Convite para um homicídio

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Convite Para um Homicídio

Gessyka.Loyola 31/01/2024

Você está convidado para um homicídio!
Gosto muito dos mistérios de Agatha Christie, mas não sou fã da querida Miss Marple.
Mas, essa aqui achei melhor do que "Assassinato na casa do pastor".
Meio arrastado até umas 150 pág, mas o mistério e resoluções fazem valer a pena. Gostei e recomendo!

Neto 25/03/2022

Gostei, achei a história boa e criativa. Mesmo que eu suspeitei de quem matou gostei bastante, e me prendeu até o fim.

Annik | @leiturasannik 19/03/2022

Talvez meu novo favorito da gata triste!
Que livro!! Mais uma vez fui feita de trouxa pela rainha do crime, como pude ser tão cega. Ela até deu algumas pistas sutis durante a narrativa, mas nada me faria pensar na verdade, eu jamais cogitei! Mais uma vez um livro de mistério genial pela nossa queria gata triste. Recomendo!!

Hiago Monteiro 13/04/2023

O livro tem uma pegada lenta, às vezes enfadonha, mas não chega a ser um livro ruim, o livro é bom, com uma trama engenhosa, que assim como os demais livros de Agatha Cristie faz o leitor suspeitar de várias personagens.

mile 24/10/2023

Um Convite para um Homicídio
O livro mais mediano que eu já li. Acho que nunca demorei tanto pra acabar de ler um livro tão pequeno. Achei muito chato e muito enrolado. O final até que foi surpreendente, mas não compensa todo o restante do livro que foi extremamente parado.

kyuusei 24/09/2021

Convite para uma rede de fofocas
Meu primeiro contato com a Rainha do Crime!
E que história! Me prendeu do começo ao fim, narração gostosinha e personagens interessantes e melhor, fofoqueiros! Adoram um fuxico e estarem por dentro dos assuntos.
A maneira como a Agatha sai espalhando as migalhas, mencionando os pontos dos i's sem falar sobre eles é muito interessante e inteligente.
Confesso que eu já tinha meu primeiro suspeito desde o começo e por mais que sempre houvesse os B, C, D que várias vezes me levaram a desconfiar deles, eu nunca tirei meu personagem A da minha mente! Sentia que era *** e não é que eu acertei?! Posso não ter acertado o primeiro nome, mas acertei o sobrenome!
Várias vezes o livro me surpreendeu com algumas revelações, tanto que muitas delas eu fechei o livro e dava um gritinho e começava a recapitular tudo na mente!
Eu gostei bastante de todos os personagens, todos!
Amei a história, amei o suspense, amei como a Christie soube usar e plantar pistas e induzir tanto para o assassino quanto para os suspeitos.
Se tornou meu favorito! Já quero ler mais 5?+??

Craotchky 08/02/2020

Sobre romances policiais
(O que se segue são apenas divagações sobre romances policiais.)

Dizem por aí que os romances policiais podem ser comparados com um jogo. Dois jogadores participam: o(a) autor(a) e o(a) leitor(a). O(A) autor(a) vencerá se conseguir manter velada a solução do mistério até o momento da revelação, enquanto o(a) leitor(a) triunfará se solucionar o caso antes de sua elucidação. O que acontece comigo é que me eximo de tomar parte neste game e talvez por isso não aprecio tanto livros desse gênero. Neste contexto...

acho que há dois tipos de leitores de romances policiais: o tipo que adora tentar desvendar o mistério antes da revelação e se empenha mentalmente para isso desde o início da leitura (caso de minha mãe que praticamente só lê esse gênero de literatura), e o outro tipo que não tem como objetivo desvendar o mistério e lê o livro pela história em si (meu caso). Será por isso que romances policiais não me apetecem muito? O gênero não exerce grande atração em mim. Ao menos não lembro de já ter achado um romance policial ruim. Nem amo nem odeio, em suma.

Entretanto, entre setembro de 2018 e setembro de 2019 acabei lendo a obra completa de Sherlock Holmes e gostei muito (Há anos eu tinha fácil acesso aos livros pois minha mãe possui o box da Nova Fronteira. Box muito bom, aliás). Simplesmente acho difícil não gostar de alguma história de Holmes. De Agatha Christie já havia lido dois livros embora vários anos já tenham virado passado de lá pra cá: O assassinato no expresso do oriente e O natal de Poirot. Portanto, Convite para um homicídio foi o terceiro da autora que li e o primeiro protagonizado por Miss Marple.

O livro traz um plot muito instigante: Certa manhã, no jornal local Gazette, um estranho anúncio pega de surpresa os moradores: trata-se de um convite para um homicídio. Muitos comparecem curiosos achando tratar-se de alguma brincadeira. Porém um homicídio de fato acontece. A partir disso desenrola-se toda a obra. Os personagens (suspeitos) são muitos e a trama fica cada vez mais robusta à medida que o livro avança, de modo tal que eu jamais tive a mínima ideia da solução do crime, pois, como já disse, sequer entro na leitura pensando em desvendar o mistério.

O livro realmente é intrigante e o enredo se torna bem volumoso conforme avança. O desfecho é um tanto inesperado. Fico sempre bastante impressionado com a criatividade dos(as) autores(as) deste gênero. Haja raciocínio para tecer essas tramas extremamente elaboradas! Esta obra é muito bem tramada e dificilmente o leitor não ficará preso em suas teias.

Miss Marple se mostrou uma velhinha bastante simpática e sagaz, entretanto penso que Hércule Poirot é bem mais cativante modus operandi; além disso gosto mais das histórias de Sir Conan Doyle do que de Agatha Christie. Sei lá, não sei bem explicar, mas acho as histórias de Holmes mais elegantes, sobretudo quanto a escrita mesmo.

CURIOSIDADES
Em 2015 o site oficial da escritora promoveu uma pesquisa mundial onde os(as) fãs de Agatha podiam escolher seu livro favorito. Contando com mais de 15 mil votos de leitores de mais de 100 países os três livros mais votados foram: Terceiro lugar: O assassinato de Roger Ackroyd (8% dos votos), segundo lugar: Assassinato no expresso do oriente (16% dos votos), e primeiro lugar: E não sobrou nenhum (21%dos votos). (O link para a fonte e a lista dos dez mais votados estará no final da resenha.)

Tal pesquisa me faz desejar algum dia desses ler O assassinato de Roger Ackroyd e E não sobrou nenhum. Quero ler ainda a autobiografia da escritora.

site: https://www.taglivros.com/blog/os-10-melhores-livros-de-agatha-christie-segundo-seus-fas/
Tulio Costa 08/02/2020minha estante
Nunca fui muito fã de romances policiais, muito pela falta de naturalidade dos acontecimentos, tudo depende muito do acaso para dar certo. Da Agatha Christie já li justamente os que você tem vontade de ler, O assassinato de Roger Ackroyd e E não sobrou nenhum. O primeiro, admito que me surpreendeu bastante, já o segundo só reforçou o porque não gosto do gênero.

Craotchky 08/02/2020minha estante
Também nunca fui fã mas não chego a achar os enredos muito forçados. Antes de conhecer a pesquisa eu tinha esse E não sobrou nenhum como a melhor obra dela com base nos comentários que via por aí. Tendo em vista que a resposta à pesquisa poderia ser de qualquer livro, acho os percentuais destes três primeiros bem elevados. Vamos ver o que acharei deles quando os ler.

Tayriny 11/02/2020minha estante
Acho que me identifiquei com sua mãe, apesar de não ter lido muitos.

Craotchky 11/02/2020minha estante
Ela ama. Deve ter uns 30 livros da Agatha e o citado box de Sherlock Holmes.

Márcio_MX 12/02/2020minha estante
Eu li tantos romances policiais na minha adolescência que enjoei, rs.

Craotchky 12/02/2020minha estante
Mesmo até hoje nunca li muitos.

Lucas.Gomes 05/10/2022

Agatha Christie como sempre impressionando
Todo livro da Agatha que eu lir sempre achei o começo chato com esse não foi diferente com o passa da leitura a história fica empolgante e você não quer para de ler.
Gabi 05/10/2022minha estante
Amo esseeee

Amanda 05/10/2022minha estante
sim!!! mas o plot desse livro----- graças a Deus não abandonei a leitura

maria 01/08/2021

Um dos meus favoritos dela, todo o contexto é muito bom e o final é um choque total! Genial sempre essa mulher

TainaMontalvao 25/03/2024

Final surpreendente!!
Nunca tinha lido nenhum livro da Agatha, mas sempre ouvi dizer muito bem, e me arrependo de não ter lido antes.
Que mistério gostoso, me deixou curiosa do começo ao fim, o final me surpreendeu muito e como foi legal a explicação no final, Miss Marple é uma velinha e tanto, simplesmente adorei!!
Lívia 25/03/2024minha estante
Amo os livros da Agatha e estou super ansiosa pra ler esse

TainaMontalvao 25/03/2024minha estante
super recomendo, gostei muito

Taitsuki 12/07/2023

Convite para um homicídio foi um livro muito incrível, foi uma loucura minha tentar adivinhar quem era o assassino, duvidei de muita gente até acertar as minhas suspeitas.
Gostei muito de como a história foi desenvolvida, foi até que uma leitura fácil e dinâmica. É um ótimo livro pra quem está começando a ler livros de investigação.

Liliana 17/01/2021

Miss Jane Marple
Mais um livro lido de Ágatha Christie. Desta vez Miss Marple ajuda a desvendar mais um misterioso caso de homicídio. É mais um livro onde se tem muito suspeitos e com grandes possibilidades, não consegui resolver o mistério antes, acho que a maioria dos leitores deste livro não conseguiriam descobrir o assassino. Difícil não dar spoiler. Recomendo muito este livro. Sou fã de Ágatha Christie então é impossível não indicar os livros dela

Belemin 01/05/2023

Convite para um homicídio
Gente, me senti meio... lesada? Burra? Algo assim, enquanto estava lendo esse livro.

Eu achei a história incrivelmente bem feita, os personagens bem construídos, o mistério bem feito. Sério! Eu nem desconfiei quem era, fiquei chocada!

O ponto negativo é a parte dos nomes e sobrenomes, como eu já comentei antes, serem muito complicados e fez eu me perder mais facilmente na história. Isso tirou boa parte da minha motivação de continuar a ler, pois eu não conseguia fazer uma boa visualização do personagem.

Tenho outros livro dela para ler e tenho certeza de que não vou nem desconfiar do verdadeiro culpado?. Mas é bom é assim.

AAnacruz 16/03/2024

Primeiro livro com a Miss Marple que leio e gostei muito. Gostei dela não ser a detetive principal, mas uma velhinha xereta muito esperta. Gostei tbm que a história não teve o fim que imaginei, lá pros 60% já tava achando que o fim estava bem óbvio, mas não era nada daquilo kk. Recomendo.

Daniel Pedrosa 16/08/2021

Você aceitaria o convite para ver um homicídio ?
O convite publicado em um jornal leva várias pessoas a casa de uma mulher cheia de segredos.
Na hora anunciada, pessoas presenciam o que vai mudar a rotina da pequena cidade.
Um dos últimos livros da rainha do crime, cheio de crimes e reviravoltas.
Indico a leitura !
Resenha completa em vídeo: https://youtu.be/-v6xluY8HCY