Nascido do crime (e-Book)

Nascido do crime (e-Book) Trevor Noah

Resenhas - Nascido do Crime

Fran 13/12/2021

Sensacional
Este livro é disparado um dos melhores que li este ano. E foram muitos. Principal motivo: escrita sensacional! Que livro! Amei conhecer um pouco da vida de Trevor Noah e a forma como ele narra, é espetacular. Nunca imaginei que iria gostar tanto. saber mais sobre o Apartheid da forma como ele conta, fez toda a diferença. Meu surpreendeu demais!

Bruna 07/12/2021

Nascido do crime
Todo mundo deveria levar esse livro! Adorei e com certeza recomendo para todo mundo! Leitura leve, mas tema importante!

jusmello 29/11/2021

Esse livro é bem diferente do que costumo ler, mas acabou sendo uma experiência muito boa. A história do autor é cercada de preconceito, luta e reconhecimento e ele conseguiu contá-la de maneira uma maneira leve - porém pesada - e envolvente. Chorei, ri, sorri e chorei mais. Amei!

Martha 29/11/2021

Fala de temas pesados de forma leve
Eu estava doida pra ler ele pelos relatos e propaganda de quem ja leu. E merece cada propaganda. Não me acabei de rir (meu humor é peculiar rs) mas o cara sabe realmente contar uma história!

O tema da biografia dele não é leve, nem de longe. Mas ele desenrolou a história da vida dele com uma leveza quase cômica, o que deixou o livro incrível (e me despertou varias novas curiosidades sobre os fatos).

O livro é incrível e eu amei a Patricia, mãe dele (que mulher a frente do seu tempo - ou pelo menos, fora da caixinha), fiquei de cara no quanto ele foi um menino levado (levou o termo ?fazer merda sem querer? a outro patamar) e nao senti o passar das páginas (podia ler ele de uma vez só - se nao precisasse dormir e trabalhar rs) Recomendo!!! Rsrr

Ale 17/11/2021

Um livro altamente necessário para que possamos rever nossas atitudes racistas e com um toque de humor muito bom. Cheguei a chorar nas últimas páginas. Somente leiam!!!

Cassio Kendi 07/10/2021

Em Joanesburgo, há um daqueles ônibus circulares em que você recebe um bilhete único e pode parar nos pontos turísticos da cidade. Desci em Constitution Hill, uma prisão em que já estiveram detidos gente como Nelson Mandela e Mahatma Gandhi, e que foi transformada em museu com o fim do apartheid. Já era tarde, e o ônibus do qual desci era o último do dia. Fui para a entrada. Fechado. Fui chamar um Uber, decepcionado. Bateria desligada. Caramba.

Perguntei para um guarda se havia um ponto de táxi ali perto. Ele não pareceu me entender, mas me levou para o escritório administrativo do prédio. Falei com dois funcionários, que se ofereceram a me levar até a casa da família que me hospedava. Chegando lá, coincidência: eles conheciam a mãe, que trabalhara no museu por muito tempo. Entre um café e outro, a mãe me disse "Esse aqui sabe onze línguas, aquele lá sabe um pouco menos, só oito". "Só oito", repeti mentalmente.
-----
Nascido do Crime é um daqueles raros livros que ensina tanto quanto diverte. Por meio das histórias de infância de Trevor, é possível entender diversos aspectos da história recente da África do Sul, e os efeitos do apartheid no cotidiano de uma família 'misturada', algo proibido na época (o pai de Trevor é branco e suíço, e a mãe, negra e sul-africana). Ele exemplifica a divisão social em negros, brancos e pardos com histórias de seus recessos escolares, e explica como a estratégia de colonização de 'dividir para conquistar', que fomentava o conflito entre diferentes povos nativos, teve como consequência a multiplicidade de línguas faladas em uma mesma região. "Só oito", pensei neste ponto do livro.

Normalmente, não sinto tanta diferença entre ouvir ou ler um mesmo livro, mas neste caso, a experiência auditiva é muito superior. O audiobook é narrado pelo próprio autor, que é um apresentador, comediante e excelente contador de histórias. A tonalidade é praticamente perfeita e as imitações dos diferentes sotaques e particularidades das personagens são impagáveis. Perdi a conta da quantidade de vezes em que dei risada, e teria rido bem menos se estivesse lendo ao invés de ouvindo.

Um exemplo de trecho que me fez rir alto, em que o autor discute com a mãe se devem ir para a igreja após o carro quebrar:
-----
"É o diabo." - era a explicação dela para o carro enguiçado - "O diabo não quer que a gente vá à igreja. É por isso que temos que pegar a van."
Sempre que me via contra a teimosia religiosa da minha mãe, eu tentava, da forma mais respeitosa possível, argumentar buscando um ponto de vista diferente.
"Ou" - eu arriscava — "O Senhor sabe que hoje não deveríamos ir à igreja, e é por isso que ele fez o carro enguiçar, pra que a gente fique em casa como uma família e tire o dia pra descansar, pois até o Senhor descansou no sétimo dia."
"Isso é o diabo falando, Trevor."
"Não, porque Jesus está no controle, e, se Jesus está no controle e nós rezamos para Jesus, ele faria o carro funcionar, mas não foi isso que aconteceu, então..."
"Não, Trevor! Às vezes Jesus coloca obstáculos em nosso caminho para ver se somos capazes de superá-los. Como Jó. Isso pode ser um teste."
"Ah! Verdade, mãe. Mas o teste pode ser comprovar se estamos dispostos a aceitar o que aconteceu e ficar em casa, louvando Jesus por sua sabedoria."
"Não. Isso é o diabo falando. Agora vai se trocar"
"Mas, mãe!"
"Trevor! Sun’qhela!"
-----
Uma grande parte das histórias envolve este relacionamento materno. Segundo o autor, "Eu pensava que eu era o herói de minha história, mas escrevendo o livro, passei a entender com o tempo que minha mãe era a herói".

Única coisa de que senti falta foi entender como Trevor passou de vendedor de CDs piratas para apresentador de um dos programas de TV mais populares dos Estados Unidos. Espero que saia uma segunda parte da autobiografia, contando histórias desta transição.
-----
ps: Um aplicativo muito bom para escutar livros é o Audible. Se você não tem conta, eles te dão 30 dias de teste e um crédito gratuito, para trocar por qualquer livro. Ganho exatos zero centavos com esta recomendação, sou apenas um cliente muito satisfeito.
ps2: Todas as entrevistas que vi com ele são boas, tanto como entrevistado quanto como entrevistador. Minha favorita é esta, em que ele entrevista 'gogo', sua avó: https://www.youtube.com/watch?v=1s5iz6ml-qA
ps3: se você conhecer um livro com características semelhantes (autobiográfico, engraçado e que conte o contexto social do país do autor), por favor, me indique.
Kira 07/10/2021minha estante
Aí que resenha maravilhosa ??
Eu amo esse livro, não sei inglês mas deve ter sido

Kira 07/10/2021minha estante
Aí que resenha maravilhosa ??
Eu amo esse livro, não sei inglês mas deve ter sido muito bom ter ouvido ele com o próprio Trevor contando... Tem na Netflix dois shows dele que são muito bons também, não sei se você já viu, mas recomendo também.

Wally.Mota 07/10/2021minha estante
Excelente livro ?

Sandra 07/10/2021minha estante
adorei sua resenha. Tbm li o livro e confesso que não teria lido se não tivessem me emprestado sem eu pedir, rs Motivo - não gosto de autobiografia. Mas confesso que esta em surpreendeu... e como vc diz, nos faz conhecer a historia de uma forma leve.

Jefferson.AlcAntar 07/10/2021minha estante
Muito bom este livro! Uma leitura bem bacana.

Vitoria 07/10/2021minha estante
A tua resenha me deixou curiosa para ler!

Jam_santos 08/10/2021minha estante
Meu livro fav da vida

Francisco569 08/10/2021minha estante
Eu também achei que faltou essa passagem de vendedor a comediante/apresentador de forma mais explícita, mas suspeito que ele não tenha inserido por já não fazer tanto parte da infância/adolescência dele na África do Sul e que é o foco temporal do livro. Ele apenas cita sobre algumas apresentações dele, se me lembro bem.

Bia 12/10/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso mesmo

Mici635 19/10/2021minha estante
Tua resenha me deixou curiosa! És muito boa nisso. ??

Leticia.Nunes 31/10/2021minha estante
Li o inicio da resenha e me deu curiosidade de ler / ouvindo o audiobook. Parei de ler pra nao ter spoiler

Lele 07/11/2021minha estante
Adorei!!!!

Cassio Kendi 22/12/2021minha estante
Sandra, também acabei pegando para ouvir o livro sem querer, estava em promoção e muito bem avaliado no Audible, e decidi pegar.
Jo, verdade, acho que o autor acabou focando na infância/adolescência mesmo. Espero que um dia saia uma continuação, contando de onde este livro parou

Maria Cleusa 04/01/2022minha estante
Um livro que nos prende, eu nunca li nada sobre o apartaid de um modo leve de entender o que o povo sul africanos passaram. Gostei muito do modo de escrever do Trevor Noar.

xxstellinha_a 18/02/2023minha estante
Nossa, amei sua resenha! Achei esse livro na estante da minha irmã e resolvi pegar pra ler e ela me disse que era um bom livro, eu li e simplesmente amei ele e tudo sobre ele e também passei a conhecer o Trevor.Li esse livro numa época em que estava estudando o apartheid e ele me ajudou a entender muitas coisas além de me divertir lendo

xxstellinha_a 18/02/2023minha estante

Liliane32 10/11/2023minha estante
Amei sua resenha, recomendo o audiobook de "Estou feliz que minha mãe morreu" caso não tenha lido ou ouvido ainda. Tem momentos hilariantes contados pela autora. Outros momentos, bem desconfortáveis

Sabrina 22/09/2021

Muito, muito bom! O autor conta histórias de sua infância e adolescência na África do Sul durante o período do apartheid. Embora sejam questões sérias, é contado de forma divertida e leve, ensinando sobre a cultura e problemas daquele país.

Flávia 21/09/2021

Impactante
O Trevor conta histórias que são similares a de muitas famílias, sobre convivência, perrengues, violência doméstica, mãe super heroína, religião, crescer como um estranho/estrangeiro onde quer que vá (nada disso é spoiler) e outras experiências e vivências que só quem viveu o apartheid deve saber. Tudo isso com um toque de humor e muita leveza que torna a experiência de leitura muito próxima, imaginativa? dos melhores que li esse ano.

dayane 15/09/2021

Divertido e real
Uma leitura muito prazerosa. O autor fala de sua narrativa de forma leve e descontraída, ao mesmo tempo que retrata de forma fiel os momentos vividos.

@gezaine_ 01/09/2021

Mesmo tratando de temas superpesados, a leitura é agradável. Trevor fala de sua infância dura com leveza e bom humor, mas sem deixar a crítica sociopolítica de lado.

Bia 21/08/2021

Este livro é tão bonito que eu nem sei por onde começar. É engraçado, é triste e é bonito. É todas estas contradições em quase 300 páginas.
Noah apresenta-nos histórias da sua infância e adolescência na África do Sul, e, através destas histórias, mostra toda a cultura sul-africana no seu esplendor, o que foi crescer sendo filho de pai branco e mãe negra e, ainda pior do que isso, crescer sem saber bem onde é que pertencia: não era branco, não era negro, mas também não era 'colored'.

Não é daquelas biografias chatas ou maçadoras, muito pelo contrário. Lê-se super bem, o Noah tem uma escrita fluída e atractiva para o leitor. Aliás, sinto que podia ler o dobro ou o triplo das páginas que este livro tem, porque é tudo tão bem contado, tão simples e tão real, que esta leitura foi um verdadeiro gosto.

O livro dá-nos, obviamente, uma contextualização histórica do que foi o Apartheid e permite ao leitor, mesmo que não saiba nada sobre o assunto, perceber e acompanhar como foi desenvolvida e como era viver nesta realidade.
Para além disso, um dos pontos mais importantes neste livro, e na vida do Noah, é a mãe dele, a Patricia. Esta mulher era (e é) um furacão, uma mulher livre de espírito e que tentou dar ao Noah tudo aquilo a que ela não teve acesso, especialmente a educação. É uma verdadeira heroína e uma inspiração.

Eu já conhecia Trevor Noah, ele é comediante, mas com esta leitura fiquei fã. Quero ver todos os espetáculos que ele já fez e tenho a certeza que se ele voltar a lançar mais algum livro, eu vou querer ler.

Hostyn 20/08/2021

Simplesmente perfeito!
O livro é sensacional. A temática é a vida de Trevor, mas a reflexão das entrelinhas é contagiante, angustiante e extremamente profunda.

Por se passar no período do fim do apartheid, a mudança social que cerca o personagem é também o cenário que exige novas formas de pensar, agir e fazer a vida.

Risada do início ao fim, com mesclas de desconforto, tristeza e muita, mas muita reflexão.

O meu favorito!

Ananda102 17/08/2021

O início é um pouco cansativo, demorei pra pegar o ritmo mas pode ser que eu não sou muito amante de biografias. A diferença é que tem umas partes que são engraçadinhas.

Carol 05/08/2021

Livro excelente!!! Memórias da infância e adolescência de Trevor Noah na África do Sul durante os últimos anos do apartheid. Apesar de relatos pesados, a leitura é prazerosa e em muitos momentos divertida. Vale a leitura!