Aruanda

Aruanda Robson Pinheiro




Resenhas - Aruanda


55 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Majú 24/01/2024

Ok, esse aqui eu DEVOREI. Excelente livro para quem deseja iniciar seus estudos sobre a Umbanda brasileira e (principalmente) sua expansão por todo o território. Me instiga o fato do autor apresentar, sempre de maneira conflituosa, as relações entre kardecistas/ espíritas e umbandistas/adeptos da nova religião como sendo algo... inconstante, incomum (no sentido de fugir de padrões de relações entre adeptos religiosos já existentes), frágil e irascível. Me incomoda um pouco que a história de Zélio tenha sido contada com um teor quase místico, ignorando alguns contextos históricos e sociais imperiosíssimos para uma melhor compreensão do que foi o desenvolvimento da umbanda. Além disso, o livro apresenta algumas explicações importantes para uma melhor compreensão dos conceitos atribuídos à religiosidade umbandista, além de um panorama muito bem delimitado e extenso sobre as relações das religiões que lidam diretamente com o mundo espiritual e a trajetória das religiões pagãs desde a Antiguidade. É muito lindo acompanhar o desenvolvimento de alguns personagens, que eu verdadeiramente me afeiçoei, e notar que sua relevância pode ser sentida e manifestada em terreiros até hoje.


Tendo a não gostar de fatos históricos romanceados e este, especificamente, o autor opta por colocar, mesmo que de alguma forma sutil, alguns valores e crenças da atualidade em um contexto onde essa linha de raciocínio não cabe - nem existia, na verdade. Por isto, também, minha nota. Além disso, considerei o livro, no início, com uma escrita medíocre (meu Deus, eu odeio taxar qualquer tipo de livro assim), mas você vai se acostumando com o ritmo e o modelo de narrativa.
comentários(0)comente



Angelita 28/11/2022

Aruanda
Sempre é muito importante o conhecimento do plano espiritual, uma leitura gratificante.
O trabalho espiritual realizado pelos espíritos e os conhecimentos
comentários(0)comente



Carla.Parreira 03/10/2023

Aruanda... continuação do livro Tambores de Angola
Tal livro comenta que devemos estudar e pesquisar sem fazer prejulgamento ou ter preconceito com relação a determinados assuntos, e obviamente o assunto abordado é sobre a umbanda. Fica visível pela leitura que o mais importante não é a aparência ou forma exterior, mas sim a quantidade de amor atribuída ao trabalho desenvolvido. Analisando alguns trechos a ideia é claramente transmitida: ?...Apresentam-se para nós em roupagens humildes, sem alarde e com aspecto perispiritual de gente comum; no fundo, no fundo, porém, são grandes almas, que servem no anonimato. Com sua discrição, fazem-se iguais a nós e, desse modo, procuram nos incentivar na caminhada... Adotamos a aparência de um pai-velho ou de uma mãe-velha porque acreditamos ser mais afeita aos companheiros, aos espíritos aos quais nos dirigimos...?
Algo sobre os seres elementais: Os silfos e sílfides cuidam do ar, as ondinas e ninfas das águas, as sereias (feminino) e tritões (masculino) são das águas salgadas, as fadas do elemento terra e ar, as salamandras do fogo (éter ou fluido cósmico), os avissais das terras, rochas e cavernas subterrâneas e por fim os duendes e gnomos que são responsáveis pelas florestas e lugares desertos.
O tema é exposto no seguinte trecho: ?... Ondinas, sereias, gnomos e fadas são apenas denominações de um vocabulário humano, que tão somente disfarçam a verdadeira face da natureza extrafísica, bem mais ampla que as percepções ordinárias dos simples mortais. Em meio à vida física, às experiências cotidianas do ser humano, enxameiam seres vivos, atuantes e conscientes. O universo todo está repleto de vida, e todos os seres colaboram para o equilíbrio do mundo. a surpresa com a revelação dessa realidade apenas exprime nossa profunda ignorância quanto aos ?mistérios? da criação...?
*
?...Assim sendo, para a cultura africana, Orixá representa o lado positivo, enquanto Exu, o lado negativo.
Repare: negativo, e não mal; apenas o oposto, a polaridade. Exu é força de equilíbrio da natureza. É a força da criação, é o principio de tudo, é nascimento. Exu representa o equilíbrio negativo do universo, o que não quer dizer coisa ruim. Exu é a célula da criação da vida, aquele que gera o conflito, variadas vezes. Refiro-me ao conflito que promove o progresso do ser. Exu está presente, mais que em tudo e todos, na concepção global da existência. Nada é somente positivo, a existência em si tem dois lados opostos e, ao mesmo tempo, complementares. Isso é, Exu na concepção de força da natureza e na cosmologia africana. É, ainda, a propriedade dinâmica de tudo que possui vida. Como entidade reencarnante ou como espírito imortal, Exu representa a abertura de todos os caminhos e a saída de todos os problemas. Exu é guardião dos templos, das casas, das cidades e das pessoas, e também é vaidoso e viril. É o intermediário entre os homens e os deuses, na concepção africana...?
Seguido a isso o livro diferencia os exus superiores que são os guardiões mais responsáveis, dos exus menores, que são os recrutas, ou seja, subordinados ao auto comando. Todos possuem livre-arbítrio para o bem ou o mal.
Mais adiante vem a seguinte explicação: ?... Orixá é uma força viva da natureza, por vezes confundido com os elementais que se afinizam com suas vibrações. Podemos dizer que orixá é uma vibração cósmica; sendo assim, não se equipara aos seres desencarnados que incorporam em seus médiuns. Como vibração e energia primordial, os orixás tal e qual guardam determinadas características que se assemelham muito às de certos santos do culto católico. Daí, faz todo sentido o chamado sincretismo, aspecto muito marcante e interessante da cultura brasileira. Mas não significa que os orixás sejam tais santos, absolutamente. São princípios ativos, não encarnantes, e se porventura a umbanda utiliza imagens de santos católicos para simbolizar os orixás, é apenas a fim de estabelecer uma conexão mental entre o povo e as verdades da umbanda, através da crença popular...?
Decorrente de tal fato existem as seguintes ligações: Oxalá ligado ao chakra coronário, sétimo corpo espiritual; Iemanjá ao frontal, corpo búdico; Yori ao laríngeo, corpo mental superior; Xangô ao cardíaco, corpo mental inferior; Ogum ao umbilical, corpo astral; Oxossi ao esplênico, duplo etérico; Yorimá ao chakra básico, ectoplasma e por fim os orixás menores que são os caboclos, pai-velho e crianças (erês). Terminando o comentário de tal livro, deixo o ultimo trecho que mais me chamou a atenção: ?... Em matéria de religião, de espiritualismo, umbanda ou espiritismo, o que mais vale é a bandeira do amor e da caridade, sem preconceitos. União sem fusão, distinção sem separação...?
comentários(0)comente



Leo Rosas 03/11/2020

Uma banda só
Livro excelente para descobrir que a real religião é o amor!
comentários(0)comente



Danielle.Duarte 15/12/2017

Excelente livro para espíritas de qualquer religião
Quando digo ser excelente livro para espíritas de qualquer religião me refiro à ideia que o livro traz de nos atualizarmos quanto aos métodos utilizados nas desobsessões, de revermos nossos conceitos (ou preconceitos) sobre a umbanda e às atividade dos preto-velhos e demais entidades tão importantes nas desobsessões complexas. Hj se faz necessário utilizar apometria e de pnl (neuro-linguística) no trato com os obsessores. Embora seja um excelente livro, achei desnecessário a preocupação demasiada com as críticas que recebeu no livro anterior "Tambores de Angola", a crítica dele ao modo de agir de certos espíritas como "gente tão excêntrica e estranha" e o uso do recurso da ironia (pág 52). Se formos levar a cabo a própria sugestão dele de que deve-se observar o que o espírita diz, sua elevação moral, creio que ele foi posto em xeque nesse momento. Mas apesar dessa derrapada, o livro traz informações valiosas sobre o surgimento da umbanda, a atuação de elementais como salamandras, ondinas, duendes, gnomos, sereias, tritões, o uso da magia negra-feitiços na época dos faraós...Em suma, trata-se de uma literatura rica em informações. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Marlende 23/08/2016

Resenha: Aruanda
Um dos melhores livros que já li, objetivo, explica desde o início, formação, e como é o trabalho no astral, das equipes, por meio de casos abordados em casas espíritas...#Superindico !!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Clara Xavier @araclana 05/05/2024

ARUANDA
Aruanda é um livro que fala um pouco sobre a atuação da umbanda no Brasil, além de mencionar sobre sua criação.

Ângelo, o espírito autor, nos narra a sua trajetória e de uma caravana em direção à Crosta. Ele está em companhia de pretos-velhos, caboclos e guardiões, para que possa assistir e prestar auxílio no que for necessário aos processos de limpeza de companheiros encarnados necessitados.

Me perturba um pouco uso de alguns termos problemáticos ao se referir a magias sombrias. Termos ultrapassados, como magia negra, que poderiam ser facilmente alterado sem a perda do sentido intencionado.

Um ponto forte do livro foi saber que os elementais também fazem parte dessa empreitada de eliminação de energias negativas do nosso plano. Isso parece óbvio, que a natureza nos atinge diretamente e positivamente, mas ter certeza que duendes e gnomos fazem parte da nossa realidade é muito impressionante. Os espíritos da natureza atuam diretamente para nos socorrer quando assim solicitados.

O livro traz, ainda, um olhar sobre a atuação dos centros espíritas de vertentes diferentes em processos de limpeza espiritual. Ou seja, como a atuação dos médiuns encarnados e desmembrados junto aos espíritos de luz se faz de extrema importância para inúmeros auxílios prestados a nós. Eles se associam para trabalhar em uma mesma causa por muitas vezes, auxiliando em etapas diferentes do trabalho.

Entendo através desse trabalho que as simbologias, o modo de atuação de cada processo de limpeza, o tipo de material utilizado, é feito em centros diferentes pela sua capacidade de lidar com aquele tipo de tarefa ou entidade.? É muito interessante saber que se trabalha em conjunto para o bem comum.
comentários(0)comente



Denise Coelho 19/11/2009

Simplesmente fantástico!!
Aprendi muitas coisas e ele me confirmou algumas coisas das quais eu já suspeitava. E também mostrou muitas coisas, que sempre defendi. Não importa cor, posição ou religião, mas o amor perante ao qual toda humanidade deveria se comprometer. Muito bom!!
comentários(0)comente



06/06/2024

Livro esclarecedor...
Li recentemente e adorei. Simplesmente esclarecedor, nos levando à refletir sobre o preconceito que existe. Enfatizando a verdade sobre os Pretos Velhos e outros trabalhadores do mundo Espiritual.
É aquele tipo de livro que você não quer parar de ler...
Maravilhoso!
comentários(0)comente



Linakass 06/04/2019

Aruanda
Uma viagem ao nosso mundo espírita, nem todos entendem os fundamentos..mas é incrível
comentários(0)comente



Dani 15/07/2016

Aruanda
Aprendendo um pouco mais sobre a espiritualidade.

site: http://talqualespirita.blogspot.com.br/2016/07/livro-aruanda.html
comentários(0)comente



Carolina2050 04/09/2011

Excelente leitura.
Nos mostra o lado prático do trabalhos dos pretos e mães-velhos, bem como dos caboclos e elementais. Recomendado a todos os estudiosos e interessados no tema.
comentários(0)comente



longhi 29/12/2009

"Continuação do Tambores de Angola"

Eu li este livro antes de ler Aruanda, que é cronologicamente anterior a este.

Livro muito interessante, mostra como os elementos da natureza são controlados pelos humanos desencarnados, seja para fazer o bem ou o mal, e o porque os elementos atendem ao chamado de ambos.

Explica sobre uma tecnologia desenvolvida no plano espiritual para dificultar a vida dos encarnados, e mostra, como as pessoas de bem ainda tem muitas tarefas pela frente para auxilixar na mudança no plano terrestre.

O espirito sempre curioso de Ângelo faz as perguntas que muitas vezes são as nossas perguntas (as perguntas dos encarnados), e a paciência dos seres superiores em das as explicações facilita o entedimento do leitor.

Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



55 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4