O Guardião da Meia-Noite

O Guardião da Meia-Noite Rubens Saraceni

Resenhas - O Guardião da Meia-Noite

Juliana 17/04/2024

Apreender...
Esse livro é de um conteúdo maravilhoso, me ensinou a ver o mundo de outra maneira, pois de tudo que fazemos nessa ou em outras vidas tem consequências....o plantio e livre, mas a colheita é obrigatória.

Guah 13/04/2024

Um dos melhores aprendizados que tive em tempos?
Acredito que não seja um bom livro para quem não conhece nada sobre os Guardiões e a espiritualidade. Por se tratar de uma história de muitos anos atrás, algumas passagens iniciais são fortes e podem ser gatilho. No entanto, se a leitura for feita com o intuito de aprendizado e busca de entendimento e verdade sobre aspectos do Todo e da própria espiritualidade, é um livro capaz de trazer muita luz à várias questões e duvidas nesse sentido. Na minha leitura, busquei entender as entrelinhas e não me apegar a alguns detalhes do que se era escrito. É preciso ter um grau de maturidade espiritual e conhecimento da Umbanda para que a ?ficha caia?. Inclusive, sugiro a leitura de Memórias de um Kiumba antes desse, assim as supostas ?falhas? na narrativa farão muito mais sentido.

Bianca S 05/04/2024

Com todo o respeito, um dos piores livros q ja li
Meu deus, por onde começar?

o livro começa contando a história do barão pra poder contextualizar a jornada dele pós morte...
e essa parte da vida dele eu suspirei de raiva e indignação em todo parágrafo... estupro, machismo, misoginia, assassinato, escravização... puta q pariu.

bom... o cara morreu, passou 4 anos no umbral e daí foi pro reino das trevas. ai vc pensa "vai ser castigado pelo ? #$%!& q foi em vida, certo?" erraaaadooo, no reino das trevas ele virou um bichão da magia super poderoso que DO NADA decidiu comecar a querer "salvar" as mulheres e os outros seres das trevas q poderiam ir pra luz... tipo... de ONDE veio essa mudança de ideia dele de um ? #$%!& pra tentar ajudar o povo a ir pra luz? foi totalmente DO NEIDA.

aí assim... um livro psicografado, a gente entende que um ente sobrenatural escreveu por intermedio de algum mortal, certo? oq eu acho muito curioso é q esses entes sobrenaturais q "viram" oq rola depois da morte simplesmente retratam a mesma logica social do tempo em que o mortal q ta escrevendo vive. no reino das trevas, as mulheres sao moedas de troca, pessoas sao escravizadas etc etc. que curioso né? que depois de morrer, a lógica é a mesminha da sociedade no tempo q se escreveu.

além disso, a beatriz se culpava pelo cara ter ido pro inferno (vou chamar de inferno pra ser mais facil pra mim) POR CAUSA DO "DEFEITO" DELA (o fato dela n ter sangrado no primeiro estupro e ele achar q ela n era virgem)... tipo... QUE????? ai no fim um dos seres de luz fala que ela PRECISA da lembrança dele e da culpa pra ser a pessoa iluminada q ela é???? ela ja queria ser freira e fazer o bem ANTES de toda a putaria q ele fez ela passar. entao ngm pode puramente querer fazer o bem? precisa se culpar injustamente por um ? #$%!& ?

e outra... acho engracado q o cara passa só 4 anos no umbral, depois vira o bichao do submundo e a pessoa escravizada q ele usou pra criar la a situacao c a mlr dele foi pro "inferno" e "mereceu" continuar sendo castigado pelo oq ele fez na vida antes da escravizacao?? pq o umbral de 4 anos do cara é o suficiente e todo mundo tem pena, mas a vida adulta todinha de um cara q foi escravizado nao foi castigo suficiente pro q ele fez na vida anterior?

e o comentário/explicação que fazem sobre pessoas com deficiência intelectual eu, particularmente, achei bastante capacitista.

olha... sério. isso não é de jeito nenhum uma critica à qualquer religião, mas sim apenas a historia retratada neste livro q so me fez passar raiva dura te todo ele. raiva, incredulidade, indignação...

não tankei.
não recomendo.
fui ler esse livro qquerendo entender e aprender sobre a umbanda... e me recuso a pensar q esse é um bom livro pra isso, não é possível....

e mesmo quem ignore minha crítica à psicografia e venha me dizer q eu devo levar em consideração a época da obra, eu sinto muito, mas oq eu considero filhadaputagem, considero filhadaputagem. não vou passar pano só porque "naquela época era natural".

e sobre a mensagem de perdão, culpa, crescimento espiritual... achei muito superficial e rasa...
e onde se deu mais enfoque nessa área, achei totalmente mal direcionada.

Quel.Perina 04/04/2024

É uma história emocionante e empolgante.
Houve diversos momentos que fiquei tanto quanto confusa, porém, acredito que com uma releitura mais adiante o que foi citado fique esclarecido.

Gostei muito.

Raiza 31/03/2024

Uma história linda e verdadeira, com uma narrativa direta, explicativa. É uma ótima forma de compreender o que se passa após deixarmos o plano terreno, uma oportunidade de se aprofundar na religião e para quem tem interesse: conhecê-la, pois desmistifica muitos dos pensamentos populares em relação às entidades de esquerda.

Renan.Santos 26/03/2024

Muito boa a história, e como é explicado uma espiritualidade de forma simples por meio de diálogos fáceis a qual a gente não vê em mtos obras que retratam o assunto. Gostei, além de toda questão espiritual, a gente consegue adequar em paralelo as ciências políticas da sociedade vigente.. indico mto

Amanda3619 22/03/2024

Intrigante?
Primeiro livro que eu li depois de anos, não foi cansativo e nem tedioso em nenhum momento. Tem alguns gatilhos mas tudo sob controle ? amei!!!

Rebecca.Valenca 19/03/2024

Excelente linguagem. Facilitou e muito, meu entendimento sobre vários personagens e aspectos do desenvolvimento da espiritualidade.

thiagonfiuza 14/03/2024

Um livro que abriu minha mente para uma nova perspectiva
Um ótimo livro, abriu minha mente para meus preconceitos e minhas experiências, leitura densa no início, muitos ensinamentos no meio e emocionante no fim. Com certeza lerei novamente.
Recomendo aqueles que lerem, q o façam de coração e mente aberta, pois além de uma ótima história, é um leve tapa na cara dos intolerantes. Boa leitura

Vitorinha 13/03/2024

O guardião da meia-noite
O guardião da meia-noite conta a história do Barão, homem que, quando vivo, caiu amargamente na zona do ego, da vaidade.

Após seu desencarne, relata os momentos de terror ao qual deve que passar na vida astral pela sua inconsciência. Por outro lado, relata também sua ascensão e descoberta de si mesmo como Espírito imortal.

Uma história que nos ajuda a compreender a INFINITA misericórdia e amor do Pai Maior diante da nossa infinidade de pecados na caminhada imortal da evolução.

saito. 09/03/2024

Li esse livro porque depois de tantos anos sendo literalmente criada na umbanda decidi realmente começar a estudar tudo a fundo e o pai de santo indicou que eu começasse com esse livro, então peguei lá na biblioteca da casa espírita!!
Gostei bastante, fiquei muito envolvida e pretendo pegar mais livros como esse na biblioteca.

Brenda Leticia 22/02/2024

Surpreendente
Tem certas coisas e acontecimentos que não fazemos ideia e a história do Seu Meia Noite era uma delas. extremamente pesada, triste e até revoltante em alguns momentos, não sabia que precisava descobrir até ler. o livro em si tem muitas frases e falas que nos fazem refletir sobre um todo, sobre nossas próprias ações, ideais e a forma como vemos o mundo

Fabiola.Fontes 20/02/2024

Ja tinha lido a um tempo atrás e reli agora. Livro muito bom. Ótimo para quem quer entender um pouco como é o trabalho de alguns Exus.

Dan 19/02/2024

O Nosso Lar da Umbanda
Um livro fenomenal com uma história que te prende e não solta mais. Nos ensina a aceitar nossas próprias trevas e a nos perdoar. Veio no momento certo da minha vida.