Assassinato No Expresso do Oriente

Agatha Christie

Resenhas - Assassinato no Expresso do Oriente

@aprendilendo_ 18/10/2020

Resenha de Assassinato no Expresso do Oriente
Inaugurado em 1883 e ativo até os dias de hoje, o trem conhecido como Expresso Oriente é um dos mais representativos transportes da Europa, sendo conhecido por seu pioneirismo em introduzir vagões-dormitórios, restaurantes e por ligar o sudoeste europeu ao sudeste asiático. É nesse contexto que, no ápice da companhia de trens, na década de 1930, foi publicado pela primeira vez o maior clássico de Agatha Christie, Assassinato no Expresso Oriente.

Em uma viagem para a Inglaterra, o famoso investigador, Hercule Poirot, é confrontado por duas situações um tanto quanto problemáticas, a primeira, uma incomum tempestade de neve a qual obriga o comboio a parar por algumas horas, e a segunda, o brutal assassinato de um homem na primeira classe do vagão. A partir disso, um dos maiores desafios do genial belga é colocado à mesa quando, ainda enquanto o trem está em direção ao seu ponto de chegada, Poirot tentará descobrir o autor do crime.

Com boa parte da narrativa estabelecida através de interrogatórios entre Hercule e os suspeitos do vagão, a obra tem como principal característica a capacidade de imergir o leitor para que, de certa forma, sinta-se ao lado do investigador a cada palavra e atitude, sem, contudo, ter por óbvio a revelação do assassino. Essa característica é realçada pela personalidade cativante do detetive a qual se adapta a um ambiente enclausarante e nos convida para um jogo de quebra-cabeças investigativo, sentimo-nos desafiados a descobrir ou ao menos entender quais pistas estão sendo postas aos nossos olhos. Nesse contexto, apesar do livro se passar em apenas um cenário, em nenhum momento temos a narrativa como algo monótono, pois é de forma inteligente e ponderada que a autora apresenta charadas e novas descobertas a cada parte de forma a não nos sentirmos estafados em uma leitura enfadonha. Por meio de uma divertida e instigante história, Assassinato no Expresso Oriente prende do início ao fim com suas dúvidas inquietantes e personagens carismáticos, ótima leitura.

Para mais resenhas, siga-me no Instagram: @aprendilendo_
Nívia ¦ @niviadeoliveirapaiva 18/10/2020minha estante
É um dos meus favoritos! ?

@aprendilendo_ 18/10/2020minha estante
Eu adorei ele!!

Karol 19/10/2020minha estante
Eu amei esse livro ? o primeiro que li da Agatha ?

@aprendilendo_ 19/10/2020minha estante
Foi o meu segundo, também gostei demais dele!

leti.livros 20/10/2020minha estante
Quero muito ler ESSE LIVRO

@aprendilendo_ 20/10/2020minha estante
Recomendo muito!!

Bia 27/10/2020minha estante
Ele livro é um dos primeiros que li dela, gosto demais! Se vc gostou da escrita, leia o natal de poirot e não sobrou nenhum, na minha opinião, os 2 melhores livros q já li dela.

@aprendilendo_ 27/10/2020minha estante
Anotado!! Gostei muito da autora e pretendo ler muitos ainda.

Djulian 03/11/2020minha estante
Um dos melhores livros da Agatha, sou muito fã dela

@aprendilendo_ 03/11/2020minha estante
O livro realmente é muito bom, cada vez mais gosto da autora.

Neminha.Rodrigues 29/11/2020minha estante
Gostei de ler, foi o primeiro que li, achei que a autora escreve muito bem. Super recomendo a leitura

Viviane.Nascimento 18/02/2021minha estante
Amo Ägatha Christie!

Pluzgui 05/04/2021minha estante
Não sei se aqui é o lugar certo para pedir isso, peço perdão se não for rs.
Alguém pode me Índia um livro de suspense que tem polícia atrás de um serial killer que não seja monótono e prende atenção?
Muito obrigado

@aprendilendo_ 05/04/2021minha estante
Olha, amigo, eu pessoalmente nunca li um livro desse jeito em si. Os de investigação que leio são geralmente só com um assassinato. O mais próximo disso, talvez tenha sido Um Estudo em Vermelho-Sherlock Holmes.

Pluzgui 05/04/2021minha estante
Obrigado por responder

@aprendilendo_ 05/04/2021minha estante
Eu quem agradeço!

Carol 02/06/2021minha estante
Comprei.. vou começar ele!

Lagado:) 06/06/2021minha estante
Pluzgui, Os crimes abc kk

MariaAntuness 25/08/2021minha estante
Um livro de serial killer muito bom é os crimes ABC... da Agatha Christie também

Fffernanda 15/11/2021minha estante
Esse livro me surpreendeu muito, concordo na parte em que disse que faz você ter um lado investigador pois esse livro me fez me sentir assim, ligar pontos, achar pistas pra no final eu ficar completamente surpresa, esse final nem Deus esperava

dnGG 28/02/2022minha estante
todos eles estavam envolvidos

Clarinha 16/04/2022minha estante
Eu instalei o aplicativo ontem, não sei como usarkk

Clarinha 16/04/2022minha estante
Podem me ajudar?

Nbcvbjg 09/07/2023minha estante
Não entendi quem foi o assassino

JoAo 26/07/2023minha estante
Tá solteiro

temakisushii 29/07/2023minha estante
Acho muito interessante a planta que fizeram do trem com os lugatesde cada passageiro, geralmente livros desse tipo não tem desenhos como esse e foi muito útil para conseguir desvendar o mistério. Eu já desconfiava do final mas agatha não deixou a solução tão ecposta ao lonho do livro. excepcional !

Muranguinha 10/01/2024minha estante
Bom, esse livro não foi um dos que mais me prendeu. Mas não podemos negar que o plot é muito incrível

Eliana273 28/03/2024minha estante
Manooo, o plot foi inacreditável, eu fiz uma leitura compartilhada , não sei como chama , mais eu li com outra menina e quem terminasse e soubesse quem era o assassino ficaria calada até a outra descobrir e comentarmos , eu terminei primeiro e fiquei tipo :? e morrendo de vontade contar para ela

Lais544 05/12/2020

Uma história muito bem pensada, personagens misteriosos, um detetive e um cruel assassinato.
Cheguei às últimas páginas do livro sem fazer ideia de quem seria o assassino. A única certeza que temos é que ele está dentro do trem, mas quem ele é, se é homem ou mulher, isso não foi uma tarefa fácil de descobrir.
Paulo 05/12/2020minha estante
Concordo com você, este livro é ótimo e o final é sensacional! Já assistiu o filme baseado no livro?

Lais544 05/12/2020minha estante
Não ainda

Yndi 05/12/2020minha estante
Acho q o detective nunca bateu tanta cabeça com um caso como bateu com esse! O final me surpreendeu muito n esperava q todo estivessem envolvidos fico besta com cada obra q leio da agatha

Pri 06/12/2020minha estante
Esse livro é incrível!!

Lukita 08/12/2020minha estante
Aí esse é meu favorito dela

Ninha 09/12/2020minha estante
Estou com muita vontade de lerrrr, está na minha wish list!

Pam 11/10/2021

Genial e instigante.
Uma forte nevasca faz o expresso do oriente ficar parado no meio do caminho e todos os passageiros ficam presos dentro dele. Se já não bastasse toda essa situação desagradável, um dos passageiros é encontrado morto e o assassino ainda está dentro do trem.

Foi o meu primeiro contato com a Agatha Christie e tenho que dizer que gostei bastante de como ela desenvolve a trama, prende o leitor e finaliza.
Eu não fazia ideia de quem era o assassino e durante muitas partes não tinha nem se quer um suspeito em mente, pois muitas pistas falsas foram colocadas nos capítulos e muitas mentiras foram contadas pelos passageiros. Realmente, o final foi uma grande surpresa, mas também foi muito bem desenvolvido e todas as pontas soltas acabaram se encaixando.

E o que falar do detetive Hercule Poirot?!
Que desde o início do livro se mostrou um personagem brilhante, inteligente e sarcástico.
Lamento Sr. Sherlock, apesar de eu gostar muito de você, acho que agora tenho um novo detetive favorito.

Já adianto a você, leitor: que é preciso prestar atenção aos mínimos detalhes. Eu lia coisas que, aparentemente eram sem importância, mas que no final acabaram sendo cruciais para o desfecho do caso.

nat 26/12/2023minha estante
nem gosta da Agatha. Nem gosta kkkk?

arthur 26/12/2023minha estante
talvez eu goste dela kkkkk

nat 26/12/2023minha estante
qual vc indica p iniciar, nunca tive contato cm ela

?*

arthur 26/12/2023minha estante
mds tem tantos, mas recomendaria um desses E não sobrou nenhum, Depois do funeral, Noite sem fim e esse que li também. (talvez eu goste de todos que leio dela, só talvez)

Kkkkkkkk ain, ent tabo, talvez ela apareça aq tb em 2024

Eduardoow 27/12/2023minha estante
Meu favorito da Agatha, amo tanto esse, já li 4x??

arthur 27/12/2023minha estante
se tornou um dos meus favs também ?

LidosdaCris 01/01/2024minha estante
Meu favorito da Agatha

arthur 02/01/2024minha estante
esse é muito bom Cris, favoritado ?

Guilherme 26/06/2010

Assassinato no Expresso do Oriente
Tenho que dizer que o que dizem sobre ela é verdade. Agatha Christie escreve como poucos, ela cria uma estória que prende o leitor do começo ao fim e vai direto ao ponto.

Só tenho que dizer que ela comete um erro nesse livro. Ela não apresenta Hercule Poirot. Seria até compreensível se fosse de um personagem que aparece uma ou duas vezes, mas sendo um personagem principal, isso se torna um grande erro. O livro começa de forma confusa, pois não é explicado quem é Hercule Poirot, e o porquê dele estar acompanhado de um soldado para poder embarcar no trem. Isso é simplesmente jogado para o leitor (o que de qualquer forma não interfere na estória principal).

Em um certo ponto parece impossível que o caso possa ser realmente desvendado, mas de forma surpreendente, Hercule Poirot desvenda o crime, e o melhor de tudo, é que tem um final extremamente justo.

Obs: Um erro da editora foi não traduzir as falas em Francês, porque poucas pessoas conhecem esse idioma, e em certos pontos isso atrapalha na leitura (é claro que isso nada tem a ver com a escritora).
Renato 29/01/2012minha estante
Hercule Poirot e Hastings estão em praticamente todos os livros, ela meio que supõe que quem lê esse livro já leu outros, talvez seja mesmo um erro, mas é a mesma coisa que você ler Conan Doyle e esperar que ele apresente Sherlock Holmes.

Guilherme 30/01/2012minha estante
Entendi... bom de qualquer forma, agora já li outros livros com o personagem Hercule Poirot, e já não achei necessário apresentação. É como você disse Renato, talvez isso só faça diferença que se lê um livro com esse personagem pela primeira vez.

Luiz Felipe 30/01/2012minha estante
Das muitas obras da Agatha, é uma das mais criativas e envolventes que já li. Uma trama bem formulada e com um final surpreendente. Recomendo.

JP 10/02/2012minha estante
Obra incrível, a maioria dos livros do gênero têm um final um tanto "previsível". Isso não acontece nesse livro, com um final supreendente,vale a pena a leitura.

Phrt 18/04/2012minha estante
Realmente poderiam ter traduzido as frases em frances, mas tirando isso, não há o que reclamar deste obra prima, este livro em especial foi o primeiro que li da Rainha Agatha, e depois desse não consegui mais parar... Realmente Perfeitos!!!

Gabriel Apareci 28/05/2012minha estante
Na minha opinião ela não apresenta o Poirot, pq ele já é um personagem conhecido dos livros dela. E presente em muitos deles...

Anderson 04/07/2012minha estante
Ela não apresenta Poirot porque ele já é um personagem classico no mundo dos romances policiais,

Isabela 06/09/2012minha estante
Primeiro livro da Agatha que estou lendo e me decepcionei com o começo também! Essa foi extamente a sensação que senti ao não ser introduzida ao personagem de Poirot... Até porque o leitor não tem que ler os livros da autora em uma sequência cronológica, ou seja, uma apresentação do personagem seria indispensável.

Ezequiel 14/09/2012minha estante
Na minha opiniao ela nao apresenta o hercule poirot nesse livro pq ele e praticamente uma continuaçao do livro morte na mesopotamia.se eu nao me engano no final do morte na mesopotamia,diz que poirot estava embarcando no expresso oriente,e no inicio do asassinato no expresso oriente,faz alguma mensao a isso.se nao me engano.otima resenha:)

Gustavo 17/09/2012minha estante
Esse foi o 10º livro com a participação do inigualável detetive Hercule Poirot, após treze anos de sua estreia em "O Misterioso Caso de Styles", tornando totalmente desnecessária uma nova "apresentação" no início do livro.
O detetive ficcional já era célebre à época na Inglaterra, cultuando muitos fãs, devendo ser ressaltado que a leitura dos livros era feita na ordem correta.

É o mesmo que pedir a apresentação de Sherlock Holmes em todos os romances e contos em que apareceu... Não faz qualquer sentido.

O leitor interessado em se aprofundar mais na história de Poirot deve iniciar a leitura cronológica de seus casos, que se encerram com "Cai o Pano".

Quanto ao presente livro, trata-se de umas melhores histórias de Agatha Christie, com todos os ingredientes de um ótimo romance (clima, tensão, ótimas personagens, pistas) e um excelente desfecho.

Marina 02/12/2012minha estante
concordo com vc, realmente Agatha escreve como poucos ou ninguém...
mas as frases em francês realmente não são traduzidas, creio que em editora nenhuma, só pra dar mais enfase ao fato de que Poirot é belga (e muitos confundem ele como frances nas historias, o que o irrita rs...)
Se eu me lembro bem o capitão Arthur Hastings no livro O Misterioso Caso de Styles, que é o primeiro grande caso de Poirot publicado, dá alguns detalhes sobre quem é Poirot, então acho que Agatha nos livros seguintes acha desnecessário ficar apresentando toda vez, por mais que a maioria dos livros não sejam continuações de outros. Esse foi o primeiro livro dela que eu li e acho que isso não atrapalhou muito não.

Valentim 27/12/2012minha estante
Em relação à sensação de estranhesa com a (falta de uma) introdução do protagonista: a culpa não é da escritora. Esse ponto é de fato um problema hoje, mas na época em que o romance foi escrito era perfeitamente natural que Christie pressuposse que quem viesse a por as mãos no livro já conhecesse seu célebro personagem (visto o gigantesco fenômeno editorial que eram os livros dela ná época). A culpa é das editoras em não criar uma nota, um prefácio, contextualizando as obras da autora e, consequentemente, o personagem.

Dalton 06/04/2013minha estante
Naquela época era normal a não apresentação de um determinado personagem. Porque era compreensível que quem lesse esse livro dela com Poirot, já tivesse lido outro. Eu acho, quer dizer. Nos dias de hoje, concordo, seria extremamente necessário.

Emme, o Fernando 08/02/2015minha estante
Quem já leu muitos livros dela nem percebe esses detalhes.... Ela escreve no começo do livro apenas que se trata de um detetive que prestou auxílio ao exército em uma investigação....

Não é possível como disseram que esse seja uma continuação de "Morte na Mesopotâmia", escrito em 1936. Assassinato no Expresso do Oriente é de 1934.

Em vários outros livros ocorre a mesma coisa. Mas não digo que seja necessário ler em ordem cronológica, talvez o leitor devesse ler 1º o "Misterioso Caso de Styles" e depois qualquer outro dela.....

Nay 11/05/2015minha estante
Guilherme,o melhor é começar pelo livro "O Misterioso Caso de Styles " , foi o primeiro e nele faz a apresentação do Poirot.

Jprm 13/07/2015minha estante
Olha, eu concordo um pouquinho com vc. Realmente falta alguma descrição de Poirot. Mas, sinceramente, essa falta é tão insignificante diante do que Poirot faz nesse livro... Assassinato no Expresso do Oriente foi o primeiro livro de Agatha Christie que eu li, e eu acho que não há melhor apresentação do detetive belga do que a sua magistral atuação. No final das contas, mesmo a autora não tendo falado nome de pai, nome de mãe, cidade natal, primeiro bichinho de estimação de Poirot, eu me senti devidamente apresentado ao melhor detetive de ficção de todos os tempos.

Heloisa Carvalho 29/11/2017minha estante
Foi o primeiro que li, e não me lembro de sentir falta da apresentação, e depois percebi que ela sempre o apresenta. Mas pode ser como o colega falou, deve ser continuação.

Carmen 03/04/2020minha estante
Eu concordo em todas suas interpretações.. pois tive essa mesma dificuldade no início do livro em entender o que estava acontecendo, senti falta de uma introdução de quem é Poirot. Esse é o primeiro livro que leio dela, então.. fiquei meio perdida no início. Independente disso, todo o desenrolar ficou fácil de acompanhar.. adorei...

Natha 08/06/2020minha estante
Será o que aconteceu comigo? Que não consegui me surpreender. Eu esperava sentir emoções semelhantes as que senti ao ler Arthur em Sherlock Holmes. Mas nada aconteceu. Considerando que esse foi o primeiro livro dela que li, de fato não apresentar ele foi confuso pra mim.

Yurinho 25/08/2020minha estante
Concordo, as falas em francês deveriam ter sido traduzidas

Gabriela2804 13/09/2020minha estante
Concordo gui! Um erro grotesco não traduzir as falas em francês!

Matheus Viveiros 21/09/2020minha estante
Sobre as falas em francês, concordo. Quanto à introdução do personagem, isso só faria sentido se esse fosse o primeiro livro dele, o que não vem ao caso!

Debora.Mello 20/11/2021

-,Tendo apresentado minha solução a todos,tenho a honra de me retirar do caso...
Minha nossaaaaa que história meus amigos, que história...fico cada vez mais fascinada pela escrita da Agatha o desenrolar delas é com está não foi diferente. Claro que sempre que vou ler os livros dela tento desvendar o mistério tbm, pelo menos uma pequena parte desse eu acertei kkk acho q todos a princípio. Mais é muito emocionante o desvendar como tudo se encaixa. Muito bom mesmo, tá favoritado sem sombra de dúvidas.

Pam 13/01/2022

Uma leitura boa.
Esse deve ser um dos livros mais famosos da Agatha Christie, fiquei feliz de finalmente ler, mas achei somente bom.

A gente acompanha o famoso Hercule Poirot precisando resolver um assassinato que ocorreu durante a madrugada no trem no meio de uma nevasca. Toda essa premissa é muito legal e eu adorei toda a investigação e a ambientação, eu me senti lá com o Poirot entrevistando os passageiros e tentando conectar os pontos.

Eu não gostei tanto do final, por mais incrível que pareça eu até consegui prever que aconteceria algo como o que rolou, mas ainda assim achei meio... forçado? Eu sei que é somente um livro, mas não gostei muito da resolução, muito menos da reação à ela.

Deixei isso pro final, mas não deixa de ser importante. Nesse livro aqui a Agatha Christie tava no auge (do que eu li até agora) da sua xenofobia contra latinos. De forma alguma eu quero "cancelar" a autora (até porque ela já tá morta), mas acho que a gente tem que se atentar a isso, as editoras na gringa deveriam colocar disclaimers, porque é vergonhoso e ofensivo. Tem cena dela falando que latinos são impulsivos e violentos, e depois tem mais uma falando que "crimes inteligentes" estão fora da capacidade de latinos, é algo dos europeus. Oi? Ela nos descreve como animais estúpidos. Não adianta falar que o personagem que é xenofóbico e a autora não porque eu já perdi as contas de quantos livros dela tem falas assim, ela claramente tinha um problema com a gente. Precisa mesmo ter sempre tanta fala xenofóbica e nessa escala? Naquela época todo mundo pensava assim mesmo? Vale lembrar que a fala saiu da boca do protagonista, o cara que teoricamente é "a voz da razão". Isso pode não ser tão nocivo pra nós brasileiros (mesmo que ofenda), mas fico pensando em grande escala, afinal, o sucesso dela até hoje é estrondoso.

A leitura é rápida, como quase sempre são os livros da Agatha. Eu às vezes achei meio difícil de acompanhar porque são muitos personagens, então é preciso muita atenção aos nomes e histórias de cada um, é fácil confundir. Por fim, relevando o final forçado e a xenofobia, eu até gostei, mas infelizmente acho que não vai entrar pros meus favoritos da autora.
Marina_amorim69 14/01/2022minha estante
SIM MDS FORÇOU DEMAIS

Pam 14/01/2022minha estante
né? absurdo demais, eu senti q a agatha tava debochando da minha cara kkkkk

Gabriella.Sousa 04/03/2024

Amo Agatha, mas já ouvi tanta gente dizendo que esse era o melhor livro dela que criei altíssimas expectativas e elas não foram alcançadas... Livro ótimo, mas ainda prefiro outros menos comentados...
Larissa Alferes 04/03/2024minha estante
Concordo com você. Adoro O Natal de Poirot!

Victória 11/01/2022

É o primeiro que li da Agatha, a solução do caso me surpreendeu bastante, só não dou mais estrelas porque não gostei do protagonista e a leitura não foi tão fluída, mas enfim, super recomendo, fica mais interessante do meio pro final, que é onde desperta a curiosidade.

Leitura e . 17/02/2021

@leituraeponto
Finalizada... logo posto no insta...

@leituraeponto

?????????????

Yago 10/02/2022

o plot twist perfeito, leitura bem leve, todo mundo precisa ler esse livro, simplesmente perfeito! Amei!
Gabriela3816 10/02/2022minha estante
Essa mulher me fez de trouxa o livro todo

Edu 10/02/2022minha estante
agatha rainha

Let 19/07/2021

Impossível de adivinhar o culpado!
Eu tinha visto o filme e nem gostei tanto, por isso adiei a leitura! Mas mds, ainda bem que eu li!!!

O enredo é genial! O detetive é super carismático e divertido de acompanhar! O jeito que ele faz perguntas que você pensa serem inúteis, mas no final são as que resolvem o caso!

Só digo uma coisa: não dá pra adivinhar o culpado! Mesmo se atentando às pistas, a narrativa é feita pra ser um crime difícil senão quase impossível!

Só não dou 5 estrelas por causa de uma fala preconceituosa no livro com a cultura latinha que me incomodou. Não consegui ignorar.

Elentiya. 26/05/2021

Assassinato no Expresso Oriente?
Meu primeiro livro da Agatha e agora entendo tudo que falam dela... QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!!!

Sem palavras, de verdade, pra essa história, para os personagens e pra construção.....
É um livro que você nunca adivinha o final e precisa ler tudo pra ter as respostas...
A Agatha é simplesmente GENIAL
Dani Lopes 26/05/2021minha estante
Esse tbm foi o primeiro livro da Aghata que li, e amei. O meu próximo será MORTE NO NILO, já estou ansiosa para a leitura.

Elentiya. 26/05/2021minha estante
Ele é maravilhoso! Estou doida para ler esse também!!!

meadowsgirl 25/06/2021minha estante
você PRECISA ler Crimes ABC, sério. A Agatha é perfeita véi

Elentiya. 29/06/2021minha estante
Aaaaaaa
Vou ler simmmm

skuser02844 08/01/2024

Simplesmente incrivel
Minha primeira experiencia com a autora nao tinha sido muito satisfatoria, mas essa segunda foi muito boa. O livro é bem leve de se ler e divertido de ir descobrindo as coisas ja que todo capitulo revela alguma coisa e no final o plot é muito bom. Eu nao fui lendo tentando descobrir quem matou e o que aconteceu, fui mais absorvendo os fatos mas mesmo assim foi uma experiencia muito boa de se ter

Vini 13/05/2021

Incrível
Com certeza o melhor livro da autora que li até agora, desconfiei até do próprio médico que estava ajudando kkkkkkkk criei várias teorias, e por incrivel que pareça, a que eu mais achei absurda na minha cabeça estava certa. Adorei o livro inteiro, só queria que tivesse tipo um epílogo, pra mostrar mais detalhes do que aconteceu depois com os personagens.
Gabi 13/05/2021minha estante
nossa esse livro é muito boom, eu engoli ele praticamente kskskak