Sussurro

Sussurro Becca Fitzpatrick

Resenhas - Sussurro

Regiane 01/07/2010

Apaixonante!!!
Devo confessar que, o que me chamou a atenção primeiramente, foi a capa. Fiquei muito surpresa com a qualidade, além de bonita, ela é impermeável, com uma textura super bacana. A Intrínseca caprichou e adorei o fato deles terem mantido a arte original.

Quanto ao enredo, aparentemente achei que não passaria de um romance clichê, mas mesmo assim, não deixei me levar pela primeira impressão. A segunda coisa que me atraiu foi o fato da história se tratar de anjos.

Bom, o livro possui um prólogo, que se passa em 1565, na França, onde os personagens trocam diálogos arcaicos, algo que me preocupou um pouco, pois pensei que poderia ser o tempo todo assim - que com toda certeza seria muito maçante - porém depois que iniciou o primeiro capítulo isso mudou, isto é, a história passou para os dias de hoje.

Nora é uma garota de 16 anos, dona de uma personalidade forte, muito centrada e determinada em seus objetivos. Mesmo com a perda recente do seu pai, ela tenta levar uma vida normal. O que ela não podia prever era um futuro inesperado e confuso que lhe estava sendo reservado. Em um determinado dia, ela foi obrigada pelo seu professor de Biologia, a deixar de ser parceira de sua melhor amiga Vee, em troca da companhia de seu colega Patch - um rapaz cheio de mistérios, totalmente debochado e muito convencido. Alguém que logo ela estaria perdidamente apaixonada.

O problema que no mesmo tempo que Patch apareceu em sua vida, um monte de acontecimentos estranhos começou a surgir, perseguições e até mesmo uma morte. Nora já não era a mesma garota decidida e racional, sentimentos e emoções começaram a se misturar, deixando-a confusa. A dúvida era: Entregar a essa paixão e correr um risco ou tentar resistir? Bem que ela tentou, mas em determinado momento não pode mais ir contra seu coração. Não era por menos, pois Patch é um tremendo de um sedutor, um bad boy irresistível. Vee, sua amiga, até que arriscou convencê-la de que Patch não era confiável, e que ao contrário, ela deveria dar uma chance ao novo aluno, chamado Elliot, que por coincidência ou não, também estava afim de Nora.

Diante de tantos mistérios e fatos bizarros que ocorrem ao redor de Nora, a autora consegue prender a atenção do leitor com muita facilidade. Os personagens são ótimos, a história é envolvente e cheia de suspense.

E finalizando, devo fazer mais uma confissão. Antes de começar a leitura - mesmo empolgada como eu estava - eu não tinha botado fé que iria gostar tanto desse livro, porém ao terminar eu pensei, eu não gostei, eu amei!!!!
Jotagê 21/10/2010minha estante
Também estou lendo e tô gostando demais!
Alguns fatos nele me lembraram "Crepúsculo", embora não tenha nada a ver. É muito diferente de um romancezinho clichê. Mesmo sem ter terminar de ter lido, mal posso esperar pela sequência: "Crescendo". Ótima Resenha!

Mônica 25/04/2011minha estante
nossa...fui totalmente não acreditando...sendo muito sincera,só li o livro após,em algumas resenhas,ter lido trechos do personagem patch,que pra mim,é quem "faz" o livro!bjs

Jolie 14/06/2011minha estante
NOSSA eu amei a série ! ohmeudeus ! sou totalmente viciada nela! E ela é SUPERDIFERENTE de Crepúsculo, começando pelo tema que são ANJOS CAÍDOS,passando pela mocinha(Nora)que não queria se envolver com o Patch (Jev) ,totalmente contrária a Bela que ficou "viciada" no Edward .Sem contar que o Patch é bem mais "Caliente" que o vampiro-bonzinho-sem-sal Edward.

Elaine 28/11/2011minha estante
Para mim a saga crepúsculo terminou em crepúsculo, depois a Bella virou uma chata. eu li a sinopse de sussurro em um blog e na hora ja amei, adora um Q de Bad-Boy estilo Damon Salvatore, então corri e comprei o primeiro livro da serie, é meu livro favorito dês de então nem Damon consegue com Patch por perto, o livros nao fica em circulo nem descrevendo os tamanhos das nuvens que estão no céu, essa é uma das coisas que mais me surpreendeu, amei dês do primeiro capitulo. A capa é incrível mesmo, que pena que a do segundo livro seja mais simples #seriefavorita.

Ana Beatriz 26/05/2012minha estante
eu to lendo e to adorando eu acho tao engraçada as aulas de biologia

Nanda 27/05/2012minha estante
amei amei amei lindo!!

Yasmine 09/06/2012minha estante
Vc não viu nada tem quer ler as continuidade da série 'Crescendo' 'Silêncio' e 'Finale' eu particularmente gosto mais de 'Silêncio' rs

Sheleihp 29/07/2012minha estante
Sou simplesmente apaixonada por essa série...me atraio mais por histórias com anjos. E o Patch é um personagem marcante...uma personalidade única!

Cris 29/10/2012minha estante
eu sou simplesmente apaixonada por esse livro.

Rosa 01/11/2012minha estante
Sou apaixonada por esse livro, cheguei a ler a toda saga por conta disso. Confesso o que me chamou atenção foi a capa, e foi o primeiro livro que peguei emprestado na biblioteca.

Fabiana 29/12/2012minha estante
eu ameeei esse livro simplesmente marcante e facinante

Patricia Pestana 25/01/2013minha estante
Humm vou comprar já que os 4 livros estão por 50,00 reais no submarino =)

Ketrin Sippel 10/02/2013minha estante
Regiane, bela resenha! Tu soubeste expressar de forma clara e sensata o "espírito" da história.
Terminei a leitura deste livro em menos de um dia. Adoro romances sobrenaturais, mas Sussurro, de longe, foi o melhor livro que li deste gênero. Espero, ansiosamente, que os demais livros da série me surpreendam tanto quanto este.

ThaTha 11/03/2013minha estante
E a série Fallen, ninguém notou? É a mesma coisa, mesmo romance entre anjo e menina normal.

Ayrton 02/04/2013minha estante
Resenha maravilhosa.

Gabriél Camilo 03/04/2013minha estante
O livro dos livross...
Um defeito??
Tem dois, pois deveria ter mais umas 6000 paginas, e vampiros hahah

Mih 25/04/2013minha estante
Monyca a série hush hush não tem nada a ver com crepúsculo,não sei porque as pessoas ainda insistem em falar isso

Lys 31/05/2013minha estante
Mih, acho que entendi a posição da Monyca. Olhe bem a resenha acima. As frases:

"Em um determinado dia, ela foi obrigada pelo seu professor de Biologia, a deixar de ser parceira de sua melhor amiga Vee, em troca da companhia de seu colega Patch - um rapaz cheio de mistérios, totalmente debochado e muito convencido. Alguém que logo ela estaria perdidamente apaixonada."

"O problema que no mesmo tempo que Patch apareceu em sua vida, um monte de acontecimentos estranhos começou a surgir, perseguições e até mesmo uma morte.

"Não era por menos, pois Patch é um tremendo de um sedutor, um bad boy irresistível. Vee, sua amiga, até que arriscou convencê-la de que Patch não era confiável, e que ao contrário, ela deveria dar uma chance ao novo aluno, chamado Elliot, que por coincidência ou não, também estava afim de Nora."

Essas frases me lembraram e muito a série Crepúsculo... Bella chegando na escola e olhando Edward, Bella sentando do lado de Edward e Bella se apaixonando por Edward ao invés de Jacob...

Como eu não sou muito lá fã da série Crepúsculo, também fiquei com um pé atrás. Com certeza vou ler os primeiros capítulos antes de adquirir o livro pra me certificar que tem algo bom nesse livro e de que ele não é uma cópia de Crepúsculo.

ajullyaraujo 11/07/2013minha estante
GENTE PELO O AMOR DE DEUS.
CREPÚSCULO( VAMPIROS) SUSSURRO (ANJOS CAÍDOS)
Já li toda a série, e é perfeitaaaaa...

Valéria 09/10/2014minha estante
saga perfeita, estou amando

alexia.teske 14/01/2015minha estante
Estou relendo Sussuro para então continuar a ler os outros livros da série e estou aqui me apaixonando pelo Patch novamente! hahaha

Sophia Ávila 08/01/2017minha estante
Eu ganhei este livro e estava com receio de que gostaria desse livro, mas sua resenha me ajudou muito!

Nan 05/03/2020minha estante
Este livro é perfeito! Eu até hoje me lembro de como conheci ele, estava na casa de uma amiga da minha mãe e a filha dela estava lendo esse livro, eu disse que não gostava muito de ler e ela disse que era um absurdo. Como ela estava no último capítulo ela me emprestou o livro e me fez ler kkkkkkkkk eu li em um dia e enchi a cabeça dela pra me dar o livro, e ela me deu ??

Lipe 30/05/2020minha estante
Parabéns pela sua resenha.

DAnia.Virginia 08/06/2021minha estante
Eu também

Caramelo 10/06/2021minha estante
OLÁ sou novo nesse App não nem entrar para ler poderia me ajudar?

Robert.William 18/06/2021minha estante
Como que eu faço pra ler um livro me ajuda pufavor kkk

Paulo.Sergio 13/08/2021minha estante
Oloko

Erika.Lima 15/01/2022minha estante
Minha saga preferida amoooo ??

Tavares 11/02/2022minha estante
eu amo??

Me&Atlas_ 09/08/2022minha estante
Estou gostando bastante do livro.
Tem me cativado muito

Isadora 10/10/2022minha estante
Simplesmente um dos MELHORES livros que eu li

manucityy 27/12/2022minha estante
Li esse livro pela primeira vez, em 2018, por recomendação de uma professora. A melhor saga de fantasia existente, na minha humilde opinião. Todos os detalhes e personagens são incríveis. E não posso deixar de dizer que, Patch, é o amor da minha vida!
Eu recomendo essa saga super cativante, para todos os que tem a oportunidade de ler.

Giovanna1497 09/01/2023minha estante
Esse livro é td de bom, n tem defeitos. É lindoo. Eu amei, me cativou desde o início e me ajudou a melhorar meu gosto por homem. A Nora n é rendida pelo patch e o patch é um personagem complexo e bem desenvolvido

flwerbiah 11/05/2023minha estante
Me deram esse livro de presente, não tinha me interessado muito no começo, então vim ver as avaliações, e moça você não sabe como me deixou curiosa kkkk ?

juliaak._ 09/01/2024minha estante
Minha saga preferida de longeee, surto atrás de surto, incrível!!

Júpiter 27/01/2024minha estante
Eu acho esse livro simplesmente perfeito!

emeverything 19/02/2024minha estante
estou relendo essa saga que li há 10 anos atrás, é muito engraçado ainda poder sentir as mesmas sensações que eu senti naquela época com 14 anos, esse livro é puro deleite de fanfic e estou adorando essa antiga/nova experiência

Andressa 04/01/2021

"Interessado? Estamos falando de você. Estou fascinado"
Acho que quanto mais adentramos no mundo literário, mais críticos ficamos com os livros que lemos. Mais prestamos atenção aos detalhes, desenvolvimentos e tantas outras coisas.

Acontece que eu queria voltar para aquelas leituras que fazemos na adolescência, sem críticas, com aquele cliché de sempre, em que tudo parece incrível.

Era exatamente isso o que eu buscava, um romance cliché adolescente, que sem dúvidas há alguns anos atrás teria feito meus olhos brilharem.

E foi exatamente o que eu encontrei, um livro curto e bem fluído, leve e rápido de se ler, um romance cliché, bom o suficiente para nos fazer apegar aos personagens principais.

O livro possui diversas problemáticas em relação a sua construção, partes mal desenvolvidas e confusas, em fim, aposto que se eu lesse ele a alguns anos atrás teria dado 5 estrelas.

- ?Seus olhos, Nora. Esses olhos cinzas frios e pálidos são surpreendentemente irresistíveis.? Ele curvou sua cabeça de lado, como se para me estudar de um novo ângulo. ?E essa boca curvilínea assassina" -
Laine @pagesandseasons 05/01/2021minha estante
Eu morro de medo de reler essa série e achar ruim. Foi uma das primeiras que li e amei na época.

Andressa 05/01/2021minha estante
Siiim!!! Todos os livros da minha adolescência que eu reli, e que eram tão incríveis na época, hoje já penso completamente diferente kkkkkk
Não faça isso, não estrague sua adolescência como eu fiz kkkkkkkkk

Laine @pagesandseasons 06/01/2021minha estante
Não farei! Kkkkk

Kelly Dias 07/01/2021minha estante
Eu li os 3 primeiros na adolescência. Só fui adquirir o último lá pra meus 20 anos, perdeu todo o encanto, se tivesse finalizado bem antes teria dado 5 estrelas com certeza kkkkkkk

Laine @pagesandseasons 07/01/2021minha estante
Eu acho que até favoritei kkk lembro que li naquelas edições horrorosas da AVON e mesmo assim amei. Sim! Eu li na sequência, também acho que vc teria gostado mais se fosse antes.

Bpo 20/01/2021minha estante
Essa resenha praticamente resumiu toda a minha relação com esse livro!! Eu queria ter lido quando era adolescente.... Talvez daria 5 estrelas também

May Furlan 20/06/2011

Haters gonna hate.
Estamos vivendo um novo fenômeno no campo literário. A tendência agora são livros com capas em escala de cinza ou pretas, com um objeto colorido que transmite um significado profundo em destaque e um título impactante (geralmente constituído apenas por uma palavra que nos provoca um olhar dramático). Além de capas similares, esses livros também apresentam um conteúdo similar. É como se tivessem descoberto a nova fórmula do sucesso, e ela é bem simples: Garoto não-humano-fantástico se apaixona por Garota normal-que-não-é-tão-normal-quase-sem-sal. Garota normal-que-não-é-tão-normal-quase-sem-sal sente uma mistura de atração, amor e medo por Garoto não-humano-fantástico. Eles ficam juntos. A turma não-humana-fantástica malvada da mesma espécie do Garoto não-humano-fantástico quer matar a Garota normal-que-não-é-tão-normal-quase-sem-sal. Eles lutam. A normal-que-não-é-tão-normal-quase-sem-sal e o não-humano-fantástico triunfam e ficam juntos podendo desfrutar de todo o amor que lhes foi concedido. Simples assim, exatamente assim.

Essa nova espécie de livro ao mesmo tempo em que fascina alguns, inflama o ódio em outros. Eu sou um meio termo entre os dois, mas confesso que depois de Marcada tenho uma ligeira inclinação para o ódio. Eu não consigo entender essa nova tendência com um certo apelo gótico adolescente! Por que o top agora é um clichê repetitivo e enjoativo? Por que tudo parece um plágio? Por que a história que faz sucesso contém como personagens principais um ser fantástico e perfeito e uma humana normal que tem um grande potencial escondido? Por que raios agora existem Team Beltrano x Team Sicrano pipocando em todos os cantos do mundo? Sério, isso só serve para mostrar como o povo está realmente bitolado. E eu estava mais feliz sem saber que estamos condenados.

Quando peguei Sussurro para ler esperava o mais do mesmo de sempre. A sinopse já o havia colocado na minha listinha negra e me deixou pensando em como fazer uma resenha mal humorada acabando com o livro. Depois dos 40 segundos de espera para o download, comecei minha leitura. Para minha surpresa o prefácio foi animador. Porém o primeiro capítulo acabou com meu humor, quase desisti da leitura, mas como estava sem nada para fazer, prossegui. Sorte minha ter tomado essa decisão.

Sussurro é um livro muito bom, o tema abordado não havia sido explorado em outros livros do gênero. Fitzpatrick conseguiu transformar anjos em realidade. O único problema é que a todo momento você tem aquela impressão de já ter visto aquilo em algum outro lugar. Não, não estou falando que ele é uma cópia descarada de Crepúsculo, não mesmo, apenas acho que algumas semelhanças são inegáveis. Um bom exemplo é que o encontro decisivo entre as personagens acontece na aula de biologia, isso até me faz pensar que essa aula é um tipo de Par Perfeito americano. Está solteira e a procura de um cara incrível? Tenha aula de biologia em uma escola pública norte-americana, seu parceiro de laboratório será seu futuro marido. Minha passagem para os EUA já está comprada e a minha matrícula feita!

Apesar disso, a medida que a história avança ela vai criando uma característica marcante, uma identidade, e fica meio difícil fazer grandes comparações. O clima de mistério é envolvente, eu me vi especulando quem era o perseguidor de Nora, prendendo a respiração em alguns momentos. O final e as explicações dadas pelos acontecimentos são excelentes e surpreendentes. A autora consegue prender a atenção do leitor com maestria.

Os personagens criados por Fitzpatrick são bons, densos, apesar de alguns estereótipos. Digamos que Vee é um pouco vulgar demais e Marcie Millar é uma personagem um tanto previsível. Porém a autora construiu o herói do livro de uma maneira espetacular! Patch não é perfeito, não é grudento, é tudo na medida certa. É impossível você não torcer por ele, não negar mentalmente que ele seja o malvado da história. O casal de Sussurro é muito bem elaborado.

Sussurro é um livro de linguagem simples e rápida, uma leitura que mantém um ritmo gostoso e que te prende quase do início ao fim. É impossível terminar primeiro livro e não querer ler o mais rápido possível a continuação da série Hush, Hush. Infelizmente, aqueles que possuem um ódio mortal contra qualquer livro que lembre levemente o fenômeno Crepúsculo e que tenha o mesmo efeito em algumas fãs alienadas que a história do vampiro brilhante, vão odiar o livro do começo ao fim. Talvez mais por conta de um preconceito e de ser modinha repudiar o que é modinha, do que pelo livro em si. Afinal, Sussurro tem uma história boa, é uma leitura divertida. Não espere por nenhum Shakespeare, espere somente por um livro bom em meio a tempos negros na literatura.

Felipe 25/01/2011minha estante
Gostei :) Tava pensando mais ou menos a mesma coisa, enquanto lia o livro, e quando o terminei de ler. Sussurro é um ótimo livro :)

Esdras Castiliano 26/01/2011minha estante
Primeira resenha que tenho que concordar com tudo.
(tá nem tudo.. a parte do 'É impossível terminar primeiro livro e não querer ler o mais rápido possível a continuação da série Hush, Hush. blá blá" eu discordo, pois o segundo livro está lançando e eu realmente não me empolguei.. Mas isto não vem ao caso.) Primeiramente parabéns pela resenha.
Segundo: Não tenho nada a acrescentar. Você já disse tudo perfeitamente.

Nath 01/03/2011minha estante
Também um bom fato a ser mencionado é que o "Edward" (Patch, no caso) não é um santo, ele é danado. E a Bella (Nora) Não se entrega ao amor do Patch, demora um pouco para ela admitir que se sente ATRAÍDA (Nem é que ama ele) por ele.

Gabriel 02/04/2011minha estante
concordo com muitas coisas que escreveu, mas percebi que você critica muito os livros de Meyer e avaliou os livros com praticamente nota máxima. Eu acho que você está na mesma situação do que eu: cheio de crepúsculo em todos os lugares e desses fãns desesperados, que não absorvem nem 10% da intenção comunicativa da autora, e esperam um Edward. Crepúsculo está em todos os lugares e isso causa impacto em alguns fãns que não contrib

Elaine 28/11/2011minha estante

Elizabeth r 09/12/2011minha estante
resenha maravilhosa, adorei tudo o que você colocou. parabéns (:

Lanne 26/03/2012minha estante
Amei sua resenha.
Gostei muito de ler sussurro, estou esperando Silêncio chegar (não aguento mais).
Você comentou que alguns livros tem semelhanças com livros que fez bastante sucesso, pois é eu estou cheia de ler livros sobrenaturais que sempre tem algo parecido.

Nanda _- 27/11/2012minha estante
Adorei sua resenha! A frase "modinha repudiar o que é modinha" me prendeu, é o que sinto! Hoje em dia é ruim se gostar de algo que acabou virando moda, as pessoas de julgam por isso. Fiquei interessada em ler o livro e vim ver o que achavam e que bom que li sua resenha! Vou comprar o livro, decidi! :D

Ayrton 02/04/2013minha estante
Resenha super indicada a quem julga/julgou o livro pela capa e sinopse. Eu fui um deles e agora sou totalmente apaixonado pela série.

Ari 23/03/2022

Não se esqueça que as pessoas mudam, mas o passado, não.
"-O Arcanjo. -murmurei, olhando para trás, para a montanha-russa e os vagões que iniciavam uma nova subida.

-Significa anjo de uma categoria elevada. -definitivamente havia presunção na voz dele. -Quanto mais alto, maior a queda."

Sussurro é um livro de romance sobrenatural bem clichê, do jeito que eu amooo.
Ele é super engraçado, e a trama me prendeu do começo ao fim.
Depois da metade do livro, veio plot atrás de plot, teve uns que eu já sabia e outros que me surpreenderam totalmente.
Achei uma leitura super gostosa.
Já quero começar o segundo livro ?

Inae 10/04/2023

"Sussurro" ?
Uma vibe meio crepúsculo e diários de um vampiro!

Não foi um livro ruim mas também não foi um livro que me surpreendeu muito. Por mais que envolva muito mistério eu achei cansativo principalmente pela protagonista, sonsa demais. O Patch salvou o livro mas mesmo assim não foi meu personagem masculino preferido. Acho que ele é um livro muito bom para quem é adolescente, acho que se eu tivesse lido na época do hype teria gostado. Acho que darei uma chance para os outros livros lá na frente.
Dih27 11/05/2023minha estante
Oi amiga. Eu li esses livros quando adolescente e na época eu gostei de todos os livros. Mas agora que tô relendo ele, já vi vários pontos que me incomodam. Realmente a personagem não sabe ser durona e ela é muito arrogante com o Patch. E o que me irritou mais que tudo, foi a amiga Vee. Essa personagem...meus Deus do céu que personagem chata!
Enfim...como eu não lembro de quase nada dos livros, espero que a Nora amadureça no decorrer da série.

Inae 12/05/2023minha estante
Siim, achei exatamente isso da Vee também. Acho que se eu tivesse lido na adolescência eu teria amado kkkk vou dar uma chance para os outros pra ver se gosto

Clio0 04/03/2013

Sussurro é o primeiro livro da série Hush de Becca Fitzpatrick, que se aproveitou de duas receitas de sucesso (Cidades dos Anjos e Crepúsculo) para emplacar sua obra.

Na trama, um anjo cai na Terra por causa do amor de uma humana e através de várias experiências, a maioria delas dramáticas e/ou trágicas, ele aprende que há... bom... mais coisas entre o Céu e a Terra que a nossa vã filosofia pode imaginar. Agora, esse mesmo anjo é também mau ao estilo Edward Cullen, ou seja, se apresenta como um perseguidor obcecado pela heroína, divido entre matá-la ou comê-la, não necessariamente nessa mesma ordem.

Enfim, abrir o livro ou não depende do gosto do leitor, e muitos ficariam satisfeitos nos primeiros capítulos, pois Becca Fitzpatrick faz um trabalho consistente ao descrever uma heroína adolescente: Nora se assusta com o assédio de Patch, seu par com ares de "James Dean".

Infelizmente, a história vai perdendo o ritmo no afã da escritora de juntar o casalzinho nesse primeiro volume e o resultado é uma reviravolta de sentimentos e um final estilo tapa-buraco que abusa da credibilidade e da boa vontade.
Raio 03/11/2021minha estante
Kkkkkk vendo sua pontuação baixa fico ate mixuruca em começar a ler. Esta em meus planos lê a saga toda, ve se é todo o hype que um dia ja foi

Raio 03/11/2021minha estante
Nessa época de anjos e tudo mais eu cheguei a ler Fallen

Clio0 04/11/2021minha estante
Cara, eu não curti. Mas cada cabeça uma sentença.

Kaylani.Lisboa 15/11/2021minha estante
Eu amo kkkkkkkkkkkkk patch é meu crush eterno

Gigi 13/08/2021

Não vejo muitas pessoas falando sobre essa série, mas foi uma das primeiras que eu li e tem um espaço especial no meu coração hahahahah
Muito gostosa de ler e ainda te deixa nervosa pra saber o que tá rolando
Jackline 13/08/2021minha estante
foi uma das primeiras que li tbm e tô sempre relendo kkk amo MUITO MUITO.

elleabgy 13/08/2021minha estante
tbm fico muito nervosa lendo KKKKKK amo esse suspense que tem. comecei o terceiro agora e tô ansiosa pra saber o que vai acontecer.

Lays Molinari 13/08/2021minha estante
Eu era muito fã dessa série. Foi uma das primeiras que li com essa pegada.
Eu não conseguia parar de ler

expressodoslivros9 13/08/2021minha estante
Essa série é muito boa. ??

Elis 13/08/2021minha estante
Eu era apaixonada por essa série quando era mais nova. Li 4x, sempre apaixonada por Patch Cipriano hahahaha

Ana 13/08/2021minha estante
foi uma das minhas primeiras tbm... sou apaixonada! ?

Paloma 13/08/2021minha estante
Eu amo amo amo, demais! Também foi uma das primeiras que lí e ainda sou apaixonada por ela

Leticia @leticiageek 13/08/2021minha estante
Uma das primeiras que li tbm. Antigamente falavam mais dela, mas essa série ainda está no coração de muita gente! AMO????

Moodreader 13/08/2021minha estante
Eu adorei ler tbm, o Patch?

Luisa 13/08/2021minha estante
amo muito!!

Coruja 15/06/2011

Anjos, nefilins e o livro de Enoch...
A idéia de Sussurro seria bem engenhosa e eu até teria aplaudido todo o lance bíblico épico... se nunca tivesse lido O Livro de Enoch. Como por um acaso do destino eu li, a história de Patch não me convenceu.

Sério mesmo, eu li esse livro por puro acaso. Eu até tenho ele aqui em casa. Por incrível que pareça, comprei o bendito por engano, achando que era uma romance sobre... anjos. Como à época eu estava lendo O Paraíso Perdido e mestrando uma campanha de RPG envolvendo hostes angelicais, achei que valia à pena dar uma olhada, até porque o livro estava em promoção. Qual não foi minha surpresa quando descobri que em vez de um romance eu tinha em mãos um manuscrito apócrifo?

Basicamente, Enoch que é um dos patriarcas descendente de Adão, bisavô de Noé escreveu sobre a Segunda Queda. A Primeira, claro, foi quando Lúcifer se rebelou e as hostes angelicais se dividiram e foram à guerra, culminando com a derrota dos rebeldes e seu lançamento direto no Inferno num lago feito de seu próprio sangue.

Sério, minha gente, se vocês querem anjos caídos, porque não vão ler O Paraíso Perdido?

A Segunda Queda teria sido a dos anjos chamados Vigilantes, liderados por Samyaza: os vigilantes têm os olhos cheios de adultério, e são insaciáveis no pecado; engodam as almas inconstantes; têm o coração exercitado na ganância, são filhos da maldição!. Por essa breve descrição, acho que é meio óbvio porque esses anjos caíram eles cobiçaram as filhas de Eva, deixando os céus para se tornarem líderes entre os humanos, tomando consortes entre suas mulheres.

Conta Enoch que os vigilantes tiveram filhos com as humanas e a esses filhos chamamos gigantes ou nefilim. Eu desconfio que Golias, da história de Davi e Golias, era um nefilim sobrevivente, ou pelo menos um descendente dessa raça.

Ei, tia Becca, que tal antes de escrever, pesquisar um pouco os dados históricos? Se seu Patch é um anjo caído, ele é um dos Vigilantes, não um Nefilim, ok?

Fora que, tecnicamente... não deveria haver anjos caídos dessa safra andando por aí. De acordo com Enoch, os Vigilantes teriam ensinado aos homens as artes da guerra, corrompendo de tal forma a humanidade que os arcanjos resolveram interceder junto ao Ancião dos Dias (adoro esse epíteto). Dessa forma, Gabriel teria destruído os nefilim, fazendo-os guerrear entre si; Miguel aprisionou os Vigilantes num dos círculos mais baixos do Inferno, de onde eles só sairiam no dia do Juízo Final e Deus mandou o dilúvio.

Último comentário? Cara, Patch não me convenceu como anjo caído bad boy. Tem alguma coisa faltando nele... não sei... talvez uma boa dose de indignação angélica? Algo que o mostre como uma criatura sobrenatural deslocada de seu hábitat natural?

Quem vai saber?

*****

Apenas três considerações que me passaram lendo os comentários:

(1) o objetivo de uma resenha é dar a opinião pessoal do leitor. Nada no mundo é unanimidade, para tudo o que encontrarmos pela vida, vamos ter pessoas com opiniões diferentes sobre o assunto. Podemos não concordar com o que o outro diz, e argumentar nosso ponto, desde que saibamos respeitar aquilo que os outros acreditam. Eu não tinha expectativas irrealísticas para o livro - foi um bom divertimento, e, como tal, serviu ao seu propósito. Eu não esperava um libelo cristão e sim uma história rápida, de ação, que aproveitasse a deixa dada pela mitologia. Em alguns pontos, o livro acertou em cheio, em outros, deixou a desejar.

(2) por uma enorme coincidência diante da pergunta que foi feita... na verdade, eu cheguei a escrever uma história envolvendo anjos caídos, vigilantes e nefilins, inspirada na dita campanha de RPG da qual falei antes - esse é o motivo pelo qual sei alguma coisa sobre o assunto: eu pesquisei para poder escrever. Claro que, da mesma forma que a autora, eu usei muita "licença poética", mas alguns detalhes eu não mudei, porque, bem, eles dão veracidade a um texto, completam a "magia": uma vez que você conhece aquela história, mitologia, arquétipo fundamental, quando você a enxerga em outra história, você (ou, pelo menos, eu faço isso) sorri de lado, como se estivesse a par de um segredo junto com o autor. Como fica evidenciado pela própria resenha, eu sou um tanto crítica demais e por isso mesmo, nunca considerei a mencionada história que escrevi como mais que um treino, uma forma de desenvolver a forma como escrevo. Cheguei a publicá-la no meu blog como curiosidade e acredito que toda crítica - construtiva - feita naquele texto foi bem-vinda.

(3) "O Livro de Enoch" não se trata de OUTRO livro sobre anjos, mas é o mito ORIGINAL dos vigilantes e nefilins. Ele é um livro bíblico não aprovado pela Igreja e é nele que primeiro se fala na "2ª Rebelião" - não existe menção a isso em nenhuma outra mitologia, oriental ou ocidental.

Agora, vejam... se eu criar um personagem que tem forma humana, bebe sangue humano e não sai no sol, e chamá-lo de lobisomem, o que vão me dizer? "Criatura, tu pirasse na batatinha!". Qual a diferença disso para 'Sussurro'? Apenas uma: o mito dos Vigilantes e Nefilins é menos conhecido que o dos vampiros. Não é simplesmente uma questão de interpretação da história, mas de erro mesmo.

Talvez seja mesmo um defeito meu ler de forma por demais crítica e assumir coisas que não estão impressas num texto, mas acho que o conhecimento, no mínimo, vale a curiosidade.
mile47 06/08/2010minha estante
Eu achei o livro muito bom, e acredito que as pessoas se decepcionam não porque o livro é ruim, mas porque você coloca outras espectativas acha que o livro vai ser de uma forma e ver que é de outra.
Você queria que o livro fosse do jeito que você quer? faz um melhor u.u!

Jakeline 06/08/2010minha estante
Eu li, gostei e vou ler a continuação porque encarei como um livro de romance envolvendo humanos e anjos...só isso...sobre a história...a autora tem a liberdade de contá-la de sua maneira, com a sua interpretação sobre anjos caídos, afinal, não exixtem milhares de versões de vampiros? Pois bem, porque ela não poderia mostrar sua versão de anjos caídos? Se todos escrevessem sobre a mesma coisa, do mesmo modo, que chatisse não seria?
Outra coisa, o Pacth não é um nefilin, ele é um anjo caído mesmo...

Luci Eclipsada 10/10/2010minha estante
Sua resenha esta bem escrita e bastante coerente, não entedo porque algumas pessoas criticaram seu texto, pois você não o deixou no chamado "achismo", pelo contrário, expôs sua opinião baseado no seu conhecimento que tem do assunto e, muito embora, opinião seja opinião você usou argumentos sólidos para mostrar que esse livro é só mais um sobre anjos caídos, Nefilins e coisas do tipo. Também sou crítica e penso que para se escrever textos baseados na " bíblia" é preciso muito mais do que boas ideia, é necessários uma ampla pesquisa e quanto a dizer que a história é direcionada ao público jovem, isso, ao meu ver, é querer desmerecer os "jovens leitores" como se eles não tivessem o direito de ler uma boa história.

Le 05/02/2011minha estante
Sua resenha está muita bem elaborada,porém como você mesma disse todos temos opiniões diferentes.
Na minha você não fez uma resenha sobre "Sussuro" e sim sobre o livro Enoch.A autora não colocou que estava se baseando em histórias de anjos caídos mais antigas,ela apenas escreveu uma,não querendo se aprofundar muito nesse assunto.Como você mesma disse o Livor de Enoch é repleto de histórias que tentam explicar um fenômeno inventado.Inventado,por isso ninguém precisa seguir uma linha de raciocínio igual,como se fosse um fato que precisasse ser relatado corretamente ou formaria opiniões distorcidas.Bem,o que eu quero mesmo dizer é que nesse assunto de anjos caídos não é necessário que todos os livros sigam a linha de pensamento do livro de Enoch,pois se assim fosse não precisaria de mais livros de anjos pois todos seriam iguais.

Ana 08/02/2011minha estante
Concordo com a jtbicalho e a MILE, a autora abordou o assunto "anjos" da forma que ela quis, assim como a Meyer fez seu vampiro brilhante, ñ é um livro de estudo sobre anjos, e sim uma história sobre o amor entre um anjo caído e uma humana. Sobre o Patch mostrar "deslocamento" de estar fora do seu "habitat" a história relata séculos após a queda, já ñ estaria ele "acostumado" demais, ou melhor, ter "evoluido" junto com as coisas ao redor?
E concordo com a Le tbm, sobre o fato de você não ter feito a resenha sobre Susurro, você comparou os livros, que cá entre nós o que tem de semelhante é: "Falam sobre Anjos". só.
De resto, você escreve muito bem, e tem uma opinião forte, o que claro, é uma qualidade.

Charlie 18/02/2011minha estante
Gente, na maior sinceridade, esse livro é tão sem sal que nem vale a pena ser discutido. Não há o que discutir, a história é rasa de tudo.

Jolie 14/06/2011minha estante
Acho que antes de julgarem os livros as pessoas deveriam lê-los e entendê-los e não compará-los a outros apesar de alguns elementos serem semelhantes. E,só pra lembrar, Patch não é um NEFILIM como foi dito e sim um anjo caído(apenas).Também deve-se lembrar que a autora deixa bem claro que NEFILINS são frutos de relações sexuais entre anjos caídos e mortais . OPS !

Elizabeth r 09/12/2011minha estante

acho que já comentaram tudo o que eu podia dizer.
o fato de que você não resenhou sussurro e sim o livro de enoque, o de que Patch NÃO é um dos nefilins e sim um caído (da pra ver até pela capa), essa história dos caídos terem sido presos e dos nefilins terem acabado, ela também comenta no livro,junto com o dilúvio mas de forma passageira por que esse não é o alvo. E rapidinho, só voltando ao livro de enoque, quando ela se refere a ele no livro ela mesma diz que ninguém sabe praticamente nada sobre ele.

achei legal você tentar explicar sussurro pelo verdadeiro livro de enoque, mas acho que ao ler você se preocupou mais em ver se o livro fora bem retratado do que com a história de patch e nora em si.

Pedro 04/02/2012minha estante
" (3) 'O Livro de Enoch' não se trata de OUTRO livro sobre anjos, mas é o mito ORIGINAL dos vigilantes e nefilins. Ele é um livro bíblico não aprovado pela Igreja e é nele que primeiro se fala na "2ª Rebelião" - não existe menção a isso em nenhuma outra mitologia, oriental ou ocidental. "

Como você mesmo disse, O Livro de Enoch não é aprovado pela igreja. Então, quem me garante que ele retrata o "mito original"? Veja bem, a autora resolveu criar a versão dela da história, e não seguir à risca um livro que ela não sabe se é de real procedência. Agora todas as histórias de anjos caídos precisam ser baseadas no "Livro de Enoch"? Sussurro é mais um livro de ficção. Apenas ficção.

Marina 26/06/2012minha estante
Olá!
Eu gostei do livro, curti bastante a leitura. Talvez o que tenha atrapalhado você aproveitar, como você mesma comentou, foi o fato de você ter lido o Livro de Enoch.
Bem, quando eu vou ler um livro juvenil, tenho muito claro na minha cabeça que o público alvo é adolescentes, não tem como exigir certas coisas em livros desse gênero, temos mesmo que afrouxar nosso senso crítico para poder aproveitar.
De resto, adorei sua resenha, você escreve muito bem! Achei interessante tbm os fatos que você colocou sobre o livro de Enoch.
abs

Sheleihp 29/07/2012minha estante
Coruja...respeito sua opinião...apesar do equívoco quanto a referencia de Patch como um nefilim, nunca foi citado isso na série.

Alessandra 30/08/2012minha estante
Eu não curti o livro também. Eu sempre pesquisei sobre o livro de Enoch e quando peguei esse livro, nossa, eu pensei que a história iria ser fantástica, mas vi que o conhecimento da autora pelo assunto era menor que o meu, e francamente tudo bem. Compreendi que não era esse o objetivo do livro e o terminei sem reclamar. Então minha opinião sobre o livro é que eu achei a história fraca mesmo. E olha que eu nem to contando com isso que tu disse, sobre a pesquisa e tal... auhsiuahs

Camila F 15/07/2013minha estante
Muito ruim, mal escrito e história muito ruinzinha! Concordo com tudo que você disse.

Gabriél Camilo 01/12/2013minha estante
Na série inteira, Hush hush, se desenvolve uma batalha entre nefilins e anjos caídos. Ai a pessoa que vai fazer uma resenha diz que Path é um nefilim. HAhaha ERa um piada??
Ao menos deve- se ler um livro antes de fazer resenha. Que por sinal foi péssima. Se perdeu completamente do assunto. Hush hush não é uma releitura do livro de enoch, APENAS SITA ELE!

Gabi 29/07/2022

Inicialmente achei que era muito parecido com crepúsculo, mas no desenvolver da história percebe gigantesca diferença.

Eu amei conhecer a história de Nora e Pacth foi maravilhoso, estou começando a entrar no mundo da fantasia e estou adorando.
Cleo 30/07/2022minha estante
Eu amo ?

Agata.Heloisa 10/07/2021

Gostei do livro, gostei muito que as coisas não demoram muito para acontecer e estou ansiosa para ler a continuação.recomendo.

itska.mi 27/09/2021

Kkkkkkkkk
Aí gente, que livro ruim. Quando comecei não tava entendendo nada, no final tava igual o começo. História apressada que não entendi pé nem cabeça, mocinha e mocinho bleh. Sem chances.
Dani 27/09/2021minha estante
Aí é foda kkkk, mas bora para o próximo, o próximo vai ser melhor, confia.
Haha

Sthefany 27/09/2021minha estante
Amg eu palhaça achei tudo isso tb mas quando li por alguma razão dei 3,5 KKKK

LeBirollo 27/09/2021minha estante
???? morri!!! Li na minha adolescência e ameeei, mas estou tendo péssimas experiências de reler o que amei naquela época, então tenho até medo!

Tati 27/09/2021minha estante
Os próximos são só ladeira abaixo kkkkkkkkkk

itska.mi 27/09/2021minha estante
Aí Dani, desisti nesse primeiro mesmo kkkkk

larissa3433 27/09/2021minha estante
Amg o segundo é a mesma coisa Kkkkkk

itska.mi 27/09/2021minha estante
Pois então Tati, por isso nem continuei kkkkk

itska.mi 27/09/2021minha estante
Le, reler coisa da adolescência é só desilusão. Dá até medo ??

itska.mi 27/09/2021minha estante
Sthe, fiquei até sem saber a nota que dar kkkkkk

itska.mi 27/09/2021minha estante
Lala, eu nem continuei por medo de ser pior mkkkkk

Tati 27/09/2021minha estante
Gente tem tanta série que li na adolescência que hoje eu penso ?meu Deus como que eu fui gostar disso?? Se eu parar pra reler então vou me assustar mais ainda kkkkkkkk

Stefany* 27/09/2021minha estante
Vou te falar que achei essa série melhor que a de Halo, que é de anjos também.
Não lembro muito desse primeiro, faz muito tempo que li. Rs.

mai 06/02/2023

isso aqui né kkkk fases né, meu deus todo mundo teve um momento de romance de anjos, vampiros lobisomens aí aí
queria um cara desse na minha vida o tristeza
CarolD 06/02/2023minha estante
Patch maravilhoso ??

Milena723 06/02/2023minha estante
aai q saudades do Patch ?

Tainá 06/02/2023minha estante
aiii q saudades

Juhh.Cristine 06/02/2023minha estante
Até hj to esperando o filme...

CarolD 06/02/2023minha estante
Nem me fala, mas a esperança é a última que morre hahaha

Moodreader 07/01/2022

Anjos Caídos
+14

No primeiro livro da série Hush Hush nós conhecemos Nora, uma garota que vive com a mãe e tinha uma vida normal, até tudo virar de ponta cabeça.

Eu adoro livros que tem a temática de anjos, anjos caídos, e demônios. Esse sempre foi uma das temáticas de minha preferência, bem antes de feéricos, bruxas e vampiros. Então eu não podia deixar de ler essa série.

Foi uma leitura bem fluída, me recordo de ter terminado esse livro em dois dias ou menos, e eu realmente gostei.

A protagonista é até que legalzinha e o Patch é simplesmente maravilhoso, não tem como não se apaixonar por ele. A história é simples, mas no final tem um plot que eu achei interessante. Sem falar que a vibe da história (cenários, o clima, etc.) me lembrou muito da série Fallen, que eu amo, então isso já prendeu minha atenção.

Recomendo esse livro e os outros que virão, principalmente se você esta começando no mundo literário, estar de ressaca literária ou simplesmente quer ler uma série leve de romance e fantasia urbana.
Dre 07/01/2022minha estante
é um dos meus favoritos, amo demais ?

Moodreader 07/01/2022minha estante
É muito gostosinho de ler

Isalima27 07/01/2022minha estante
Amo esse livro?

Elfa 08/01/2022minha estante
Amo de coração ??

Gêmeas 14/06/2010

Hush Hush é a maior decepção do ano. Você compra ele pensando que vai ser o UÓ, e quando termina fala: é só isso mesmo?
Um cliche total, uma mistura de Crepusculo com Para Sempre. Nem fodendo que a escritora levou 5 anos para terminá-lo. Ela copiou o final de Crepusculo.
Por ser a estreia de um romance sobre anjos, achei que fosse bem melhor. Ela nem abordou muito o tema, poderia ter explorado muito mais.
Crislaini 02/11/2011minha estante
Tá brincando que ela disse que levou 5 anos pra escrever isso. Não tem cabimento. KKKKKKKKKKKK.

Lanne 02/12/2011minha estante
Eu gostei do livro, mesmo que tenha algumas coisas parecidas com crepúsculo, eu achei legal.
E principalmente gostei muito do Patch, ele é super engraçado.

Suh 27/04/2012minha estante
o que tem de parecido com crepúsculo?

Yasmine 12/05/2012minha estante
Discordo, ela fez um trabalho melhor do que Crepúsculo.Odeio aquela saga de vampirinhos vegetarianos que brilhão. Estou farta de ouvir falar da saga Crepúsculo *obs: Falarem bem da saga*, mas sinceramente nunca 'Nunca' tive nenhuma vontade de pegar os livros pra ler, ou muito menos ver os filmes.

Cyssa 05/02/2013minha estante
So discordo sobre o cliché, mas concordo totalmente que me lembrou bastante a serie Para Sempre, é horrível o livro, não explora o tempo não acrescentou um ar de mistério bom. Ate lendo para sempre a metade do livro é boa pois a autora sobre atiçar a curiosidade só achei ruim a revelação, no entanto Sussurro a força da curiosidade de Nora é cômica pois ate agora não acredito que em meio a tantas duvidas sobre Pach ela simplesmente pergunta "ele tem namorada" entre as outras perguntas que quem quer que respondesse não revelaria nada. Péssimo e não recomendo a ninguém, falta maturidade em Nora para resolver certas situações

Gabriél Camilo 03/04/2013minha estante
Existem maiss séries sobre anjos-fallen- a direfença é q essa é a melhor... Ñ gostou?? Eu e muitoss amaram!!! A melhor das históriass

leosilva 26/11/2013minha estante
Concordo plenamente.

Silvia 11/12/2016minha estante
Pensei que seria bom porque eu estava desacostumada com a leitura então achei que meus instintos literários não estariam tão ávidos para julgar, mas meu Deus! o livro é uma tremenda perda de tempo. Tenho raiva que as personagens de romances assim são tão ingênuas e tão bobas que precisam de um homem que seja namorado/pai que sempre deve estar lá para garantir a segurança delas. Horrível, abandonei a leitura MESMO.

lys 29/11/2019minha estante
Yasmine eu também acho a saga muito ruim.