O Eterno Marido

O Eterno Marido Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Eterno Marido

Bruna 05/07/2022

de que servem tais recordações, quando não sei nem mesmo libertar-me suficientemente de mim no presente? (p. 14).
Ler Dostoiévski é mais que prazer e agonia.

Marcus303 01/07/2022

Resplendor de maturidade
Tanto a narração, a construção dos personagens e a escrita demonstram bastante maturidade do Dostoievski na criação dessa obra. Não a toa foi escrita entre dois grandes monumentos literários (Os demônios e O Idiota). A história toma ares muito imprevisíveis, como se fosse uma peça de teatro. Em determinado momento nos encontramos entre uma briga de gato e rato entre Vieltchâninov e Pável Pávlovitch.

Alice 27/06/2022

Não sei ainda se eu entendi o que o livro propôs, ainda estou confusa, mas apesar disso gostei bastante, na verdade está sendo bem divertido ler todas as publicações de Dostoiévski. Gosto que a escrita tem um que de mistério e suspense, que tudo vai se revelando ao pouco e que os personagens são efusivos.

Thayane Oliveira 26/06/2022

Para ser sincera achei o livro sem pé nem cabeça, a história é bem chatinha, a única coisa que salva, é obviamente a narração do Dostoievski.

Loanfi 08/05/2022

Excelente
Eu sinceramente pensei que nunca ia terminar este livro, mas valeu a pena. Os primeiros capítulos são muito tediosos e longos, porém importantes para entender o resto do livro. É angustiante e frustante a forma que o personagem não sabe se foi descoberto como amante ou não. E todos os sentimentos conflitantes são colocados de uma forma brilhante. Não é um livro para ser lido rapidamente, apesar de ser curto.

Deia 18/04/2022

Primeiro contato
Confesso que fiquei confusa sobre esse livro, em alguns momentos achava que entendia o que estava acontecendo, mas no fim entendi bem pouco. Acho que foi estranho para um primeiro contato com o autor, vou dar chance para outras obras
Preffaciando 18/04/2022minha estante
Também foi a primeira obra dele que li e me senti meio confusa. Mas vale a pena dar outra chance ao autor em uma outra obra.

Marcelo.Castro 16/04/2022

Crítico e analítico
Uma história curta, com basicamente dois personagens principais, mas com o traço característico de Dostoiévski. O tamanho reduzido da história não impede um mergulho profundo na psicologia dos personagens, tampouco poupa críticas ao seu proceder, seja na consciência, seja na vida em sociedade. A hipocrisia, os crimes, a amoralidade, de forma velada ou direta não escapam da análise e crítica do autor. Para quem ainda não teve coragem de encarar toda a dimensão de Crime e Castigo, pode encarar O Eterno Marido como uma (bem) pequena "amostra grátis" do estilo de Dostoiévski. Vale muito a pena.

Verissimo 04/04/2022

há tantos eternos cornudos...
Dostoiévski deixa em situação delicada, o protaginista, que apesar de não ser o alvo de todo o principal drama que evolve ser um "eterno marido", é ele quem obsorve cada castelo de cada aconteciento. É difícil até decidir entre marido e amante quem mais sente o drama da relação.

Alana.Leitao 14/03/2022

Favoritado?
??Essa obra pra mim, aconteceu de forma bem mais fluída e olha vou dizer, o livro me prendeu do começo ao fim de tão bem construído que é. Dostoiévski cria os personagens com uma carga psicológica enorme, ficamos pasmos com o pensamento e ação deles, eu consegui ver uma leve semelhança com Memórias do Subsolo, mas não chega a ser tão complexo quanto. Só tenho uma coisa a dizer, LEIAM!

?? No começo vemos Veltchaninov como um homem sofredor é fechado que sofre com seu eu do passado, sofre de remorso por suas ações na juventude. Então de repente o passado vai aparecer na sua frente de forma súbita e vai ser intenso.

Marcelo 10/03/2022

Ótimo!!!
Dostoievski maravilhoso!!!! Um livro dele que eu não conhecia. Curto e bem interessante. Me agradou mais do que Notas do Subsolo que foi minha primeira leitura do autor. Talvez por já estar mais familiarizado com a escrita. Recomendo.

Sté 24/02/2022

O homem do chapéu com fita crepe
Livro INCRÍVEL! Apenas isto!! Me prendeu do início ao fim, fazendo eu desejar um fim e depois outro.
Veltchaninov nos é apresentado no início e é sobre a ótica dele que vemos tudo do início ao fim. Ele está em um estado melancólico, isolado da sociedade, é hipocondríaco e passa por um estado mental que eu acreditava que acaba por afeta-lo fisicamente, o que fica claro ao fim da obra.
Ele recorda inúmeros momentos em que foi totalmente desprezível como ser humano. O que seria o suficiente para detestar ele por toda obra, mas não foi o que me ocorreu. 'O homem do chapéu com fita crepe' é o outro personagem importante e que aparece como o conflito da obra. Não vou me estender quanto a participação dele, mas é um antigo amigo, e Veltchaninov provocou profunda dor a ele, assim como fez com muitos.
Meu sentimento quando a esse homem se alterou também. Injustiçado e vítima de Veltchaninov, acabou por envolver terceiros inocentes, que nada tinham com seu conflito. Em resumo é um livro curtinho e ótimo, com uma história que realmente prende, segundo livro de Dostoiévski que leio e como grande autor que é, essa obra não seria diferente.

"Sim, ele amara odiando e é justamente o amor mais forte...", p. 128
Alana 24/02/2022minha estante
Ainnn
Quero ler, me deu saudade do Dostô

Sté 24/02/2022minha estante
É muito bomm

Martony.Demes 21/02/2022

Eterno marido - por Martony
Eis a novela O Eterno Marido, do escritor russo e universal Fiodor Dostoiévski.

Principio citando que não é um livro denso e complexo, como crime e castigo. Mas não menos importante! É de uma leitura mais fluida.

Entre os diversos tema, o enfatizado é o adulterio (o feminino). Coloque isso no contexto de uma sociedade do século XIX. Imagine!

Um personagem (Veltchaninov ) que outrora era um "Playboy" que mantinha namoros (affair) com mulheres casadas.

Ja em sua velhice, aos 40 anos (isso mesmo! Naquela época), ele tem crises de remorsos! Principalmente ao ver os maridos daquelas mulheres com as quais mativera casos.

Entre tantos, encontrou-se com o Pavel Pavlovitch Trussotski! Este tambem era seu amigo e fora casado com Natalia, a qual teve um caso com Veltchaninov! Isso aconteceu ha 9 anos.

Nesse periodo, o casal teve uma filha, de 8 anos!!! (Veja ai o que nos coloca Dostoiévski!)

A narrativa se constroe através de um embate entre o traido e o traidor! Isso inicia logo apos a morte de natalia!

Nesse cenário febril e facilmente identificável é possível identificar matizes de terror psicologico, jogos retóricos, dinâmicas de humilhação e dominação constantes!

Veltchaninov (o traidor) ocupa uma classe superior ao do traído e de sua esposa. Identificamos grande disparidade de poderes e dominação

Sempre bom lembrar maneria incrivel como Dostoiévski constroe o dialogo dos personagens. Inclusive a etimologia dos nomes dos personagens não são ao acaso.

Outras análises, podemos visualizar os diálogos sempre com tensoes, frases com algo submitendido. Também há falsas submissões. Há momentos em que os poderosos se apresentam cada vez mais assustados, diferente de como era anteriormente! Ocorre a nversao de suas caracteristicas!

Claro, há também: humor, horror, suicídio, morte, traição(claro), tensão, dissimulacao etc.

Uma obra bem interessante! Vale a leitura!

Tem algo a perguntar ou acrescentar? Fica a vontade!
#dostoievski #fiodordostoievski #literaturarussa

LairJr 06/02/2022

Como é bom ler Dostoiévski. Leio diversos outros autores, best-sellers atuais, e, apesar de sempre ser uma leitura agradável, nada se compara quando retorno à obra de Dostoiévski. A distinção para mim é marcante.

Carlos 01/02/2022

O Eterno Marido subterrâneo
Romance curto (chamado, inclusive, de novela pelo próprio Dostoiévski) que releva toda a grandiosidade do autor, intercalando temas recorrentes em sua obra, como o homem do subsolo, representado aqui de forma ambígua por Vieltchâninov e Páviel Pávlovitch), a criança abandonada (Lisa) e o bufão, também representado por Páviel.
Considerado por muitos o maior romance curto do autor, para mim ainda fica atrás do impecável Memórias do Subsolo.

?É tudo um absurdo: ambos somos gente viciosa, subterrânea, vil??