Portal do Destino

Resenhas - Portal do destino

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 17/12/2020

Uma opinião distinta.
Ao ler as resenhas, me assustei um pouco. Achei que Portal Do Destino, o último livro escrito pela célebre Agatha Christie, fez jus ao seu nome. A premissa é especialmente inteligente, e a história desenvolve-se de forma fluida. Não é o melhor da autora, mas também não o achei credor de todas essas críticas negativas!

Wagner47 11/11/2020

Não é do meu tempo
ATENÇÃO
Leiam M ou N antes.

Despedida de Thomas e Prudence, mas um certo gosto amargo por ser bem esquecível.
O livro é desnecessariamente grande e com certos acontecimentos em off (o que justificaria seu tamanho)
Ao menos nossos queridos Jovens Aventureiros possuem suas características de sempre e com deduções bem legais.
Também é uma boa homenagem à literatura clássica, mas deve e muito na construção do crime do passado

Noemy 16/10/2020

Sem sentido
Sempre ouvimos "não julgue o livro pela capa" e a capa deste me chamou muito a atenção, e achei que seria mais uma boa história de Agatha Christie. Pura ilusão!
O livro é chato, arrastado, na maior parte do tempo nada acontece, apenas diálogos vazios e sem sentido. Parecia mais conversa de corredores de asilo, nada com nada, apenas saudosismo e mexericos estranhos.
Há um número considerável de personagens que se perdem pelo caminho e uma quantidade absurda de citações de nome de livros antigos que faz muitas vezes leitor perder o foco da leitura.
Achei o desfecho sem sentido e sem graça. Nem de longe parece ser um livro de Agatha Christie, essa autora foi uma das primeiras que li do gênero policial quando era ainda uma menina e que me fez gostar muito desse tipo de leitura, então sou bem habituada com a escrita da autora, mas esse livro sinceramente foi uma perda de tempo, quase o abandonei.
Não recomendo a leitura.

Shirlei 09/08/2020

Envolvente, interessante. Vale a keitura. Recomendo
??? maravilha!

Vi | @viajantesdopapel 02/08/2020

Mediano
Agatha não me decepcionou mas por ser ela esperei demais desse livro. Com certeza M ou N foi bem melhor e por ser o último livro do casal esperei que fosse ter um final de tirar o fôlego. Claro que a história foi muito legal, amo a Tuppence e o Tommy e o Hannibal kkkk, but faltou aquela coisa de eu querer investigar e de prender a respiração. Fiquei surpresa com alguns acontecimentos mas senti falta do que senti em outros livros dela.

Carlos Nunes 09/07/2020

Infelizmente, deixou a desejar
Depois de ler os quatro livros anteriores com a dupla Tommy & Tuppence, e principalmente porque o anterior, UM PRESSENTIMENTO FUNESTO trouxe Agatha Christie em sua melhor forma, a expectativa para esse último volume estava bem alta. Mas esse, que foi o último livro escrito pela autora (embora não o último publicado), causa uma grande estranheza. O início é bem similar aos anteriores protagonizados pela dupla: ao se mudarem para uma casa de campo, Tuppence descobre um bilhete bastante sugestivo dentro de um livro infantil e, dando asas à sua imaginação fértil, começa a investigar o fato, que teria ocorrido na época da I Guerra. Por isso, ela própria já uma senhora na faixa dos 70 anos, precisa entrevistar velhinhos em asilos, enquanto Tommy mexe as engrenagens com seus velhos conhecidos do Serviço Secreto. Mas a trama é confusa, repetitiva, muitas vezes não se sabe para onde estamos sendo conduzidos. Reflexo de uma senilidade dos personagens ou da própria Agatha? Parece que essa falta de qualidade ficou tão evidente que a própria filha da autora sugeriu que o livro não fosse publicado, mas Agatha bateu o pé e exigiu a publicação. O fato é que nesse livro Agatha colocou muito de suas reminiscências da infância, como locais, livros e brinquedos de sua própria vida. Agatha, que sempre primou por um desfecho redondo, no qual amarrava perfeitamente todas as pontas soltas da trama, aqui deixou um emaranhado frouxo e preguiçoso. Um final melancólico para os personagens mais divertidos da autora.
Magasoares 10/07/2020minha estante
Não gosto muito das estórias da Agatha com essa dupla.

Giovanna 03/08/2021minha estante
Exatamente! Me apaixonei por Tommy e Tuppence, e pelos livros que eles protagonizaram - a exceção de "Sócios no crime", não achei muito interessante... - e me frustrou ler "Portal do destino" com tão altas expectativas. Foi uma verdadeira decepção.

Juciara.Moreno 28/03/2020

Tuppence e Tommy se mudam pra uma casa nova e descobrem, através de um velho livro infantil deixado por antigos moradores, que existe um mistério a ser investigado, um crime que teria ocorrido 60 anos antes, envolvendo primeira guerra e espiões em uma pacata cidade. As poucas dicas que são dadas vem de pessoas já idosas que nem lembram tanto assim do ocorrido.
Mais informações poderiam ser dadas sobre diversas coisas na história.
Não vou me aprofundar mais pra evitar dar spoiler.
Não sei se foi em razão de fazer um bom tempo desde a última vez que li um livro da Agatha Christie, mas não gostei tanto.

biblioteca.rafs 14/03/2020

Meu primeiro contato com Agatha rainha Christie
O portal do amor foi meu primeiro contato com a autora e me surpreendeu,a minha surpresa não foi exatamente por eu ter gostado,mas sim,por ser um livro tão elaborado que eu fiz questão de ler com atenção.
O final do livro foi complicado,porém,Ágatha tem uma escrita viciante e sabe muito bem dirigir uma história envolvente e personagens maravilhosos.

Sandra45 28/10/2019

O Livro foi publicado em 1973 é o quinto e último livro do casal e também o último da escritora...
Tommy e Tuppence compram uma velha casa num lugarejo tranquilo, pensando em relaxar na sua aposentadoria... mas mais uma vez a aventura e o jogo de espionagem bate de frente com eles. Ao folhear um livro infantil Tuppence acha uma mensagem em código e tenta decifrar esse mistério e Tommy a ajuda.
O livro repete várias informações e é truncado, as personagens mudam de lugar bruscamente. Também fiquei confusa com as datas... às vezes parecia que tinha acontecido um pouco antes da primeira guerra e outras que tinha acontecido décadas antes, me deu a sensação de ter um lapso nas idades das personagens em relação ao ocorrido.
A autora traz a ideia da roda do destino agindo, dando força ao conceito de que a história é cíclica e parece que frequentemente lutamos as mesmas batalhas.
Apesar de achar o mistério do livro totalmente furado e o enredo muito fraco, amei as referências que a autora faz de outros livros, do pequenino vislumbre do que aconteceu aos filhos do casal e definitivamente adorei o Hannibal.
Nesses últimos meses passei pela vida do casal Tommy e Tuppence Beresford lendo os cinco livros da autora: O Inimigo secreto (1922), Sócios no Crime (1929, livros de contos e o que menos gostei), M ou N (1941, meu preferido desses cinco), Um Pressentimento Funesto (1968) e Portal do Destino (1973)... conheci o casal na minha juventude, porém no meu imaginário os dois ficaram eternizados como os jovens destemidos... agora, tantos anos depois, foi muito interessante acompanhar o amadurecimento deles e... ocorreu no tempo certo para apreciá-lo.

Clarice.Sodre 01/07/2019

Fiquei um pouco decepcionada com o final da trama, os acontecimentos demoraram um pouco para acontecer, foi bem enrolado e cansativo...

Fimbrethil Call 16/09/2018

Estranho
Um dos meus menos favoritos. Nada acontece na maior parte do livro, só diálogos intermináveis e sem sentido. Um livro estranho.
LetiLu 08/01/2020minha estante
Acho que " estranho" é a melhor palavra para descrever esse livro!

Mr. Jonas 11/02/2018

Portal do Destino
Tommy e Tuppence Beresford compraram uma casa antiga, no litoral, para a qual se mudam após algumas remodelações necessárias. Para grande satisfação de Tuppence, que sempre fora uma apaixonada pela leitura, na casa há um sótão que se encontra cheio de velhos livros que ela decide organizar. Os livros fazem-lhe relembrar o passado e, enquanto os organiza vai relendo algumas partes daqueles de que mais gosta. É assim que, num deles, encontra uma mensagem, composta por palavras sublinhadas, que lhe desperta a atenção: Marie Jordan não é morta de morte natural. Foi um de nós. Contando com a memória dos habitantes mais idosos da pequena cidade e com a ajuda do marido, Tuppence decide investigar. A tarefa não se revela nada fácil, porque se trata de acontecimentos que ocorreram há mais de 50 anos, mas o casal acaba por descobrir quem era Marie Jordan, porque foi assassinada, e ficam a saber que tudo tinha a ver com espionagem.

mclarapcm 09/01/2018

Esperava mais
O livro conta a história de um casal de idosos que vão morar em outra cidade e acabam descobrindo histórias antigas dos moradores da casa aonde eles passam a viver.
Apesar da obra ter uma proposta interessante, a leitura tornou-se cansativa e entediante em decorrencia da construção dos personagens. Eles eram monótonos, assim como os acontecimentos em volta da trama eram apáticos. Dessa maneira, o enredo perdeu a essência investigativa.
A leitura tornou-se massante e entediante. Li a fim de descobrir o que acontecera na casa de Tuppence e Tommy, no entanto o desfecho não apresenrou muitas novidades ou surpresas. Primeira obra da Agatha Christie que me decepciona.

Cris Paiva 22/08/2017

Tommy e Tuppence vivem tropeçando nos mistérios pelo meio do caminho...
Portal do Destino é a ultima aventura da dupla, que agora são um casal simpático de velhinhos, com cerca de 70 anos. Eles se mudam para uma casa nova no interior, que precisa de umas reformas, e em uma limpeza numa prateiras de livros infantis (que vieram com a casa), Tuppence encontra uma mensagem cifrada de um menino que desconfiava de um assassinato cometido contra uma governanta da família, na época da Primeira Guerra.
Isso foi o suficiente para o antigo casal de espiões começarem a investigar por conta própria.

Os casos do Tommy e da Tuppence são diferentes do Poirot, eles são bem mais simples e não tem tantas explicações e reviravoltas, até da para você desconfiar e acertar algumas coisas. A explicação no final até que foi boazinha, tendo em vista que o caso investigado pela dupla tinha cerca de 60 anos e várias pistas se perderam no caminho.
Eu recomendo ler a versão da L&PM, eu peguei uma versão antiga, do sebo, da Nova Fronteira e a versão estava bem resumida, eles sumiram com cerca de 50 páginas do livro. Tive de parar a leitura e ir buscar um ebook mais atual para não ficar "boiando" no mistério.

lucas teodoro 23/06/2017

FIM PRECÁRIO
de fato foi um dos piores livros que li da autora. A trama não é convincente, repleta de coincidências impossíveis, e eu já me cansei das mesmas cidades pequenas Inglesas, poucos casos diferentes, todos com o mesmo enredo de cidade pequena e de casos passados que só voltaram por causa de algum acontecimento mega coincidente. No livro Portal do Destino não fora diferente, o casal de ex-agentes descobriu um assassinato que acontecera uns 40 anos antes, e na trama tentavam descobrir quem motivara tal crime. Contudo, pelo passar do tempo o assassino de certa já tinha morrido. O casal vinha sofrendo ataque e o jardineiro que sabia demais morreu assassinato, no lugar de focar no assassinato atual a autora focou no passado, que a unica ligação com o do presente seria o saber demais do jardineiro, quem o matou tinha ideias parecidas de fascismo igual a do assassino do passado, porém sem prender o leitor a trama.

1 | 2 | 3 | 4