Darkdawn: As Cinzas da República

Darkdawn: As Cinzas da República Jay Kristoff

Resenhas - Darkdawn - As Cinzas da República

Paulo Henrique 06/05/2021

O melhor da trilogia
Darkdawn foi uma grata surpresa! Desde o primeiro volume de Nevernight, sempre senti que algo faltava, e aqui está. Os volumes 1 e 2 me desaninaram pela formula de campeonatos e desafios que Mia tinha que enfrentar para chegar em seu objetivo, mesmo que fosse feito de forma original, a formula era repetitiva, cansativa... Em Darkdawn temos uma dinâmica completamente diferente, variada e empolgante. Além disso, toda a construção de mundo que o autor faz desemboca em algo grandioso. Tem quem diga que ele não trabalhou isso desde o começo... discordo, a pessoa não prestou atenção, ou pulou as bem humoradas notas de roda pé. Tudo caminhou para esse momento, e ele é grandioso, monumental... épico!
Há quem diga que Mia amoleceu, mas não pode reclamar disso aqui, se considerar o que ela fez no final de Godsgrave. Mas vejo um amadurecimento, um crescimento na personagem e uma conquista na verdade se olharmos para a personagem que desde de o primeiro capitulo de Nevernight só teve perdas.
Não há nada que faria diferente... Entrou para os melhores do ano!

Clara Azevedo 25/01/2021

Darkdawn
Terceiro volume das Crônicas da Quasinoite. Mia Corvere saboreia seu triunfo ela conseguiu sua vingança ( pelo menos é isso que ela pensa ) e descobriu que seu irmão caçula, Jonnen, não morreu mas foi criado como filho de Julius Scaeva e ela também vai descobrir que Scaeva é pai biológico dela própria e do Jonnen, o quer dizer que Alinne Corvere andava transando com o homen que acabaria por ordenar o assassinato de seu marido e a própria morte dela na Pedra Filosofal é mole isso?
Só que o filho da puta do Scaeva não morreu, é aquele ditado caso ruim não quebra kkkk e ao descobrir isso Mia fica puta da vida. Nem tudo está as mil maravilhas para a Sombria. Os soldados luminatti e os servos da Igreja Vermelha iniciaram uma caçada em seu nome é oficial Mia deixou um bando de gente puta da vida com ela. Para completar seu mentor e pai adotivo Mercurio foi capturado e preso na Igreja Vermelha a garota quer a todo custo salva-lo. Mas em meio a sua fuga e regate Mia vai precisar conquistar a confiança de Jonnen, seu irmão. Como se não bastasse Tric que antes estava morto acabou voltando mas ele está diferente um pouco trevoso também tem o problema de que Mia é amante de Ashlinn, mulher que assassinou Tric e o cara não entende como Mia pode ficar aos beijos com a assassina dele o que eu também não entendi achei nada a ver ela é amante da assassina do antigo amante dela na minha opinião foi contraditório porque Mia queria vingar a morte do Tric e depois ficou a fim da assassina dele? Achei o livro muito longo ele foi mais para enrolar e dizer o quanto a protagonista é fodona e poderosa podia ter facilmente umas 400 páginas. Eu demorei para terminar a leitura ela foi bem maçante para mim. Aqui vamos descobrir as origens dos Sombrios porque eles tem esse incrívelmente aterrorizante dom de poder viajar, e manipular as sombras. Conforme a Veratreva vai se aproximando Mia vai ficando mais forte e tem um estranho enigma : os muitos eram um e serão de novo.

"Nunca trema, nunca tema e nunca, jamais, se esqueça".

"Sou a filha da escuridão entre as estrelas.
Sou a vingança de cada órfã,
de cada mãe assassinada,
de cada filho bastardo.
Sou a guerra que você é incapaz de vencer."

Luan 18/05/2021

Embora não para todo mundo, As Crônicas da Quasinoite termina de um jeito satisfatório para mim
O fim de uma série sempre gera expectativa nos fãs. A dúvida é se o desfecho vai ser coerente com a história e se vai ser aquilo que os leitores gostariam. Nem sempre é. Terminar qualquer livro parece uma tarefa difícil. Série é ainda pior. As Crônicas da Quasinoite conquistaram muitos fãs mundo a fora. E com certeza isso deu uma grande pressão ao autor Jay Kristoff, que não afetou tanto no encerramento da história.

No desfecho da trilogia, Mia está com o irmão e ao mesmo tempo em que precisa protegê-lo, tem que se cuidar dos inimigos que estão a sua procura. E ela ainda precisa lidar com a tarefa de salvar Mercúrio, que foi capturado. Ao longo do livro, ela vai ter que conciliar tudo isso para tentar sobreviver, mas a tarefa não será fácil, até porque ela ainda quer se vingar de Julius Scaeva.

Muita gente critica o terceiro livro por não ter gostado ou ter sido inferior ao que se esperava. Outro grupo já aprova o encerramento. Eu gostei, no geral. Ele é um livro superior ao segundo, que para muitos é o melhor da trilogia, mas achei enrolado e não consegui manter foco na leitura na época. O ritmo de leitura é rápido por ter vários acontecimentos e isso é um ponto positivo.

No entanto, apesar disso, ainda achei ele um pouco maior do que precisava ser. Parece que muita coisa que aconteceu ali poderia ter sido contada de forma mais sucinta. Alguns acontecimentos não agregam à história, servem apenas para gerar mais ação e agradar alguns leitores que gostam de lutas e dificuldades. Darkdawn, porém, evolui de uma forma interessante até um final com embates, mesmo que enrolados, bastante esperados pelos leitores.

De forma geral, a trilogia é muito bacana. Tenho ressalvas com a escrita, que deixa um pouco a desejar. Mas é interessante como o autor não subestima o leitor e ousou em palavreado e até na criação dos bons personagens, como uma protagonista bissexual. É uma trilogia em tantas fantasias que conseguiu marcar seu espaço e deixar um legado. Não duvido ver spin off da história nos próximos anos.

aelinella 03/11/2023

Uma garota com uma história para contar.
Por onde começar? Darkdawn: As Cinzas da República é o livro que encerra a história incrível de Mia Corvere. Vemos nesse livro o encerramento de uma série, assim como sabemos desde o primeiro livro:

"Mas no fim das contas, este conto é apenas um de três.
Nascimento, vida e morte."

Darkdawn termina a história de Godsgrave de uma maneira incrível. Não ficam fios soltos, tudo se conecta e se entrelaça formando um final que eu não esperava, mas que amei mesmo assim.

Esse livro é com certeza o meu favorito dos três, ele flui de um jeito rápido e gostoso de ler e a jornada de Mia rumo à vingança é finalmente finalizada com sucesso.

Não tenho psicológico para entrar em detalhes sobre a história, ainda to processado varias coisas que aconteceram aqui então encerro por aqui.

Nevernight é um série fantástica, com certeza uma das minhas favoritas da vida, e tem um final digno de sua grandiosidade.

"Boa noite, nobre amigo. Boa noite.
Nunca trema.
Nunca tema.
E nunca, jamais, esqueça."

carol senna 18/12/2020

Perfeito
Esse autor não erra mesmo. Nao deixou nenhuma ponta solta. Sinceramente não sei qual dos três livros é o melhor.
E esse capítulo bônus no final??? O mais esperado rs

Marina.Latronico 16/08/2022

? : Darkdawn - Jay Kristoff [ Editora Plataforma 21]
?Nota: ???????

"Quando tudo é sangue. Sangue é tudo."

Depois de acompanhar o nascimento de Mia Corvere em Nevernight, sua vida em Godsgrave, finalmente vemos o seu fim em Darkdawn.

No começo do livro Mia foge após "assassinar" Julius Scaeva, na arena e sequestrar seu irmão mais novo.

Mas descobre que tudo não passou de um farça, e sua vingança está bem longe ser concluída.

Diversas reviravoltas mostram que a ligação de Mia com Julius Scaeva é muito mais profunda do que apenas vingança.

Vamos descobrir muitos detalhes sobre o pais de Mia e sobre a disputa política que fizeram parte.

A profecia da qual Mia tem um papel central e a origem de seu poder sombrio são explicadas.

Uma profecia sobre deuses que converge com sua vida. Há duas vinganças andando lado a lado aqui, a de Mia e a de um deus caído.

Apesar das semelhanças Mia não quer ser um peão na mãos outros, muito menos vai abrir mão de sua vingança.

E entre muito sangue, assassinatos, palavrões, sexo e vinganças vamos acompanhar o fim da trilogia da Quasinoite!

? Opinião:

Eu gostei bastante do livro, apesar de ter pequenas ressalvas.

Mia apesar de ter sobrevivo por conta de seu desejo por vingança, está bem longe de ser uma assassina sem coração.

No meio de seu caminho Mia sacrificou muita coisa, mas criou muitos laços.

E afim de poupar seus amigos, se torna muitas vezes indecisa e descuidada, o que me irritou um pouco.

Outro detalhe que não gostei muito no livro foi o triângulo amoroso entre Ashilin, Mia e Tric.

A briga entre Tric e Ashilin se torna frequente durante a história e um tanto infantil, mas gostei de como o autor acabou com esse impasse.

Já uma relação que teve um desenvolvimento muito bom foi de Mia e seu irmão.

Jonnem é esperto e compreende rapidamente a trama que envolve seu pai, sua irmã e os deuses de seu mundo.

Outros personagens que gostei muito de ver em ação, foram Adonai (o orador de sangue) e Mercúrio (mentor de Mia).

Só posso dizer que amei demais esse livro e acho e que ele serviu muito bem para finalizar essa trilogia.

Paulinha 22/07/2022

Darkdawn - As cinzas da república
No terceiro livro da trilogia, a vingança de Mia se torna pequena em relação a seu destino. Com seu irmão nos braços, os luminatii caçando-a e Mercúrio seu mentor preso na escola de assassinos. Ela ainda tem muitas aventuras pela frente. Confesso que não gostei muito do final, mas isso não torna toda a trilogia ruim, pelo contrário eu gostei bastante do desenvolvimento dos personagens nos dois primeiros livros.

Mandy (@lendocommandy) 14/06/2021minha estante
Eu literalmente gritei quando li o rolê do godsgrave, nem acreditei que não pensei nisso antes kkkkkkk

Juliana1915 14/06/2021minha estante
Ele fez a gente de trouxa lindamente kkkkkkkkk

Mandy (@lendocommandy) 16/06/2021minha estante
Simmm kkkkk

Julya_ 29/05/2022

Uma garota com uma história para contar
Uma história para nunca ser esquecida, não sobre uma heroína digna de canções e poemas, mas sobre uma garota digna de ser lembrada.

?Vou sentir falta quando acabar.
Mas viver no coração daqueles que deixamos é nunca morrer. E arder na lembrança dos amigos é nunca se despedir. Então, permita-me dizer isto.
Boa noite, nobre amigo. Boa noite.
Nunca trema.
Nunca tema.
E nunca, jamais, esqueça.?

Amei a triologia como um todo: a metalinguagem desenvolvida (o narrador é o máximo), o humor ácido, a protagonista INCRÍVEL (que não desiste nunca, que não se dobra para ninguém, ?Uma garota que amei tanto quanto você.?). Mesmo achando algumas conclusões sem sentido (O Cal simplesmente revelou seu verdadeiro nome? Era uma coisa entre ele e a Mia e queria que ela tivesse participado da descoberta.) o final entregue foi o prometido. Ainda assim, o romance e o final do Tric me deixaram frustrada (Como chegamos a isso, nobres amigos, sinceramente?). Tirei uma estrela principalmente por isso. Então, vou só fingir que nunca aconteceu e ignorar essa parte da história. Fod*-se!

?Que a Mãe tarde a encontrá-los. E quando encontrar, que os cumprimente com um beijo.?

Geovana.Batista 21/04/2021minha estante
Que final???

Diana 02/05/2021minha estante
Geovana, tem uma cena deletada no final do livro... eu não consegui ler por não gostar da ash kkkkkk mas só lendo, se eu falar é spoiler

gigironic 18/01/2022

meio decepcionante mas mia corvere ainda é a fodona
Uau. Depois de 3 meses eu finalmente terminei essa triologia e com esse final eu fico mais do que feliz de poder dizer que as Crônicas da Quasinoite são oficialmente minha triologia favorita, mas, antes de descer elogios na saga e chorar porque eu terminei ela, vamos falar um pouquinho desse livro em específico.

Apesar de me dar uma dor de falar isso, Darkdawn não atendeu as minhas expectativas, claro, eu ainda acho que o livro é incrível mas, eu tive uns problemas com ele, um dos principais foi o ritmo de leitura. Eu demorei uma quantidade considerável de tempo pra terminar tanto Nevernight quanto Godsgrave, mas, mesmo eu sentindo uma dificuldade considerável em manter o ritmo de leitura com ambos, eu senti que eles compensam muito com o passar dos capítulos, de um modo que se tornou quase impossível largar os livros, isso foi algo que eu não senti em Darkdawn, muito pelo contrário pra mim, algumas cenas chegaram a ser extremamente maçantes e eu só rezava pra que aquele capítulo (ou até mesmo um arco com destaque) terminasse logo e que algo interessante acontecesse. Não só isso como achei algumas cenas muito mal narradas, de modo que eu tinha que voltar pra ler as páginas pra enteder o que acontecia, não só isso como algumas cenas/acontecimentos pareciam meio desnecessários pra mim.

"Ai gio então porque com tanto ponto negativo você ainda deu 4,0 pra esse livro"

Porque a experiência vale muito.

Sim eu notei mais defeitos nele do que notei em qualquer outro livro da saga mas, Darkdawn continua a ser um grande livro com grandes momentos, afinal, é a finalização de uma grande triologia, eu acho que seria difícil ele ser ruim no fim das contas.

Darkdawn ainda conta com uma enorme gama de cenas incríveis e emotivas, uma ação extremanente sangrenta, momentos icônicos, personagens marcantes e um bom desenvolvimento da história, claro, não é o livro perfeito como eu senti que os seus antecessores eram mas, Darkdawn ainda tem um charme único que ninguém pode tirar dele. Ele tem cenas de batalhas muito bem descritas e você sente na pele a tensão delas, tem momentos extremamente emotivos e familiares, tem a Mia finalmente descobrindo quem ela é e, tem um final reconfortante apesar de tudo. Pode não ter sido o meu livro favorito da saga, mas, ainda é incrível do jeitinho meio bagunçado dele. Em resumo, eu não consigo ver um finao diferente pra essa triologia que, mesmo tão violenta, ganhou um espaço muito especial no meu coração.

Em questão da triologia, me faltam palavras pra descrever o quão bom é acompanhar toda a jornada de vingança e auto-descobrimento da Mia, é quase surreal pra mim. Nevernight deveria ser uma leitura obrigatória pra qualquer bom fã de fantasia, não só pela aventura incrivelmente viciante ou pelas cenas de ação que te prendem de um jeito que eu nunca vi mas, também pela jornada da protagonista e o incrível desenvolvimento de mundo que tem nessa trioligia, sim tem umas 80 notas de rodapé pra você emergir nela de fato mas você cria uma paixão agridoce com ela. É um triologia boa em tudo o que se propõe e terminar ela ne deixa triste mas ao mesmo tempo feliz (e um pouco chateada porque eu não acredito que demorei tanto pra ler), Nevernight ganhou um espaço muito especial no meu coração e eu imagino que possa ganhar no seu também ?.

bárbara 22/07/2020

O fim, com certeza, deve ter dividido opiniões. Não era o fim que eu escolheria mas gostei.

Cris 10/06/2021

?Quando tudo é sangue, sangue é tudo?
E a aventura de Mia Corvere chega ao fim, nobres amigos. E o que pensar disso tudo? Que eu esperava beeeem mais depois do segundo livro (o melhor da trilogia)! Tudo que ela enxergava era matar Scaeva! Sinto muito! Foi decepcionante!