Portal do Destino

Portal do Destino Agatha Christie

Resenhas - Portal do destino

1 | 2 | 3 | 4

Michela Wakami 08/09/2022

A história começa, com o casal de detetives, já idosos, se mudando para um lugar pacato, mas claro que se tratando dessa dupla, algo iria tirar esse sossego e levá-los para mais uma aventura, que eu amei .

Quinto e último livro com o casal Tommy Beresford e Tuppence Cowley.

Foi muito bom acompanhar a vida e a trajetória dessa dupla.

Carlos Nunes 09/07/2020

Infelizmente, deixou a desejar
Depois de ler os quatro livros anteriores com a dupla Tommy & Tuppence, e principalmente porque o anterior, UM PRESSENTIMENTO FUNESTO trouxe Agatha Christie em sua melhor forma, a expectativa para esse último volume estava bem alta. Mas esse, que foi o último livro escrito pela autora (embora não o último publicado), causa uma grande estranheza. O início é bem similar aos anteriores protagonizados pela dupla: ao se mudarem para uma casa de campo, Tuppence descobre um bilhete bastante sugestivo dentro de um livro infantil e, dando asas à sua imaginação fértil, começa a investigar o fato, que teria ocorrido na época da I Guerra. Por isso, ela própria já uma senhora na faixa dos 70 anos, precisa entrevistar velhinhos em asilos, enquanto Tommy mexe as engrenagens com seus velhos conhecidos do Serviço Secreto. Mas a trama é confusa, repetitiva, muitas vezes não se sabe para onde estamos sendo conduzidos. Reflexo de uma senilidade dos personagens ou da própria Agatha? Parece que essa falta de qualidade ficou tão evidente que a própria filha da autora sugeriu que o livro não fosse publicado, mas Agatha bateu o pé e exigiu a publicação. O fato é que nesse livro Agatha colocou muito de suas reminiscências da infância, como locais, livros e brinquedos de sua própria vida. Agatha, que sempre primou por um desfecho redondo, no qual amarrava perfeitamente todas as pontas soltas da trama, aqui deixou um emaranhado frouxo e preguiçoso. Um final melancólico para os personagens mais divertidos da autora.
Magasoares 10/07/2020minha estante
Não gosto muito das estórias da Agatha com essa dupla.

Giovanna 03/08/2021minha estante
Exatamente! Me apaixonei por Tommy e Tuppence, e pelos livros que eles protagonizaram - a exceção de "Sócios no crime", não achei muito interessante... - e me frustrou ler "Portal do destino" com tão altas expectativas. Foi uma verdadeira decepção.

Guilherme 13/04/2022

Ruim
Não me lembro de ter lido um livro de Agatha Christie que não tenha gostado, mas o Portal do Destino prova que toda regra tem exceção. Na minha opinião a história além de super confusa não empolga, no final, no desfecho onde tudo é explicado, não gera surpresa ou seja lá o que for... Enfim, sempre existe a possibilidade de eu ter lido o livro de forma errada.

Bruno.Dellatorre 12/03/2021

A conclusão da série Tommy e Tuppence
Para muitos, Portal do destino está entre os piores livros da Agatha Christie. E realmente, quando comparado aos geniais romances policiais que ela escreveu, esse está um pouco aquém e de fato pode ser considerado o pior, mas não é um livro ruim!
É interessante para os fãs da dupla pegar as referências aos casos anteriores deles, ver como eles estão agora, como estão vivendo... é o último livro em que eles aparecem, então tem todo aquele clima nostálgico, de despedida. Vale a pena só pelos personagens, que estão agora todos envelhecidos.
Quanto ao caso que eles investigam... não tem muito o que comentar. A história não avança e nem traz um desfecho plenamente satisfatório como em outros livros deles, como em Um pressentimento funesto.
Eu imagino, no entanto, que isso tenha sido de propósito. Me parece que o ritmo das obras de Tommy e Tuppence são definidos pela idade deles. O primeiro livro é cheio de ação desenfreada, mas a cada livro que vem depois, eles desaceleram um pouco, por assim dizer.

Portal do destino, em suma, é um livro bom, mas não deve ser lido por aqueles que ainda não conhecem a Agatha ou a dupla de detetives.

Well.Machado 17/11/2022

?Já ouviu, no silêncio dos pássaros mortos, um pio ecoando??
Portal do Destino é a grande despedida do casal Tommy e Tuppence! ?? O primeiro livro que li com o casal foi "O Adversário Secreto", que é justamente o primeiro deles e o melhor, na minha opinião. Até porque lá é onde tudo se inicia para os "Jovens Aventureiros". ? Depois li a coletânea de contos de "Sócios no Crime" e fui me apegando ainda mais ao casal... Depois vem "M ou N?" e "Um Pressentimento Funesto", que eu ainda não li mas já sabia e peguei todas as referências de ambos, o que tornou tudo ainda mais nostálgico! ?? A premissa de Portal do Destino é MUITO boa, acho que até instiga que vai ser um grande mistério, mas a trama em si acaba se arrastando bastante ao longo de livro e torna a leitura muitas vezes arrastada, principalmente porque o livro tem muitas páginas pra muito pouco acontecimento que durante toda a trama... Mas ainda assim, não considero um livro ruim como a maioria. Pra quem gosta e ama o casal Beresford como eu, o livro é um prato cheio de nostalgia devido a várias menções aos casos anteriores! ? E também tem o fato de que esse foi o último livro escrito em vida pela Agatha e ela já estava com mais de 80 anos, então é óbvio que não tinha como esperar um grande mistério como nas primeiras décadas de sucesso da autora. Por isso acho Portal do Destino um livro mega simples, com um desfecho do mistério que não cativa muito mas que ainda assim, vale muito a pena como fechamento pra esse tão amado casal, que pra mim serão pra sempre os "Jovens Aventureiros"! ??

Wagner47 11/11/2020

Não é do meu tempo
ATENÇÃO
Leiam M ou N antes.

Despedida de Thomas e Prudence, mas um certo gosto amargo por ser bem esquecível.
O livro é desnecessariamente grande e com certos acontecimentos em off (o que justificaria seu tamanho)
Ao menos nossos queridos Jovens Aventureiros possuem suas características de sempre e com deduções bem legais.
Também é uma boa homenagem à literatura clássica, mas deve e muito na construção do crime do passado

Noemy 16/10/2020

Sem sentido
Sempre ouvimos "não julgue o livro pela capa" e a capa deste me chamou muito a atenção, e achei que seria mais uma boa história de Agatha Christie. Pura ilusão!
O livro é chato, arrastado, na maior parte do tempo nada acontece, apenas diálogos vazios e sem sentido. Parecia mais conversa de corredores de asilo, nada com nada, apenas saudosismo e mexericos estranhos.
Há um número considerável de personagens que se perdem pelo caminho e uma quantidade absurda de citações de nome de livros antigos que faz muitas vezes leitor perder o foco da leitura.
Achei o desfecho sem sentido e sem graça. Nem de longe parece ser um livro de Agatha Christie, essa autora foi uma das primeiras que li do gênero policial quando era ainda uma menina e que me fez gostar muito desse tipo de leitura, então sou bem habituada com a escrita da autora, mas esse livro sinceramente foi uma perda de tempo, quase o abandonei.
Não recomendo a leitura.

Ramon.Christ 01/09/2021

Péssimo!
Um livro extremamente fraco, principalmente, tendo como parâmetro outras obras da autora.
A premissa é excelente, porém a história se desgasta com o tempo, uma vez que novas informações são incorporadas e poucas são solucionadas. Os personagens usados para ambientação são vazios, não despertando nenhum tipo de simpatia por parte do leitor. Ainda, Tuppence e Tommy encontram-se mais caricatos do que nunca, não transpassando nenhum tipo de humanidade .
Ao final do livro nos deparamos com muitas pontas soltas, a maior parte do mistério é velado e o mistério central é solucionado de forma rasa e pouco provável.
Infelizmente, um dos piores livros que já li, se não o pior!

Doni dom 25/10/2021

Esse livro é bom pra passar o tempo e pra curar a ressaca literária o mistério é bom o Tommy e a tuppence são ótimos investigadores mas eu achei o final um pouco ruim mas recomendo a leitura.

Mi 20/07/2010

Um bom enredo, porém mal concluído.
Este livro traz mais uma aventura do casal Tommy e Tuppence, agora já idosos e aposentados. Nesta história bastante engenhosa os protagonistas,ao comprarem uma nova casa, deparam-se com a seguinte frase em um livro infantil: "Mary Jordan não morreu de morte natural, foi um de nós". A partír dessa pista eles começam a investigar fatos ocorridos há décadas para descobrir se houve realmente um assassinato na casa que passaram a habitar. Minha crítica a este livro é que achei a solução do crime muita suscinta e omissa quanto à misteriosa morte do menino Alexander, responsável pela charada que deu início ao mistério. Se não fosse por esses detalhes, eu o teria classificado como "ótimo", pois as aventuras protagonizadas por Tommy e Tuppence são as minhas favoritas!
João 31/08/2011minha estante
Gostei da sua resenha pois ela expressa extamente o que pensei quando li o livro..

Ruth Diniz 27/01/2021

Final decepcionante
Deixou bastante a desejar esse livro.
ME deu impressão de estar faltando algo..

Gabi 17/12/2020

Uma opinião distinta.
Ao ler as resenhas, me assustei um pouco. Achei que Portal Do Destino, o último livro escrito pela célebre Agatha Christie, fez jus ao seu nome. A premissa é especialmente inteligente, e a história desenvolve-se de forma fluida. Não é o melhor da autora, mas também não o achei credor de todas essas críticas negativas!

Juciara.Moreno 28/03/2020

Tuppence e Tommy se mudam pra uma casa nova e descobrem, através de um velho livro infantil deixado por antigos moradores, que existe um mistério a ser investigado, um crime que teria ocorrido 60 anos antes, envolvendo primeira guerra e espiões em uma pacata cidade. As poucas dicas que são dadas vem de pessoas já idosas que nem lembram tanto assim do ocorrido.
Mais informações poderiam ser dadas sobre diversas coisas na história.
Não vou me aprofundar mais pra evitar dar spoiler.
Não sei se foi em razão de fazer um bom tempo desde a última vez que li um livro da Agatha Christie, mas não gostei tanto.

Faria 17/04/2022

A dupla Tommy e Tuppence entra em cena novamente. Em comparação com outros livros da autora, achei este um pouco cansativo de ler.

Thiago 21/06/2022

Um final pouco marcante
Último livro de Tommy e Tuppence e, também, último romance escrito por Agatha Christie, esta obra é característica de sua fase final: uma trama um tanto quanto confusa e um caso cuja solução não ocorre por meio das investigações, mas por explicações de personagens que não estão diretamente envolvidos...
O ponto positivo do livro é a química entre o casal e, como sempre, o carisma especial de Tuppence; contudo, a história apresenta um sem-número de coincidências mirabolantes para que ocorra seu desenvolvimento, além de pouca verossimilhança - o caso ocorreu há sessenta anos e diversos personagens se lembram dele, mesmo de ouvir falar, além de todas as evidências estarem intactas na casa mesmo após diversos donos. Também observamos os dois com mais de setenta anos e agindo como se tivessem, no máximo, quarenta (inclusive Tommy ainda é tratado como "rapaz").
Quanto à trama em si, especialmente no início do livro, ela é empolgante, o leitor se interessa e tem dificuldades de largar a leitura para descobrir logo os novos fios, mas, à medida que os pontos negativos vão surgindo, ela, naturalmente, perde força.
O livro serve para fecharmos o ciclo do casal de detetives, únicos personagens da autora que envelhecem e acompanham a História, e para pouco mais, infelizmente...

1 | 2 | 3 | 4