Convite para um homicídio Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Convite Para um Homicídio

Maygeek7 06/04/2021

Não me agradou muito
Eu amo Agatha christie, Minha autora preferida depois de Dan Brown. Só que essa história achei a mais fraquinha, até acertei na minha suspeita. Foi bom a leitura, agradável só pelo fato de ser Agatha christie mas não foi empolgante como os outros.
Isla 13/09/2022minha estante
O livro não está fazendo eu prender minha curiosidade, já que normalmente eu leio em dois dias, esse tô com 3 meses. :/

Beatriz 16/01/2024

Convite para um homicídio
Leitura bem mediana em comparação com o esperado para os livros de Ágatha Christie, muito demorado, chato e confuso. Não vale o tempo lido?
Maria.Indiane 16/01/2024minha estante
Sério? Fiquei curiosa. Até agora sempre achei tudo da Agatha perfeito. Vou dar uma olhada. :)

Fabio Shiva 08/08/2010

o romance policial clássico é mais jogo que literatura
Eu sempre tive a noção de que o romance policial clássico é um estilo que se aproxima mais do jogo que da literatura. O objetivo do romance policial é propor um enigma para o leitor, uma charada a ser decifrada. Whodunit?

Uma vez solucionado o mistério, terminada a leitura, era minha crença que o jogo perdia completamente o interesse. Uma vez conhecido o assassino, sabia-se tudo sobre o livro.

Por esses motivos é que foi uma grata surpresa e um intenso aprendizado reler este Convite para um homicídio (A Murder Is Announced no original). A segunda vez foi ainda melhor!

Tudo bem que eu já sabia quem havia matado quem, porque e como. E por isso mesmo a leitura foi tão interessante! Pela primeira vez, pude conscientemente ler um romance policial com a intenção de observar como as pistas e despistes foram dispostos pelo autor do livro.

Como é bom apreciar um mestre em ação! O que vou dizer é fato sabido por todos os leitores de Agatha Christie, mas nunca é demais repetir, quando se trata da Rainha.

Dame Agatha faz um jogo absolutamente honesto. Não há trapaças ou subterfúgios indignos. Todas as pistas que levam à solução estão lá, igualmente à disposição de ambos, o leitor e o detetive. Caberá ou não ao leitor ser tão ou mais esperto que o detetive.

Que o detetive seja Miss Marple, aqui em uma de suas memoráveis performances, é certamente uma diversão a mais. O que me fascina em Miss Marple é a mistura de doce velhinha com uma mente capaz de imaginar as piores maldades. Exatamente como nossa querida Agatha.

Convite para um Homicídio é uma verdadeira aula sobre como se escrever um bom romance, independente do gênero policial. Agatha Christie não deixa pontas soltas. Cada personagem recebe o seu tratamento adequado, sem que ninguém fique perdido pelo caminho. Há espaço até para tramas paralelas, como desenlaces amorosos e questões de herança. Na economia literária magistral da Dama do Crime, nada sobra e nada falta.

Pode até não existir o crime perfeito. Mas que o romance policial perfeito existe, isso Agatha Christie provou às dúzias.

(18.01.2008)

Thauany 12/05/2023

Meu favorito Miss Marple até agora
Pode parecer estranho mas eu amo os livros da Agatha que eu consigo acertar alguma coisa do final e com esta história foi assim.
Me diverti muito lendo, gostei bastante dos personagens e do contexto histórico que a obra está inserida.

Marcos 10/07/2022

Um Convite Indesejado
Uma publicação de jornal reuniu as pessoas em uma mansão para um jogo? um convite para um homicídio, e sim? foi no sentido literal.

Bom livro, mas eu li errado.

A premissa e o início são bem interessantes, mas na metade da história tem ?barriga?, alguns diálogos não eram necessários, ao menos ao meu ver.

Destaque para Miss Marple, que carrega a história nas costas, e curiosamente demora para ingressar na história.

Eu li errado, vou reler ele em um outro momento, mas sendo gata triste, eu sempre recomendo.

Vênus_Alice 03/01/2024

Convite para um homicídio
Adoro ler os livros e os contos da Agatha, é sempre muito fluído, divertido e sempre tem um tom cômico.

Neste, o início já prendeu a minha atuação e aguçou a curiosidade: numa cidadezinha pacata, onde todo mundo se conhece, aparece no jornal a seguinte manchete: que haverá um homicídio, na casa de uma das senhoritas às 18:15.
Muito peculiar esse notícia, o prenúncio de um crime e uma morte no jornal com hora e data.
Toda a cidade ficou bem curiosa e compareceu a casa dessa senhora, a maioria acreditava que seria como uma simulação do jogo detetive, no qual teria uma simulação de uma morte e a pessoa eleita seria o detetive e teria que descobrir quem cometera o crime fictício.
O que a plateia não contava era que ao apagar as luzes e o cara mascarado dizer maos ao alto, os barulhos de tiros seriam reais e ao acenderem as luzes haveria marcas de balas e o próprio atirador morto e desconhecido de todos.
O que ele queria? Por que ele morreu?
Nada faz sentido...

resenhasdajulia 07/10/2021

Durante mais uma tranquila e monótona manhã no pequeno vilarejo de Chipping Cleghorn, um anúncio no jornal local deixa os habitantes intrigados: todos são convidados a presenciar um homicídio, na casa de Letitia Blacklock.

Pensando ser apenas um jogo de detetive, todos comparecem ao evento. O que nem imaginavam, é que, na hora marcada, alguém iria atirar contra eles.

Será que foi só uma brincadeira, ou uma tentativa real de assassinato? Para resolver o mistério, a polícia contará com a perspicácia de Miss Marple.

Não é um dos meus livros favoritos da Agatha, mas adorei!

lauvwxyz 15/09/2022

amo receber plots que eu não espero
eu já tinha amado o livro apenas pelo aesthetic, mas o conteúdo é simplesmente esplêndido! otima abordagem, escrita e compreensão perfeitas! a gata triste conseguiu mexer comigo, agora eu quero todos os livros da harper collins.

belligna 05/11/2022

Tem umas partes bem chatinhas, né? Não é um livro ruim, mas não me conquistou tanto quanto outros da autora.
E dessa vez eu desconfiei da pessoa certa! O que é um milagre porque Agatha sempre me fez de palhaça. Recomendo ler sem expectativas.

lautorres 29/12/2021

primeira leitura do clube do livro

Zé Paulo 26/02/2023

Um "Jogo" assassino
Todos no vilarejo de chiping cleghorn recebem um convite para comparecerem a um homicídio com data e hora marcada em Little paddock.

No dia e hora marcada todos estão lá e de repente as luzes se apagam e cai um corpo no chão causando total alvoroço entre os presentes.

Neste caso contaremos com a queridíssima Miss Marple para desvendar este crime que simplesmente é de deixar o queixo caído.

Para mim, este é um dos meus livros favoritos da Agatha. Nossa querida Miss Marple está afiadíssima neste livro.

Mallu 17/04/2022

Primeiro livro da Agatha e não comecei pelos mais comentados, mas não me arrependo, foi uma excelente escolha. Fiquei presa até terminar. São capítulos pequenos e pra quem tem toc de só conseguir parar de ler qndo termina o capítulo ele é perfeito. Já quero o próximo. E essa edição, pqp, sensacional.
Renato Vitório 17/04/2022minha estante
Esse é muito bom msm

Michela Wakami 15/11/2022

Infelizmente esse livro, deixou muito a desejar.
Não gostei da construção do enredo, achei confuso, cheio de falhas.
Demorei para entender quem era quem.
E o final não me convenceu.
Karol Alencar 15/11/2022minha estante
Infelizmente não rolou né amiga ? ??

Michela Wakami 15/11/2022minha estante
Não mesmo.?

Jóice D. 23/11/2022minha estante
Nossa! Eu com 30 anos de leitura, nunca li nada de Agatha Christie.
Se fosse para você recomendar algum dela, qual seria Michela?

Michela Wakami 23/11/2022minha estante
Joice, eu recomendaria:
O assassinato de Roger
Ackroyd.

Jóice D. 24/11/2022minha estante
Ah, vou anotar Michela. Obrigada! ??

Michela Wakami 24/11/2022minha estante
Por nada, Joice.???

Letty Rosse Ga 31/10/2023

Leitura envolvente
Sou apaixonada pela escrita de Agatha Christie e me encanto muito com seus livros, mas isso me envolveu de uma certa forma que não consegui largar.
Miss Marple que velhinha encantadora e o desfecho da história e sempre um final de nivela das nove, paramos tudo para saber o que acontecerá.
Super índico.....
Mikaelen.Bezerra 31/10/2023minha estante
Esse é um dos meu favoritos dela ??