O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas -

AbobrinhaBaggins 15/04/2024

Uma fantasia de humor ácido
The Witcher foi escrito por um polonês de nome difícil o bastante pra que eu escreva e me confunda. A obra acompanha o bruxo Geralt de Rívia e suas aventuras proporcionadas pelos seus contratos. Cada capítulo é uma história única, com personagens diferentes(incluindo os vilões) que seguem um humor ácido e muita ação. A saga de livros adaptada para séries e jogos renderam fama ao autor, apesar de ter feito inúmeros trabalhos.
Como você já deve imaginar, é uma fantasia para maiores, então não dê este livro pra um menino de 10-12 anos que leu Percy Jackson e Harry Potter: ele vai se assustar. Zombaria e acidez simplesmente não vão faltar em uma única página! Há também algo de assustador no livro, como se usar a própria mitologia europeia para dar vida à obra foi uma boa jogada. Geralt me surpreendeu muito, ora ele é um soldado cauteloso, ora uma pessoa hilária. A ação é muito bem descrita e não serve apenas para exibir as habilidades do bruxo de cabelos brancos, mostra também um lado humano que hesita até o último momento para salvar mais vidas. Afinal, ele não mata monstros: ele os desenfeitiça.
Ao ler o livro, dá para perceber porque a obra foi adaptada em diversas indústrias. Todos os elementos estão em total equilíbrio, o que é muito difícil, ora há muita conversa, ora muita açao, ora muita piada... The Witcher equilibra todos e se torna uma obra com muito potencial.

Alek 13/04/2024

Um bom começo
Não nego que esperava algo diferente no primeiro livro de The Witcher. Porém, todas essas "insatisfações" são fruto da minha mania de esperar um worldbuilding Tolkeniano, quando na verdade a fantasia é ainda mais ampla.

Dito isso, o Último Desejo, com seu formato dinâmico, é uma introdução excelente a esse universo. Nos dá alguma noção básica de como funcionam os personagens que conhecemos tão bem dos jogos, e ao mesmo tempo introduz o universo.

Além disso, senti que o estilo de escrita é diferente de qualquer coisa que eu tenha lido, o Andrej gosta muito de trabalhar com o implícito, e deixar palavras de fora é algo que de início me incomodou, mas que com o tempo me acostumei. Assim, restou um livro dinâmico e interessante do início ao fim, embora eu não saiba dizer o quanto desse interesse eu devo aos jogos e não ao livro em si.

Ainda assim, algo que me fascinou foi a divisão dos contos. Não há uma linha do tempo clara, mas entre cada conto narrativo há outro, que serve como interlúdio (e esses tem uma linearidade clara). Nesses intervalos, nos é apresentado um pouco mais de como funciona a "lógica" do mundo de The Witcher, e somos introduzidos de uma maneira mais "íntima" (embora ainda muito distante) ao Geralt, e sua personalidade e pensamentos.

Monica 09/04/2024

O ÚLTIMO DESEJO
Um bruxos cheio de histórias que não cansa de se aventurar, esse é o Gerald de Rivia. Sinto que ainda tem muito pra ser contado do passado dele e das sacerdotisas, e claro, muito por vir de suas aventuras....
Mas num geral, no início eu não estava entendendo nada e no final eu estava no início :)

Cah 02/04/2024

Parece ser mais uma introdução para os próximos livros
Não era bem o que eu esperava, mas não obras ser um livro ruim, mas tinha uma outra imagem dele na minha cabeça. Não sei se por causa dos jogos ou da série.

E esse primeiro livro parece ser mais uma introdução para os próximos livros, vamos ver como vai ser o desenrolar...

VNMatias 30/03/2024

Excelente!
Já tinha ouvido falar em The Witcher por conta dos games, mas nunca havia chegado de fato a me interessar pela história do bruxo. Porém, tudo mudou depois que a Netflix lançou a série e ai sim, após assistir a primeira temporada, um interesse por esse universo surgiu em mim.

Comprei os dois primeiros livros: ?O Último Desejo?, que já terminei e gostei muito, e ?A Espada do Destino?, que estou iniciando agora.

Pretendo ainda este ano concluir toda a saga de Geralt de Rivia.

Conrado Lourenço 28/03/2024

Mundo Sombrio de Geralt de Rivia
Este volume é uma coleção de contos que introduz os leitores ao mundo sombrio e intrigante do bruxo Geralt de Rivia. Cada conto apresenta uma aventura única, onde Geralt enfrenta criaturas sobrenaturais, lida com política e traição, e explora as complexidades morais de seu trabalho como caçador de monstros.

Sapkowski tece uma narrativa envolvente, repleta de diálogos afiados, personagens complexos e reviravoltas inesperadas. O protagonista, Geralt, é um anti-herói cativante, cuja mistura de coragem, moralidade ambígua e habilidades extraordinárias o tornam fascinante.

Além disso, o autor constrói um mundo rico e detalhado, inspirado em folclore eslavo e medievalismo, repleto de magia, intriga política e conflitos étnicos.
Uma das maiores forças de "O Último Desejo" é a maneira como Sapkowski subverte tropos tradicionais de fantasia, oferecendo uma visão mais sombria e realista do gênero. Os contos exploram temas como discriminação, preconceito e a natureza humana, adicionando profundidade emocional à trama.

agathaaaaa 21/03/2024

Prende a atenção desde a primeira página.

No começo é um pouco difícil de entender a lógica sobre o tempo, presente e passado estão indo e vindo durante toda a leitura, mas com o passar das páginas você de acostuma.

Um mundo incrivelmente amplo de seres e magia, com muitos ensinamentos morais, desde escolher o mau menor até se sacrificar pelos demais.

Grifa.Textos 15/03/2024

Leitura obrigatória aos fãs do Game e da Série da Netflix
Esse é o primeiro livro da Saga The Witcher. E nessa obra o autor polonês Andrzej Sapkowski leva o leitor por um mundo sombrio e repleto de intrigas palacianas. Habitado por feiticeiros, monstros e personagens ambíguos.

A narrativa tem como personagem principal, Geralt de Rívia, conhecido como o Bruxo, o Lobo Branco, o Carniceiro de Blaviken. Geralt é um caçador de monstros que segue por lugares perigosos enfrentando o sobrenatural.

A trama não é linear. Cada capítulo apresenta uma história única, mas interligadas por um enredo central. Uma mistura de contos de fadas reimaginados com temas adultos.

Uma história complexa com reviravoltas e personagens cativantes. O autor conseguiu incorporar mitologia com elementos do folclore eslavo e autenticidade cultural.

Esse livro é uma introdução perfeita ao mundo de "The Witcher". E leitura obrigatória aos fãs do Game e da Série da Netflix. Uma prosa envolvente com uma abóbora única para o gênero de fantasia.

Mariana.Pressler 27/02/2024

Gostei
Primeiro livro da história de Geralt,e já vou ter que continuar,ele é MUITO FODA CARA.
A história é tão boa eu achei,demorei demais pra ler,mas quem liga né?
O meu capítulo favorito real é o penúltimo,tão incrível?

Farleyzinia 18/02/2024

Aos homens agrada inventar monstros...
Finalmente começando essa saga (?) de livros,e felicíssima que achei gostoso e divertido ler!!!!

O Geralt tem carisma, parece caladão, mas tem seu carisma e quando abre a boca me tira umas boas gargalhadas dependendo da situação.

Achei muito interessante que o autor se aventura colocando detalhes que a gente assimila aos contos de fadas antigos, mas isso não torna a narrativa boba e sem graça, ele transforma os detalhes no pano de fundo, tornando-os muito mais interessantes que os contos que a gente já conhece ou já ouviu falar, como por exemplo, uma Branca de neve sanguinária (Renfri vulgo Picança) que tem bons motivos pra se tornar sanguinária, uma Fera amaldiçoada em um castelo que obedece seus desejos, uma princesa prometida que se apaixona por um "ouriço", um 'gênio' numa lâmpada...

Vale ressaltar que nenhum dos monstros (ao menos nesse primeiro livro) são o que são, porque como diz o próprio Geralt "Aos homens agrada inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos. Quando se embriagam, são capazes de trapacear, roubar bater na esposa, deixar morrer de fome a velha vovozinha, matar a machadadas uma raposa pega numa armadilha ou ferir com flechas o último unicórnio do mundo. Nessas horas, gostam de pensar que Moahir, que adentra as choupanas de madrugada, é muito mais monstruosa do que eles. Aí, ficam com o coração mais leve e acham mais fácil tocar a vida adiante."

Enfim, esse foi um bom começo, ansiosa pelo resto da história!!!

amandawrnr 14/02/2024

?Amor e sangue. Ambos possuem um poder colossal.?
O último desejo é um conjunto de contos que se intercomunicam, se passando no mesmo universo e sendo narrados em terceira pessoa, com uma leitura ricamente construída nos diálogos repletos de humor ácido e muito fluida, tendo o Geralt como um protagonista de bom caráter e bem humorado.
A fácil compreensão da história se dá pela boa descrição das cenas, duelos e uma narrativa constante, onde a perspicácia e a inteligência do bruxo sobressaem nos pontos altos de cenas de ação.
A complexidade e a construção dos personagens foi o fator que mais me agradou durante a leitura, com personagens secundários bem construídos pelo autor e que marcam uma certa presença, complementando a trajetória de vida do personagem principal e nos instigando a dar continuidade na narrativa.
Acredito que o universo do livro entrega aquilo proposto para o início de uma saga, com bons contos e personagens profundos, onde o autor trabalha com respostas inesperadas e descrição equilibrada, com tons poéticos que colocam em pauta diferentes formas de nos envolver na narrativa.

Isabela.Wapenik 10/02/2024

Beware, beware.Here comes the Witcher!
Assim como muitas em muitas altas fantasias, The Witcher: O último desejo traz logo de início um mundo completamente novo, mas que para olhosmaisatentos, consegue ver asdiferentes influênciasque ali permeiam. Sejam os clássicos contosde fadas até os elfos das histórias nórdicas, tudo se junta nessa belíssima história inicial.
Mas para isso, faz-se necessário ressaltar quea literatura polonesa ébem diferente da literatura ocidental queestamos acostumados.

Esse ponto pode ser visto primeiro na linearidadeda história, na qual as informações menosrelevantes são passada bem por cima, quasecomo um lembrete, evitadmo assim que a história fique carregada e maçante. Porém, em certos momentos, isso é tão frequente, que cado vocênão preste aatenção ou não esteja familiarizadoainda, possaparecer uqe foi um descuido do autor e quea história está toda quebrada. Isso torna a leitura mais difícil? Não, apenas mais dinâmica.

Outro ponto que me chama a atenção nesse livro, principalmente para uma história de entrada, é que ele é dividio em contos (6 contos se não me engano). E isso étão diferente, que me deixou ainda mais curiosa. Até porque, nãoé comum uma história ssim, e conforme você vai avnçando, dá pra entender que a história doGeralt só poderia ser contada assim. Écomose você estivesse dentro de uma partidadeRPG e cadaconto fosse os desdobramentos inesperados da sua partida. Todos eles possuem uma linearidade bacana, mas eu queria que alguém tivesse me dito queas partes "Voz da Razão" também valem como um só conto. Atéeu entender isso, fiquei um pouco perdida. *risos*.

Sobre os personagens, TODOS ELES SÃO MARAVILHOSOS. Para aqueles que assitiram a aérie ou jogaram os jogos, Geralt representado está bem próximo dos livros, mas aqui é possível ver um lado mais "humano" dele, aindaque ele precise e tente ser neutro em suas decisões. Sem comentários para a querida Yennefer que conti ua ze do tão complexa e maravilhosa como sempre (nota: aqui estousendo bem parcial, visto que ela éa minha personagem favorita). E não me esqueço do Jaskier, com seu sarcasmo, lirismo e aventuras amorosas para fechar o combo.

Resumindo, para os amantes de fantasia, consumidores da série e fans do jogo, éuma leitura obrigatória, que ganha muitos pontos por ser curtinha e poder ser espaçada sem prejudicar a história. Para aqueles que querem começar a ler fantasia, também é um ótimo começo pelo mesmo motivo.

Arthur.BordAo 09/02/2024

A saga do bruxo Geralt de Rívia se inicia com uma série de contos sobre suas aventuras com monstros, majestades e feiticeiras, que nada mais são que versões alternativas e um tiquinho sombrias dos contos de fadas tradicionais, como A Bela Adormecida e a Branca de Neve, e eu fiquei tipo "uaauuu" quando percebi isso. É um daqueles livros que você devora e quando menos espera já tá querendo ler o próximo e aí você lembra que não comprou e se contenta em ler esse de novo. Eu já era apaixonado por The Witcher desde que joguei o jogo e depois que li esse livro me apaixonei mais ainda. 5 estrelas.

Vez Ou Outra Um Livro 03/02/2024

Monstros
Não quis assistir a série antes de ler a saga.

Agora estou lendo o livro e assistindo até a parte correspondente da série! Uma pequena aventura.

"Aos homens agrada inventar monstros e monstruosidades. Com isso, sentem-se menos monstruosos."

Pri 31/01/2024

O primeiro livro da série do bruxo Gerat de Rivia faz um bom trabalho ao dar detalhes do mundo em que vivem, trazendo detalhes sobre as pessoas, mas principalmente sobre os monstros que habitam cada uma das regiões por onde o bruxo passa.
Ademais, nesse livro também é relatado a amizade de Geralt com Jaskier, um bardo que quase sempre precisa ser salvo pelo seu amigo bruxo.
O livro também comenta como foi o encontro de Geralt com Yennefer de Vengerberg, uma grande feiticeira, que se torna a paixão do bruxo.
Talvez por ser o primeiro livro eu não tenha gostado muito, principalmente pela ausência de uma sequência na história. Pra mim, pareceu que cada capítulo era mais um conto. Lerei o livro 2, pois sou curiosa e espero que me atraía mais do que o primeiro.