The Rise of Skywalker

The Rise of Skywalker Rae Carson

Resenhas - The Rise of Skywalker

paulapslva 07/01/2024

"You won't know how strong you are until you know how strong you have to be."
A novelização do famigerado Episódio IX superou minhas expectativas. A história, infelizmente, continua com seus muitos defeitos, mas a escrita da Rae Carson elevou a trama a um nível completamente diferente. É impossível consertar o filme, mas o livro apresentou várias cenas extras onde podemos apreciar personagens que mal tiveram tempo de tela, informações cruciais para que várias escolhas finalmente façam sentido e detalhes que nos fazem amar ainda mais os protagonistas dessa história. Posso dizer que, depois dessa leitura, eu vejo A Ascensão Skywalker com outros olhos.

Foi uma experiência única e me deixou muito emotiva. A autora fez mágica com o pouco que tinha, deixando claro que ela claramente pesquisou bastante para escrever o livro. Minha opinião talvez não seja muito confiável, afinal, como já disse anteriormente quando li a novelização do Episódio VIII, eu sou uma fã que surta por qualquer coisinha envolvendo Star Wars.

Meu personagem favorito sempre foi o Ben, até mesmo quando ele ainda era o Kylo Ren, e eu sofri como se estivesse assistindo o filme novamente. Na verdade, acho que a dor foi bem pior. Uma das melhores partes, e também uma das piores, é como seu arco de redenção é mais aprofundado, junto com sua conexão com a Rey, que é uma das coisas mais bonitas que esse livro proporciona. Além de ver o que está passando em sua mente o tempo todo, também conhecemos mais um pouco da sua infância através de Leia e Chewbacca. Ben Solo merecia muito mais, isso é um fato. O final é algo que eu nunca vou gostar e nunca vou perdoar o J.J Abrams, mas não vou me aprofundar nisso, afinal, prefiro apenas fingir que nunca aconteceu.

Apesar dos pesares, para mim, foi uma leitura que valeu a pena, já que o último filme não me agradou tanto assim. É impossível não relacionar as duas obras na hora de fazer essa crítica, mas é uma boa alternativa para quem quiser dar uma segunda chance!
estér 07/01/2024minha estante
eu AMEI a sua resenha! o ben é o meu personagem favorito e concordo com absolutamente tudo que você falou. fiquei com ainda mais vontade de ler!!!

paulapslva 08/01/2024minha estante
leia! nossa, esse livro é um tapa na cara para os "fãs" que criticam o ben ir para o lado da luz e para quem diz que o beijo dele e da rey aconteceu do nada. também faz um pouco mais de sentido a rey tomar o sobrenome skywalker.

Tamires 27/09/2023

Melhor que o filme
Bem, é bem clichê essa reclamação né, mas no caso das novelizações dos filmes de Star Wars, o caminho é o contrário né. O Filme vem primeiro e o livro serve para aprofundar a história e dar luz a coisas que passam batido no filme.
No livro a gente consegue entender melhor os sentimentos, principalmente de Rey e Kylo. Tá, eu sou #reylo então sou suspeita. Mas amei o modo como a relação deles é retratada no livro.

O enredo tem os mesmos problemas do filmes, nenhuma novidade.

Carolina Tonglet Monzi 25/10/2020

Nem sei o que dizer
O melhor livro que li esse ano, sem sombras de dúvidas!
Perfeito!!!

Mariane 24/03/2020

O filme descrito
Incrivelmente fiel ao filme, tem algumas cenas extras que podem explicar detalhes que passaram despercebidos no filme. Além de trazer uma experiência mais sentimental por captar e descrever melhor os personagens.
Foi uma boa experiência de leitura, pouco acima do filme.

Ana Luiza 28/05/2020

Não é o meu final
O livro consegue preencher alguns buracos deixados no filme e tem espaço para respirar um pouco, mas nem mesmo a ótima escrita de Rae Carson e a sempre incrível leitura de Marc Thompson puderam salvar essa história das péssimas decisões que foram tomadas e da falta de planejamento dessa trilogia. Uma pena, pois gosto muito dos personagens que foram criados, e acredito que eles mereciam uma conclusão melhor.

Gabriela.Matheus 02/12/2020

Livro da vida.
Há alguns anos comecei nesse universo distante, mas nunca me considerei realmente fã até essa ultima trilogia.
O maior envolvimento que tive foi no romance e na esperança que o universo trouxe nesses últimos filmes, e com o livro foi melhor ainda.
Livros tem a prazerosa capacidade de nos deixar a par dos pensamentos e intenções dos personagens, e poder ler sobre os sentimentos e ambições de Kylo Ren e Rey, do Finn e do Poe, fizeram o meu ano e tiveram uma influência em minha personalidade.
Ler sobre dor e como, mesmo ela sendo poderosa, pode machucar até o mais temido, e ler sobre como no fim a paz e a leveza do amor e compaixão curam qualquer alma ferida, foi emocionante pra mim.
Ainda não compreendo direito a relação do Ben com a Rey, em como as vezes eles parecem um casal perfeito da união do bem e o mal, e em outras possuírem o maior laço de amizade e parceria que as pessoas poderiam ter. Realmente espero um dia ler sobre um final alternativo e obter a minha certeza sobre isso.
Kylo Ren, Ben Solo, é o personagem que eu procurava há muito tempo. Sempre amei ver a transformação de uma pessoa obscurecida pela dor e em como ela se entregava intensamente à luz quando entendia sua real importância, e Ben me mostrou isso da melhor forma que um personagem poderia.
Ademais, sempre me lembrarei da marca desse amor e esperança deixada em mim por essa estória, que o poder trazido pela raiva e obsessão não compensam se comparados a leveza e certeza que a solidariedade e humildade podem oferecer.

César Belardi 21/06/2020

Episódio IX.
Há algum tempo preparei um texto para Star Wars. Foi um pouco de redenção, um pouco de descoberta pessoal, mas, sem dúvida, plenamente uma declaração de afeto a todo esse universo.
Pensando apenas no último episódio da saga, considerei todas as discussões, infinitas, sobre a lógica e coerência desse capítulo em relação a tudo o que se passou anteriormente... nos últimos 40 anos. Vamos concordar que é bastante difícil manter tamanha coerência nesse intervalo de tempo. Muitos dos fãs não eram nascidos quando Star Wars começou.
Então, partindo do filme e da sua novelização (que indica ser uma "versão expandida"), já nos deparamos com a inevitável comparação entre qual dos dois é melhor... e é aqui que a "expansão" faz um pouco mais de sentido. Muitas das dúvidas que ficaram no filme são explicadas, mesmo que superficialmente. A autora parece conversar com o leitor, de fã para fã, sobre algumas dessas questões. Considerei um ato de carinho com a saga e com o leitor.
E aproveitei a oportunidade de ler um livro como não fazia há muito tempo: li junto com o filme! Pois é, coisa de Nerd, desocupado, doido... fique à vontade. Porém, pode ter certeza que é uma experiência única. Pode até chamar de multimídia ou transmídia ou convergência ou o que quer que te agrade. O fato é que dificilmente você esquecerá algo sobre a obra, e vai abrir sua visão para muitas outras possibilidades do enredo que, talvez, poderiam passar desapercebidos.
O idioma pode ser um empecilho. Tenho certeza que em algum momento, quando entendermos o que significa o "novo normal" ao qual tantos se referem, teremos uma edição bem traduzida. É Star Wars!
A cada capítulo é possível perceber como as versões da história se ajustam - e se explicam melhor - na edição do filme e no próprio livro. As ações adicionais do livro surgem naturalmente, completando as imagens, quase fazendo ouvir a música. Só tome cuidado para não desistir logo no começo, porque o primeiro capítulo é bem diferente do filme, mas faz todo o sentido.
É claro que este exercício não vai fazer o filme melhor ou pior para você. Isso é questão de gosto. Eu mesmo tenho minhas ressalvas para "Ascenção", e são muitas, mas é uma maneira de baixar o ritmo acelerado de alguns momentos e aproveitar o que está acontecendo com os personagens, o que pensam e saborear alguns detalhes da nova geração de Star Wars que está por aqui. Rae Carson respeitou muito tudo isso.
Estou curioso pela quadrinização...

Luciana.Guedes 10/06/2021

Ainda se entender o porquê?
O Livro Star Wars: a Ascensão Skywalker é a novelização do episódio IX da saga de mesmo nome.

A obra traz riquezas de detalhes que não foram abordadas no filme, seja com as motivações e pensamentos dos personagens, seja pela explicação de pontas soltas não apresentadas na trama exposta nos cinemas.

Confesso que termino o livro com um pouco de tristeza, porque se a história fosse melhor abordada ou feita com mais planejamento no filme, como foi narrada no livro, certamente, não teríamos tantos fãs frustrados.

Para quem quer saber mais sobre os acontecimentos do filme de maneira clara e mais explicada, super recomendo a leitura.

E que a Força esteja com vocês.

Meria Martell 23/10/2023

REYLO NATION RISE BICTHES!!!!

Sou suspeita pra falar pq esse filme me causa mixed feelings, eu amo Rey e ben, mas sofri tanto em vários momentos. E no livro não foi diferente. Pra quem leu a hq sobre Kylo/Ben esse filme é um tópico muito sensível né?
Amei demais!