Nascido do Crime

Nascido do Crime Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Carolina.Milczanow 13/04/2024

Espetacular esse livro
É um livro desde o começo com o propósito claro de demonstrar toda desigualdade racial que existe na África do Sul.
É simplesmente espetacular a forma como esse livro é escrito. Tudo começa leve mostrando a visão daquele lugar pelos olhos de um menino, mas conforme ele cresce, nós começamos a ser inseridos em toda crueldade que existe no naquele país, naquela família e na vida dessa pessoas, o que torna a história muito triste e tocante.
Eu comecei esse livro rindo e terminei chorando, nunca senti nada assim. Recomendo demais!

AndyLJ 07/04/2024

Trevor Noah: Nascido do Crime
é um livro autobiográfico que narra a vida do comediante sul-africano Trevor Noah. Ele descreve sua infância e adolescência durante os últimos anos do apartheid na África do Sul, destacando os desafios e as injustiças que enfrentou por ser filho de uma mãe negra e um pai branco. O livro aborda temas como identidade, racismo e superação, além de oferecer uma perspectiva única sobre a história recente da África do Sul.

Vogel 14/03/2024

Nunca tinha ouvido falar no Trevor Noah, vi algumas resenhas e achei interessante, resolvi ler e sério, QUE LIVRO MASSA! Uma pegada diferente, uma leitura fluída, parecia que eu estava lendo "todo mundo odeia o Chris", partes extremamente engraçadas e em outros momentos muitas reflexões, várias memórias doloridas e certamente esclarecedoras sobre racismo, sobre não pertencer a lugar nenhum. Trevor teve uma infância dificil, uma adolescência com tudo pra dar errado, mas Trevor teve uma boa mãe (e com certeza Jesus hahahahaha) que conseguiu fazer ele ver que ele podia e devia ser muito melhor. Essa leitura foi maravilhosa, recomendo!

Delma 10/03/2024

Nascido do crime
É admirável a forma como Trevor conta sua história, com dor e humor. E sua mãe era uma guerreira. Que lição de vida!

Aline 05/03/2024

Mais um livro forte desse ano. Com humor, visão crítica e sagacidade, Trevor Noah fala sobre a sua infância na África do Sul, as dificuldades, o apartheid, violência, discriminação, dificuldades e muitas outras coisas que ele viveu.

lehdotartaro 04/03/2024

Uma história que merece ser contada
"Nascido do Crime", oferece uma leitura envolvente e humorística, embora trate de momentos difíceis da vida do autor. Noah habilmente entrelaça sua narrativa com situações peculiares e reflexões sobre questões sociais, destacando especialmente o impacto de sua pele mais clara em suas relações com sua família e comunidade. O livro também celebra a figura inspiradora de sua mãe, uma mulher forte e independente. Esta obra não apenas expõe realidades desconhecidas para muitos leitores, mas também promove a empatia e a compreensão entre diferentes contextos sociais. Definitivamente, uma leitura recomendada e potencialmente transformadora, merecedora de ser incluída em leituras obrigatórias. Favoritado!

lav 03/03/2024

Uma autobiografia maravilhosa. A vida do Trevor, apesar de ter sido difícil em diversos momentos, ele conta com leveza, graça e amor.
Gostei muito da leitura e da escrita bastante fluida.

Leila267 01/03/2024

Emocionante, divertido e reflexivo
Nessa autobiografia, Noah nos traz sua incrível jornada de vida, da sua infância e juventude na África do Sul.
Com uma linguagem muito fluida e envolvente, traz emoção e diversão, além de muita reflexão. Traz ainda uma visão política e social, com acontecimentos que envolvem questões de raça e classe. Mas tudo isso, de uma forma envolvente e reflexiva.

O livro é incrível me emocionei, mas também deu boas risadas, é o tipo de livro que você não quer parar de ler.

Isabela 24/02/2024

"Entrei no personagem, adotei o estereótipo."
Em Nascido do Crime, Trevor Noah retrata sua vida desde sua infância até sua ascensão como humorista, apresentando para o leitor o cenário mais fiel sobre o que era a África do Sul no período do Apartheid.
Esse livro consegue arrancar do leitor as mais diversas reações.
Dei sinceras risadas nas cenas em que ele escreveu sobre sua infância, sobre as travessuras de criança e as surras da mãe e também senti uma profunda identificação com ele quando menciona a confusão que era a sua identificação racial perante os outros num país tão diverso etnicamente.
No entanto, ao longo do livro, enquanto o jovem Trevor cresce, observamos o reflexo do seu amadurecimento nas suas percepções. O autor passa a descrever com mais detalhes o cenário social e político tanto durante quanto após o fim do Apartheid e as mudanças desse regime nas relações.
Me chamou bastante a atenção as cenas quase no fim do livro em que o autor fala da percepção dos africanos sobre o Holocausto, Hitler e afins, destacando que, para um povo que sofreu mais de 300 anos de exploração colonialista, a tragédia dos judeus, inegavelmente inaceitável, talvez não seja a maior da história (veio muito a calhar no momento histórico em que vivemos, não é?).
Enfim, o livro é muito bom, é divertido e é político e recomendo a leitura!

Vi 14/02/2024

Adorei, uma história de vida diferente e ao mesmo tempo totalmente crível. Absurdo pensar o quão recente foi tudo isso, como ainda tem gente vivendo atrocidades por ai, sem qualquer perspectiva

Samyra33 14/02/2024

"Minha mãe apresentou para mim um universo diferente daquele em que ela cresceu. Ela me comprou livros que nunca teve a chance de ler. Me colocou em escolas que nunca teve a chance de frequentar."

Esse é um livro sobre amor de mãe, a força pura de uma mulher, a fé além dos limites da compreensão. Esse é um livro que ensina tanto quanto faz rir!
Inclusive em alguns capítulos me lembrou muito Todo Mundo Odeia o Cris, e pude aprender coisas muito valisosas sobre o Apartheid e a vida como um todo. Leitura valiosa! Sei que falam que não se deve avaliar um biografia, mas essa é tão bem escrita, tão bem trabalhada, que vale ressaltar as 5 estrelas.

O último capítulo foi doloroso, em muitos níveis, e me dói saber que é a realidade de muitos.

Ariane 11/02/2024

Esse livro é elite
Primeiro queria deixar claro que eu não gosto da ideia de dar nota para biografias, só coloquei aqui porque precisa, mas se essa história fosse ficção, com certeza seria 5 estrelas.

Esse livros não é contado de forma muito linear, mas o jeito que as coisas foram colocadas, foram perfeitas, foram exatamente como deveriam ter sido.

Foi incrível saber mais sobre a História da África do Sul, sobre o apartheid. Foi incrível conhecer a vida desse comediante, que confesso não sabia quem era. Não imaginava o motivo do título porque não sabia que isso era crime, mas dado o contexto deveria imaginar.

Recomendo demais, não importa se você conhece o Trevor ou não, se você quer uma boa leitura e saber mais sobre a História da África do Sul, esse livro é sua pedida.

Vitu.. 07/02/2024

É necessário sorrir
A história de vida de um excelente comediante, que passou poucas e boas, juntamente com a sua mãe. Crescendo em um ambiente cheio de mazelas e destruições sociais, econômicas e culturais. Que teve que ser vivida, com muitas artimanhas e ironias. Uma leitura de superação e de realidades que destoam de milhões de pessoas..

skdv 31/01/2024

Terrível, mas linda!
Comecei a leitura sem muita expectativa, não havia entendido que se tratava de uma autobiografia, e a surpresa começou neste momento.

Por muitos momentos eu fiquei com muita raiva, entender como o sistema funcionava a poucos anos atrás, ver como a mentalidade das pessoas eram praticamente ontem, me fez sentir um ódio genuíno do ser humano.

Nós temos uma noção do que é o preconceito e como ele pode afetar as pessoas, mas ler o Trevor retratar isso tão verdadeiramente, fez com eu me sentisse muito mal. O que nós imaginamos que seja o racismo, não chega perto da realidade de verdade.

Apesar de ser pesado as questões abordadas, a forma como o Trevor conta os fatos nos envolve muito. Ele nos faz ter uma nova visão desse sistema sujo, de uma forma leve, mas carregando todo o peso da verdade.

A relação dele com a mãe é linda, a forma como essa mulher lutou para ter sua independência, e a melhor vida possível para os filhos, é muito inspiradora.

Dito isto, amei do começou ao fim e super indico.

Marcelo 14/01/2024

Emocionante!!!
Essa autobiografia é maravilhosa e muito emocionante. As histórias contadas por Trevor têm vários momentos dramáticos e tocantes, no entanto ele consegue conta-las com humor e leveza. Recomendo a leitura.