A regra do amor

A regra do amor Jonathan Leeman

Resenhas - A regra do amor

samcou.rs 28/12/2023

Você tem certeza que entende o que a Bíblia diz sobre o amor?
Jonathan Leeman mostra que o entendimento romântico sobre o amor mantido pela nossa geração deforma o que a Bíblia sobre o amor. A cultura proclama um amor sem regras e sem julgamentos, mas isso é qualquer coisa, menos o amor de Deus.

O autor trabalha os erros no conceito de amor, o verdadeiro conceito de amor proveniente da Trindade, e no final apresenta como a igreja demonstra o amor de Deus. Um livro chocante e indigesto para os padrões da nossa época.

Milena 13/10/2021

Que livro ótimo! Excelente abordagem do que verdadeiramente significa o amor, e que de longe difere do que a maioria acredita.

Tonny 03/05/2021

Existe Regras Para o Amor?
Um assunto amplo, reflexivo e que nos edifica sempre.
Leeman aborda o assunto do amor das mais diversas formas. Autoritário, impositivo, invejoso, que só quer pra si e o amor ganha ganha, o que ele chama de bumerangue.
Me sinto realizado pelo aprendizado.

Marco.Antônio 13/02/2021

.................................Em breve.......................................

John 06/07/2020

Muito bom.
Este livro é super indicado para a leitura entre jovens. Mudará conceitos equivocados

Victor, the Reader 21/05/2020

Amor de verdade
O amor, como conceito, tem sido compreendido e, consequentemente, vivido de maneira altamente subjetiva em nossa sociedade contemporânea. Muitos confundem - vamos usar um termo ameno - o amor como um mero sentimento, como algo sensual, o que acaba levando a relações descartáveis e casuais, ocasionando prejuízos emocionais em pelo menos uma das partes envolvidas.

O amor verdadeiro, o amor bíblico, passa longe dessa ideia subjetiva e descartável. O amor verdadeiro se trata de atitude, uma atitude sacrificial e altruísta, onde o maior beneficiário é o outro e não eu. O amor não é um conceito abstrato, mas uma qualidade pessoal de Deus. Um dos maiores exemplos de amor vem do próprio Deus, quando entregou seu próprio Filho como sacrifício em favor de nós; outro vem do Filho, quando entregou a si mesmo por nós.

A obediência bíblica é resultado direto do amor bíblico, capaz de trazer implicações poderosas para a vida particular, a sociedade, a igreja, a cultura, e o mundo. O amor nos leva a evangelizar e fazer o bem, a fazer parte de uma igreja e aceitar uma disciplina eclesiástica, a fazer a vontade de Deus e ensinar aos outros, a adorar a Deus e, também, a criar uma cultura distinta e santa.

Heseve 12/05/2020

A regra do amor
O amor que vemos ser difundido atualmente está muito longe do padrão que a bíblia nos ensina, essa obra vai ajudar você a se maravilhar o amor de Deus

Gilmar.Melo 30/12/2019

Compreendendo a relação entre o amor e a autoridade de Deus
Que livro excelente! Termino 2019 com essa excelente leitura. Jonathan Leeman tem se mostrado como um excelente autor de livros que tratam sobre eclesiologia, a doutrina da igreja. Com os seus livros lançados pela série 9 Marcas, têm ajudado líderes e cristãos de forma geral a pensar sobre a igreja de uma forma mais fiel biblicamente.

E neste livro recem lançado, mais uma vez nos deparamos com mais uma ótima contribuição do autor em um assunto que, creio eu, não há muita literatura disponível: A difícil relação entre o amor de Deus e a Sua autoridade e justiça. Hoje em dia sabemos que, em nome de uma falsa ideia do amor de Deus, como apresentada na Bíblia Sagrada, têm se levantado muitas falsas doutrinas que tem pervertido o ensino fiel das Sagradas Escrituras. E neste livro, Leeman faz um excelente trabalho ao expor o real sentido bíblico e teológico do amor de Deus e como isso está relacionado a Sua noção de autorização e justiça.

O livro está dividido em sete capítulos. No primeiro o autor traz uma dimensão de como o amor é compreendido culturalmente e como essa compreensão está em choque com a verdadeira concepção de amor. No segundo capítulo, ele traz uma exposição de como o amor, e principalmente o amor de Deus, foi compreendido entre os principais teólogos na história da igreja e como isso teve seus desdobramentos que nos traz hoje a noção equivocada do amor de Deus que está presente em muitas igrejas.

Já no terceiro e quarto capítulos, o autor começa a trazer a real e verdadeira noção do amor de Deus, que é a expressão máxima e real do amor. "Podemos dizer que o amor de Deus é fundamentalmente centrado em Deus. O Pai dá sua justiça e glória ao Filho e se deleita, acima de tudo, nessa glória. O Filho, por sua vez, dá sua justiça e glória ao Pai e se deleita, acima de tudo, nessa glória. Nenhum dos dois jamais renuncia as exigências de seu caráter santo e justo compartilhado."

Por fim, no capítulo seis ele trabalha a relação entre amor e julgamento e no capítulo sete ele faz mesmo trabalho na relação entre o amor e a autoridade.

Mais um excelente trabalho para contribuir com a igreja cristã e a importante e oportuna compreensão do real amor de Deus. Ainda que com caráter de introdução, essa excelente obra pode servir como fonte de consultas sobre o tema para pastores, líderes e cristãos em geral.