Filhos do Éden

Filhos do Éden Eduardo Spohr

Resenhas - Filhos do Éden

Rafaela (@exlibris_sc) 11/03/2020

Um ótimo exemplar de origem!
Aqui o leitor encontrará a maestria de Eduardo Spohr em 3 contos do universo da Tetralogia. "O Último Anjo", "A Torre das Almas" e "Tempos Modernos" são histórias contadas com ar de fogueira e acampamento com direito a marshmallow e chocolate quente. Contendo dois "plus" que são uma introdução/desabafo do autor nos envolvendo ainda mais com a obra e seu processo de criação - visto que esse livro foi único para os apoiadores - e com os personagens canonizados e glorificados, que foram criados para alguns desses apoiadores - com que frequência você vê isso meu caro?

Como um dos meus personagens favoritos e cuja saudade era sentida, foi uma ótima experiência conhecer as raízes de Ablon que foi criado como um personagem de RPG pelo Spohr lá em 1996 (eu ainda tinha 5 anos e nem sonhava com anjos e demônios digladiando). O autor explica ainda que devido a criação da biografia de Ablon para acrescentar mais camadas ao personagem, acabou por desenvolver o conto para um concurso e foi esta base que o incitou a criar A Batalha do Apocalipse. Usar ?sensacional? como adjetivo para descrever a experiência extraída com essa leitura é pouco! As palavras saltam das páginas e é como se elas fossem narradas pelo próprio Ablon mesclando-se com o escritor. Diferenças serão notadas pelos leitores que já absorveram A Batalha, mas foi primoroso acompanhar a evolução da escrita do autor deste conto para sua versão final.

Quanto ao segundo conto, somos transportados para o cenário de ?Filhos do Éden? em uma missão anterior à sua história, onde descobrimos como a celestial Kaira perdeu sua memória. Rostos familiares além da ishim de fogo nos serão apresentados e mais uma vez Spohr ataca com sua escrita primorosa, fazendo-nos mergulhar no próprio cenário conflitante dos anjos e demônios.

E por fim, em ?Tempos Modernos? temos uma aventura - embora esteja mais para desventura - do anjo Denyel, outro personagem favorito, que tenta aproveitar a paz entre as guerras dos homens. Pobre inocente, logo se vê inserido entre insidiosos amigos e seres primevos em um ritual tão antigo quanto a origem dos homens. Cenas curtas de ação e auxílios misteriosos logo enchem o conto com mais mistério, mas logo no final tudo é esclarecido e o leitor ficará sedento por mais.

Ao longo da leitura dos contos, questionamentos foram levantados e que me fizeram pensar se a distinção entre bom e mal é sempre tão clara ou se vivemos em uma área cinzenta que nem sempre conseguimos enxergar com clareza.

Quanto aos personagens criados por Spohr para os apoiadores dessa categoria, a criatividade e descrição é bastante satisfatória, mas pode se tornar cansativo ao leitor absorver todas as 60 páginas finais que trazem a descrição desses seres. No mais, um excelente exemplar que me sinto tanto honrada quanto feliz por ter ajudado em seu nascimento.

site: https://www.instagram.com/p/B9mDsZKj9md/

Sérgio 01/04/2020

Excelente
Mais uma obra fantástica do Spohr. Aquele gostinho de quero mais e a tristeza por saber que acabou

Leo Brito 31/05/2021

Livro bem escrito, principalmente os Três contos. Muita criatividade nas biografias dos personagens que os leitores participaram do financiamento.

Bianca 15/03/2020

Apaixonada
Sou suspeita pra falar de Eduardo Spohr, pois amo tudo o que ele escreve. Até bula de remédio... adorei os três contos e morri de inveja dos personagens canonizados e glorificados. Se pudesse voltar no tempo...

Hugo.Romano 01/12/2020

Realizado
Fico muito feliz de ver esse trabalho realizado, ele foi construído por todos nós na campanha de financiamento coletivo e é muito legal ver os frutos disso. Contos bem legais e otimamente escritos.

Rodrigo 09/04/2022

Uma boa maneira de matar a saudades desse universo angelical tão rico que Eduardo spohr nos apresentou.

Elso 26/02/2024

Bom livro
Achei abaixo das outras histórias de Spohr, mas cumpre com a proposta e continua sendo um bom livro. A parte dos personagens canonizados ficou bem maçante e cansativa e confesso que pulei propositalmente. No mais é um bom livro, como de costume do autor.