Aruanda Robson Pinheiro

Resenhas - Aruanda

1 | 2 | 3 | 4

Rodrigo C. 21/09/2017

Não é o "Nosso Lar dos pretos velhos"
Este é o meu primeiro livro de Robson Pinheiro e fui atraído pelo marketing (errôneo) de que se trataria de um "Novo Lar dos Pretos Velhos". No entanto, não há qualquer descrição da cidade espiritual de Aruanda, que raramente é citada. O foco do livro é sobre o trabalho das falanges espirituais dos pretos velhos, dos caboclos e dos exus.

Tem início com uma breve narrativa sobre como a Umbanda foi "fundada" (a incorporação do Caboclo das Sete Encruzilhadas em Zélio de Moraes, em 15.11.1908). A partir de daí, segue a descrição da campanha do espírito "Ângelo Inácio", na companhia de Wallace, Pai João e Silva (com a participação especial de Vovó Catarina), para a transmissão de conhecimentos relacionados à Umbanda aos encarnados (nós).

Entre os temas abordados há os orixás e o sincretismo com os santos católicos, os elementais, os magos negros, a forma como se dá a obsessão (e o trabalho empreendido por espíritos para a desobsessão), goécia (prática da necromancia), antigoecia (limpeza perispiritual e etérica) e apometria (tratamento espiritual).

A narrativa é fluída e os temas abordados são interessantes, mas não pude esconder minha decepção enquanto lia e não era entregue o que eu (erroneamente) esperava. Talvez num futuro eu possa rever minha concepção do livro.

Danielle.Duarte 15/12/2017

Excelente livro para espíritas de qualquer religião
Quando digo ser excelente livro para espíritas de qualquer religião me refiro à ideia que o livro traz de nos atualizarmos quanto aos métodos utilizados nas desobsessões, de revermos nossos conceitos (ou preconceitos) sobre a umbanda e às atividade dos preto-velhos e demais entidades tão importantes nas desobsessões complexas. Hj se faz necessário utilizar apometria e de pnl (neuro-linguística) no trato com os obsessores. Embora seja um excelente livro, achei desnecessário a preocupação demasiada com as críticas que recebeu no livro anterior "Tambores de Angola", a crítica dele ao modo de agir de certos espíritas como "gente tão excêntrica e estranha" e o uso do recurso da ironia (pág 52). Se formos levar a cabo a própria sugestão dele de que deve-se observar o que o espírita diz, sua elevação moral, creio que ele foi posto em xeque nesse momento. Mas apesar dessa derrapada, o livro traz informações valiosas sobre o surgimento da umbanda, a atuação de elementais como salamandras, ondinas, duendes, gnomos, sereias, tritões, o uso da magia negra-feitiços na época dos faraós...Em suma, trata-se de uma literatura rica em informações. Recomendo a leitura.

Marili 15/12/2018

Adorei sentir e conhecer ainda mais de pertinho as entidades da nossa querida Umbanda. Explicações interessantes e aprofundadas sobre as situações encontradas ao decorrer da história — destaque para as passagens sobre Exu e elementais da natureza.
Ao contrário de Tambores de Angola, achei este mais detalhado e informativo — ou seja, é preciso ainda uma segunda leitura para assimilar todas as informações presenteadas por nossos queridos pretos velhos.

Linakass 06/04/2019

Aruanda
Uma viagem ao nosso mundo espírita, nem todos entendem os fundamentos..mas é incrível

Naiara Goes 03/09/2019

Aruanda
Antes de iniciar a leitura da resenha é importante estar ciente de que se trata de uma opinião pessoal. Não está certa, assim como não está errada. Acredito que todos somos irmãos em busca dos caminhos que sintonizem com os nossos corações rumo à evolução moral e espiritual. Boa leitura

? "O ar é precioso para o homem vermelho, pois todas coisas compartilham o mesmo sopro: o animal, a árvore, o homem, todos compartilham o mesmo sopro.".

Só podemos descobrir mundos incríveis quando a mente e o coração estão abertos para novos conhecimentos e novas possibilidades. Assim têm sido meus primeiros contatos com a Umbanda. Um mundo novo cheio de amor, caridade, respeito e conexão com a Mãe Natureza e com os nossos ancestrais.
O livro "Aruanda", de leitura fácil e agradável, nos ajuda a esclarecer os mitos criados ao redor de uma religião encantadora que nasceu no Brasil por volta de 1908. Uma história que nos prende do começo ao fim.
O livro é rico em informações e nos mostra que os preconceitos surgem, principalmente, pela falta de conhecimento. "Aruanda" fala sobre o quanto é fundamental conhecer e estudar sobre a espiritualidade. Destaca, ainda, a importância do estudo para os médiuns e pede que estejam abertos para os novos conhecimentos que chegam do mundo espiritual.
Um ponto interessante que o livro levanta é o preconceito presente até mesmo quando o assunto é espiritualidade. É questionado o  motivo do preconceito com os pretos velhos e com os caboclos em reuniões mediúnicas. Muitas vezes nossos irmãos sãos vistos pelos médiuns como seres inferiores pela roupagem com a qual se apresentam. O livro nos faz refletir sobre a questão vista em muitos centros espiritualistas: são espíritos "evoluídos" apenas aqueles que vivenciaram suas experiências terrestres em veículos considerados "homens brancos"? A leitura é enriquecedora e vale cada segundo.

grazimoraes 25/03/2020

Umbanda de forma clara e objetiva
Aruanda (Casa dos Espíritos) é um livro que apresenta a religião de umbanda da forma mais clara e objetiva que eu já vi, explanando desde a criação da religião, seus dogmas e crenças.

"Compreenda os acontecimentos que deram origem à umbanda, sob a ótica espirita... Para bem conhecer uma coisa é preciso ver tudo, aprofundar tudo, comparar todas as opiniões, ouvir os prós e contras... talvez seja mesmo um grito contra o preconceito religioso..."

Trata-se de um livro que aborda verdadeiramente o que é a umbanda, fazendo com que o leitor quebre os paradigmas criados pela sociedade desconhecedora da religião.

O personagem principal tem a oportunidade de fazer uma "viagem" em terreiros e lugares relacionados a religião umbandista e ver o que é certo e o que não é certo, e mais do que isso, tem a oportunidade de conhecer o lado que nós enquanto seres humanos não temos acesso ou conhecimento.

Algo muito bacana que o autor cita em diversas partes do livro é a importância de a pessoa que se decide ser da religião, buscar constantemente por conhecimento, mesmo que por vezes parecer saber tudo, sempre haverá algo novo a ser aprendido.

Pra quem é da religião: imagine poder estar de fato ao lado de uma preta velha, um caboclo, um exu e poder conversar cara a cara com ele, pois é, essa é a experiência permitida pelo autor, e mais do que isso, adquirir diversos conhecimentos sobre a religião e seus mistérios.

"... somos apenas guardiões a serviço do bem, da justiça e da paz... o que mais vale é a bandeira do amor e da caridade, sem preconceitos..."

Por hoje é só amorecos, espero que tenham gostado de conhecer o livro, e pra quem é do axé, muito Axé!!!

site: http://www.facesdeumacapa.com.br/2020/03/resenhas-aruanda-robson-pinheiro.html

@carletogabriel 11/06/2020

Lindo
Continuação de Tambores de Angola, mostra uma realidade que não imaginava nesta trilogia sobre a Umbanda. Lindo

Mariana.Leal 07/08/2020

Curiosa pela história e instigada pelos ensinamentos e aconselhamentos do Pai-Velho, segui a leitura do volume II. Interessante é que o conteúdo do livro não tem o objetivo de criar uma exclusão entre as religiões. Devemos prestar muito bem nossa atenção nesse detalhe. O cerne é tirar proveito daquilo que nos serve, pois há muitas moradas na casa do Pai. O respeito deve prevalecer sempre, assim como acontece do lado de lá.

Leo Rosas 03/11/2020

Uma banda só
Livro excelente para descobrir que a real religião é o amor!

1 | 2 | 3 | 4