Scamonis

Scamonis Marcela Franca

Resenhas - Scamonis

CASA Projetos Literários 21/02/2020

Scamonis - o outro lado de mim, Marcela Franca
“Com uma impressionante consistência narrativa para uma artista literária
estreante, Marcela provoca a imaginação ao extremo. Funde ficção incomum com
vida simples e brinca com a possibilidade de sermos vários personagens
simultâneos e até contraditórios, mesclando fantasia poética e ativismo ecológico.
Nos oferece uma obra que transpira suspense, do início ao fim”, trecho do prefácio
escrito por Sérgio Xavier, jornalista, ecologista e ex-secretário de Meio Ambiente e
Sustentabilidade de Pernambuco.

No livro, a autora conta história de Ana Maia, uma jovem bailarina apaixonada pela
vida marinha e que vive em um paraíso chamado Ilha Azul. Dividindo seu tempo entre a
dança e o cuidar das espécies das tartarugas nativas da ilha, ela viverá uma aventura que
mudará completamente a sua vida e a dos habitantes do pacífico lugar. Romance,
suspense, descobertas e reviravoltas compõem o enredo dessa história mágica e vibrante
que os leitores não podem deixar de conferir!

“Em ‘Scamonis’, procurei colocar tudo aquilo que sempre gostei de encontrar em
meus livros: romance, mistério e muita aventura. É um livro para adolescentes, adultos
jovens ou qualquer pessoa que ame livros de fantasia, meio ambiente e que deseja ser
surpreendido”, finaliza, com muito orgulho, a escritora pernambucana.

O livro conta com o prefácio luxuoso do jornalista, ecologista e ex-secretário de
Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier; é endossado pela
escritora e palestrante Mirela Paes, que movimenta o público jovem e empoderado de
Recife/PE em seus eventos; e ainda, tem o apoio institucional da Fundação Mamíferos
Aquáticos (FMA), que promove a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats no
Brasil. Parte do valor da venda do livro será revertido para esta instituição. Vale salientar
que é a primeira vez que a fundação apoia um livro.
”Como um delicioso embalo do mar, a história escrita por Marcela Franca vai
encantar qualquer leitor. Um belíssimo romance de estreia que já deixa claro o
potencial dessa talentosa escritora Pernambucana“, palavras da autora Mirela Paes
especialmente sobre o livro.

Leia agora mesmo "Scamonis - o outro lado de mim" e se contagie também com esta história!

site: https://www.casaprojetosliterarios.com.br/scamonis

Jeane Correia 31/10/2020

Linda edição!
O livro tem como protagonista Ana Maia, uma adolescente que sempre teve uma fascinação pelo mar, parecia que algo à atraia para ele. Ela mora na Ilha Azul, e tem um grande sonho de ser bailarina e de estudar na academia de Ballet na Rússia. Seu pai trabalha Reserva de Preservação das Tartarugas Peroladas, e ela adora presenciar quando os ovos das tartarugas eclodem e as tartaruguinhas correm para a imensidão do mar.
O desfecho da narrativa se dá quando começam acontecer coisas estranhas com a Ana e são encontrados corpos de jovens na praia. Mas a vida continua na Ilha Azul com investigações, e apreensão dos moradores. Nesse meio tempo Ana conhece garotos, um belo dia saindo com um deles... algo grave acontece e ela se encontra com o outro lado dela, que ela nem sabia que existia. Ela vai descobrir sobre quem é, e vai participar de aventuras junto com seus novos e antigos amigos que irão mudar seu caminho.
O livro passa uma mensagem sobre preservação da natureza e cuidados com meio ambiente, Ana também faz a gente refletir sobre nossas escolhas, trata-se de um romance leve e envolvente.
Espero que tenham gostado!

Altina 01/11/2020

Mar e seus segredos
Um encanto de magia e segredos a serem descobertos! Vale a pena a leitura

Lorena Montalvão 08/03/2020

Livro fofo e super gostoso de ler! A história e os personagens são envolventes e a Ana (personagem principal) é extremamente cativante. Vale a pena demais a leitura

silvanasartori 22/07/2020

Simplesmente MARAVILHOSO !!
Ana Maia é uma jovem que sempre foi muito atraída pelo mar. Ela vive na pequena cidade de Ilha Azul e tem o sonho de ser uma bailarina e ser aceita para uma academia de Ballet na Rússia, por isso sempre se dedica muito aos treinos, pois ama dançar acima de tudo. Além disso, outro evento que ela simplesmente adora, é presenciar junto de sua família (na Reserva de Proteção as Tartarugas Peroladas) o nascimento das tartaruguinhas na praia. Era uma ocasião especial que Ana ficava encantada e refletindo sobre a sobrevivência e o que aconteceria com cada uma delas na imensidão do mar azul que era tão grande e bonito, mas ao mesmo tempo cheio de mistérios e perigos desconhecidos.

"Fiquei admirando as inúmeras tartaruguinhas que saíam da areia em direção ao mar. Já vira aquela cena dezenas de vezes, mas nunca me cansava."⠀

Apesar de toda tranquilidade da Ilha, infelizmente coisas estranhas começam a acontecer, pois algumas jovens aparecem mortas na praia deixando todo o povoado bastante preocupado. Cientes do que está acontecendo, as pessoas ficam alertas e continuam suas vidas enquanto as investigações são feitas para tentar descobrir o que realmente aconteceu. Em quanto isso, as pessoas procuram manter a programação normal para os moradores e turistas que estão de visita.

Um dia, após a escola, Ana e seus amigos Sarah e Felipe resolvem ir à uma praia deserta ali nas proximidades para se divertirem e descansar um pouco, mas Zaron, um rapaz muito atraente e misterioso que está ali perto, fica admirando a jovem Ana e pensa até em se aproximar, porém a menina leva um susto que ao mesmo tempo faz com que ela sinta sensações muito fortes por ele.

‘’Fechei os olhos e imaginei o sorriso de Zaron; o momento em que me deu a pérola; o toque de nossas mãos. Era um sentimento tão forte que nem eu mesma compreendia.’’

Então após ficarem conversando um tempo, resolvem marcar um reencontro que acaba não acontecendo e deixando Ana bastante frustrada.

‘’Deve ter acontecido alguma coisa! Ele disse que viria! Tenho certeza de que era hoje... ou quase.’’

Com o passar dos dias, Ana tem outras coisas em mente para se preocupar, porque em alguns momentos acaba passando muito mal e pensa ter uma doença muito grave que nenhum médico descobre, por outro lado, tem a pequena mancha em seu ombro que também arde frequentemente e que acaba lhe incomodando bastante. Por conta de tudo isso, a menina irá descobrir muitas coisas sobre sua verdadeira origem que com o tempo vai fazer todo sentido e ao mesmo tempo irá se envolver em uma grande aventura junto de seus amigos que irá mudar completamente o rumo de sua vida e principalmente de sua família que tanto ama.

[- Minhas Impressões -]

Após terminar a leitura desse livro, confesso que demorei bastante para desenvolver essa resenha, porque além de ter amado, foi um livro que eu não consegui largar por nenhum momento de tão apaixonada que fiquei com todo o desenvolvimento dessa história.

A autora conseguiu desenvolver um enredo muito envolvente e com uma narrativa bastante leve e fluida, e apesar de ser uma história bastante jovem, gostei da mensagem que é passada sobre a preservação e os cuidados que devemos ter pelo meio ambiente. Simplesmente adorei todos os acontecimentos e reviravoltas que foram surgindo durante os capítulos e também AMEI cada um dos personagens que foram aparecendo, porque foram todos muito bem construídos e bem trabalhados durante toda a trama.

Eu até confesso para vocês que eu simplesmente adoro quando os autores trabalham tão bem cada um de seus personagens. Não apenas o personagem principal, mas os secundários também, pois percebo que alguns acabam sendo bastante importantes para a trama e vez ou outra em alguns livros percebo que o autor acaba se esquecendo de trabalha-los durante a história, pois ficou preocupado apenas em focar no personagem principal. Estou dizendo isso porque aqui nesse livro, a autora nos faz continuar acompanhando tanto a personagem principal como os secundários durante toda narrativa e percebemos o quanto bem elaborados eles foram. Teve alguns que me cativaram mais do que outros, mas todos de certa forma ganharam um espaço no meu coração.

Já a personagem Ana me surpreendeu positivamente com as suas atitudes, pois achei ela muito madura para a sua idade. Também gostei de como ela se preocupa com o seu futuro e não deixa absolutamente nada interferir em seus sonhos, muito menos paixonite de adolescente que normalmente acaba mexendo com a cabeça de muitas jovens dessa idade sem se importarem com as oportunidades que a vida acaba colocando em seus caminhos e quando vai ver, já passou e acaba sendo tarde para ficar se lamentando.

''Comecei a refletir sobre os momentos que já vivi, mas principalmente sobre tudo aquilo que ainda queria viver; sobre não desperdiçar as oportunidades da vida por coisas mesquinhas e que em nada nos acrescentam''

''Vencer um obstáculo a cada salto é um desafio, mas aquilo que é feito por amor tem como recompensa o que não se define em palavras.''

A personagem nos ensina aqui que é muito IMPORTANTE sabermos o que realmente queremos na hora de fazer nossas escolhas, pois nem sempre acaba sendo fácil. E infelizmente sabemos que hoje em dia os jovens não se importam muito com o que vai acontecer com o próprio futuro, mas quando cresce e amadurece, acaba enxergando como é importante batalhar por sua independência e principalmente não desistir dos seus sonhos na primeira dificuldade que aparecer. Precisa-se de PERSISTÊNCIA!

''O que quero dizer é que uma decisão errada pode ocasionar mudanças definitivas em sua vida. Fique atenta às oportunidades. Tenha certeza do que quer para não se arrepender depois.''

Nesse livro vamos encontrar um pouco de tudo: Romance, Mistério, Descobertas e uma grande reviravolta que irá fazer você querer que a história não termine. É uma leitura para todas as idades e ideal para presentear, pois com a compra do exemplar você estará fazendo a sua parte em ajudar a Fundação Mamíferos Aquáticos. Por isso faça a sua parte e ajude!

‘’Um dia alguém vai olhar para trás e a única coisa que restará será lamentar-se pelo que já não existe. Toda vida é importante. Enquanto uma única vida puder ser salva, ainda haverá esperança.''

Mas afirmo e repito aqui que é uma leitura que irá fazer você se apaixonar e se encantar. Um livro que se tornou um dos meus favoritos do ano e que com certeza irei ainda reler essa história várias e várias vezes durante a minha vida! RECOMENDADÍSSIMO!!

site: https://www.lovemybookss.com/2020/07/resenha-scamonis-o-outro-lado-de-mim.html

acaroldoslivros 14/10/2020

Leve e apaixonante
É um livro de fantasia adolescente, mas que fala de amizade, escolhas e preservação do meio ambiente. Muito legal e leve.

Lu Azevedo 30/08/2022

Ana vivia uma vida como uma adolescente normal, apaixonada pelo mar e pelo balé. No entanto, sua vida que outrora era tão planejada sai dos trilhos após uma transformação

Maluludourado 15/11/2022

Maravilhoso
Eu amei o livro,principalmente por ter sido o primeiro da autora,que livro maravilhoso

As relações no final do livro te deixam muito surpresa,eu nunca imaginei aquele final principalmente da Maina

A única coisa que não gostei foi com quem ela ficou no final fora isso,está de parabéns