O Islã e a formação da Europa

O Islã e a formação da Europa David Levering Lewis

Resenhas - O Islã e a formação da Europa

Schwarcz 28/08/2012

A história do Islã clara e detelhada
O livro é muito bom. O autor explica desde a guerra entre o Império Romano Oriental (Bizantino) e o Império Sassânida (Persa) até o colapso do Império Árabe, passando pelo declínio de Constantinopla, a conquista e ocaso da Espanha muçulmana e a fundação da França.
Tudo é descrito em detalhes mas com clareza e simplicidade.
O único porém é o capítulo final que é bastante corrido em comparação com os outros. Fica parecendo que o escritor se encheu do tema e quis finalizar logo.
Em certo ponto também há uma atenção exclusiva à história de Al-andaluz enquanto os acontecimentos no resto do Império Árabe são deixados de lado, particularmente durante o período Abássida. Como o subtítulo é "a formação da Europa", esta abordagem até se justifica, mas com todo o plano amplo que era mostrado até então, ficou um gostinho de quero mais.

Adriano 17/10/2010

Livro esclarecedor
Antes de escrever a respeito do livro, explico porque estou lendo.

Assinava uma super revista denominada História Viva (quem não conhece, vale à pena).

Numa edição lí uma explicação da obra "Guernica" de Pablo Picasso e eu, que não me interessava muito por artes, achei muito interessante o simbolismo de "Guernica" e naquela ocasião fiquei curioso em estudar sobre a Guerra Civil Espanhola para entender melhor o que foi Guernica.

Então encomendei o livro "A Batalha pela Espanha", de Antony Beevor. Comecei a ler e tive que parar pois para entender a Guerra Civil Espanhola percebi que deveria antes compreender o que levou à ela.

Comecei a pesquisar história anterior e eu tinha lido um livro chamado "História Ilustrada dos Cavaleiros Templários", de James Wasserman, e entendi que a batalha cristã-muçulmana na idade média tinha que ser lida.

Não estava errado e, após lido este, passei ao "A Cruz e o Crescente" de Richard Fletcher, que mostra e forma menos romantizada que o dos Templários.

E então, tudo se conectando, estava procurando um livro para compreender melhor o islamismo, tive a felicidade de encontrar "O Islã e a formação da Europa".

Não sou um cara culto então me desculpem pela simplicidade da resenha, mas não poderia deixar de dizer que minha visão de mundo mudou com a leitura deste livro que me deu a oportunidade de conhecer uma cultura nova, entender um pouco não somente da formação da Europa, mas da própria religiosidde do islã e sua influência política e cultural, além dos meandros que permeiam toda a história das dinastias árabes desde Maomé.

Ainda não terminei e já tenho vontade de reler em pesquisa pois o livro me fez compreender a origem dos termos sunita, xiita (lembram-se de Saddan Hussein?), fatímida, merovíngio, carolíngeo (Carlos Magno também é parte importante, tanto que agora comprei um livro sobre o franco original).

O livro é muito bem escrito, mas para quem não está acostumado com termos árabes, não se assuste, tenha paciência e quando se deparar com algum, primeiro pesquise (no livro tem um glossáro).

Outra coisa que me ajudou a ler foi buscar na internet mapas antigos pois embora o livro traga alguns, senti falta de localizar cidades descritas com nomes da época (teve um mapa que era grande, imprimí várias folhas, montei-o e ele fica enrolado na cabeceira da cama junto com o livro).

Ainda me ajudou e indico, o blog tabernadahistoria.blogspot.com que fornece vários documentários do History Channel sobre os saxões, vândalos, francos, etc.

Resumindo a história, pelo jeito, "A Batalha pela Espanha" ainda vai ficar na estante um pouco mais, ou pelo menos até ler o "Carlos Magno" que ainda não recebí.