Jogando Por Pizza

Jogando Por Pizza John Grisham

Resenhas - Jogando Por Pizza

Byannca.VerAssimo 02/05/2021

Rick é um jogador de futebol americano dos EUA e por causa de um jogo importante, ele foi demitido, pois ele acabou com a chance do time de ir ao Super Bowl e fez a pior jogada da carreira em apenas 11 minutos de jogo.

Nenhum time queria contrata-lo, então aceitou jogar na Italia, onde o futebol americano é pouco conhecido, e os jogadores jogam por amor ao time e não por dinheiro. Rick irá mudar totalmente e levará o time ao primeiro Super Bowl Italiano.

Livro fofo de superação e escolhas, foi muito proveitoso.

Yara195 14/11/2023

Um livro despretensioso
Um livro leve, para ler no tédio ou num feriado, ou só quando você não deseja "engolir" muita informação. Um livro calmo e, como o título fala, despretensioso. Não li esperando alguma coisa, mas fiquei satisfeita mesmo assim.
Recomendo.

marcosm 22/09/2009

Simples e divertido
Jogando por pizza pode ser chamado de despretensioso. Você já viu essa história antes e só de ler a sinopse já sabe o que vai acontecer. Você até consegue imaginar a versão para o cinema. Mas nem por isso, o livro deixa de ser um divertido. Grisham sabe contar uma história e manter o interesse do leitor. Em alguns momentos chega a ser didático e é quase como se você estivesse conversando com alguém que acaba de voltar de um passeio pela Itália.

Clau Melo 18/01/2023

Jogando por pizza
Literatura americana, 2007.
Desta vez o Rei do Thriller Jurídico escreveu um livro que fala de superação e recomeço.
Jogando por Pizza, inicia nos Estados Unidos onde algo que acontece com o protagonista o "obriga" a se mudar para a Itália.
A obra fala basicamente de futebol americano, comida e Itália.
Embora tenha achado cansativa as descrições sobre futebol americano, gostei do livro.
A escolha desta leitura foi para um desafio: livro que fala sobre recomeço.
Desafio cumprido!

Mateus 29/12/2010

Jogando Por Pizza, diferentemente dos outros livros de John Grisham, não começa logo com uma narrativa eletrizante onde entramos totalmente na história. Ele possui uma narrativa mais lenta, mais descritiva, que vai nos conquistando apenas aos poucos. O começo é um tanto que monótono e chato, e pensei até em abandonar. Mas na medida em que as páginas vão passando, vamos nos familiarizando com o enredo, com o cenário e com os personagens, e o livro vai se tornando cada vez mais interessante.

Três pontos principais resumem este livro: futebol americano, Itália e comida. Sinceramente, apenas o segundo ponto me interessava um pouco no início do livro, mas depois de terminá-lo estava fascinado pelas três coisas. No começo, as descrições de jogos de futebol americano eram extremamente chatas, mas depois de um tempo acabei me acostumando. Isso é inevitável, pois é o tema principal do livro. Se você não gosta de futebol americano e nem tem vontade de aprender sobre o assunto, nem chegue perto de Jogando Por Pizza. E é difícil não se fascinar pela Itália e por comida, não é verdade?

A história, infelizmente, deixa um pouco a desejar e acaba sendo um tanto que clichê. Um jogador de futebol americano, Rick Dockery, é o responsável pela derrota de seu time e é eleito um dos piores jogadores dos EUA. Para sua carreira não acabar, vai jogar em um pequeno time da Itália, onde depois de um tempo acaba alcançando sucesso. Como podem ver, é uma história bastante previsível. Porém a narrativa de John Grisham faz com que o livro valha a pena ser lido.

Se você gosta da Itália, este talvez seja um dos livros mais indicados para se ler. É enorme o número de cidades, igrejas, castelos, ruas, dentre várias outras localidades italianas que são relatadas no livro. É uma verdadeira viagem. Quando a narrativa se acelera, entramos totalmente de cabeça na história, e dificilmente não ficamos entusiasmados duarante os jogos. Vai Parma Phanters!
Erika 29/12/2010minha estante
Excelente análise!

Aline Memória 30/12/2010minha estante
"Se você gosta da Itália, este talvez seja um dos livros mais indicados para se ler" - Hmm, já é um bom motivo, mesmo que a parte do futebol não me interesse muito...

Gobbi 15/05/2013minha estante
O livro, para quem é fã de futebol americano (como eu), é um prato cheio. A narrativa é bem diferente do estilo do Grisham de ser, mais leve, menos ambicioso e direto, sem rodeios. E se quer saber mais da Itália, nossa, é um ritual de iniciação. Estava com planos para visitar Florença e Roma, mas agora não deixarei Parma de lado.

Danyelle5 13/01/2021

Perfeito
Gostei demais dessa história. O romance não é o foco, mas sim se redescobrir.
Rick era um quarterback que aos 28 vê sua carreira acabar. Depois de um jogo desastroso nenhum time o quer no elenco, ele é considerado o maior mico de todos os tempos. Surge a oportunidade de jogar na Itália, num campeonato de pouca visibilidade onde os italianos jogam por pizza e cerveja. E é ali que ele encontra amizade, amor e um lar.
Uma leitura que nos mostra que o fim pode ser um belo começo, que é possível recomeçar quando você permite que as oportunidades se apresentem.
Foi uma leitura encantadora que encheu meu coração.

Gatita & Cia. 03/02/2010

Futebol Americano
Este foi o primeiro livro que li deste autor. Rápido e gostoso de ler, é um livro obrigatório para os fãs de Futebol Americano como eu. As jogadas e a atmosfera dos jogos são relatadas com perfeição, sem falar das descrições das comidas italianas que me deram uma fome danada.

Lili 10/03/2011

Já lí vários livros de John Grisham e todos eles retratando um suspense de tribunal. Gostei da maioria deles e inclusive vi os filmes também. Agora, Jogando por Pizza é totalmente diferente do que ele costuma escrever e eu estranhei um pouco. A leitura realmente é agradável, você fica conhecendo bastante sobre a culinária local, o que me deu água na boca por várias vezes. E John discorre sobre o futebol americano, que eu não entendo lhufas e passei a entender um pouquinho. Porém, como estou acostumado com o ritmo eletrizante das suas obras anteriores, nessa leitura eu demorei um pouco a engrenar. Mesmo assim, recomendo a leitura do livro, é uma experiência agradável.

Se quiser ler mais resenhas visite: http://leiturasdeeliane.blogspot.com

Rogerio 29/05/2013

Um livro leve e saboroso!
Bom, esse livro tem como tema central o futebol americano e eu - sendo o bom brasileiro que sou - não entendo nada de futebol tradicional quanto mais americano. (kkkk)

Nas primeiras páginas descobrimos que Rick Dochery está internado em um hospital após um acidente em campo, devo assumir total falta de compreensão na leitura dos trechos do acidente, pois bem, Rick sofreu uma concussão, a terceira de sua carreira desastrosa na liga americana de futebol.

Devido sua péssima participação no jogo os torcedores do Brown queriam sua cabeça, sim, eles tentam até mesmo invadir o hospital para arrancá-la.

“Rick causara a derrota do time, perdendo um jogo que já estava praticamente ganho.”

A carreira dele como reserva do reserva do quaterback (é uma espécie de cabeça do time, o estrategista) no futebol americano estava acabada. Rick tinha 28 anos. Nenhum time lhe queria, sua carreira estava categoricamente encerrada.

“Portanto, é evidente que Rick Dockery é incontestavelmente o Maior Mico na história dos esportes profissionais.”

A última carta na manga de seu empresário, Arnie, é telefonar para os times, tentar negociar um contrato, mas não há interesse. Em seu último telefonema para Sam Russo, treinador de um time de futebol americano na Itália, que se mostra até ansioso em ter Rick na sua equipe.

Contudo, Rick estaria disposto a jogar em um país onde o esporte era tão impopular, ganhando um péssimo salário?

O time é o Parma Panthers do Norte da Itália, fica a cerca de uma hora de distância de Milão. A ideia não lhe é atraente mas existem muitas motivações para Rick deixar seu país. Ele precisava fugir dos EUA ou entraria em grandes confusões.

Não posso contar mais, na verdade contarei mais um pouco. Na Itália todos comem muito bem, dá até fome. Queijo parmesão. Presciunto. Massas. Carnes. Vinhos (não gosto, mas...).

Um livro leve, rápido, fluido e até para pessoas iguais a mim (sem nenhuma aptidão para os esportes) o livro consegue ser atraente. Nos faz torcer constantemente pelos Panthers. Vai, Panthers!!!

P.S. Referente ao título, Jogando por Pizza, o significado é: na Itália os atletas jogam por amor e pela rodada de cerveja e pizza após o jogo.

Ju Lopes 17/09/2009

Itália
Valeu pela viagem pela Itália, um pouco de história, gastronomia, descrição de lugares... a parte chata é o futebol americano :)

Samuel 12/06/2012

Livro muito bom. Pequeno e rápido de ler. Me fez repensar alguns valores da vida. Vale a pena!

Egídio Pizarro 22/10/2013

Não sou muito familiarizado com o futebol americano (sinto-me como uma dessas mulheres caricatas, que assistem futebol comum dizendo "que time é de que cor?" ou "por que ninguém passa a bola pro cara de preto?"). Talvez este seja o principal motivo de não ter me agradado tanto deste livro.

Até mesmo tirando as partes esportivas, a narrativa me parece um pouco confusa. Ora parece que o autor quer destacar um romance, ora parece que quer destacar uma história de superação, ora parece querer focar no humor (no fim das contas, o humor foi a única coisa que me agradou)... sem contar que o final é bem insosso.

C Henrique 20/12/2013

Tão ruim que fica difícil de falar, por onde começar. Não se aproveitaria nem pra fazer um filme.

Bruna 07/12/2020

Melhor que o esperado
É aquela história...não julgue o livro pela capa (e nem pelo título). Mais um ?easy reading? que terminei rapidinho. Para quem gosta de futebol americano, como é meu caso, não tem como não ser pelo menos simpático pelo enredo. Não é nenhuma obra prima, tem vários buracos na narrativa e a tentativa de gerar algum romance na história é bem fracassada, mas como passatempo cumpre bem seu papel.