A Livusia

A Livusia Alec Silva
Bruny Guedes

Resenhas - A Livusia

Oceano 01/07/2021

Muito bom. É uma história que poderia ser considerada clichê de terror, mas os autores enriquecem bem o texto com vário elementos interessantes. Eu achei, porém, que ficou um pouco incompleto e se daria bem melhor com pelo menos mais quarenta ou cinquenta páginas explicando melhor tudo o que aconteceu.

Luanna 21/02/2021

curti muito
Mesmo não sendo um gênero literário que goste de ler por motivos de ser medrosa kkk.
Eu gostei muito da leitura, achei fluída e gostei das sensações que a leitura provocou em mim.

angeskoober 17/02/2021

A Livusia é uma história simples, mas bem escrita. Com 100 páginas, foi uma trama que eu comecei a ler e só parei quando acabou.⁣
Não conhecia essa lenda do nordeste, mas essa região tem histórias de fantasma bem interessantes.⁣
Eu digo que é uma história simples porque se trata de uma maldição que cerca uma família, e tudo é explicado. Eu que sou lerda pra adivinhar as coisas, consegui imaginar o fim que essa história teria. Mas nada disso diminui a trama.⁣
É uma boa história de terror com algumas cenas sangrentas, já entrando no horror. Algumas cenas com uma pegada psicológica são bem assustadoras também.⁣
Apenas algumas coisas que achei que aconteceram de um modo abrupto, acho que poderiam ter sido mais bem trabalhadas. Na verdade, se essa história fosse maior, alguns detalhes teriam ficado mais interessantes.⁣
Não posso contar muito, mas a trama envolve dramas familiares, herança, escravidão. A maldição vem de muitos anos, passando de geração em geração.⁣
É um tema interessante, a questão de uma família pagar pelo que um antepassado faz de errado. É uma herança que ninguém quer receber, mas acabam se acomodando com aquela vida que foi dada a eles através de sacrifício e sangue.⁣
O final não é fechado e acho que poderia ter sido melhor também, e olha que não me importo com final aberto. Mas achei um pouco confuso kkk⁣
Mesmo com algumas partes estranhas (incluindo algumas frases que não ficaram com sentido muito claro na narrativa), A Livusia é uma novela bem interessante, de leitura rápida.⁣
E não consegui evitar: simpatizei muito com a Livusia... Ela é carismática e mesmo sendo maldosa, não deixa de ser divertida Kkkk⁣

Lalalias 15/02/2021

Terror nordestino
Livro narrando uma história de terror do serão nordestino, nos leva de forma fluída, pelos assombros que acontecem e aconteceram nessas terras férteis e produtivas...leitura que nos carrega no colo, passando sem sentir e sem esconder nenhum detalhe. Particularmente esperei um suspense com mais detalhes mas gostei bastante da temática.

Jhyenyfer 12/02/2021

O primeiro terror a gente nunca esquece!
A Livusia traz um cenário nordestino de dar arrepios e conta a história de uma família que carrega um fardo em segredo há muito tempo.

Sempre que pensava em ler um livro de terror achava que não sentiria medo ou que não gostaria. No entanto, A Livusia foi muito bom e me desestruturou quando percebi que estava com medo de ir ao banheiro de madrugada. A imagem clara que o livro projeta me deixou com receio de tirar os pés da cama e, sinceramente, achei isso incrível!

A escrita dos autores é maravilhosa, a história flui de uma forma ótima e arrepios não faltam. Esse foi o primeiro livro de terror que li e simplesmente adorei!

Giulia 10/02/2021

Realmente assombrante
Eu não sabia o que era uma livusia antes de ler esta história, e esse tom de mistério levado pela minha ignorância deu uma apimentada na maneira como eu encarei a história, já que fui surpreendida por alguns pequeno detalhes. A narrativa é bem envolvente, e é justamente esse o ponto que dá aquele leve arrepio na espinha conforme os elementos do horror são narrados ao longo da história. Como leitora que não tem muito contato com esse gênero, fiquei positivamente impressionada sobre como a escrita é capaz de causar essas reações em nós. Acredito que a história pode ter sido uma porta de entrada para mim nesse gênero, sem dúvidas terei interesse em ler outras coisas com essa vibes.

@jurietjens 20/11/2020

Terror de arrepiar
Esse terror se passa no sertão bahiano e foi bem construido em sentido de trazer mais da cultura brasileira para a história. Seja nos causos contados, nas aparições ou até no modo de falar dos personagens.

Gostei da história, mas tenho algumas ressalvas em questão de revisão: percebi que alguns nomes dos irmãos e da mãe da protagonista foram trocados, talvez os autores não tenham reparado nisso, mas no começo falam em um, depois em outro. Nada que atrapalhe a história, no entanto.

O livro tem uma mistura de aparaição com zumbi e assassino que me deixou intrigado. Gostaria, inclusive de um segundo livro para explicar melhor essas coisas - ao mesmo tempo, sei que um bom terror não precisa ser explicado porque é isso que dá medo e ponto.

Ainda assim, indico a leitura do conto. É um dos livros mais longos que li até agora nessa maratona de contos brasileiros durante o mês de setembro, mas vale a pena dar uma chance simplesmente pela ambientação e história de causos brasileiros.

Kaaaz 02/11/2020

Esse livro foi meu companheiro na volta para casa por uma semana e meia, e confesso que trabalhei durante essa uma semana e meia extremamente curiosa sobre o desfecho.

A Livusia carrega consigo crueldade, sangue e golpes mais duros do que se pode aguentar, não tem remorsos ou justificativas muito plausíveis para o desastre, ela simplesmente está lá e todos que acabam envoltos na teia de seu sorriso e na beleza demoníaca de seus olhos, se ferram de forma estupenda.

Foi meu primeiro contato com algo dos autores, não faço ideia de onde começa um e termina o outro, a narrativa segue uma linha perfeitamente equilibrada, e é extremamente criativa.
A edição é impecável, e o terror é recheado de desespero e angústia.
Uma leitura maravilhosa, sem sombra de dúvidas!

Diego.Quadros 14/08/2020

Horror genuinamente brasileiro
"A Livusia" trata de um tema comum à literatura fantástica, a maldição de uma família cuja prosperidade depende de uma assombração, com uma nova roupagem, fazendo do livro uma história de autêntico horror brasileiro. Leitura gostosa e fluida, pra ser concluída de uma só vez. A narrativa é tão bem tecida que nem parece ter sido escrita por dois autores.

Quel 14/08/2020

Surpreendente
História muito bem escrita e amarrada, bons personagens e final. Os saltos temporais e capítulos curtos fazem com que o ritmo se torne frenético. Super indico!

Valéria Machado 29/07/2020

Um leitura surpreendente
- Na real quando peguei esse livro a primeira coisa que fiz foi buscar no Google o significado paga o nome ?Livusia?, então recebi a seguinte informação ?(...) Fantasma, assombração - Termo originariamente usado por brasileiros do nordeste do Brasil.? Interessante pois nunca tinha ouvido esse ditado popular nordestino. Mas enfim a história é surpreendente e me deixou impactada, a narrativa é muito bem construída e envolvente. Os personagens são bem construídos e envolventes, dá pra sentir o que eles estão passando e a força em querer passar por tudo o quanto antes. O final tem aquele gosto de quero mais.
- Ótimo livro, recomendo para aqueles, assim como eu, amam uma boa história bem construída e um bom terror.

???

Andre.Messias 02/03/2020

Excelente terror nacional
Para os interessados em histórias de terror com elementos típicos de nossa cultura esse é um prato cheio. A Livusia conta a história de uma fazenda assolada por uma terrível maldição. Dramas relacionais familiares, aparições e temas regionais permeiam essa obra fantástica. Recomendo muito.