Maigret e o fantasma

Maigret e o fantasma Georges Simenon

Resenhas - Maigret e o fantasma

Alana 01/06/2021

li esse de virote tal como Maigret e só faltou a chuvinha pra ficar igual. leitura fluída

Domino 16/07/2020

Adorei a leitura deste livro foi rapida e fluidinha e com.bastante misterio

Eduardo 09/08/2011

Uma trama policial agradabilíssima de Simenon: uma história que possibilitou vários desdobramentos até a solução do crime: a tentativa de homicídio a um inspetor. Quem teria interesse em tentar matar um "inspetor sem sal"? O que fazia no local do crime? O que os vizinhos do prédio poderiam dizer alguma coisa? Por que um burguês holandês apreciador de arte aparece na trama? O que sua jovem mulher enigmática se encaixaria neste enredo? São perguntas que o comissário Maigret procurou responder para a solução deste caso.

Adriana 21/04/2014

Surpreendente
De muitas reviravoltas, o livro prende o leitor em camadas que causam muita surpresa e iluminam a trama bem ao estilo de Simenon: com fluidez psicológica e descrições sucintas e certeiras, de uma elegância ímpar.
O livro fala de um atentado contra um inspetor de bairro e dos desdobramentos que este evento ocasiona. Conforme a trama se desenvolve, acompanhamos com prazer os vários níveis da narração e concluímos que Maigret é realmente um dos mais instigantes e adoráveis detetives da literatura. Recomendo como leitura das mais ricas e agradáveis.

Mad Jr 18/11/2010

Maigret e o Fantasma
Um inspetor da polícia francesa, Lognon, é alvejado durante a noite na porta de um prédio, onde certamente ele não devia estar. Como é mais conhecido, o inspetor Sem Graça (que, para Maigret, também poderia ser Inspetor Sem Sorte) fica entre a vida e a morte no hospital. Maigret sente-se na obrigação de investigar esse atentado, tanto pelo inspetor ser seu amigo, como por ser um atentado a um colega da polícia.

Há coisas muito estranhas no caso e várias de suas perguntas não são respondidas, como: o que o Inspetor estava fazendo na casa de uma mulher que não era a dele, às 10 da noite, numa noite chuvosa? O que aconteceu a mulher? Afinal, não se encontra nem rastros... e quem o alvejou e por quê? Será que o Inspetor Sem Graça/Sem Sorte finalmente estava na pista certa de algum grande esquema, por isso lhe deram vários tiros na barriga?

Surpreendendo-me mais que tudo, esse é o primeiro dos livros de Simenon que leio e encontro um Maigret realmente preocupado com o crime em si. Ele não deixa de fazer suas divagações e fugir ao tema diversas vezes, mas investiga com todo o afinco possível a fim de chegar aos culpados pelo estado crítico em que deixaram seu colega de profissão, salvando assim, ao menos a honra da polícia francesa.

Tiago 28/04/2011minha estante
Amadeu, se um dia me viciar nos livros do Semenon, vai culpa das suas resenhas rsrsrs.

Fabio Shiva 03/03/2017

Detetive intuitivo
O comissário Jules Maigret está praticamente de virote quando é chamado para resolver um caso difícil: o inspetor Lognon sofreu um atentado durante a madrugada e está entre a vida e a morte. O caso é especialmente árduo porque Maigret conhece e simpatiza com a vítima, o pobre inspetor conhecido entre os policiais como Sem Sorte...

Como sempre, é um deleite ler um livro escrito por Simenon. A história flui que é uma beleza, sem esforço, como se estivesse se escrevendo sozinha. Admiro muito a maneira como ele retrata um personagem em poucas linhas, através de pequenos detalhes que nos fazem vislumbrar sua personalidade e sua psicologia oculta. Mas sobretudo sou fã da maneira como ele descreve os cenários, com inimitável maestria, sempre interagindo com o mundo humano, de tal forma que os próprios cenários também parecem vivos!

Nesse livro tive um vislumbre do famoso método-da-falta-de-método de Maigret: creio que ele é principalmente um grande intuitivo, que capta no ar as coisas... Por isso os livros de Simenon não se prestam muito ao velho jogo de descobrir o assassino, mas o leitor nem se dá conta disso, de tão envolvido que fica no climão insuperável das aventuras de Maigret!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Van 03/03/2017minha estante
Bom dia Fabio.
Eu comecei a ler Georges Simenon por sua culpa. kkkk. Por que vi que você gosta muito. E já que tinha lindo uns 40 livros da Agatha Christie, pensei que era hora de mudar. Porém, não gostei dos dois primeiros livros de li de Simenon: AS TESTEMUNHAS REBELDES e CRIME NA POLÍCIA. Obviamente, vou continuar lendo os livros dele, mas esses dois são fracos mesmo, comparado com ou outros, ou os demais seguem o mesmo estilo?

Abraço!!!

Fabio Shiva 03/03/2017minha estante
Salve amigo Van! Ah, fico muito honrado e feliz por essa "culpa"!!!!
Então, esses dois que você citou eu não li, mas não creio que sejam muito diferentes dos outros... Talvez você tenha sentido uma estranheza por ter ido para a leitura com a referência muito forte da Agatha, que também amo de paixão, mas é de um estilo totalmente diferente... E talvez eu tenha culpa também, ao ter deixado você com uma expectativa muito alta. Lembrei de dois livros do Simenon (não são com o Maigret) que considero joias literárias: "Os Suicidas" e "O Assassino", experimente esses ok! Abração!!!

Ricardo Tavares 26/02/2020

Maigret e o fantasma
Para quem, como eu, aprecia a figura do investigador clássico, Maigret é um grande personagem, um dos melhores já criados pelo extraordinário Georges Simenon. Mais uma vez Maigret se depara com um crime que apresenta poucas pistas, no entanto, com sua inteligência e perspicácia, aos poucos as pistas vão surgindo e as conexões entre fatos díspares se revelam. É uma narrativa curta e fácil de ler. Simenon era um mestre na arte de contar boas histórias policiais e esse livro não vai decepcionar seus leitores mais fiéis.