As Cavernas de Marte

As Cavernas de Marte Isaac Asimov

Resenhas - As Cavernas de Marte

G.Sully 02/12/2010

Asimov e suas teorias
Este livro conta a história de David Starr, onde ele vai até Marte com uma missão e acaba descobrindo coisas que jamais esperava conhecer.

Issac Asimov é um gênio da Ficção Científica, fez uma história empolgante e muito divertida de se ler. Ele cria teorias sobre Extraterrestres bem diferente de Criaturas Verdes e Gosmentas que vemos por ai na maioria dos livros.

Recomendadíssimo pra quem adora histórias de ficção

Kelvin12 18/11/2021

Desandou perto do final
Gostei bastante do início da história até a metade, o livro poderia ter mostrado os pensamentos de David e como vai solicionando o caso em vez de jogar tudo no final.

Apesar disso o livro é divertido e se não fosse pelo desenvolvimento do final que acabou não me agradando, com certeza receberia uma nota melhor.

O Leitor 17/09/2021

Que delicia de história
É um bom livro para os pequenos começarem no universo da leitura, facil de ler, alem de ser muito curtinho. Vale muito a pena.

Celso 02/10/2021

Uma aventura simples voltada à introdução do público jovem ao mundo da ficção científica. Toma elementos do velho oeste americano adaptados a um mundo futurista. Interessante. Vale a pena ler desde que não se tenha grandes expectativas .

cidasi 31/03/2024

Uma aventura Asimoviana
As Cavernas de Marte, é o primeiro livro da saga Lucky Starr, ja era familiarizado com a escrita do Asimo, mas mesmo assim eu achei brm criativo como ele imaginou serem os marcianos pra essa história.

Como sou fã de investigação e mistério, a história me intrigou. Porém, senti falta de mais descrições, eu queria ler com mais detalhes, acho que o livro peca um pouco nesse ponto e fiquei meio deslocado da ambientacao durante a leitura. Mas, considerando que é um livro infantojuvenil, dá pra dar um desconto.

É uma leitura rapida e agradavel. Recomendo para quem gosta de sci-fi equer uma pausa da realidade, mas nao está com disposição para ler um tratado sobre física quântica.

Morgan 26/10/2023

É uma ficção cientifica bem simples, tudo é menos complicado, é um bom livro para se começar a ler Asimov, mas é bem interessante.

Amei conhecer o David Starr e tudo que se roda, ainda mais como acham que ele é bobinho.

Melhor ainda, que se passa como se fosse um Sherlock Holmes espacial.

Esse livro se passa em marte, onde tem um acontecimento nas agriculturas de lá que faz com que as pessoas morram assim que comeu algo, ele vai para investigar o que está acontecendo, não é spoiler, por isso ta nas primeira páginas do livro.

Amei conhecer personagens não humanos e como ajudaram o menino Starr, é interessante, vou ler a saga toda, o que estou mais curiosa é o que tem Jupiter.

brufaber 25/01/2023

Ficção científica para uma sessão da tarde de quarta
"Você deveria ter um nome que indicasse que você viaja pelo espaço, que percorre a distância de um ponto ao outro do universo. Se eu fosse uma criatura igual a você, acho que seria apropriado que me chamassem de..."
"As Cavernas de Marte" é uma ficção científica pertencente a série Lucky Starr, apresentando personagens tanto humanos como outras criaturas que estão espalhados por vários planetas do Sistema Solar. Nesse volume, o enredo a princípio gira em torno de uma situação: após comerem produtos vindos de Marte, suas vítimas morrem. Assim, David Starr percorre uma aventura para solucionar o problema e desvendar os culpados.
Esse é um livro curto e simples, mas com uma história estimulante. Portanto, a leitura é rápida e dinâmica, ou seja, não é cansativa.
No entanto, um ponto que eu não gostei tanto foi o final, ele foi resolvido de maneira mais rápida do que o necessário em minha opinião, lembrou-me dos finais dos episódios de "Scooby-Doo". Apesar disso, gostei do livro, ele foi como um filme da sessão de tarde.

Guilherme6421 26/12/2022

Me surpreendi
A história é bem simples, mas muito cativante e a leitura é muito rápida, com nada acontecendo a toa. Os cenários também são legais e os acontecimentos e particularidades deles também.
Em particular, um momento específico do livro foi bem surpreendente pra mim, com algo acontecendo de uma forma que eu não esperava e sendo bem diferente do todo que foi apresentado, mas acontecendo de forma muito natural e interessante. É algo que eu gosto de ver, então acabei gostando bastante.
No geral, uma aventura bem leve e divertida de se ler.

Tribe.br 17/07/2009

Muito Bom...
O livro faz parte de uma série chamada David Star. Para quem gosta de ficção este é um livro maravilhoso. A trama é ótima, personagens cativantes e uma historiam que envolve do começo ao fim realmente vale à pena ler.

Osmar 19/05/2012

Um bom livro voltado ao publico jovem
As Cavernas de Marte é o primeiro de uma série de livros voltados para o público juvenil escrita por Isaac Asimov. Cada livro da série (seis ao todo) se passa em um dos planetas do sistema solar e abordam as características de cada um dos planetas, pelo menos de acordo com os conhecimentos vigentes na época. O livro, portanto, possui um cunho didático bem forte.

A estória em si segue a clássica receita de bolo dos livros infanto-juvenis. Jovem inteligente e cheio de recursos, com uma história trágica (neste caso os pais foram mortos por piratas espaciais), se envolve em aventuras com a companhia de um amigo fiel.

Eu devo confessar que os livros da série Lucky Starr, foram uma forte influência quando comecei a enveredar pelo caminho da ficção científica. Com uma narrativa fácil de ler e com bons momentos de ação, é um bom livro para jovens leitores. Relendo o livro hoje, após estar acostumado com estórias mais complexas, ele logicamente deixa um pouco a desejar.

Mesmo que o nosso conhecimento atual sobre Marte torne a estória ultrapassada (do ponto de vista científico), ainda é uma boa diversão (lembre-se porém que é um livro voltado para o público juvenil).

Osmar

www.estantehermetica.com.br

Dayane.Persil 24/05/2021

Esperava mais
Diferente dos outros livros que li do Isaac Asimov, esse é de uma série, então achei esse mais uma introdução do que qualquer outra coisa.

Infelizmente achei o "plot" bem fraquinho e previsível, apesar que o problema pode ter sido minhas as grandes expectativas que eu tive para esse livro.

Irei ler o segundo e com isso decidir se continuo com essa série.

Fabio 24/05/2012

As Cavernas
Foi o primeiro livro do Asimov que li.
Nele dá para se perceber com bastante nitidez os temas de ficção cientifica que consagraram o autor.

A Historia em si é um pouco juvenil, contando uma simples aventura de uma espécie de policial interplanetário que parte em uma missão secreta em Marte.

O que mais me agradou foi a dimensão daquela realidade que o autor criou. Como o livro foi escrito em 1952, fiquei tentando achar elementos que pudesse já existir hoje em dia. Esse foi o grande divertimento para mim.

As Cavernas de Marte é um livro divertido, pequeno e de fácil leitura, com uma boa historia, mas que não prende.

Sinopse:
Em algum tempo no futuro, a humanidade já colonizou vários planetas, e a Terra sofre pelo excesso de população e falta de comida para todos. Assim, alguns planetas se transformaram em gigantescas fazendas, que fornecem comida para a Terra. Uma onda de intoxicações começa a despertar a atenção de um tipo de Conselho de Ciências, que manda uma espécie de Agente Secreto os motivos destes envenenamentos em uma fazenda em Marte.

Erick 09/11/2013

As Cavernas de Marte – Meu primeiro livro de Asimov (sem spoilers)
Esse foi o primeiro livro que li de Isaac Asimov, autor de diversos contos e livros, alguns que inspiraram filmes (Eu, robô e O homem bicentenário) e pai das famosas três leis da robótica. Escolhi esse randomicamente em meio a vários outros romances do mesmo.

A opinião sincera? Eu esperava mais.

Talvez porque o livro seja muito pequeno (142 páginas) para o tamanho que minha expectativa tinha e para o seu próprio universo, que aliais é o maior atrativo. Mas talvez essa desculpa não seja muito boa, já que meu livro favorito tem menos de cem páginas. A impressão que tive foi que esse era um dos primeiros títulos publicados de Asimov, e que conforme lerei seus outros verei uma evolução.

Mas não vá pensando que é um livro horrível e mal escrito. A expectativa é um monstro, e sem ela eu com certeza teria gostado muito mais dessa experiencia. A riqueza de detalhes em especial foi o que mais gostei, eu realmente conheci aquela Marte do futuro e a considerei crível, apesar das contradições cientificas destacadas pelo próprio Asimov no inicio da leitura. Fiquei curioso em relação aquele mundo, digo, mundos. Marte é onde a historia se concentra, porém eu queria conhecer a Lua e todos os outros planetas para que a raça humana se espalhou! Até onde se espade a influencia do Conselho de Ciência? Há raças alienígenas vivendo ou guerreando com a raça humana? Eu quero saber! Fui apresentado ao melhor conceito de marcianos (não seria martianos?) que eu já vi. Qualquer outro livro que se passe nesse universo já esta na minha lista de leituras futuras.

O protagonista David Starr é do tipo de herói praticamente sem falhas ao estilo Buzz Lightyear antes de sacar que era um brinquedo, não, é serio, o nome original do livro é David Starr Space Ranger (David Starr, Patrulheiro do Espaço). Para você que esta acostumando com personagens com muitos tons de cinza a lá George R. R. Martin talvez seja um choque, mas isso não diminui David, mesmo sem entender muito bem suas verdadeiras motivações, além de seu senso de justiça e seu objetivo de salvar a Terra e Marte de um colapso, ele se mostra um verdadeiro herói das antigas, até porque o livro é bem antigo. E vale também mencionar Bigman, o anão sidekick de David, ele é quem possui a personalidade mais forte, mas só gostei dele mesmo por causa do trocadilho no nome.

Tudo isso compensa enredo meio fraco.

Quanto a qualidade da edição que li, que acho é a única no Brasil, vou dizer pouco. A tradução é comum e às vezes usa algumas palavras e expressões datadas para 2013, mas perdoáveis considerando que é uma edição de antes do ano 2000. Aliais com isso dito também não posso falar da qualidade da impressão já que ele estava beeeem velho e sujo.

(Essa resenha também se encontra no meu blog, no link abaixo)

site: http://discursoamador.blogspot.com.br/2013/11/as-cavernas-de-marte-meu-primeiro-livro.html
Abramo 31/12/2015minha estante
É preciso entender que é um livro escrito para o público infanto-juvenil...

Murilo 16/04/2015

Um ótimo livro infanto-juvenil do mestre asimov
Estava eu, em um belo dia, querendo começar a ler os livros do mestre Asimov, pois adoro ficção-científica e todos sabem que ele é considerado um dos grandes pais do gênero. Resolvi começar com uma série menos conhecida dele (se fosse por uma conhecida provavelmente começaria com a trilogia da Fundação ou leria "Eu, robô"), mas quis tentar antes de mais nada, conhecer as obras "menos" comentadas do mestre. Logo no começo pude notar algo que eu desconhecia até então: essa série foi escrita para um público juvenil, pois pude notar que a leitura era bem leve. Apesar de no momento estar procurando uma obra com uma temática mais adulta de Asimov, eu dei continuidade a leitura, pois também gosto de livros infanto-juvenis. E não me arrependi.

O desenvolvimento do livro é muito bom, a leitura em momento algum se torna enjoativa e os personagens são bem divertidos. O final acaba tendo um desfecho inesperado e interessante. As Cavernas de Marte é o único livro de Asimov que se passa em Marte e sua descrição do planeta é muito boa comparada com o que se sabia na época (o livro foi escrito em 1951), mas em momento algum ele busca ser totalmente plausível cientificamente igual é dito da maioria de seus livros (que eu ainda não li, mas podem esperar ver resenhas de todos os que eu ler).

Realmente o livro vale a leitura (que é bem rápida, possui apenas 142 páginas), só é uma pena que não exista nenhuma edição atual em circulação, para encontrar esse livro você terá que buscar por e-books na internet ou frequentar algum sebo e torcer para conseguir encontrá-lo.

site: www.nerdbucks.com.br