O Guardião da Meia-Noite

O Guardião da Meia-Noite Rubens Saraceni

Resenhas - O Guardião da Meia-Noite

Mah Correia 27/07/2010

LINDO
É maravilhoso, é lindo, a história é extremamente emocionante... Eu chorei quando li... Pretendo reler.

Indico, com certeza, a pessoas com coração aberto e isento de preconceitos religiosos...
Caboclo.Pena 24/05/2016minha estante
Literatura Umbandista é na www.gratusbrasil.com.br.

Cesar89 20/03/2023minha estante
Eu gostaria de saber como faço para ler aqui por esse aplicativo alguém pode me ajudar

Denise 05/01/2024

Um pouco confuso pra quem não é da Umbanda
Livro que descreve as leis das trevas e da luz, o que você faz em vida tem consequências pós morte.
Achei a narrativa um pouco confusa, alguns termos não são explicados, parte do princípio que o leitor já sabe. Não entendi alguns personagens com diversos nomes, nem onde e quando ocorrem as situações.

Phelipe Guilherme Maciel 29/08/2017

O primeiro romance psicografado que li. Explica com facilidade conceitos complexos de Umbanda.
Quando me predispus a ler e entender melhor o cristianismo reencarnacionista (Kardecismo e Umbandismo principalmente) logo percebi que não poderia me ater somente aos livros doutrinários. Estes livros são pesados para um iniciante e possuem conceitos basilares das religiões que não seriam totalmente entendidos. Você entende melhor os livros de Allan Kardec lendo os romances psicografados de Chico Xavier. Você entende melhor os conceitos da Umbanda lendo os romances psicografados de Umbanda.
Os romances psicografados normalmente possuem grande parcela de opositores nas religiões mas são importantes na captação de pessoas para a leitura das ideias dessas instituições sem demandar muita aplicação intelectual por parte de quem lê, e também para explicar de modo mais simples alguns conceitos rebuscados. Foi assim que cheguei neste que é um dos mais famosos livros de Rubens Saraceni.
Neste livro, psicografado pelo Preto Velho Pai Benedito de Aruanda, fica muito mais simples entender alguns dos pontos basilares da Umbanda:
Porque há espíritos de Negros e Caboclos como principais forças nessa religião? O que é o Umbral? O que é um Exu? O livro na verdade, é a história de um Exu. Exemplifica a atuação de um exu à esquerda da Lei.
Explica um pouco o que vem a ser essa "Lei", e o que significa estar à direita e à esquerda desta lei. Explica um pouco a atuação de Orixás.

A leitura é bem simples, contado em primeira pessoa pelo espírito do Barão, não com você, pois na verdade ele está conversando com o mestre de luz Taluiá. Quem nos conta a história, a bem da verdade é Taluiá.

A linguagem é básica, sem termos prolixos, e quando algum conceito mais rebuscado é inserido, a própria história trata de explicar.

Não entendi a batalha final do livro, mas algo me diz que algo aconteceu na terra com algum médium específico naquele ano de 1983 que gerou esta guerra espiritual. Talvez é alguma dica a algum evento terreno que ele deixa e eu não entendi por ser leigo no assunto.

O livro no geral, mais me iluminou do que me deixou com dúvidas. O saldo foi positivo.

Jader.Johann 09/02/2020

Ótimo livro
Um daqueles livros que você não consegue parar de ler. O li em dois dias.
O final do livro foi um tanto decepciona-te pois, para mim, não ouve um desfecho da história.

Lasch 10/02/2012

Além de Dogmas
Sim, é um livro espírita. Sim, é um livro tendencioso. Mas se você tiver a mente aberta, e gostar de conhecer outros dogmas sem preconceito, vale a pena a leitura. Ainda que não seja sua religião, existe aqui uma ou duas boas lições para você levar para a vida. E fora isso, se você quiser ler apenas como uma ficção sobrenatural, também é um bom livro. Aconselho aos não preconceituosos. Aos que defendem religião como verdade absoluta, passem longe, bem longe.

Stephanie 03/01/2023

Bem interessante, só senti falta do autor ter explorado mais os trabalhos e a importância dos exus. Vendo algumas resenhas, vi falarem que era um livro muito fantasioso e, quanto a isso, só me lembro de uma frase de Shakespeare: há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar.

Panetone 23/05/2023

Para aqueles que buscam se aprofundar nesse mundo, aconselho verificar antes se condiz com o que está querendo. O livro não é ruim, apenas não condiz com os ensinamentos aos quais tenho, então me houve imensa estranheza ao decorrer dele.
Mas para aqueles que estão na Umbanda Saraceni, vão gostar, é uma história fluida e tranquila.

Ely Varella - terapias que iluminam 26/12/2009

Para os umbandistas ou simpatizantes, este autor não pode deixar de ser lido. Rubens Saraceni tem uma rica bibliografia. Este é um dos mais bonitos e envolventes. Não deixe de ler.
Thara 29/04/2010minha estante
Ai, quiero.

Nice 13/07/2016minha estante
Bem... eu sou espírita e Não recomendo este autor. Fantasioso e ilusionista, cria orixás, preceitos estranhos e tenho minhas dúvidas que seus Mestres de luz, sejam realmente da luz. Um estudioso sério saberá do que estou falando. Não ajude a espalhar o que deturpa a ideia, vc estará colaborando com as entidades que querem "brincar por aqui". Um abraço.

Vitor.Arruda 05/06/2018minha estante
acabei de ler esse, qual outro livro do autor Rubens Saraceni vc me recomendaria ?

Mary.Rovere 18/07/2022

Maravilhoso
Pra quem quer conhecer um pouco mais sobre a ubanda e os guardiões Exu super recomendo esse livro conta a história de um poderoso barão que pagou por suas péssimas escolhas e suas ações na vida e após a sua morte o livro também mostra que das trevas pode surgir a luz super recomendo
Laroye seu meia noite

omg_nessah 28/09/2023

O maior rico é aquele que valoriza o menor dos seus bens.
Um livro incrível, maravilhoso. Tive certa dificuldade para compreender certas coisas, pois, foi o primeiro livro sobre o assunto que li.
O livro traz muitos conhecimentos e lições, com certeza foi uma das minhas melhores leituras, respondeu muitas dúvidas que eu tinha a respeito da espiritualidade e apresentou muitas coisas que eu ainda não conhecia. A história contada no livro é muito bonita, interessante e inspiradora. Recomendo a leitura deste livro á quem se interessar pelo tema.

afabivic 12/05/2021

Leitura ótima, com muito aprendizado
E vamos de clássico! Apesar de muitas pessoas não se adaptarem a doutrina ou escrita de Rubens Saraceni, não há como negar que o livro O guardião da meia-noite é POP no meio Umbandista.

Nesse livro iremos conhecer a encarnação do ?Barão?, um homem que teve muita prosperidade no período Brasil Colônia.
Continue a leitura em Instagram @espiritualivros ou espiritualivros.blogspot.com.br

Gleis 25/04/2020

Luz e Trevas
Magnífica obra do Mestre Rubens Saraceni!
O enredo proporciona aos leitores não só um maior entendimento à respeito das Leis da Luz e das Trevas, como também, se dá o processo de vida e desencarne na Terra.
E por meio de relatos de várias entidades, podemos elucidar como se deu suas evoluções em todos os planos.
É uma obra fundamental na biblioteca de todos os umbandistas

Lilo Dias 23/05/2020

Livro um tanto cansativo por conta de seus diálogos, estendidos e confusos em parte.
De uma mensagem significativa sobre a vida e seus erros, onde tudo o que é feito seja bom ou ruim, algum dia será cobrado!

madasco 26/03/2022

espiritualidade
este livro é incrível pra quem quer começar a entender um pouco mais sobre exus e guardiões, tenho um grande amor por esse livro!