Fábulas

Fábulas Monteiro Lobato

Resenhas -

Morgana Gomes 07/01/2021

Fábulas
"Fábulas" é um dos livros do box Monteiro Lobato Conta Outra Vez e traz um apanhado de fábulas de Esopo, La Fontaine e do próprio Monteiro Lobato que são recontadas por Dona Benta. Já li várias fábulas desses e de outros autores e sempre achei interessante o fato delas terminarem com uma moral da história.

No entanto, essa foi a primeira vez que percebi o quanto algumas dessas fábulas são violentas, se assim posso dizer. No livro de Lobato, então... Jamais pensei que daria de cara com o comportamento agressivo de Emília. Já percebi que outras personagens também apresentam certa agressividade, mas nesse livro fica claro que tudo para Emília poderia ser resolvido na base das espertezas ou simplesmente "tacando o pau".

Pode ser coisa da minha cabeça, mas eu sinceramente não me sentiria à vontade para ler esse livro para crianças, sejam pelos trechos agressivos de Emília ou pelas histórias dos fabulistas anteriormente citados. Entendo que muitas dessas fábulas retratam uma realidade cruel, mas tenho lá minhas dúvidas se é uma boa maneira de aprender com a moral das histórias ou de impor certos comportamentos e regras à sociedade.

[Enquanto escrevo isso, fico aqui pensando com os meus botões como é que eu conseguia ler essas fábulas quando criança sem estranhar as "partes sangrentas" das fábulas.]

No final das contas, penso que a grande moral do livro é: leia as fábulas antes de contar para as crianças. Se preciso for, adapte-as.