Ir Também é Ficar

Elizza Barreto

Resenhas - Ir também é ficar

Amanda Cidade 25/02/2024

Queria que o conto de Vanessa Brunt virasse filme
Visceral. Uma forma perfeita de fazer metáfora para tecer críticas sociais tão importantes. Queria abraçar Felícia

Andressa.Silva 05/01/2024

Resenha
??? #DreeResenhando ?

??? Disponível no Kindle Unlimited ?

??? Ir também é ficar 5? @vanessabrunt ?

?Boooa noite amores como vocês estão? Vamos de resenha desse conto tão gostoso que li mês passado!!!?

?Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, já tinha lido um outro livro dela que também gostei muito, mas esse eu gostei mais, teve um lugarzinho especial no meu coração!?

??Foi uma leitura leve e rápida eu li o conto em algumas horas, ele tem um pouco mais 100 páginas, e foi uma leitura que me cativou muito, esse é aquele estilo de livro que a gente lê e fica querendo mais, e foi exatamente assim que me senti ao fim da leitura, com gostinho de quero mais e me arrependendo de ter lido tão rápido, foi uma sensação que tive nos dois livros da Vanessa que li.??

?Adorei a forma que a autora falou sobre os relacionamentos, achei bem visionário até, no caminho que a gente está. ?

?Foi uma leitura muito gostosa e recomendo muito que vocês leiam, e gostem tanto quanto eu!?

Cecilia173 22/02/2023

Conto de Vanessa Brunt: poético, intenso e inteligente
Li apenas o conto da autora Vanessa Brunt, que está disponível em e-book na Amazon. É simplesmente genial. As críticas ao mundo atual e aos formatos dos relacionamentos são feitas de uma forma que nunca vi antes. A escrita poética e ao mesmo tempo de fácil leitura me pegou. Queria que fosse um livro inteiro e bem maior apenas com o conto dela. Merece um filme ou algo mais recheado ainda.

capitu 21/02/2023

"Às vezes a verdadeira esperança só pode nascer nas partidas."

O livro tem uma premissa interessante, mas poderia ter sido melhor explorada.

Bianca Vieira 05/09/2021

Eu deixo e recebo um tanto...
A coletânea de contos, organizado pela autora Vanessa Brunt, traz, alem de "Ir também é ficar" o conto principal, mais cinco contos de autores nacionais e baianos que desde já parabenizo pelo trabalho: ??
?? EVANILTON GONÇALVES, EDGARD ABBEHUSEN, MARIANA PAIVA, MATHEUS PELETEIRO e
ELIZZA BARRETO.??
??
O conto principal com certeza mecheu mais comigo, é o primeiro que lemos e o mais extenso e não tira o brilho dos outros, mas nos traz pra mais perto dos personagens e do enredo criado. ??
??
As partidas, as idas, vindas... As deixas e as bagagens: o peso de cada detalhe que nos é doado e recebido. A troca, a troca que é mágica e real e as vezes: invisível, quieta e que passa
d e s p e r c e b i d a. ??

O conto tem no fim, uma crítica social bem forte em relação ao que é tratado de forma banal: a marginalização e vulnerabilidade de pessoas sem um lar certo... E muito mais. ??
??
A escrita nos relata alguns dos acontecimentos vividos com Carla, Eliza, Vinha... A poesia é presente no vocabulário e faz tudo soar mais leve, ou, mesmo que pesado, nos abraça no fim.??
??
Há alguns acontecimentos que eu recomendaria apenas para +16 (passagens rápidas) porém sensíveis. ??
??
" As grades seriam minha porta aberta. Quem aceita o trivial, tem
??
que aceitar o morno. Quem aceita tudo, tem que aceitar ter nada.
??
Se aceitam a banalidade, vão ter que aceitar a revolução."??
??
Eu amei demais cada caminho que essa leitura me abriu... trilhar pelos contos foi encantador.??
??
Foi uma viagem linda, sensível e intrigante. ??
??
Obrigada a escritora Vanessa e a todos! ??

scwry 21/12/2020

Apaixonada
? A?s vezes, a u?nica forma de seguir em frente e? parando de mexer-se, Ir tambe?m e? ficar. ?
Nesse livro temos uma coleta?nea de contos organizados pela Vanessa Brunt que tambe?m e? a autora do conto que da? o ti?tulo ao livro. Sa?o seis contos que tem uma linguagem bem familiar e levinha, bem fa?cil de devorar em apenas um dia. Os contos que mais gostei foi:
? Conto I ? Ir tambe?m e? ficar (@vanessabrunt), Conto II ? Na?o esquec?a a nanquim vermelha (@elizzabarreto), Conto V ? Lorena e Tobias (@edgardabbehusen)
Estamos em um futuro disto?pico onde qualquer relacionamento afetivo e? proibido, enta?o apo?s nascer, a crianc?a e? levada para outra fami?lia, onde passa apenas 1 ano e se muda novamente, para que na?o sejam criados trac?os afetivos entre as pessoas, e quem quebra essas regras sofre as devidas conseque?ncias. Enta?o estamos em um mundo onde casamentos, fami?lia, amigos simplesmente na?o existe.
Enta?o conhecemos Feli?cia, que esta? prestes a se mudar para uma nova casa. Ao comec?ar a nutrir sentimentos profundos pelas novas pessoas em que divide a casa com ela, Feli?cia se ve? super envolvida emocionalmente com as novas pessoas e na?o quer ficar longe deles, enta?o ela comec?a a ter ideias para uma revoluc?a?o.
Foi meu primeiro contato com a escrita da Vanessa e eu fiquei apaixonada, o jeito que Vanessa fez esse futuro disto?pico foi simplesmente incri?vel, a escrita dela e? simplesmente perfeita e os sentimentos que ela proporciona e? maravilhoso.
Deixei um pequeno resumo dos outros contos, basta arrastar para o lado, e digo uma coisa, voce?s na?o va?o se arrepender.
Ir tambe?m e? ficar na?o e? apenas um livro de contos, e? um livro que vai te ensinar muito e te mostrar a importa?ncia de coisas que as vezes julgamos desnecessa?rias. Fiquei muito triste quando acabou, mas tambe?m fiquei bastante feliz e grata pelo que eu li nesse livro, e que me ensinou bastante coisa. E por mais que se passa em 2040, mostra muito o que estamos vivendo, vemos que quando partimos sempre deixamos algo nosso.
? A?s vezes a verdadeira esperanc?a so? pode nascer nas part-idas. ?

Koala Leitora 01/09/2020

Meu sonho
Finalizo essa Antologia com sentimento de dever cumprido, com cada conto em que trabalhei me despertando novas memórias e novos sentimentos, simplesmente maravilhoso.

@vetleitora 08/06/2020

《𝑰𝒓 𝒕𝒂𝒎𝒃𝒆́𝒎 𝒆́ 𝒇𝒊𝒄𝒂𝒓 》
Autora: Vanessa Brunt
Editora: Penalux
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Livro recebido em parceria com a autora.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝Às vezes, a única forma de seguir em frente é parando de mexer-se. Ir também é ficar❞.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nesta obra vamos ter uma coletânea de seis contos organizado pela autora Vanessa Brunt, no qual encontramos: Romance distópico, poesias, críticas sociais, é repleto de sentimentos e reflexões, somos transportados para momentos únicos de cada autor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O conto Ir também é ficar, é o primeiro e com maior destaque no livro. Meus contos favoritos foram: Ir também é ficar, Não esqueça a Nanquim vermelha @Elizzabarreto e Amor de puta @_Matheuspeleteiro.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No conto Ir também é ficar, vamos conhecer a Felícia, onde sua vivência ocorre em 2040, imagine agora viver um mundo onde é proibido criar laços afetivos, só pode namorar uma pessoa por um período máximo de um ano, você nunca poderá morar na mesma casa com as mesmas pessoas pelo tempo que deseja.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Desde o nascimento todos fazem uma espécie de remanejamento, ou seja, moram em um casa por um tempo com outras pessoas e depois vão para outra casa e com outras pessoas. Cansativo não?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando Felícia chega em um novo lar, algo muda com seus sentimentos, começa a sentir algo por aquelas pessoas, quando percebe está em um questionamento interno, a forma como são obrigados a viver precisa mudar. É aí que, Felícia começa a ter planos para começar uma revolução.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Fiquei apaixonada pela escrita da autora, a forma como sabe usar as palavras, nunca li nada parecido com esse conto, me fez questionar muitas coisas, achei a ideia esplêndida. Obrigada @Vanessabrunt por me proporcionar tais sentimentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝É sobre perguntar o que queremos deixar e o que estamos fazendo para isso, porque, no fim, é tudo sobre a mala: do outro, que também fala algo sobre a nossa❞.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝Quem aceita o trivial, tem que aceitar o morno. Quem aceita tudo tem que aceitar ter nada. Se aceitam a banalidade, vão ter que aceitar a revolução❞.

Bru Vieira 03/06/2020

Livro poético e real
Esse livro nos apresenta seis contos, todos ambientados com uma linguagem fácil e familiar, além disso, as histórias são rápidas e ótimas para ler em um dia

O primeiro conto de longe me instigou muito, porque se passa no futuro, onde as pessoas não podem ter relações sociais e nem familiares. Ao nascer as crianças são selecionadas para viverem por um tempo determinado em uma casa com pessoas desconhecidas sendo orientados a nunca se apaixonarem

Então conceitos como casamento, parentes e amigos não existem. É angustiante pensar em um mundo assim, mas ao mesmo tempo é extremamente poético a maneira como a autora escreve, vale muito a pena conferir e ter uma visão diferente da realidade atual

Além disso os outro contos também são ótimos, pessoas comuns com vida rotineiras e parecidas com a nossa. Eu amo essa familiaridade nacional nas histórias

Agora me contem vocês gostam de contos?

Thami Gomes 02/06/2020

O conto de Vanessa Brunt faz o livro
Se formos considerar todos os contos de Ir Também é Ficar e, assim, analisar o livro por completo, talvez ele não leve as cinco estrelas (merecidas). Existem problemáticas nos outros contos e nenhum acompanha a genialidade que existe na trama principal, mas o conto que dá nome ao livro e é o de destaque de fato dele, ganha mais da metade da obra e isso faz com que tudo valha a pena. Creio que se qualquer análise diminuir o poder dessa obra não será por esse conto, mas pelo conjunto. O universo distópico criado por Brunt pra falar do hoje e ressignificar o que é ser visto como forte, o que é amor-próprio (que é também ser entrega) e tantos outros pontos... é algo que merece virar filme, série ou até um livro inteiro/maior com mais detalhes. Ela consegue suprir a fome que causa no leitor com essas 70 páginas que traz, mas seria incrível ler essa história com mais detalhes, mais cenas. A linguagem de Brunt é singular: ela consegue mesclar a literatura poética (sem nenhum formato de poesia, diga-se passagem) com algo de fácil entendimento. Ela mistura metáforas profundas com uma linguagem que basicamente qualquer leitor poderia captar. É impressionante como ela passeia por tantos universos e nos faz querer grifar quase todas as frases (impactantes) que escreve. Felícia, que é a protagonista, vive em uma realidade em 2040 que é muito bem construída e aprofundada, na qual não é mais possível ter qualquer relacionamento duradouro e o governo implanta diversas regras pra que isso se concretize. As pessoas são levadas de ano em ano pra novas casas, justamente pra não se apegarem a ninguém. Todos os detalhes levam a Felícia a se questionar sobre como as coisas já foram um dia ou poderiam ter sido, e assim ela tenta encontrar respostas enquanto uma coisa a faz descobrir novas possibilidades. Se falar mais do que isso, darei spoilers, mas é uma trama sobre as relações líquidas e sobre tudo o que precisa ser repensado em relação aos laços nas novas e futuras gerações. É cativante, é INOVADOR. Bom, resumindo: o Ir Também é Ficar vale a pena pelo conto que dá nome a ele, vale a pena por Vanessa Brunt. E espero que um dia essa história possa ganhar algo maior só pra ela.

Lua | @lualiterato 15/04/2020

#ResenhaLiterato IR TAMBÉM É FICAR | @vanessabrunt
O ano é 2040. Não existem sobrenomes, casamentos e qualquer tipo de relacionamento também é proibido. As pessoas moram em uma casa durante um tempo pré-determinado e logo após isso, precisam ir para outro local. Tudo isso com o objetivo de não criarem afinidade com ninguém, o que, de acordo com as crenças da época, seria sinal de fraqueza.

Felícia está mais uma vez se preparando para o seu novo lar. Ela desconhece o amor, o afeto e a proximidade com qualquer pessoa, pois nunca teve a oportunidade de criar laços com alguém. Caso fizesse isso, poderia sofrer as duras consequências de quem desobedecia as regras da époco.

Ir Também é Ficar é um livro extremamente profundo, tocante e reflexivo. Precisei de um tempo para assimilar todas as palavras ditas e entender o seu real significado. Aqui, a Vanessa tece uma crítica social de maneira que eu nunca havia visto em um livro de ficção.

Esse livro, organizado pela Vanessa, conta com mais cinco contos de outros autores. Através de cada um, pude refletir sobre a fluidez e volatilidade dos relacionamentos atuais e percebi que a crítica inserida em cada texto é apenas um reflexo do que muitas vezes é propagado em nossa sociedade.

Fui arrebatada pela intensidade poética desse livro. Se tornou um dos meus favoritos da vida, acho que nunca havia ficado tão reflexiva após ler nada do tipo.

site: https://www.instagram.com/p/B8jVL9mjzkd/

@livrodores 06/03/2020

Ir Também é Ficar
Venho aqui um pouco mais apaixonada pela autora, que novamente me abalou com seu talento em escrever um romance distópico cheio de sentimentos. Se eu amo poesias nem sei como classificar o que sinto por por histórias que são completamente inundadas nelas!

Na verdade a obra traz 6 tramas de autores diferentes, a que mais se destaca é Ir Também é Ficar, as outras são menores, mas não menos importantes. Cada uma traz personagens únicos que passam por seus acontecimentos e problemas, mostrando sempre as suas maneiras de encarar e superá-los!

Em Ir Também é Ficar o futuro se faz presente, em pleno ano de 2040 à persogem principal Felícia mostra como é seu mundo: Um local onde é proibido criar laços afetivos! As pessoas moram em uma casa por algum tempo e depois são remanejadas a novas casas com novas pessoas para dividi-la! Pais, casamentos, laços familiares, ligações... tudo já não existe e é algo desconhecido na atualidade!

As passagens são rápidas, mas não ameniza a intensidade com a qual me chocaram! Felícia é inserida em um novo lar com novas pessoas e é nessa nova relação de afeto que sua vida vai mudar e irá causar uma revolução interna nela mesma!

Cheia de críticas sociais, com aprofundamento poético em todas as ações é possível conhecer bem esse tipo de futuro onde ficar não é possível, a partida permite quebrar ligações e traz a necessidade de se fazer novamente!

Em cada partida deixamos um pouco de nós, não é possível ir embora e levar totalmente nossas evidências de um local ou sobre uma pessoa! A angústia me acompanhou friamente durante a reta final dessa leitura, a realidade se faz presente de uma forma assustadora, mas necessária para o final impactar!

Lore Barreto 16/02/2020

INOVADOR E REPLETO DE METÁFORAS CRÍTICAS

Felícia está mais uma vez se preparando para o seu novo lar. Ela desconhece o amor, o afeto e a proximidade com qualquer pessoa, pois nunca teve a oportunidade de criar laços com alguém. Caso fizesse isso, poderia sofrer as duras consequências de quem desobedecia as regras da época.

Esse livro, organizado pela Vanessa Brunt, conta com mais cinco contos de outros autores. Através de cada um, pude refletir sobre a fluidez e volatilidade dos relacionamentos atuais e percebi que a crítica inserida em cada texto é apenas um reflexo do que muitas vezes é propagado em nossa sociedade.

- Resenha do perfil @_literato (por Luana Lobo). Disse muito do que senti com essa obra genial.

site: https://www.instagram.com/p/B8jVL9mjzkd/

Isabela | @readingwithbells 25/01/2020

"Ir Também É Ficar" é um livro de contos escrito por seis autores baianos.
Os contos possuem uma crítica social. Vamos de Salvador a Nova York.
Cada autor possui seu estilo de escrita, o que torna o livro extremamente dinâmico.
O primeiro conto, escrito pela Vanessa Brunt me deixou impactada.
Todos os contos são incríveis de ler e te fazem refletir por um bom tempo.
"Até que ponto podemos mesmo ir embora? As bases das tramas de autores que são relevantes para a nova geração se interligam ao trazer reflexões aprofundadas sobre tal indagação. Em cada página, estão personagens com diferentes formas de enxergar o mundo, assim como metáforas que criticam aspectos dos relacionamentos humanos atuais em suas várias formas. A leveza do amor, a urgência do romance, o peso da traição e a quebra das banalidades andam de mãos dadas nas entrelinhas dos contos de Evanilton Gonçalves, Edgard Abbehusen, Mariana Paiva, Matheus Peleteiro, Elizza Barreto e Vanessa Brunt. Esta é uma obra que faz ode aos que se indignam com as inversões de culpas sociais. Indo de uma distopia até os pontos mais literais do passado e presente, este livro é feito para quem sabe que uma vez que entramos, nunca mais podemos ir."