Ilha do Medo

Ilha do Medo Dennis Lehane

Resenhas - Paciente 67

Nati Morgan 30/06/2020

Esse livro é ótimo, mas se você como eu já assistiu o filme antes de ler o livro, não vai se impactar com o final da história.
Eu vi o filme a uns 5/6 anos atrás talvez, e eu pensei que não lembraria de nada, mas nos primeiros 25% minha lembrança já me traiu kkk, fazer o que!
Tirando esse porém, a leitura fluiu muito rápido e a escrita do Dennis é bem fácil de se compreender (além de que o livro é cheeeeio de diálogos, o que particularmente eu gosto rs).
Recomendo a leitura pra quem gosta de ler livros de suspense e mistérios.
Ander 30/06/2020minha estante
?????

Gilberto Alves 01/07/2020minha estante
Tbm queria muito ler ele, mas igual vc falou, já vindo filme, e como o final é a grande sacada, acabo pensando que a experiência não vai ser tudo aquilo...

Marlonbsan 24/05/2022

Ilha do Medo
O xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro, Chuck Aule, para investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, reservado para pacientes criminosos. Ela some sem deixar rastros, o que gera suspeitas acerca do que acontece por ali e os tratamentos do Hospital. Quanto mais próximo da verdade, tudo parece mais fora do lugar.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos Teddy, a linguagem é simples e possui um ritmo bom, só que os diálogos são separados por aspas.

Li o livro muito depois de ter assistido ao filme e digo que a experiência da leitura ficou um pouco prejudicada, já que são bem fiéis um com o outro. Claro, que no filme a dinâmica é mais ágil, mas o cerne da história está lá.

Por saber o que iria acontecer e quem era quem, tive dificuldade de manter o foco durante a leitura, por diversas vezes ficava lembrando as cenas do filme e preenchendo o que lia com as imagens de lá, então dispersava e a leitura não prendia tanto.

Fora isso, a história do livro é bem montada e o fato de ser em primeira pessoa torna a experiência mais imersiva e também contribui para o plot. Há certas sutilezas que fazem a gente pensar, mas sabendo o que vai acontecer, fica mais fácil de ver e entender tudo.

A investigação que aparece no livro é envolta de conspiração e faz tudo ser bem coeso, cada passo que Teddy dá, as pistas, enigmas e seu passado, vão se misturando e criando a tensão até o momento do desfecho, que possui uma virada que funciona muito bem. Para quem ainda não assistiu ao filme, recomendo muito a leitura antes.

rach 14/02/2022

Você nunca vai sair da ilha
Há muito tempo uma leitura não me causava tanto revertério como o plot twist desse livro. Que final.
Seguimos Teddy em um caso de desaparecimento e descobre coisas que nos deixam perdidos com ele. Não esperava gostar tanto e me surpreendi. Muito bom.

resenhasdajulia 28/07/2022

Em 1954, o xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro Chuck Aule, para investigarem a fuga da assassina Rachel Solando, uma paciente do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, que escapou sem deixar vestígios.

Os funcionários e o diretor do hospital não parecem dispostos a colaborar com a investigação, e logo Teddy e Chuck se encontram em meio a uma rede de mentiras e atitudes suspeitas, pois surgem rumores de que aquele hospital não seja apenas um sanatório para criminosos, mas sim um local em que se realizam diversas experiências com remédios e cirurgias.

Será que Teddy e Chuck conseguirão descobrir a verdade?

Eu ainda não assisti ao filme, então felizmente eu não sabia nada sobre a história e eu amei esse livro! Achei a leitura extremamente fluida, me conectei com os personagens desde o início e achei a reviravolta maravilhosa!

Sem dúvidas, um dos melhores livros que eu já li!
Jeane Nunes 28/07/2022minha estante
Não sabia que tinha livro ? Assistir à adaptação recentemente e adorei .Excelente atuação , fotografia e a estória em si .

DANILÃO1505 29/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Zé Paulo 14/02/2024

Um final que te deixa super intrigado ??
Este era um livro que há tempos eu estava planejando ler. Eu ouvi muitas pessoas falarem super bem tanto do livro, quanto da adaptação. Porém, optei por ler primeira o livro que por sinal me deixou completamente instigado a ler cada vez mais.

Os dois personagens Ted e Chuck são muito bem construídos, todo o mistério em torno do desaparecimento de uma paciente foi bem elaborado e desenvolvido, mas o que mais me surpreendeu foi a ambientação, os enigmas e o final do livro e a elucidação do mistério que me fez ficar pensando, pensando e pensando.

Outro ponto a ressaltar são os demais personagens que circulam pela história. Todos são misteriosos, principalmente os demais pacientes e o pessoal da equipe médica do hospital. É uma teia de segredos, mistério que a cada capítulo vão dando um nó tanto na cabeça da dupla Ted e Chuck, quanto do leitor.

Para quem ama um ótimo mistério que conta com muitos enigmas, com personagens misteriosos e que é ambientado em uma ilha afastada de tudo e de todos com um grande mistério em volta dela eu super recomendo este livro MARAVILHOSO!! Pretendo assistir a adaptação, porque o final te deixa assim ?? mas no bom sentido!!
Já entrou para lista dos FAVORITOS do ano.??

Ket 24/08/2020

Muito bom!
Nota final: 4,5

Gostei muito desse livro. Mistério consistente e instigante, narrativa extremamente fluida e curiosa e personagens que nos deixam com a pulga atrás da orelha desde o início. Em determinados momentos, passamos a duvidar de nossa própria sanidade!

Sobre o plot twist "de explodir a cabeça" que todos comentam, ele é realmente muito bom e brilhantemente bolado, mas é possível adivinha-lo já no meio da história. Aliás, o autor costurou na narrativa todas as pistas para que o leitor descubra o que esta acontecendo antes do protagonista! Algumas, sutilmente escondidas... mas estão lá!

Ótimo livro, suspense de alta qualidade. Recomendo.

Afonso74 04/10/2021minha estante
Depois de sua revelação, percebi que de fato alguns fatos poderiam levar à essa "conclusão" ... mas admito minha falta de perspicácia para adivinhar qual seria o final. Boa resenha!

Gabriel1994 17/01/2023

Eles foram para escola...
Paciente 67 ou Ilha do Medo é um thriller escrito pelo escritor Dennis Lehane que é a verdadeira elite se tratando de livros do gênero.

Um detetive e seu parceiro são convidados a investigar o sumiço de uma paciente em um hospício localizado em uma ilha isolada, com o desenrolar da história e o passar dos acontecimentos as teorias vão se transformando em fragmentos legíveis que quando conectados e revelados sua verdadeira face vai causar uma explosão cósmica na mente do leitor.

Namoral mesmo! Que livro Fod@, irmão! Eu confesso que assisti o filme (duas vezes) antes de ler o livro, mas só consegui entender de fato o final quando peguei o livro para ler (vale ressaltar que Ilha do Medo é um caso raro de adaptação muito bem feita, assistam). A construção do enredo e o desenrolar da narrativa criada por Dennis Lehane esconde muito bem o que está por trás do plot twist principal da história.

Se você nunca viu o filme, pegar esse livro para ler e conseguir descobrir o desfecho do livro antes de acontecer de fato, meu amigo... O FBI tá perdendo!

Quando o autor começa a fazer a mente do leitor pipocar e vai mexendo as peças do tabuleiro levando o leitor a descriptografar o plot junto com o personagem, principalmente na intensidade dos diálogos que acompanham as revelações ao personagem é loucura!

Um livraço sem dúvidas!

luisguedes 20/05/2021

Meu deus ..
Em choque com o final olho pro teclado e não sei o que dizer só sentir ... um soco no estômago.

barbitoss 05/02/2023

?Então você nunca vai sair desta ilha."
amigas, amigos, amigues? QUE LIVRO! se tivesse como eu dar mil estrelas eu faria isso pois dennis lehane e sua genialidade merece isso e muito mais por ter criado essa obra prima!

vamos lá, eu achei que ia achar a leitura muito maçante por já ter visto o filme - este sendo um dos meus favoritos da vida, inclusive! - mas acabou que não, eu fiquei tão ou até mais presa como se EU estivesse ali como uma personagem observadora acompanhando todo desenrolar da história, as nuances, o que a ilha vai fazendo com cada um dos protagonistas, até chegarmos no ápice do plot twist do final que como sempre me deixa de boca aberta!

a complexidade do teddy é algo que sempre me pega e em certo ponto é algo que te faz se colocar na pele dele e pensar ?se isso tivesse acontecido comigo eu também teria essas atitudes sem mudar em nada!? e por isso ele é um dos meus personagens favoritos da literatura?

Enfim, NOTA MIL pra essa história
Caian.Gabriel 05/02/2023minha estante
Aaaa da até vontade de ler

barbitoss 05/02/2023minha estante
amg leia pois você não vai se arrepender em nenhum momento ???

Myllene Felix 11/10/2021

Surpreendente
Não tenho muito o que falar desse bebê. Apenas que é um livrão e felizmente eu não sabia quase nada sobre, o que deu um sabor ainda mais especial.
Confesso que até a metade estava achando bom, mas do meio em diante tomou um rumo que ficou simplesmente maravilhoso!

Só vou deixar uma ressalva em relação a ambientação, acho que o Lehane não descreve muito bem os espaços, em muitos momentos tive dificuldade em montar a cena na minha cabeça, porque nesse quesito espacial, ficava de uma forma confusa. Assim como também os pensamentos do personagem (acredito que foi proposital), mas inicialmente vinham do nada e ficava confuso pro leitor se localizar entre realidade e flash do passado, depois de um tempo fez sentido, todavia deixou o inicio da narrativa enrolado.

Deixo também meu elogio, porque o autor soube escrever na medida certa, o livro é bem objetivo do jeito que me agrada, as questões abordadas foram de bom gosto e a escolha do desfecho foi excelente (não posso falar nada pra não dar spoiler).

Enfim, só leiam! Vale muito a pena e já quero conhecer mais desse cara.

Larissa Souza 31/05/2022

Espetacular
A ilha do medo é aquele livro que mexe totalmente com o seu psicológico.
Ideal para quem gosta de terror e psicológico e investigação.
É bom do início ao fim e o plot é devastador.

Moisés 23/12/2020

Meu Deus que livro
Eu não sou o maior fã de livro policial, mas gosto bastante de filmes do gênero, e tinha vontade de assistir o filme do Scorcese baseado nesse livro e resolvi ler antes pra dar pelo menos uma chance e meu Deus, que livro!

No meio do livro, ele vai subverte o gênero e ganhando um ar de suspense muito bem construído de deixar sem fôlego, acho que isso fez eu gostar mais desse que do outro livro do autor que é puramente policial, e os últimos 5 ou 6 capítulos já tava impossível de largar o livro, as páginas iam passando sozinhas de tão vidrado e imerso que eu estava

Toda a construção desse livro gera uma estranheza, uma desconfiança enorme e quando vai chegando perto do final você fica completamente atordoado, e doido pra saber o que ta acontecendo, querendo saber logo o final, e falando no final, acho q foi o livro que mais me fez de besta. Se você estranhar ele no começo, não pare, sério, vai valer muito a pena. Livrão
Brenda 23/12/2020minha estante
Tá aq o seu like, espero q esse livro n me decepcione

Moisés 23/12/2020minha estante
Se decepcionar vc leu errado

Brenda 25/12/2020minha estante
Uuuu eu curti

Nick 20/03/2021

Paciência 67
A ilha do medo, começa meio assim como que não quer nada e que parece ser um livro chatão.

Então o autor mete o pé na porta, da um tapa na tua cara, e te entrega um trama de suspense e tensão pesados. Muitas perguntas geradas no decorrer do livro. Meu palpite sobre o final do livro foi certo, ficou um pouco óbvio(eu acho).

Eu estava na esperança de ser diferente do que eu esperava do final, mas, o livro é muito bom e as duas últimas linhas do livro, mano do céu, eu ri muito. Vale apena demais ler essa pérola ?.