Ortodoxia

Ortodoxia G. K. Chesterton

Resenhas -

oTheus 29/03/2024

Otima critica ao racionalismo exagerado
No período em que Chesterton viveu, filosofias como o materialismo, ateísmo, niilismo e ceticismo estavam crescendo rapidamente, ao mesmo tempo que ideologias como o socialismo, o liberalismo e o relativismo moral ganhavam cada vez mais espaço. Chesterton era um crítico incisivo do racionalismo excessivo e da tendência de reduzir a realidade a meras abstrações intelectuais. Neste livro, ele nos mostra e enfatiza diversas vezes a importância da imaginação e da fé, pontuando que, ao contrário do que muitos pensam, são elas que mantêm viva a nossa sanidade, e não a mera razão.

?O Louco não é um homem que perdeu a razão. O Louco é o homem que perdeu tudo, exceto a razão.?

Nesta obra, ele argumenta sobre como essas filosofias modernas relativistas ameaçam o intelecto e distorcem as noções de virtude e moralidade. "Ortodoxia" é uma defesa da visão cristã da realidade, não apenas como algo que oferece uma base sólida para a moralidade, mas também mostrando como essa visão é mais humanizada, pois reconhece a importância do mistério e do encanto na vida humana, trazendo de volta uma simplicidade na maneira de enxergar a filosofia e a natureza.

O que chama a atenção é a maneira como Chesterton escreve, nos dando a sensação de estarmos em um diálogo com o autor, trazendo grande clareza à sua escrita, tornando-a acessível e direta. Além disso, o humor e a ironia desempenham um papel de bastante destaque em sua escrita, principalmente ao mostrar as inconsistências das visões opostas às suas.

Cristiane 15/03/2024

Parece ser um livro fantástico, mas não consegui aproveitá-lo em sua totalidade! Vou ver as aulas do Raul Martins para tentar entendê-lo melhor.

Feed literário 29/02/2024

Primeiro livro de literatura cristã
Ortodoxia é o meu primeiro livro de literatura clássica cristã.
Eu comprei ele no ano passado, tentei ler e acabei abandonado pois a leitura não era pra mim naquele momento, e agora no início de fevereiro peguei para ler novamente.
Já no primeiro capítulo Chesterton me deixou admirada com a forma que ele fala sobre o cristianismo e a escrita sublime dele.
Ortodoxia foi escrito por conta de todas as críticas que ele recebeu do seu livro " Hereges".
Na realidade ele foi o complemento para sanar as dúvidas dos críticos.
Aqui ele não quer fazer você crer na fé cristã, ele nos dar o seu exemplo de como ele pessoalmente veio a crer em Cristo.
E só isso me fez ter intimidade com o livro.

Débs 19/02/2024

Não me prendeu, achei uma escrita difícil, parece que não flui, creio que há outros livros que tratem sobre o tema e que sejam mais fácil de entender, não recomendo.

gabriel.a.brumatto 13/02/2024

Ortodoxia - G.K. Chesterton
Esse foi o meu primeiro contato com a obra do escritor e ensaísta britânico Gilbert Keith Chesterton. Logo no primeiro contato, resolvi explorar logo de início sua magnum opus. E eu adorei com todas as forças este livro divino.
Chesterton derrama toda a sua erudição e senso de humor neste pequeno livro, que consegue atingir diversos temas além da religião em si, como a filosofia, a cultura popular, a literatura, e o fator da opinião pública considerada importante, principalmente a questão da "verdade absoluta".
Este livro todo é uma maravilha, pois nos faz refletir muito sobre os temas de nosso cotidiano, sendo um livro de uma atualidade tremenda, mesmo escrito em 1903. Um tempo, que parece tão longínquo, se encontra com o nosso, 121 anos depois. Recomendo a todos que façam a leitura, pois a mesma é muito necessária.

joaomarques 02/02/2024

Alguns ensaios de chesterton sobre "se o homem não deve acreditar em si mesmo, em que ele deve acreditar?". Uma leitura recomendada não só para cristão, mas para agnósticos, pois chesterton tem uma visão peculiar de como age a fé cristão.

JoAo366 31/01/2024

Muito bom, o livro apresenta assuntos interessantes, só não gostei muito do encadeamento de pensamentos, algumas horas parecia confuso porém não deixa de ser de alta qualidade e uma leitura muito recomendada para qualquer um.

Aguiar 17/11/2023

Irreverente
Com uma escrita irreverente, o autor defende a fé cristã em uma sociedade cada vez mais tomada pelo pensamento progressista.

Alex 16/10/2023

Provocativo, agudo e cheio de paradoxos
Ortodoxia é uma resposta, este livro é uma resposta bem humorada à crítica de G.S. Street, ao livro anterior de Chesterton. Então ele, como diz no primeiro capítulo, "ao invés de responder, escreve um livro", assim, como se fosse coisa pequena, troco de bala.

E mais, Ortodoxia não é qualquer resposta. Escrita na época em que Chesterton ainda era Anglicano, mas já era um cristão fervoroso. Claramente um grande erudito, uma mente afiada, uma pena rápida ao escrever, não é a toa que esse livro, é um dos 80 livros escritos por ele. Voltando, Ortodoxia é uma resposta às críticas, mas também é uma exposição de uma filosofia, do autor, mas, que Chesterton, descobre a cada proposição, que tal filosofia já existe, não é nova, e nada mais é que as bases do cristianismo.

Com clareza aguda, uma sucessão de paradoxos, e digressões metafóricas, a leitura é agradável, mas lenta. Requer atenção dobrada. Por isso, aos que estão acostumados a uma leitura leve e fluida, não irão gostar. É um livro curto, mas que requer um certo nível de reflexão.

Por fim, esse autor estava na minha prateleira há muito tempo. E foi um prazer enorme, trazê-lo para o topo da pilha, ainda mais nesse ano. E, eu finalmente encontrei um autor à altura de C.S.Lewis, mesmo sendo absolutamente diferente dele.
Hector Zanini 16/10/2023minha estante
Eita! Espero que seja um bom companheiro para as férias de fim de ano. Obrigado pela resenha!

Alex 16/10/2023minha estante
Hector, acredito que será ótimo companheiro para ti, como o foi para mim. Aproveite!

Aryana 16/10/2023minha estante
??

Fellipe19 04/10/2023

Grande Chesterton!
Mais um clássico indicado pelo professor Guilherme Freire.

O livro é meio que uma continuação de "Hereges"(Não li, ainda), para responder algumas críticas e apresentar soluções.
Então, na apresentação de sua filosofia pessoal, ele diz que toda aquelas coisas já foram descobertas pelo cristianismo.

Alguns dos pontos que mais gostei:
- Ele não é o alienista, mas criou um manicômio, onde quem deve ser internado é o homem que acredita em si próprio.
"A autoconfiança não é apenas um pecado, a autoconfiança é uma fraqueza."

- O Gigante despedaçado, dividiram as suas vestes e rotularam com egoísmo. Apenas vemos os seus membros andando por aí.

- O quão paradoxal é o cristianismo, que na verdade é o equilíbrio.

- O Deus que andou pela terra nos ocultou algo, mas um dia conheceremos.

Heshi 21/09/2023

Daqui há uns 10 anos eu volto e faço uma resenha descente.
Esse livro me fez refletir muito sobre alguns assuntos e ao mesmo tempo deu um nó na minha cabeça.
Oscar.Valeriano 21/09/2023minha estante
Pretendo ler ainda esse ano esse livro

Bruno Falabella 06/08/2023

Difícil
Não é um livro fácil.
Pelo contrário: possivelmente teria que ser lido algumas vezes…
Veja mais no meu blog…

site: https://bchfalabella.blogspot.com/2023/08/acabei-de-ler.html

Kyuketsu 18/06/2023

Livro de cabeceira do Católico
Chesterton, juntamente a C. S. Lewis, são autores que o cristão católico deve sempre (re)visitar. Neste livro, Chesterton reflete acerca dos motivos que o levaram à fé Católica.

Texto rico e denso (mas não pesado), apresenta uma visão racional dos motivos pelos quais a ortodoxia Cristã deve ser acatada por todo aquele que deseja uma vida cristã plena, haja vista a premissa da impossibilidade de completude espiritual por outros caminhos.

O capítulo final, em especial os últimos parágrafos, trazem uma perfeita (se é que é possível assim dizer) análise da personalidade do Cristo (e suas ações) que caminhou entre nós. E a última oração (aqui em ambos os sentidos) do seu livro, é simplesmente forte e emocionante.

Rafaela.Einsfeld 21/04/2023

Fui alfabetizada da forma correta?
Entendi quase nada do livro. Fiquei apenas me questionando se sou realmente uma pessoa alfabetizada, kkk.

Mas basicamente alguém fez uma pergunta pro cara e ao invés de ele virar pro cara e responder a pergunta, ele virou pro cara e disse: "estou indo pra casa AGORA escrever um livro para responder sua pergunta." O.o

Então ele começou a escrever o livro, parecendo que estava simplesmente escrevendo tudo que vinha na mente dele naquela hora. Até que ele descobriu que estava escrevendo sobre uma filosofia que achava estar inventando, porém que já existia.

Basicamente isso. E fiquei a maior parte do livro perdida nos pensamentos do G. K. Chesterton.

Linhares 17/02/2023

Nesse livro Chesterton nos conta que ao tentar encontrar sua própria filosofia, a mesma já existia por séculos na forma do Cristianismo, doutrina essa tão atacada nos dias de Chesterton e mais ainda nos nossos dias. O livro também combate várias falácias e falsos argumentos contra a doutrina da qual nossa moral é derivada.
Em certos momentos achei a leitura meio arrastada e o livro não me prendeu muito, mas isso foi uma percepção muito pessoal, pois não li o livro em um bom momento, recomendo que você tire suas próprias conclusões.

Sobre a edição da Principis: o livro é bem baratinho e de capa flexível, o que não é nenhum demérito pois deixa a leitura acessível a todos. Além disso a edição contém várias notas de rodapé que ajudam bastante na leitura.