relações com o mundo e com o que consumimos.

Dani 01/03/2024

Essencial
É um livro essencial para quem gosta ou quer entender mais sobre a dinâmica da moda, ou sistema da moda, como pontua o autor, desde que passou a ter esse nome. Não é uma leitura fácil, é cansativa e, por vezes, pode ser um tanto repetitiva.