O Último Desejo

O Último Desejo Andrzej Sapkowski

Resenhas -

Gui.Marques 28/11/2021

Um favoritado inesperado
Desde que conheci a escrita de George Martin foram poucos os livros que realmente gostei a ponto de desejar reler, e "O último desejo" é um desses livros.
Adorei a escrita, a genialidade do autor em diversas partes, como tudo se encaixa de forma surpreendente até. Gostei da separação dos capítulos, sempre tem ação, desenvolvimento da história e apresentação desse vasto universo.
Estou super ansioso pela leitura do próximo volume, acredito que será uma das melhores séries que já li.

Gabriela 28/01/2021

Resenha do Livro The Witcher O Último Desejo. Aventura e Bruxaria Fantástica
Sabe uma história que vai espalhar tentáculos por sua alma, até que você não consiga mais se ver fazendo outra coisa além de viver nesse mundo? Pois é! Te Witcher é esse tipo de livro.

Como uma boa gamer, conheci o nome pelos consoles da vida, sempre desejando jogar alguma das versões. Experimentando o The Witcher 2: Assassins of King e realmente não me adaptando a jogabilidade.

Porém, esse não era a versão mais recente da época e fiquei aguardando uma oportunidade de conhecer o lançamento, mas acabei esquecendo e deixando de lado essa sequência de jogos tão emocionante.

Então, veio a série e dela descobri os livros e já podem imaginar o que aconteceu, não é mesmo?

Uma Aventura Carregada de Magia e Batalhas Sangrentas

Geralt de Rívia é um personagem cativante. Não foi difícil me apegar a seus olhos dourados e cabelos prateados, principalmente por ter assistido a série e ter me apaixonado logo de cara.

Mergulhando diretamente em um dos contratos do nosso bruxo, somos inseridos em uma investigação bem diferente, envolvendo uma criatura mortal e um passado sombrio por trás de uma maldição.

Geraldão, como gosto de chamar, é nosso foco a todo instante e mostra sua desenvoltura e malemolência de combate enfrentando uma Estrige.

Nossos corações são violentamente chacoalhados linha após linha em uma emocionante batalha. Era como se fossemos o bruxão e de espada na mão combatíamos um monstro terrível, que foi, na verdade, altamente injustiçado.

Desde o primeiro paragrafo fui pescada, a fluidez é absurda e não tinha como parar de ler.

Representatividade, Humor, Romance e Magia

Sou uma defensora assídua de histórias fantásticas com toques de outros gêneros literários. Adoro quando rola um bom romance, há cenas eróticas, presença de fragmentos engraçados e a boa e velha magia explicita.

Meu amigo Fábio Highst – veja a entrevista aqui – explica muito claramente a diferença das formas de abordagem mágica. Nunca me atentei para classificação das formas de escrita nesse aspecto, mas descobri que adoro uma magia bem estampada em nossa cara. Gosto de me sentir mergulhada em universos mágicos.

Além disso, as mulheres são fortes, bem representadas e com uma diversidade absurda. Para um livro publicado em 2004, quando ainda não se discutia muito a respeito de representatividade feminina na literatura, The Witcher dá um show.

O melhor é a leveza retrata, a fluidez. Dá para sentir que o autor o fez por acreditar no poder daquelas personagens.

Mulheres Poderosas e Lendas Marcantes

The Witcher conta a história de Geralt, mas também fala de Yennefer, uma feiticeira mais do que poderosa, inteiramente sagaz, linda de doer e incrivelmente apaixonante.

Confesso que passei os capítulos ansiosa para encontrar essa personagem e saber sobre a sua história. Para minha completa frustração, ela é misteriosa demais e não deseja revelar seu passado. Ainda vou te desvendar, Yennefer, não se preocupe!

E as lendas? Nossa, é um mergulho na cultura Polonesa e celta, vivenciando o folclore que Andrzej Sapkowski tanto ressalta.

O melhor é que nosso Geraldão vai buscar a veracidades dos relatos populares, contratado por lordes que vivenciam uma praga ou chamado por vilarejos para combater criaturas terríveis.

É um maravilhoso passeio pelas famosas lendas de avó, enquanto descobrimos qual versão é a mais verídica.

Adorei a forma como a magia é abordada, inseridas de modo grandioso e pouco temida. Podemos acompanhar diversos aspectos desse mundo a medida que vamos conhecendo personalidades incríveis.

Definitivamente, The Witcher é um dos melhores livros que já li.

Caso deseje saber mais sobre esse livro, clique aqui.

Deixarei o trailer da série aqui, só para dar um gostinho de quero mais e você se preparar, pois a segunda temporada já foi confirmada e está com data de lançamento marcada.

Beijos de Fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/

Milas Caldas 23/05/2021

Sempre ouvi falar o quanto esse livro nós envolvia, mas só pude de fato confirmar após iniciar sua leitura. Os contos são intercalados, seguindo uma lógica interessante, e podemos notas similaridades com contos de fadas já conhecido como branca de neve e a bela e a fera. Estou ansiosa para começar a leitura do próximo! Geralt de Rivia ??

sky 16/11/2020

Um livro magnífico, mas pode ser uma leitura pouco fluída dependendo do leitor.

FranciscoM 08/12/2021

Me surpreendeu.
Temos aqui uma obra muito bem escrita pelo autor polonês.
A leitura é bastante agradável quanto a objetividade da proposta. Não existe rodeios com descrições cansativas de ambientes, etc.
O tom picante em alguns momentos atrai o leitor sem nenhum uso de vulgaridade.

O livro inteiro é dividido em contos interligados do passado e presente, ilustrando a vida do Bruxo Geralt.

Mal vejo a hora de iniciar o segundo livro da saga.

DistintoFelps 13/06/2022

Os incríveis contos de um assassino de monstros
Em um mundo dominado pelo feudalismo e enriquecido com a magia arcana, o bruxo Geralt de Rívia se aventura enfrentando estringes, lobisomens arrependidos, ouriços falantes e outras exoticidades.
Sendo um dos cenários mais amplos dos livros, Andrej Sapkowski foi o criador de uma das sagas mais exploradas da mídia cultural. Entretanto, mesmo que a magia e os conflitos feudais chamem muita atenção do público, Andrej também trouxe consigo um exelente romance aos livros, espalhando-se às telas da televisão e aos monitores de computadores.
O livro "O último desejo" faz uma introdução aos personagens da série de 8 livros The Witcher, mostrando ao leitor os principais personagens dessa aventura, e diferentemente dos outros livros, com excessão do segundo, é feito através de contos e os chamados "A voz da razão", que nos mostram cada vez mais a filosofia seguida pelo bruxo.
Ao longo de toda a minha vida, nunca encontrei uma saga em que gostei mais do que The Witcher, os personagens, ambientes, conflitos, e dentre outros motivos, faz com que eu ame tanto as histórias originais e derivadas do bruxo Geralt de Rívia.
Sendo assim, dedico a todos os interessados a leitura dessa incrível literatura polonesa, eu mesmo, comprei o livro por conta do jogo, que gostei de primeira e, por mera curiosidade, comprei os livros para ver se me interessava mais, e aconteceu que eu descobri a saga mais amada por mim atualmente.

Lola 03/04/2021

Netflix deixa marcas
Narrativa envolvente, foi um prazer ver a dedicação em reproduzir a narrativa, agora é trabalhar a mente pra parar de ouvir o "Toss a coin to your Witcher, O' Valley of Plenty, O' Valley of Plenty, oh?"

Rubens29 21/09/2021

Ó vale abundante
Ah, o Bruxo? Desde que começou um fervo num bar, encontrou um casal morto em meios ao seu caminho e até um encontro inusitado com a Branca de Neve, foi algo gostoso de ler e de se aventurar. Mesmo sendo uma fantasia, não perde muito tempo dando detalhes dos cenários, diz o que é e onde está acontecendo e pronto.

Devido estresse eu pequei na leitura, e aqui não foi diferente. Até que fiz mais um teste com audiobook, e me agilizei muito, colocando em velocidade duas vezes mais rápido na reprodução, terminei em 3 dias o que provavelmente levaria quase duas semanas. Eu realmente mantive o foco.

Olha, o que dizer do que se trata o Último Desejo do bruxo? Não é explícito, mas deixa claro qual foi sua intenção. Eu, que estava acostumado com Jaskier cantarolando, descrevendo as aventuras de Geralt na série, aqui quase não ocorre. Fiquei meio chateado, mas concordo que tiraria o gancho da leitura. A forma como foi descrita, mesmo que de forma breve, de como ele veio a se tornar um bruxo, me deixou com mais vontade de ler os demais livros, talvez descrevendo a origem de Yennefer, não sei, mais sobre o Jaskier e há quanto tempo a Plotka acompanha o bruxo em suas aventuras? Não sei, mas fiquei curioso a respeito.

Com um palavreado nada aconselhado a menores, mas utilizado em momentos certeiros, uma aventura diferente sobre um portador de magia, que aos poucos vai descobrindo que seus serviços estão cada vez mais escassos, já que vêm feito um excelente trabalho contra forças sobrenaturais, e em meio à uma surpresa, seu destino há de ser diferente de tudo o que imaginara.

Nota nove de dez. Quero conhecer mais da história, mesmo com a série praticamente ter entregue muita coisa dos livros seguintes, quero ter o prazer de ler cada um.

Mandy (@lendocommandy) 25/03/2021

Uma fantasia apaixonante
É o primeiro livro de uma saga relativamente grande, com 8 livros. Esses livros deram origem ao jogo e posteriormente a série da Netflix também chamada The witcher. Ao assistir a série gostei muito e decidi dar uma chance aos livros, não me arrependi nem um pouco.

Falando sobre o livro, a história já começa seguindo os passos do bruxo Geralt que ganha a vida caçando monstros. O livro não tem uma introdução ao universo, o autor segue direto para a história. Por ter assistido a série foi mais fácil pra mim de pegar o ritmo, mas acredito que mesmo quem não teve contato com a adaptação pode entender como funciona a dinâmica desse mundo.

O livro é dividido em capítulos intercalando presente e passado, nos quais vamos acompanhando o Gerald prestando seus serviços em diversas cidades. Cada capítulo mostra uma história de caçada do bruxo, em forma de contos, mas que tem ligações entre si.

Que fantasia maravilhosa com personagens cativantes, me senti apegada não só aos personagens principais mas também aos personagens secundários que vão sendo apresentados em cada conto. Uma surpresa agradável foram as várias referências a contos de fadas na história.

Passei muita raiva nesse livro com a forma que o Gerald é tratado pelo fato de ser um bruxo, o autor nos mostra a todo momento o preconceito que ele sofre sendo que o leitor sabe como ele é uma pessoa boa e justa.

Um último comentário que tenho a fazer é que eu amo quando um livro tem um título que de repente começa a fazer todo sentido com a história, muito inteligente. ??
Carol 25/03/2021minha estante
Os dois primeiros livros dessa saga são uma delícia de ler... não que o resto não seja, mas a partir do terceiro a história é contada em forma de romance e não mais de contos... e tb não fica somente mais no Geralt... eu espero que vc ame essa saga tanto qto eu ??

Mandy (@lendocommandy) 25/03/2021minha estante
Estou gostando bastante, agora realmente fico pensando como vai ficar quando começarem a ficar como romance. Mas estou ansiosa pra descobrir ??

Carol 25/03/2021minha estante
Eu senti bastante a mudança, mas não pela escrita, e sim a mudança da história mesmo... mas tem muita água pra passar por baixo dessa ponte ainda kkkk

Mandy (@lendocommandy) 26/03/2021minha estante
Kkkkkkkkkk curiosa

letisgab 16/09/2022

Achei bem complicado de entender algumas partes da histórias, porque uns capítulos voltavam pro passado e o capítulo seguinte ia pro presente, tinha um capítulo que era só uma conversa mental (só percebi quando terminei de ler o capítulo e refleti). Mas a história apesar de ter uns termos pouco usados, não tem nada que uma pesquisada no google não resolva, além de ser boa!! Não teve muito plot, e se teve eu não percebi ou não me surpreendeu ao ponto de me fazer lembrar dele. Tem personagens cativantes, vulgo o Geralt e o Jakier. Não achei apenas razoável, porque a história é realmente boa demais para ultrapassar isso, se ela fosse mais fácil de entender chegaria a 4 estrelas ou mais facinho

Tirol 27/01/2022

Um bom livro
Achei que o escritor não soube narrar as cenas de ação, mais pode ser a tradução que pode não ter ajudado. No início foi lento e a leitura começou a desenrolar após os 20%?Um bom livro.

Catharina 11/09/2022

PERFEITO
Eu amo The Witcher e este livro é uma ótima introdução para a saga. Nele conhecemos um pouco sobre personagens importantes como Ciri, Yennefer, Jaskier e, claro, Geralt. Amo a escrita de Sapkowski, amo como me envolvo com todas as lutas, amo como consigo entrar no universo The Witcher e me conectar com a história. Essa saga tem um lugar especial no meu coração.

Ludmila 17/07/2022

A narração do audiolivro é maravilhosa! A história é bem instigante e a personalidade do Geralt tá cada vez melhor. Confesso que eu achei que teria umas "tiradas" ou algo do tipo, mas mesmo assim estou gostando bastante. Em breve lerei o próximo.

Vogel 25/03/2021

Eu que não gosto de contos, ne vi presa nesse livro! Diferente do que eu estou acostumada a ler, esse livro me surpreendeu, eu gostei bastante e recomendo.