O Nascimento de Vênus

O Nascimento de Vênus Sarah Dunant

Resenhas - O Nascimento de Vênus

mara sop 29/09/2019

Um tempo negro se aproxima
Essa é a história de uma jovem florentina apaixonada por arte e com uma forte ligação com os Medici, Alessandra Cecchi, a filha de um rico mercador de tecidos.

O maior sonho de Alessandra é se tornar uma grande pintora e ver sua obra estampando paredes e murais por toda parte, sonho que ela jamais poderia realizar por ser mulher. A jovem cresceu admirando as belas obras dos mais importantes artistas de sua época, e estuda e pratica sua arte sempre que pode, escondida dos pais. A moça é tão apaixonada por esse mundo de beleza tão característico de seu tempo que podemos ver vários artistas da época citados no decorrer do livro, como Ghirlandaio, Botticelli, Fra Felippo Lippi e Michelangelo, assim como Alberti e Cennini. Isso, por si só, já é um presente, um bônus que faz com que o livro seja ainda mais especial no meu coração.

A vida da moça começa a mudar quando um jovem pintor flamengo é contratado para pintar a capela de sua família, e ela, além de acompanhar o trabalho dele, também posa para ter seu rosto imortalizado em um dos murais do local. O fascínio da jovem pelo talento do pintor logo acaba se transformando em algo mais, mas como ela era de uma importante e abastada família florentina, já tem seu destino traçado e acaba se casando com um importante mercador.

Porém, a chegada de um monge à cidade traz consigo o início do desmoronar da vida da jovem. O poder muda de mãos e agora Florença cai numa escuridão de fanatismo conservador que põe em perigo a vida artística e a cultura florentina, assim como tudo que Alessandra conhece. Vivendo sob os rigorosos chicotes de Savonarola, os cidadãos são obrigados a abrir mão de toda a beleza de seu cotidiano, sendo perseguidos pelos seguidores do monge, e pondo em risco a vida daqueles que não aceitassem o novo regime. Ninguém mais está seguro, e a qualquer momento pode ser denunciado por algum desafeto, podendo ser preso, torturado e até mesmo "sumir" no processo. Quando o pintor acaba detido, Alessandra não vê outra alternativa a não ser arrumar uma maneira de ajudá-lo a recuperar sua liberdade.

Esse livro é simplesmente fantástico! Ele vai te conquistando aos pouquinhos, te envolvendo com toda essa aura artística que envolvia romanticamente esse casal, para em seguida perdermos o chão sob os pés com toda a loucura que foi o regime de Savonarola. Um personagem real que destruiu e perseguiu artistas, pensadores e qualquer um que questionasse sua moral medieval contra o luxo e a vaidade, o que levou ao triste episódio que ficou conhecido como a Fogueira das Vaidades, aonde livros, antigos pergaminhos, obras de arte, roupas luxuosas, jóias e qualquer tipo de luxo ou heresia que pode ser apreendido ou até mesmo doado de livre e espontânea vontade pelo povo que foi vítima dessa lavagem cerebral que tomou toda a Florença no fim do século XV. Essa representação bastante fiel e envolvente de um triste período do renascimento é o pano de fundo de uma linda história de amor. Mas já aviso de antemão, esse é um livro para os fortes, portanto, separem a caixa de lenços de papel e se preparem para desaguar um oceano de lágrimas.

WandaPonteiro 15/10/2015

Meu achado!
Sobre a velha frase: "Não julgue pela capa"... julguem sim haha. Ele é todo este misto de ingenuidade e sensualidade e mais um pouco. Amei o perfil da personagem principal com seu misto de inocência e desejo, sem contar as várias menções a obras de arte que me deslumbraram. O começo pareceu ter uma leitura um tanto pesada, más acho que foi fruto do meu pré-conceito. Gostei muito do livro apesar de não ser fã de romances!

ANA 15/02/2013

PASSEI TANTO TEMPO COM ESSE LIVRO GUARDADO, SEM SABER COMO ELE ERA BOM...! COMPREI-O PORQUE ADORO ROMANCES HISTÓRICOS DA ÉPOCA DO RENASCIMENTO. ESSE ATENDEU TODOS OS MEUS REQUISITOS DE UM BOM LIVRO: A AUTORA ESCREVE BEM, A ESTÓRIA CONSEGUE NOS PRENDER E NOS INTRIGAR, CONTA UMA ESTÓRIA INUSITADA DE AMOR, TEM SEGREDOS REVELADO NO FINAL E TEM, COMO PANO DE FUNDO, A ESTÓRIA DO RENASCIMENTO E DA ARTE. MARAVILHOSO!

Renata 05/01/2013

Romance imperdível para quem gosta de História
Alessandra Cecchi, opiniosa, rebelde e possuidora de um desejo perigoso de quebrar regras e não aceitar a vida imposta às mulheres da época, as quais seriam o próprio diabo na terra, nascidas apenas para dar herdeiros aos homens e trazer tentação ao mundo.
Muito inteligente e querendo ser pintora, e revoltava pelo fato de apenas os homens terem o privilégio de embelezar a cidade, Alessandra presencia o florescer das artes em Florença, governada pela família Medici, patronos da arte. Até a página 150, mais ou menos, a história não atrai. Mas então os planos de Alessandra começam a desmoronar quando o Frei Savonarola – que criticava abertamente o luxo e a vaidade dos florentinos, bem como o estilo de vida dos papas – passa a governar Florença e o exército francês chega à cidade. Alessandra se vê acuada, tendo que tomar decisões que mudariam o rumo de sua vida. A partir daí o livro cativa e somos surpreendidos com tantas traições, mentiras e descobertas que fica difícil largá-lo.
Entramos no clima logo pela capa, "O Nascimento de Vênus" é uma pintura de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo de Médici. Durante todo o livro vemos aparecer os nomes de Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Fra Filippo Lippi e outros pintores renascentintas. Veremos como a religião e o poder interferiam na vida e nas decisões tomadas pelas pessoas, e como um sermão sobre a ira de Deus fazia irmãos e amigos trairem uns aos outros.
Sarah escreveu um romance histórico que prende, baseada em estudos sobre a arte e a vida cotidiana na Itália do século XV. Imperdível para quem gosta de ler sobre o Renascimento, como eu. Não dei cinco estrelas porque não gostei do final, o qual não diminui a grandeza do livro.

Isabela 11/10/2011

Um dos melhores livros que já li! Nossa, muito bom, tem cenas de romance, cenas de suspense, nossa tudo!!!
Recomendo e MUITO!

Si Heavy 26/01/2009

Delicado, sensual e inteligente!
A Autora nos transporta a atmosfera da época com riquezas de detalhes, fazendo com que a arte e a filosofia deste período nos envolvam por completo através de uma trama delicada e ao mesmo tempo maliciosa, com um final encantador e surpreendente!

Nivia.Oliveira 10/05/2019minha estante
O quadro O Nascimento de Vênus pode ser apreciado na galeria Ufizzi em Florença - Itália. O prédio foi construído por, nada mais nada menos que Giorgio Vasari a pedido de Cosimo I. Há uma sala dedicada a Botticelli. Quando for lá, pare em frente ao quadro e remonte a história de Alessandra. O que mais essa obra tem a te dizer sobre ela? E sobre você?