Capitão América: A Escolha

Capitão América: A Escolha David Morrell...

Resenhas - Capitão América: A Escolha

Gabriel Dummer 20/01/2024

Quem é herói?
Com um roteiro repleto de significados, essa hq, além de uma bela arte, é pintada em tons de emoção e dever. Ainda que envolvido em idealismos norte-americanos, principalmente sobre a guerra, traz elementos que enaltecem o poder da coragem e do sacrifício em prol do bem das pessoas. O medo do soldado é quase palpável ante as escolhas que necessita fazer. São questões clássicas e esperadas em uma HQ do Capitão América. Ainda assim, essa apresenta o elemento humano e sua força, independente de superpoderes, com uma bela homenagem às pessoas e profissões que se dedicam a ajudar e salvar o mundo todos os dias: os heróis do nosso cotidiano.
Pedro 20/01/2024minha estante
Uma HQ do Capitão América escrita pelo autor de Rambo. Sempre tive vontade de ler essa HQ.

Renan 25/03/2021

Propaganda nacionalista e de guerra
Mais uma história do Capitão América que é uma propaganda nacionalista e de guerra. Além disso, a condição e os poderes apresentados não convencem.
Lucas.Rocha 03/01/2022minha estante
Não poderia concordar mais

Zeantonio 15/10/2022

?A escolha? nos ajuda a ver que alguns valores nunca saem de moda e a importância de pequenos gestos na vida cotidiana

lanareadings 02/09/2021

Resenha: Capitão América? a Escolha
Gostei dessa hq, é mais legal e não tem problemática como a outra que fiz a resenha, achei bem doido aquilo do Steve entrar na cabeça das pessoas, nem sabia que ele fazia isso, enfim... Valeu a pena ler.

Vertinho0 29/06/2022

Todos somos o Capitão!
Ótimo título! Apesar de ser um pouco "viajado" com esse papo de "controle de mente remoto" a história é bem profunda! Com um final digno de Capitão América!

Davi.Paiva 03/04/2024

Excelente!
Link Amazon: https://amzn.to/3vz60Zv

Mais uma HQ cuja história começa com "meu primo comprou, li emprestado e gostei tanto que comprei um exemplar para mim".

Mas por que tanto gosto?

Posso começar falando pela própria figura e o peso do Capitão América no mundo dos quadrinhos. Se Superman, Batman e Mulher Maravilha são a trindade da DC, o Capitão com certeza é um dos integrantes de qualquer trindade da Marvel, cuja composição não é unânime (uns preferem Capitão América, Wolverine e Homem de Ferro enquanto outros podem preferir Capitão América, Homem-Aranha e Homem de Ferro. E há quem prefira o trio que começou a batalha final contra o Thanos: Capitão, Homem de Ferro e Thor...). Sua nobreza e virtude o colocam lado a lado com o Superman como um exemplo do que poderíamos ser se a sociedade não desse valor aos malandros que ganhem a vida prejudicando outras pessoas.

O Capitão América é a prova viva que é possível, sim, ter política em quadrinhos. E isso parte tanto da sua imagem patriota quanto pelos seus gestos que destoam do patriotismo que se espera dele. Duvidam? Então leiam "Capitão América Nunca Mais", quando ele abandona o uniforme e o escudo, ou a primeira Guerra Civil, quando ele foi contra uma lei do governo dos EUA que exigia registro dos super-heróis...

E é justamente a união dessa figura nobre com política que gera uma obra como "A Escolha", onde temos um possível final para a vida de Steve Rogers que vai se deteriorando por perda de efeito do famoso soro do supersoldado e usa uma habilidade nova de projetar a sua consciência para encorajar diversas pessoas pelo mundo. Em especial, um soldado em missão no Oriente Médio.

O roteiro de David Morrell é excelente! Não tenho adjetivo melhor para descrever. No texto, todo o drama do soldado que o Capitão ajuda é exposto, bem como os próprios sentimentos e desejo de Rogers de reconhecer que um Capitão América não fez um mundo melhor e por isso serão necessários vários "Capitães" para tal sonho ser alcançado.

A arte de Mitch Breitweiser (com cores de Brian Reber, que manda muito bem na palheta que define muito bem cada lugar pelas cores) é satisfatória e tem identidade própria. Não é algo no nível do Alex Ross, mas é realista dentro de seus parâmetros. Não é feita por Mark Bagley, mas percebe-se que algo padrão de quadrinhos. E acima de tudo, tem movimento mesmo sem linhas de ação. E isso é muito bom.

Portanto, se algum dia vocês já imaginaram como seria um fim digno para o Capitão América além do que foi mostrado no cinema em "Vingadores - Ultimato", não percam tempo imaginando: leiam "Capitão América - A Escolha", pois uma obra incrível os aguarda!

Recomendo!

Guting 12/11/2012

Poderia ter sido melhor...
Bem, está hq começou num ritmo muito interessante, porém com o decorrer da história ficou claro o fim da mesma. Incentivo, Esperança, Superação e a certeza de que o fim é apenas mais um começo. Assim é Capitão América: A Escolha. Legal, mas esperava mais.

Anderson Brito 01/01/2015

Muito agoniante estas HQ`s de "A Escolha". Ver um Capitão América desesperado por saúde é muito incomum. Nosso herói de escudo procura por um substituto quando seu corpo finalmente começa a mostrar rejeição, após muitos anos, ao projeto em que foi submetido. O interessante é ver que ele está dotado de uma habilidade à mais e a usa para contactar Tommy lá no Afeganistão. Os mantras de coragem e honra são inspiradores para o leitor. E os traços dos desenhos são incríveis!

Luiz.Felipe 05/06/2021

"Os escolhidos"
Mais uma história focada no Capitão América como símbolo. Muito boa! A história de superação dos medos, luta pelo bem das pessoas e que "todos podemos ser capitães América" é muito bem executada. ?????

Jacon 11/10/2022

Mix de emoções
Nunca tinha pensando no Capitão América com a saúde ruim. Mesmo em seus últimos momentos ele se doa para que todos possamos ter um futuro melhor.
O interessante é ver que ele está dotado de uma habilidade e a utiliza para inspirar coragem e honra.