Tambores de Angola

Tambores de Angola Robson Pinheiro

Resenhas - Tambores de Angola

Paty 21/08/2009

Religião
Apesar de classificado como romance mediúnico, pode-se perceber que o livro tem a real intenção de ensinar as pessoas (espíritas ou não) a diferenciar umbanda de candomblé e assim exterminar/amenizar o pré-conceito existente com essa religião de grandes adeptos no Brasil. Através de um “estudo de caso”, o Angelo ( autor espiritual) explica a diferença entre candomblé, umbanda e espiritismo. Também informa o mal que as pessoas fazem ao participar de cultos em que se tem sacrifícios de animais e outros tipos de rituais aonde espíritos menos desenvolvidos são atraídos. O livro é interessante e ajuda as pessoas pensarem de forma mais ampla no que diz respeito ao estudo do espiritismo. Além disso é de fácil leitura e bem formatado.

Recomendo para todas as pessoas! É importante antes de julgar, conhecer.... e mais importante ainda é não ter pré-conceito, principalmente com relação a religião.
Jessica.Elise 18/03/2016minha estante
Explicou muito bem!!!!
Eu adorei o livro que está tudo explicado!!!! pq há mtas gente pensam que é coisa de macumba... Mas não é isso....
Sim existem as maldades, são os ser humanos q estragam a verdadeira da Umbanda ou candomblé.
O livro mostra tudo sobre a verdadeira em cada uma!!!! Muito importante em saber as obras Allan Kardec tbm!!

Wolfrigg 04/07/2016minha estante
Minha mãe é kardecista e me deu esse livro pra ler. Comecei a lê-lo cheia de boa vontade, mas o preconceito e a falta de informação, além da demonização do candomblé me decepcionou muitíssimo. Eu sou do Candomblé e por conhecer a história e participar do dia-a-dia da religião, vejo muito claramente que o autor tentou se valer da posição dele para passar um ponto de vista sobre algo que ele desconhece. Achei extremamente desrespeitoso comigo e também com os Orixás. Ao passo em que ele tenta se aproximar da Umbanda, há um imenso afastamento do Candomblé. Fora que não são explicados os motivos dos ebós e muito menos o que são os nossos Orixás. O livro fala de espiritismo e de umbanda, com a saga dos pretos velhos e dos espíritos no outro plano tentando ajudar em um trabalho de desobsessão, então não precisava ter falado do Candomblé (que não tem nada a ver com o que tá no livro).

Kris Monneska - Conversas de Alcova 30/07/2020minha estante
Eu acho que o teu comentário vai contra o que o livro ensina. O livro fala contra o preconceito, mas teu comentário dá a entender que a umbanda é de luz e o candomblé das trevas. Quando são apenas cultos diferentes, com dogmas diferentes. Cabe a nós apenas respeitar.

Cada culto é um culto, o que difere são as intenções das pessoas que participam.
A gente tem que parar de utilizar literatura ou outro tipo de coisa pra tentar diminuir a religião alheia, quem somos nós pra julgar?

Vocês parecem que lêem buscando indícios que enfatizem o preconceito que vocês tem. Buscando recursos que defendam que a umbanda é boa e o candomblé é ruim, esse tipo de julgamento é vil e baixa suas próprias vibrações e não nós permitem evoluir.

Carla.Teixeira 05/04/2021minha estante
Gente não estou conseguindo ler como Fasso?

Millena.Lorosa 03/10/2021minha estante
Alguém tem ele completo? Preciso passar para o grupo mediúnico

Jose.Luiz 24/04/2022minha estante
O espaço disponibilizado, serve para opinarmos sobre a mensagem do livro, e não para que façamos crítica sobre o autor, deixemos as diferenças para outra oportunidade. Não tenho olhos pra estar julgando pre-conceitos à outras doutrinas.
Vamos aproveitar o que tem de melhor.
Sou membro do espiritisto, trabalho em todos os departamentos da doutrina, e amo os livros de Robinso Pinheiro, o cara é corajoso!

Karina 08/10/2022minha estante
Como faço pra lê?

Jose 26/11/2022minha estante
Boa noite, como faço para ler, não estou conseguindo! Não sei se o App e só para sugestões

Maria 11/01/2022

Ótimo para quem está iniciando, porém precisa de cuidado na leitura
Eu li esse livro duas vezes, em fases diferentes da minha vida.
Na primeira eu não entendia nada de umbanda nem de espiritismo, então deu pra aprender bastante sobre ambas as religiões.
Na segunda, eu já trabalhava como médium num terreiro de umbanda e, por isso mesmo, quis reler, já tendo uma base prática, e a experiência foi interessante também.
Nas duas vezes eu fiquei um pouco irritada com falas que me pareceram racistas.
Na segunda, em especial, fiquei bem chateada com certas falas sobre o candomblé e fiquei bem mexida.
Mas, depois de longas reflexões, relembrei que o autor também não tinha conhecimento sobre essas religiões antes e o livro é apenas o relato de seus próprios aprendizados. E, como eu também aprendi bastante com ele na época, resolvi ficar com as partes boas e agradecer.
Acho bom para quem está inciando na umbanda. E também é bom para espíritas conhecerem um pouco melhor os trabalhos. Porém precisa ser lido com consciência e olhar crítico. É preciso passar tudo pelo crivo da razão como o próprio Kardec disse.
Qualquer espírito, encarnado ou desencarnado, fala a partir de sua cultura, experiências e vivências. Cada um fala de um lugar, do que conhece. E o que conhece, independente de quem seja o espírito, nunca é tudo.
Como disse certa vez o Caboclo Coral, chefe da casa que eu trabalho hoje,
"Espírito não sabe tudo, só quem sabe tudo é Deus. Nós estamos aqui no trabalho da caridade fazendo nossa caminhada no processo evolutivo também. Estamos todos crescendo, aprendendo e nos melhorando, nos dois lados da vida."

Fabi 06/07/2020

Esclarecedor
Esse livro ensina muito sobre as diferenças entre a umbanda e o espiritismo mas acima de tudo: ensina o amor. Não podemos ser intolerantes quando se trata de assuntos que não conhecemos. Ainda tem muito preconceito com essas religiões hoje em dia, coisa que se a pessoa buscasse informação/conhecimento poderia ser mudado. Então busquemos sempre aprender antes de julgar! me emocionei em várias partes, principalmente quando Euzalia contou sua história e quando aconteceram os desdobramentos do caso Erasmino. Lindo livro

Julia 07/11/2015

Já tinha visto livro espírita moralista, o que a gente tenta relevar, considerando que foi escrito por um espírito do século XIX, e absorver o melhor (só ressaltando como é diferente a obra de cada espírito, mesmo que seja o mesmo médium. Os livros do Emmanuel são de uma literatura excelente, e não são moralistas).
Agora um livro preconceituoso e meio racista, que ainda pretende "tirar o preconceito" da Umbanda, aí e de lascar, aí não dá pra defender.
Salve a Umbanda e salve o Candomblé!
FabAola.Mota 19/12/2015minha estante
Concordo plenamente com vc. Parei de ler no momento em que ele fala do suposto surgimento da Umbanda! E perceba que segundo ele, mesmo os pretos velhos, sem o disfarce, são brancos!! Isso pra mim é racismo!

Renato Pimenta 26/02/2016minha estante
Concordo e em si tratando de uma obra psicografada há 20 anos, o livro trás muito pouco ou quase nada, de conhecimento sobre o candomblé como religião, sendo tratado como uma seita a ser evoluída à umbanda, total desinformação.

Wolfrigg 04/07/2016minha estante
Nossa, me decepcionei completamente! Minha mãe é espírita e eu tava frequentando a umbanda quando comecei a ler. Hoje sou do Candomblé. O livro se propõe a ser exatamente para quebrar o preconceito do kardecismo em relação às religiões afros, mas não respeitam sequer a importância e a imagem dos Orixás para nós.

Dani 03/12/2019minha estante
Fiquei bastante desconfortável com as passagens que falavam mal do candomblé!

Vittek 19/09/2022

É preciso ter cuidado com o que se lê.
Não posso acusar o livro como um livro ruim, já que cumpre o seu papel de ensinar sobre Umbanda e o Espiritismo, mas é inegável como fiquei incomodado com trechos racistas no livro. Desde 2015 busco estudar e aprender sobre Espiritismo e dentre tanta coisa aprendi muito sobre Umbanda e Candomblé. Minha vivência me trouxe um olhar critico sobre essa obra. Sou candomblecista e fiquei decepcionado com tamanha desinformação. É muito problemático quando o livro aceita a inclusão de uma ancestralidade afro-indígena e ao mesmo tempo condena sua prática, enquanto traz o espiritismo como direcionador de uma moral mais elevada. Os comentários sobre as práticas religiosas do Candomblé demonstram uma falta de conhecimento absurda. O livro que pretendia ensinar sobre Umbanda passa a ficar carregado de racismo religioso, sendo a Umbanda uma religião irmã do Candomblé e tão negra quanto. Leitura é importante, mas é preciso ter cuidado com o que se lê, pois imagine o quanto de racismo contra uma outra religião pode ser alimentado por pura falta de informação.

Fernanda 06/11/2021

Os tambores de Angola
Aparentemente o livro tem o objetivo de tirar os preconceitos em relação a Umbanda, mas, em contrapartida, pareceu em alguns momentos preconceituoso em relação ao Candomblé.
Há dúvidas se a boa espiritualidade exporia, ainda que sutilmente, uma outra religião/doutrina a uma interpretação dúbia do leitor.
No mais, o texto é fluído, fácil leitura, mas poderia ter se aprofundado um pouco mais sobre os temas.
hino.leo 06/11/2021minha estante
Interessante seu comentário! Acha que ainda vale a pena ler o livro?

Fernanda 06/11/2021minha estante
Acho sim, nem que seja para tirar suas próprias conclusões e nesse tipo de livro sempre se absorve alguma coisa positiva ou negativa. É um livro bastante rápido de ler.

Catarina.Villar 29/08/2022

Ótima leitura inicial sobre espiritismo
Fui indicada a este livro por meu namorado da umbanda. O livro é muito bom em explicar um pouco mais de como funciona o universo espiríta, uma ótima porta de entrada no tema. É o tipo de livro que você pode ler 30 vezes, você sempre vai aprender algo diferente.

Natham 28/08/2021

Começou bom mas as últimas 40 páginas...
Eu estava muito pronto pra amar esse livro que pra mim falava sobre a Umbanda,não a Umbanda branca e racista do Zélio mas sim a umbanda com raiz afro de fato! Do meio pro final foi um show de racismo disfarçado de "Isso é mal" , "Isso não é umbanda de verdade"
Mas pera lá. A Umbanda é uma religião africana, a Umbanda é uma religião de culto ao ancestral africano,a Umbanda é uma religião que diferente do kardecismo, dá voz e espaço para espíritos marginalizados pela sociedade em carne,ou seja:homossexuais no geral,travestis,moradores de rua,negros,prostitutas e etc...

Esse livro puxa muita mas muita sardinha pro espiritismo e Kardecismo sendo que Kardec era um racista que dizia conversar diretamente com Jesus Cristo mas ao mesmo tempo dizia que ninguém tinha capacidade/luz pra chegar até Jesus Cristo e ouvir ele. Mas o Kardec racista tinha muita capacidade pra isso. Um ser de luz da sua época.

Eu daria 3 se o livro não fosse tão tendencioso e racista. Mas infelizmente ele é. E reforça o racismo sobre tradições e cultura afro.

Quer conhecer a umbanda? Não leia esse livro nem Kardec. Vá até um terreiro de umbanda ou candomble.
Kris Monneska - Conversas de Alcova 21/11/2021minha estante
Um dos comentários mais pertinentes que vi aqui. Achei o livro extremamente racista. E é muito lamentável ver esse racismo partindo de uma obra dita umbandista.

Nathalia.Papp 30/01/2021

Tem um intuito bom, mas refutam-se
O intuito do livro de apresentar mais sobre a umbanda visando quebrar o preconceito com essa religião é ótimo, gostei. Gostei também de aprender um pouco mais sobre a religião espírita, já que sou umbandista e não conhecia muito. Porém, eles descrevem o candomblé como uma religião ruim, de magia negra. Abordam a religião no livro ainda de forma preconceituosa, e isso refuta a mensagem do livro, sobre respeitar as diversas formas de trabalho do bem, do amor e da caridade, em prática em diversas religiões diferentes. Tudo bem que a edição é de 2006, torcendo para Robson aprender e acabar com o preconceito nítido que tem ao candomblé. De qualquer forma, é uma leitura razoável para conhecer melhor a umbanda e o espiritismo.

fefe62 19/04/2023

Resenha Tambores de Angola
"Tambores de Angola" é um livro que apresenta e diferencia as práticas umbandistas das espíritas e do candomblé com uma história muito cativante envolvendo uma pessoa sem conhecimento sobre o assunto e ignorante sobre as práticas.
É repleto de ensinamentos e explicações sobre os mais diferentes assuntos, entidades e histórias sobre a umbanda e o espiritismo além de abordar sobre o preconceito sobre essa religião.

Gabriel 30/07/2012

Tambores de Angola
Livro muito bom.

O assunto explorado é a Umbanda.
É um livro técnico, porém sobre uma história psicografada, então há uma mistura entre os assuntos dos personagens envolvidos e os conceitos das práticas.
Fala sobre os termos utilizados na Umbanda, como por exemplo Exus, Aruanda, etc...
Fala também sobre sua origem, suas finalidades, e principalmente sobre as ramificações deste princípio, o que causou no Brasil um preconceito com o nome "Umbanda".

Onde na verdade sua intenção é sempre a prática do bem, sem rituais de sacrifício ou sofrimento. O que possivelmente acontece envolvendo práticas ruins deixa de ser Umbanda.
Interessante, vale a pena para quem não conhece perder o preconceito e saber respeitar as pessoas do bem que trabalham sempre para ajudar o próximo.

Mariana.Leal 07/08/2020

Comecei a ler de forma despretenciosa, já havia lido Legião e pensei que fosse seguir a mesma linha de conteúdos, algumas vezes densos, porém, me surpreendeu a maneira leve e tranquila como iniciou o autoconhecimento através da espiritualidade, mostrado a partir das diferenças religiosas, principalmente, desfazendo crenças inferiores a respeito das religiões de matizes africanas.

Neila.Villas-Bôas 25/08/2020

O livro é bem didático pra quem deseja conhecer um pouco mais sobre a religião (umbanda). Cumpre sua proposta, apesar de não ter se igualado às minhas expectativas.
Leitura e . 25/08/2020minha estante
Oii... Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... sempre tem sorteio de livros por lá... te espero ...?
Obrigado.
@leituraeponto

Paula 28/12/2020

Livro maravilhoso
Conta história de Erasmino, um livro meio espírita meio umbanda, mais que nos mostra o significado de algumas coisas que nos acontecem e muitas vezes nos não sabemos porquê.
Desmistifica a umbanda e mostra a que veio.
E nós mostra como devemos nos preocupar em sermos melhores.