Flores ao Mar

Lorrane Fortunato

Resenhas - Flores ao Mar

Dora 21/11/2020

Fofo, fofo e fofo!
Contos permeados de muita aventura e várias peripécias das irmãs Rios. Comecei a ler por causa da presença da Olívia Pilar dentre as autoras e fiquei especialmente feliz com o conto dela.
A representatividade nessa coletânea também me agradou bastante. Apesar de eu ser uma mulher branca, entendo que, muitas vezes, faltam referências negras no meio literário e fiquei muito feliz com me deparar com essa obra.

Gabizoca 07/06/2021

Amei
Eu amei a ideia das autoras de cada uma escrever sobre uma irmã, porque por mais que cada um dentro de uma família tenha um tipo de personalidade a perspectiva dos outros podem diferenciar ainda mais o nosso papel na história!

Cada história me conquistou de um jeito diferente, com suas peculiaridades e amores (tanto da forma romântica, quanto da família)! As abordagens sobre o racismo presente em nossa sociedade são pautadas com excelência.

Mari 12/05/2023

N° de páginas: 127
Editora: Página 7
Formato: ebook
Categoria: Biblioteca Villa Lobos

Como uma virada de ano pode ser inesperada em tantos aspecto. Vamos acompanhar um dia inesquecível para as 4 irmãs chamada: Bromélia, Lírio, Violeta e Tulipa passando o Revéillon em um Cruzeiro. Bromélia é muito controladora, vive para cuidar de suas irmãs. Mas elas vivem fugindo dela e no Cruzeiro não foi diferente. Lírio é quieta, Violeta é briguenta e Tulipa espoleta, só arranja confusão. O nome das meninas veio em homenagem a sua mãe que também tem nome de flor: Camélia. Seu pai colocou o nome de flor nelas porque para ele elas eram a flor do jardim dele.
Neste livro teremos representatividade negra e LGBTQI+ na medida. Achei maravilhoso como as autoras abordaram os assuntos com muita sutileza e verdade.

? Assuntos abordados e possíveis gatilhos:

- drogas ilícitas
- Preconceito contra os negros

Lu Santos 20/07/2020

Muito fofinha a história dessas irmãs
Que tiveram uma vida difícil no começo, e com isso, como toda irmã mais velha se coloca como responsável sobre as outra...
Gostaria de saber mais sobre a vida da Bromélia, me identifiquei um pouco com ela ?

bendtherules 26/09/2020

todos os contos são incríveis e eu adorei a vibe de romance e resolução deles. admito que teria adorado uma cena final com as irmãs juntas, mas as histórias individuais são todas incríveis

Mirella | @readingmirella 05/07/2020

solaine por favor escreva minha vida;
eu sempre tenho problemas com livros de contos: nunca consigo gostar de todos os contos, mas isso não aconteceu aqui, AMÉM. todos os contos são uma delícia e eu sonho em um universo que a solaine escreva minha vida.

Tortorella 14/01/2023

Irmãs Rios
Flores ao Mar conta a história das irmãs Bromélia, Lírio, Violeta e Tulipa Rios, que estão em um navio para comemorar o ano novo.
O livro é dividido em quatro partes, cada uma focada em uma irmã.

Achei o livro extremamente fluido e fofo! É muito legal ver a representatividade que ele traz, não só pelas personagens principais serem negras, mas a representatividade LGBTQIA+ também!
É interessante ver como elas são diferentes mesmo sendo irmãs.
Muito gostosinho

sasa 05/11/2021

MUITO FOFO CARA
Flores ao Mar é uma coletânea de quatro contos que vai contar a viagens de quatro irmãs em um cruzeiro de final de ano. Cada autora vai escrever um conto e cada conto vai ser sobre uma irmã.
É uma leitura MUITO boa de fazer quando queremos algo leve mas com significado para ler. Todos os contos são muito FOFOS e trazem algumas questões importantes sobre autoconhecimento, preconceito e a vida.

Leitura leve, fluida e acolhedora que faz o coração ficar quentinho.

fev 13/01/2021

A parte que eu mais gostei foi a da Tulipa. É uma história com escrita gostosa e fácil de acompanhar. Só achei um pouco complicado o total de repetições de informações que tem em todos os capítulos.

Carly23 02/03/2023

Bem ruim
São quatro escritoras mas parecia só uma. Escrita não muito boa, parecia que eu estava lendo uma fanfic (não no bom sentido). Não explorou as personalidades das quatro irmãs, não aprofundou em nada, nem nas histórias nem nos personagens nem nas relações entre eles.
Não recomendo.

Gabriel Aleksander 06/01/2021

Flores ao mar traz narrativas importantes para o ano todo! - literagabs.com
Nessa coletânea de ano novo temos reunidos grandes autoras do cenário nacional apresentando quatro histórias sobre as irmãs Rios, que ganham de seus pais uma viagem em um cruzeiro que irá mudar tudo o que elas acreditam sobre si mesmas e suas relações com o mundo externo.

No primeiro conto, de Lorrane Fortunato, somos introduzidos ao funcionamento da dinâmica entre essas irmãs através do ponto de vista de Lírio, segunda na ordem de nascimento, e que é conhecida por não aproveitar a vida, por ser mais quieta e introvertida. Entretanto, durante uma parada no Rio de Janeiro, Lírio aproveita para se encontrar com um amigo virtual que mostrará a ela como a vida pode surpreender positivamente quando nos permitimos.

O meu destaque para esse conto foi definitivamente os momentos de auto análise que a protagonista faz, e como isso acrescenta ao seu crescimento e passa uma mensagem potente para o leitor, principalmente para mulheres negras, que assim como Lírio foram podadas pela máquina desumanizadora que é o racismo.

“Penso em todas as vezes em que não me permiti, em que me disse não, em que pensei que a opinião dos outros era mais importante do que a minha felicidade. Quantas frustrações eu engoli? Quantos desejos foram reprimidos? Se eu tiro tudo isso do caminho, o que sobra?” pág.13

“Com a tesoura do aceitável, eu me podei tantas vezes que não consigo contar. Foi o suficiente? O que eu consegui colher além de frustrações e desejos reprimidos?” pág.13

Simultaneamente a essa jornada de Lírio, no segundo conto somos apresentados à Tulipa, personagem construída por Lavínia Rocha e que representa a irmã caçula dessa família, também sendo a mais “espoleta” (daí vem seu apelido Espolita) da turma, e que se juntará em uma aventura investigativa com um garoto que conhece da escola e que possuem algumas coisas pendentes no passado para serem resolvidas.

Nesse conto temos uma história focada na aventura e que possui um ritmo bem condizente com a personalidade da nossa protagonista. A forma como a autora vai trabalhando a ambientação do navio para que a gente tenha a sensação de que algo perigoso está acontecendo nas entrelinhas é muito interessante, e definitivamente me trouxe o conto mais inesperado da coletânea, já que não imaginava encontrar uma história desse gênero aqui na coletânea.

Em seguida temos o conto da minha personagem favorita e que já me deixava curioso desde suas aparições nas outras histórias, aqui estou falando de Violeta, a irmã que foi escrita por Olívia Pilar, e que possui a personalidade mais poderosa e confiante das quatro.

Com sua aparente inconsequência e zero necessidade de aprovação, Violeta é confrontada pela vida quando conhece uma garota que trabalha no navio e que irá lhe mostrar como a vida nem sempre é sobre estar no controle, e que as vezes vale a pena se desarmar.

“Por que as pessoas gostavam de fazer joguinhos se deixar tudo às claras era tão mais fácil? O tempo que a gente perdia fingindo que algo não estava acontecendo, quando na verdade estava, era precioso demais para jogar fora. Depois a gente não tinha como recuperar um tempo que poderia ter sido usado em coisas boas, em vez de joguinhos.” Pág.67

A forma como a autora trabalha questões de assédio moral, machismo, racismo e desigualdades sociais são incríveis e levam o conto para além do romance.

“Dizem que você mata um povo diariamente quando vai matando sua história também. E era isso que acontecia com a gente, nossa história foi sendo aniquilada, depois não mais praticada e aí esquecida até as próximas gerações descobrirem os grandes entre nós.” Pág 77

Por fim temos o conto de Bromélia, a irmã mais velha que acaba por assumir o papel de mãe e por vezes é superprotetora com as outras. Aqui, Solaine Chioro teve um dos trabalhos mais difíceis ao ter que humanizar a personagem que foi estabelecida nos outros contos como a voz da repreensão, o que a autora fez com maestria.

Confesso que eu JURAVA que ia detestar quando a história focasse em Bromélia mas na verdade foi o conto certo para concluir a coletânea, aqui vemos que aqueles que precisam ser fortes o tempo inteiro são para além da imagem que passam, possuindo suas limitações e fraquezas e também precisam ser cuidados.

A autora foi perspicaz em colocar a figura de Zeca, que entra na dinâmica do livro como esse porto seguro para Bromélia e a faz se desligar um pouco dos problemas da família e focar mais em si e no seu bem-estar.

No fim, a coletânea traz uma história que transcende a época comemorativa do ano novo, contando narrativas que podem inspirar e contribuir com questões essenciais para a sociedade, principalmente por falar sobre histórias de amor entre pessoas negras e que vão além do sofrimento e racismo, mesmo que ainda os aborde de forma sensível e responsável.

Para ter acesso a essa e outras resenhas literárias acessem meu site literagabs.com

site: literagabs.com

thai 05/02/2020

Adorei!!
Leiam esse livro, cheio de representatividade e fala sobre questões importantes.

Mika.Chan 17/11/2022

As Flores
Gostei do livro porque é dividido em 4 partes, cada irmã comando sua história com o seu ponto de vista do mesmo dia.
A gente entra na história e torce para que cada personagem consiga conquistar algo bom antes do ano novo chegar.
Amei porque são personagens pretas.
Amei porque mostrou que, não importa o estátua social, se você é preto, sempre vai ter um preconceito de outras pessoas ao seu redor e suas inseguranças podem despertar.
As autoras foram impecáveis na escrita, principalmente em ligar uma história com a outra em determinados momentos.
Quero mais vida das personagens.
São irmãs que se amam, mas que não se conhecem verdadeiramente. Dá pra trabalhar muito em cima disso ????????

Bruh 12/03/2020

Uma boa oportunidade de conhecer auroras nacionais!
A narrativa da Olivia Pilar foi a melhor pra mim

Isabela.Lopes 04/05/2020

Uma coletânea de contos super rapidinha de se ler. Meus contos favoritos foram o da Lírio e da Bromélia.
Já conhecia algumas autoras de outros livros de contos como por exemplo: Formas reais de amar