Sociologia da Fotografia e da Imagem

Sociologia da Fotografia e da Imagem José de Souza Martins

Resenhas - sociologia da fotografia e da imagem

Volnei 14/10/2015

SOCIOLOGIA DA FOTOGRAFIA E DA IMAGEM
O fascínio da fotografia sobre todos nós está naquilo que por meio dela nossos olhos visitam em nosso passado, no de nossos antepassados e de nossos contemporâneos. Está também na nossa estranha relação com os álbuns de família ou as caixas de sapato em que guardamos esses ícones da nossa memória afetiva. Neste livro, o autor mostra como a Sociologia e, também, a Antropologia podem encontrar em fotografias e imagens indícios de relações sociais, de mentalidades, de formas de consciência social, de maneiras de ver o mundo, de nele viver e de compreendê-lo.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

brunadaguarda 06/12/2023

Sociologia da fotografia e da imagem
Não curti muito o livro, li mais pela obrigação da disciplina de Fotojornalismo para apresentar um seminário. Achei o livro cansativo, em alguns capítulos muita informação fica se repetindo exaustivamente, sinto que li tanta coisa e não absorvi muito o assunto. Contudo, algumas informações foram interessantes e contribuiram para o meu aprendizado.

Bruno.Povoa 26/01/2024

A fotografia como produtora de conhecimento
Desmistifica a fotografia como ato de objetificar a cena e congelá-la, a fotografia muda com o tempo do ponto de vista do receptor e constitui uma forma de conhecimento visual do mundo.
Nas palavras do autor a câmera não é um instrumento que registra fatos, é uma ferramenta nas mãos de um sociólogo, usada em uma situação interacional, na tentativa de registrar uma abstração, com potência de se tornar sujeita da pesquisa, construindo histórias, desbanalizando o banal.