O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Nicoly Mafra - @nickmafra 29/01/2020

Sobre "O Último Desejo" | The Witcher #1
Já faz um bom tempo que a série "The Witcher", de Andrzej Sapkowski, vem sendo comentada e amada por fãs de fantasia e do jogo homônimo, porém, só fui conhecer de fato a história do Geraldão ops... Geralt de Rívia com a adaptação da Netflix, e claro, fiquei louca para conhecer mais sobre a jornada deste bruxão.

Bem semelhante às aventuras apresentadas na primeira temporada da adaptação, em "O Último Desejo" vamos acompanhar diferentes jornadas de Geralt de Rívia, um bruxo mercenário capaz de executar qualquer serviço pelo preço certo, seja matar monstros, desfazer feitiços ou expulsar criaturas indesejadas de um território. Neste primeiro volume da série, Geralt, o Lobo Branco, enfrentará estringes, lâmias, silvanos, quiquimoras e outras criaturas sobrenaturais e encontrará Jaskier e Yennefer - personagens importantíssimos para a jornada do bruxo -, apresentando aos poucos este universo fantástico.

"O Último Desejo" é composto de seis contos principais - em uma ordem cronológica não muito clara -, cheios de batalhas, magia, criaturas e intrigas, e sete contos de "respiro", onde conhecemos mais um pouquinho sobre este mundo tão peculiar, sobre a vida do bruxo e detalhes sobre os outros personagens da obra. Durante a leitura, é possível perceber as inspirações do autor, trazendo para os contos alguns elementos de clássicos contos de fada, e, além disso, temos informações e cenas que não foram apresentadas na adaptação.

De modo geral, essa foi uma leitura bacana, porém, assim como o seriado, não achei UAAAAAU; parece que faltam alguns detalhes sobre o pano de fundo deste universo, as intrigas políticas e detalhes sobre a vida dos personagens. Acredito que com o segundo volume da série, "A Espada do Destino", ainda terei esse problema, pois também é narrado por contos, contudo, ainda estou curiosa e ansiosa para dar continuidade na leitura desta série.

site: www.instagram.com/nickmafra

Stonks 22/10/2020

O que achei das aventuras de Geralt de Rívia
As aventuras do bruxo contadas nesse livro em forma de conto me cativaram bastante, apenas do começo até mais ou menos metade do livro eu está tendo dificuldade em ler, por causa do trabalho, eu tava muito cansado e ao mesmo tempo queria muito ler o livro, o que acabou me atrapalhando, mas depois descobri uma forma de ler e o livro engatou, já estou ansioso pra chegar Novembro e eu comprar a espada do destino e poder descobrir o que vai acontecer com Geralt.

Odailsonnnn 07/11/2020

Ótimo início de saga!
O primeiro livro da série do bruxo Geralt de Rivia.
Gostei muito da forma de como o autor escreve, porém achei um pouco confuso a linha do tempo dos contos.
Apesar de tudo no fim deu pra entender bem o q rolou no livro. Geralt como sempre um personagem muito carismático, sempre mostrando seu lado bom. Já assisti a serie e joguei o The witcher 3 (confesso que esperava mais lutas com monstros assim como no jogo). O autor descreve os personagens muito bem e isso nos cativa majs em continuar lendo.
Deu pra tirar muitas reflexões tbm através de alguns contos como no "O mal menor", que foi uns dos meus preferidos junto com " Um grão de veracidade". Em alguns momentos vc percebe de como rola uma desigualdade e preconceito contra os que são diferentes, mesmo a pessoa (ou monstro) tendo um lado bom, também de como as mulheres são tratadas, as vezes como simples objetos, por mais que a história se passe em um tempo medieval o q era comum.
O autor me cativou demais e não vejo a hora de continuar essa série e de como a história vai se desenrolar com a lei da surpresa imposta por Geralt no conto " Uma questão de preço" e o último desejo que ele fez ao Gênio Djinn.

Dhe 18/06/2020

O livro é dividido em contos que vão intercalando passado e presente. Esses contos vão ajudando você a compreender o universo e a formar uma história.
A forma de escrever do autor não deixa espaço para você adivinhar o que vem pra frenfe, ele vai contando e a maioria das coisas são pegas pelos diálogos. Não é um livro que você pode não prestar muita atenção em determinada parte porque ela pode servir mais pra frente.
No meio dos contos, a história se mistura um pouco com lendas e histórias dos irmãos grimm. Não posso dizer que isso me agradou muito, mas também não atrapalhou.
O livro é meio enigmático e segue na linha da coleção. São 7 livros no total e agora que li o primeiro imagino que não possa saber da história completa sem ler tudo.
Eu tentei assistir a série antes de ler o livro é não consegui terminar, pra mim o livro foi melhor. Gostei bastante da leitura.

@day_eng 05/03/2020

Já é um começo
Desde que a série foi lançada na Netflix, me senti atraida em ler os livros dessa saga.

Esse livro por ser o primeiro da série não achei tão profundo, faltou algumas explicações, tem que ficar bem atento a cada parte. Mas ao todo valeu a pena a leitura.

sky 16/11/2020

Um livro magnífico, mas pode ser uma leitura pouco fluída dependendo do leitor.

@lucasandrademo 04/05/2020

Minha primeira impressão
Gerald, de Rivia é um bruxo, mas não no sentido que conhecemos essa palavra em outras fantasias. Ou seja, não pense em Harry Potter, voar em vassouras ou grandes habilidades mágicas, ele é apenas um cara com sentidos sobre-humanos que dá porrada em criaturas mitológicas em troca de dinheiro.
Esse foi meu primeiro contato com o mundo de Andrzej Sapkowski, acredito que se o autor não tivesse escrito sequências, não teria deixado muitas coisas inexplicáveis ou inacabadas. Sinceramente, a obra se assemelha a um compilados de contos sobre as aventuras do bruxo. A leitura foi fluida, linguagem simples, divertida e rápida, sem muita densidade, mas repleto de cultura sobre a mitologia escandinava.
Infelizmente os finais são previsíveis e não creio que possua algum clímax importante (algo que espero muito que mude nos próximos volumes), entretanto os personagens são bem escritos e fáceis de se apegar, alguns divertidos, outros irônicos e sarcásticos. O primeiro livro, na minha opinião pessoal e parcial, não é digno de ser considerado uma grande obra, nem possui grandes pontos de destaque que mereçam ser exaltados, é apenas um bom livro para um entretenimento fácil e garante, com toda certeza do mundo, um grande divertimento.

Sara 08/07/2020

Amei, além de muita aventura tem muitos momentos cômicos, a história sempre te prende.

Livinha 29/03/2020

O tanto de deboche que tem nesse livro! EU AMEI!

Sara Furlan 13/04/2020

O último desejo
Achei maravilhoso, tem uma linha de tempo menos confusa que a da série. Todas as partes que é "a voz da razão" puxa um gancho para um conto.
Adorei a Yen, mesmo que ela apareceu brevemente e um "pensamento", estou curiosissima pra saber qual foi o ultimo desejo do Geralt, apesar de desconfiar qual seja.

Bruno 29/07/2020

Uma fantasia de ótima qualidade
Pra quem veio dos jogos, assim como eu, nota algumas diferenças que somam e muito a experiência de conhecer a obra

Monica.Bortolotti 09/05/2020

O Último Desejo
Primeiro livro da saga, um novo mundo é apresentado ao leitor, cheio de criaturas mágicas, personagens carismáticos, cenários incríveis, muitas lutas e uma trama que irá te envolver por completo.

bricyo murilo 22/07/2020

O livro é dividido em contos, com uma descrição e ambientação excelentes. Os diálogos interessantes. Porém, achei que a quebra de linearidade dificulta e torna cansativa. As histórias de Geralt fogem do senso comum fantástico, trazendo personagens conhecidos. Gostei mt

Bekky.Marty 01/03/2020

Livro otimo. A adaptacao para a serie da netflix foi muito boa, bem fiel ao livro

La Volpe 05/07/2020

BRUXO!
Li depois de ver a série e só me fez querer ler os outros. Muito bom e a linha temporal é muito divertida!