Psicodinâmica do trabalho

Psicodinâmica do trabalho Christophe Dejours...

Resenhas -

Ceci 29/09/2020

Nos detalhes
O ato de trabalhar não é algo dissociado do nosso eu privado, os sentimentos e vivências pessoais nos acompanham no ambiente de trabalho, mesmo que seja inconsciente. Gostei muito da escrita e das explicações sobre a psicodinamica do trabalho. Nos detalhes se escondem as etiologias, é sempre mais complexo do que o desfecho da situação visualizada.

isadorasx 08/06/2021

O livro apresenta alguns casos clínicos em que o principal objeto de análise é o efeito do trabalho e dos constragimentos e sofrimentos gerados por ele sobre o funcionamento psíquico dos indivíduos. Demonstra a perspectiva de que a relação das pessoas com o trabalho nunca é neutra quando se refere à saúde mental, uma vez que quando se torna patogênica frequentemente gera consequências na vida privada do sujeito, e vice-versa. Assim, o autor defende o posicionamento de que deve haver sempre uma análise clínica da relação do paciente com o seu trabalho, até mesmo quando este não se queixa diretamente do trabalho. Achei a leitura bastante interessante e os pontos abordados foram enriquecedores para mim.

Taisa 02/05/2021

Um bom livro sobre Psicodinâmica do Trabalho
Para quem se interessa pela Psicodinâmica do Trabalho, é um livro mt bom. A escrita sobre os casos é muito fluida, então, mesmo que você não seja um especialista na área, conseguirá absorver as discussões tranquilamente.

erica.leituras 13/04/2022

Estudos de caso sempre são muito interessantes né? Pois lá vemos a teoria criar forma e corpo. Interessante esse reunido relativamente de casos recentes para nos fazer refletor acerca da psicodinâmica do trabalho e que sim, o trabalho é central na vida do ser humano, e a forma como o sujeito encara seus sofrimentos e como afeta o ambiente em volta é interessante. Ótimo para a formação

Sylder 09/03/2024

Encontrar esse livro em um biblioteca foi uma surpresa muito boa, primeiro porque vincula a psicologia organizacional com a análise de casos clínicos; segundo por ter dado embasamento para alguns insights e confirmações do que eu já acreditava fielmente.
O ponto é: somos o mesmo ser psíquico, sem separação, sem distinção entre o psíquico relacionado ao trabalho e ao indivíduo pessoalmente. Sendo assim, como saber qual está gerando uma dor, um sofrimento ou uma felicidade?! Como saber a etiologia, a origem das reações sem considerar o ser por completo?!

Somos vários, quando se fala de papéis sociais, mas somos um!

?O corte teórico entre espaço de trabalho e espaço extratrabalho é totalmente artificial. Ao deixar o canteiro de obras, o sujeito continua sendo quem é, não pode mudar de pele nem de economia psíquica, de modo que o sofrimento no trabalho, convocando estratégias defensivas peculiares, corrompe toda a organização mental do sujeito e estende seus tentáculos até as relações com os filhos e o cônjuge?.

Os casos clínicos do livro aconteceram na França, utiliza alguns termos sem tradução, além de ser escrito em grande parte por psicanalistas, o que deixa a leitura um pouco densa, principalmente para quem não é acostumado com essa vertente. No final já estava mais cansativo, mas gostei da obra.