Preliminar

Preliminar Curtis Sittenfeld

Resenhas - Preliminar

Carol 20/12/2022

Surpreendente
Preliminar conta a história de uma jovem de classe média que é aprovada em um internato muito conceituado nos Estados Unidos, mas acaba não se encaixando no ambiente onde estuda devido a grande diferença entre as classes sociais.
Essa, com toda certeza, foi uma das leituras mais surpreendentes do ano. O livro estava parado na minha estante faziam quase 5 anos e eu resolvi ler para variar um pouco as minhas leituras, não me arrependo nem um pouco dessa decisão.
Desde a primeira página consegui me identificar com a protagonista (que na verdade parece uma anti-heroína) na medida em que ela descreve suas vivências, inseguranças e experiências no ensino médio. Gostaria de ter lido ele na minha época do colegial.

Bela | @belafranceschini 11/03/2010

Se fosse estiver procurando um livro em que sao listadas diversas emoçoes, casos de depressao e de alegria, achou. A história parece mais um livro de autoajuda, escrito para estravazar algumas emoçoes nas maos.

Eu sempre li livros com mais de 500 páginas. Esse tem 462, mas nao consegui aguentar de tao chato que era. Cheguei na 320, me sentindo como se estivesse na 900. O livro é chamativo, mas o conteúdo é de um inútil mal elaborado.

Cláudia 15/07/2011

O que posso dizer sobre a narradora Lee Fiora? bom ela é diferente, louca, apaixonada, amiga, insegura, depressiva, egocêntrica, desleixada, inconveniente, estranha, mal educada, obcecada, determinada, ... poderia listar muitas outras palavras que a definiriam, mas a verdade é que a Lee não age sempre igual, ela vai da pior a melhor pessoa em bem pouco tempo, e mesmo pensando que sou completamente diferente dela ainda sim vejo muito de mim nela - e não é qualquer personagem (ou autor) que pode fazer isso. Na sua aventura em 4 anos de High School (equivalente ao Ensino Médio), ela faz amizades (ainda mais inimizades), desenvolve uma paixão intensa (nem sempre) por Cross - o cara mais bonito e popular da turma, aprende muito sobra a vida, o mundo e principalmente sobre as pessoas.

Jay 21/10/2011

Sofrível!
Agora há pouco, estava atualizando o status de leitura deste livro e, quando reparei na data em que comecei a ler, 25/11/2010 (isso mesmo, quase um ano atrás), levei um susto!

Eu costumo ler bem rápido. Claro que há uma variação, dependendo do nível de tarefas a fazer, da qualidade da leitura, mas eu nunca demorei tanto para acabar uma leitura assim.

O motivo? O LIVRO É PÉSSIMO!

A começar pela escrita. Curtis Sittenfeld escreve de maneira confusa e aleatória. Durante toda a narrativa, misturam-se épocas e acontecimentos. Ao mesmo tempo em que Fiora está falando sobre o período corrente, ela volta ao primeiro período, como caloura, à sua vida antes da Ault; passa à vida adulta... O leitor se perde, tem de retornar às páginas iniciais e se situar para descobrir em que momento o livro realmente está acontecendo.

A personagem principal, Lee Fiora, é desinteressante, paranoica e antipática. Não houve um segundo em que senti simpatia por ela, que me identifiquei. Ela se torna uma personagem secundária em sua própria história, tamanho o interesse que ela possui pela vida alheia. Se torna tão chata e monótona que abandonei a leitura inúmeras vezes, para ver se, quando retornasse as coisas melhorariam, mas isso só aumento meu descontentamento.

Terminei a leitura hoje. E, o que posso dizer? É um livro mal-escrito, desses que não se pode dizer nem mesmo que houve uma boa ideia, entretanto mal-executada. É simplesmente ruim mesmo. A autora tem um grave problema ao definir o tempo que está retratando, tornando tudo muito confuso e maçante. Parece um relato científico sobre diferentes pessoas, em diferentes situações; tudo aleatório e desnecessário. Não há uma história. A personagem principal DEVERIA ter sido Lee. Mas ela simplesmente contou o que houve com todos os que com ela conviveram.

E o final foi péssimo. Acaba de modo súbito. Sem sentido.

Se alguém está pensando em ler esse livro, eu recomendo seriamente que repense quanto a isso e opte por outro título. Não perca seu tempo e sua paciência.

Mesmo.

Samyta 07/03/2009

Mais uma história sobre conflitos de uma adolescente. Mas é bem conduzida e o leitor facilmente se identifica com Lee, a protagonista.
Bom pra ler nas férias.

Fer 03/03/2010

Um dos livros mais maçantes que eu já tentei ler; não cheguei nem na metade.

Luísa Zardo 25/10/2009

Confesso que achei a leitura um pouco cansativa, com aspectos desnecessários para a conclusão da história, mas dou 5 estrelas para o livro justamente por mostrar um pouco da realidade dos jovens, porque é de 1 em 1 milhão que um livro retrata que na realidade nem tudo é um mar de flores na ficção, que também tem seus altos e baixos. E ta aí o título. Lee Fiora é uma menina que, concordo, é muito fácil de se relacionar, mas que, dando um jeito aqui ou ali, ela encontra alguém com quem possa contar. Mas mesmo assim, se monstra insegura de si, e acaba tendo os seus 'baixos'. Concordo também, que o livro tem um final que deixa a desejar, mas acho que era esse o objetivo da autora: fazer pensarmos em que fim levou Lee Fiora.

SARITA 08/09/2011

Tive um pouco - ou muito - de Lee Fiora na adolescência. E embora o personagem seja "teen", a história está longe de ser teen. Afinal quem narra tudo é a própria Lee Fiora adulta, o livro são suas memórias no Colégio Interno Ault. Lee se sente estranha demais e à margem da Ault. Não só por que não tem a mesma grana dos alunos ao seu redor, mas por que não se sente adequada.

Não é um livro para todos. Não há dinâmica. Não há fatos inesperados ou uma trama bem amarrada. Não será o livro da vida de ninguém, talvez. Mas passar esses dias ao lado da Lee Fiora me fez lembrar um pouco de mim quando era adolescente, eximindo-se o fato de que nunca fui passiva, nunca deixei que escolhessem por mim e isto é o que a Lee fez, tentando ser invisível. Senti muita vontade de abraçá-la - E, olha, nunca senti vontade de conversar com algum personagem de livro antes.

Eu o classifico como drama. Não encontrei o humor que alerta na capa. Não o vejo, tampouco, como chick lit.

mary 09/10/2010

Bo-ring
Menina irritante. Com o mínimo de atitude possível (ou atitudes erradas, mas sempre calculadas), o livro se passa sem grandes acontecimentos.
Sempre na mesma, com - dependendo da sua sorte e paciência - algumas partes interessantes no decorrer da história.
Uma amiga correta e perfeitinha demais, que chega a ser chata.
Um estereótipo de menino bonito e galinha, fofo no começo e ridículo no final.
As "amigas" lindas que não são devidamente representadas. Elas sim deveriam preencher todas essas páginas com emoção, não apenas no ano final.
Menina calculista e que não desperta nenhum interesse.

LIvro sem sal. Romance água com açucar. Final vago. Nem curti.

Lilly 05/10/2009

A autora consegue te envolver nas aventuras de Lee Fiora, uma típica adolescente americana que vive vários conflitos em uma escola interna da alta sociedade. Final deixa muito a desejar!!!

caholiveira 02/02/2011

Me apaixono por inumeros livros mas Preliminar é especial pra mim, a Lee é tao complicada, uma personagem tao real, tao chocante e com a qual da pra se identificar muito (me identifiquei em varios aspectos). Ela fica tentando se encontrar, tentando definir quem ela é, mudando seus conceitos, se machucando, se reerguendo, e lendo, eu fiquei feliz com ela, chorei com ela... pra um livro despertar isso, ele tem que ser muito bom. Quero comprar um exemplar o mais rapido possivel e reler.

Ca Agulhari @literario_universo 09/06/2016

Ótimo livro!
Lee Fiora é um adolescente diria um tanto quanto deprimida: não se sente interessante, bonita, de fato exala uma infelicidade e inferioridade perante os outros que as vezes irrita mas no livro narra tão bem seus sentimentos que é impossível não sentir empatia por ela e mais ainda, simpatia. Passar com ela pelas fases do seu ensino médio narradas por ela própria enquanto já está mais velha é muito legal, entre uma lembrança e outra nos lembramos da nossa adolescência e podemos até rir ao nos darmos conta de que todos os adolescentes são iguais: sentem demais, amam demais, esperam demais dos outros, querem ser notados. Um livro excelente, vale a leitura.

Marcela.Hideu 04/07/2017

O livro, dividido em oito capítulos que narram os quatro anos colegiais de Lee

Leitura Que Amo 29/12/2017

Os altos e baixos de uma leitura
Foi uma leitura cheia de altos e baixos, mais baixos do que o necessário por ser um livro extenso se tornou uma procura de o lado bom do livro.
O ponto de vista de uma adolescente sobre o colegial foi divertido mas confuso muitas vezes. A falta de autoestima da Lee e evidente, e fiquei torcendo para que ela melhorasse até o fim do livro e que não aconheceu, esperava uma reviravolta que mostrasse que ela amadureceu nesses 4 anos de colégio, mas não aconteceu e tornou as últimas linhas fadigantes.