O Eterno Marido

O Eterno Marido Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Eterno Marido

Prim 16/07/2022

O eterno marido
Minha primeira experiência lendo Dostoiévski e estou muitíssimo satisfeita.
Um romance inteligente e divertido.

Dostô tem o humor parecido com o de Machado. Em o eterno marido, ele pega um tema eternamente polêmico (o adultério) e confronta a sociedade com sua própria moral (assim como Machado faz em Dom Casmurro).

Quantas vezes ficamos ao "lado" do amante em vez de defendermos a ''honra'' de quem foi traído? Quem é esse amante? O quão canalha ele é? E quão canalha pode ser o marido?

E, ainda assim, esses questionamentos nem são tão importantes. Como você interpreta a relação entre os personagens é algo único nesse livro. A tensão para saber se ele, o marido, sabe ou não sabe sobre os chifres, o que ele sabe, se ele veio mesmo pelo motivo que todos imaginam... é tanta coisa interessante!

E as interações são divertidíssimas! Não esperava que eu riria tanto com Dostoiévski, sempre pensei nele como uma leitura mais forte e filosófica, mas me surpreendi com a leveza e a língua mordaz.

Foi uma experiência incrível e me sinto mais confiante para os próximos livros.

Mica 15/07/2022

"Depravity in such a place, the depravity of last hopes, the depravity of flabby and rotting corpses and?not even sparing the last moments of consciousness! They?re given, they?re made a gift of these moments and?"

Review next Monday on reading.with.mica

Weltony 10/07/2022

Boa surpresa
Dos títulos de Dostoisvski 'O eterno marido' não me despertava tanto interesse. Entretanto, o livro tem uma boa fluidez, principalmente do meio para o fim.

Bruna 05/07/2022

de que servem tais recordações, quando não sei nem mesmo libertar-me suficientemente de mim no presente? (p. 14).
Ler Dostoiévski é mais que prazer e agonia.

Marcus303 01/07/2022

Resplendor de maturidade
Tanto a narração, a construção dos personagens e a escrita demonstram bastante maturidade do Dostoievski na criação dessa obra. Não a toa foi escrita entre dois grandes monumentos literários (Os demônios e O Idiota). A história toma ares muito imprevisíveis, como se fosse uma peça de teatro. Em determinado momento nos encontramos entre uma briga de gato e rato entre Vieltchâninov e Pável Pávlovitch.

Alice 27/06/2022

Não sei ainda se eu entendi o que o livro propôs, ainda estou confusa, mas apesar disso gostei bastante, na verdade está sendo bem divertido ler todas as publicações de Dostoiévski. Gosto que a escrita tem um que de mistério e suspense, que tudo vai se revelando ao pouco e que os personagens são efusivos.

Thayane Oliveira 26/06/2022

Para ser sincera achei o livro sem pé nem cabeça, a história é bem chatinha, a única coisa que salva, é obviamente a narração do Dostoievski.

Loanfi 08/05/2022

Excelente
Eu sinceramente pensei que nunca ia terminar este livro, mas valeu a pena. Os primeiros capítulos são muito tediosos e longos, porém importantes para entender o resto do livro. É angustiante e frustante a forma que o personagem não sabe se foi descoberto como amante ou não. E todos os sentimentos conflitantes são colocados de uma forma brilhante. Não é um livro para ser lido rapidamente, apesar de ser curto.

Deia 18/04/2022

Primeiro contato
Confesso que fiquei confusa sobre esse livro, em alguns momentos achava que entendia o que estava acontecendo, mas no fim entendi bem pouco. Acho que foi estranho para um primeiro contato com o autor, vou dar chance para outras obras
Preffaciando 18/04/2022minha estante
Também foi a primeira obra dele que li e me senti meio confusa. Mas vale a pena dar outra chance ao autor em uma outra obra.

Marcelo.Castro 16/04/2022

Crítico e analítico
Uma história curta, com basicamente dois personagens principais, mas com o traço característico de Dostoiévski. O tamanho reduzido da história não impede um mergulho profundo na psicologia dos personagens, tampouco poupa críticas ao seu proceder, seja na consciência, seja na vida em sociedade. A hipocrisia, os crimes, a amoralidade, de forma velada ou direta não escapam da análise e crítica do autor. Para quem ainda não teve coragem de encarar toda a dimensão de Crime e Castigo, pode encarar O Eterno Marido como uma (bem) pequena "amostra grátis" do estilo de Dostoiévski. Vale muito a pena.

Verissimo 04/04/2022

há tantos eternos cornudos...
Dostoiévski deixa em situação delicada, o protaginista, que apesar de não ser o alvo de todo o principal drama que evolve ser um "eterno marido", é ele quem obsorve cada castelo de cada aconteciento. É difícil até decidir entre marido e amante quem mais sente o drama da relação.

Alana.Leitao 14/03/2022

Favoritado?
??Essa obra pra mim, aconteceu de forma bem mais fluída e olha vou dizer, o livro me prendeu do começo ao fim de tão bem construído que é. Dostoiévski cria os personagens com uma carga psicológica enorme, ficamos pasmos com o pensamento e ação deles, eu consegui ver uma leve semelhança com Memórias do Subsolo, mas não chega a ser tão complexo quanto. Só tenho uma coisa a dizer, LEIAM!

?? No começo vemos Veltchaninov como um homem sofredor é fechado que sofre com seu eu do passado, sofre de remorso por suas ações na juventude. Então de repente o passado vai aparecer na sua frente de forma súbita e vai ser intenso.

Marcelo 10/03/2022

Ótimo!!!
Dostoievski maravilhoso!!!! Um livro dele que eu não conhecia. Curto e bem interessante. Me agradou mais do que Notas do Subsolo que foi minha primeira leitura do autor. Talvez por já estar mais familiarizado com a escrita. Recomendo.

Sté 24/02/2022

O homem do chapéu com fita crepe
Livro INCRÍVEL! Apenas isto!! Me prendeu do início ao fim, fazendo eu desejar um fim e depois outro.
Veltchaninov nos é apresentado no início e é sobre a ótica dele que vemos tudo do início ao fim. Ele está em um estado melancólico, isolado da sociedade, é hipocondríaco e passa por um estado mental que eu acreditava que acaba por afeta-lo fisicamente, o que fica claro ao fim da obra.
Ele recorda inúmeros momentos em que foi totalmente desprezível como ser humano. O que seria o suficiente para detestar ele por toda obra, mas não foi o que me ocorreu. 'O homem do chapéu com fita crepe' é o outro personagem importante e que aparece como o conflito da obra. Não vou me estender quanto a participação dele, mas é um antigo amigo, e Veltchaninov provocou profunda dor a ele, assim como fez com muitos.
Meu sentimento quando a esse homem se alterou também. Injustiçado e vítima de Veltchaninov, acabou por envolver terceiros inocentes, que nada tinham com seu conflito. Em resumo é um livro curtinho e ótimo, com uma história que realmente prende, segundo livro de Dostoiévski que leio e como grande autor que é, essa obra não seria diferente.

"Sim, ele amara odiando e é justamente o amor mais forte...", p. 128
Alana 24/02/2022minha estante
Ainnn
Quero ler, me deu saudade do Dostô

Sté 24/02/2022minha estante
É muito bomm