O poder das emoções: Um guia prático para superar a negatividade e lidar melhor com seus sentimentos Thibaut Meurisse

Resenhas -

Lilly_Archeron 23/02/2023

Livro técnico
É um bom livro, boa escrita e tem base em outros livros famosos. É um tipo de livro mais técnico e auto-ajuda, então, acho que é bom para ter um norte na vida. Ajuda a lidar com emoções ruins.

Bela 17/07/2022

Possui um caderno extra para realizar as atividades sugeridas na prática, bem mão na massa mesmo. Muito interessante.

Henrique0 02/07/2022

Guia
Através do autoconhecimento é possível desenvolver o autocontrole e, assim, agir de forma mais centrada, evitando ter rompantes de raiva, por exemplo.

Vinne 04/01/2022

Mais do mesmo
Classifiquei como razoável pois não é diferente de outras leituras do gênero. Apesar de gostar do escritor, essa leitura foi difícil de terminar.

jessicapdss 01/08/2021

Fácil leitura
Lutando para se livrar de emoções negativas? Sentimentos limitantes estão te impedindo de realizar seus objetivos? Descubra passo a passo a melhor forma de alcançar uma vida mais feliz e gratificante. Você aprenderá exatamente como recuperar o controle de suas emoções para construir o futuro promissor que merece e se sentir bem sempre! O poder das emoções servirá como um guia prático para você gerenciar melhor seus sentimentos, contendo explicações claras e concisas sobre como identificar e redirecionar pensamentos internos prejudiciais. Com exercícios práticos e exemplos pessoais, você conhecerá técnicas que neutralizam a negatividade e o incentivam a cultivar bons hábitos, além de transformar o que sente em atitudes produtivas!

Fabiano 01/07/2020

Primeira vez que leio um livro apenas sobre emoções, como sei pouco sobre o assunto, gostei da sequência do livro e da maneira como foi escrito, por isso recomendo para quem quer aprender mais sobre o assunto. Aliás, tem um livro de exercícios práticos para quem gosta. Tive a impressão que o autor fez um compilado de vários livros ("O poder do agora" do Eckhart Tolle é citado várias vezes) com sua experiência de vida.

Parte I: O que são as emoções
Gostei dessa parte, nessa primeira parte é curta mas o autor mostra uns conceitos interessantes, por exemplo, porque as pessoas têm vieses em relação à negatividade? Outro ponto, a principal função do seu cérebro não é fazê-lo feliz, mas assegurar a sua sobrevivência. Depois tem um capítulo sobre o ego, onde o autor diz que o ego precisa de uma identidade para existir, que geralmente, é através da identificação por coisas, pessoas, crenças ou ideias. O autor diz que o ego não é mau, tampouco bom, ele é apenas o fruto de falta de autoconsciência. Ele se dissipa conforme tomamos ciência de sua existência, já que o ego e a percepção não conseguem coexistir. No terceiro capítulo o autor explica a natureza das emoções, portanto para começar a controlar nossas emoções, é preciso aceitar que elas são momentâneas. É preciso aprender a deixá-las passar sem sentir a necessidade de se identificar com elas, pois as emoções negativas não são ruins ou inúteis, apenas o modo como interpretamos as emoções, assim como o jogo de culpa que nós iniciamos, cria sofrimento e não as emoções em si.

Parte II: O que afeta as emoções
Parte que menos gostei, não é ruim, apenas achei bem curto e simples mas o autor menciona alguns elementos que afetams nossas emoções, coloquei o título de cada capítulo para se ter uma idéia:
Capítulo 4: O impacto do sono em seu humor
Capítulo 5: Usando o corpo para influenciar as suas emoções
Capítulo 6: Usando os pensamentos para influenciar as suas emoções
Capítulo 7: Usando as palavras para influenciar as suas emoções
Capítulo 8: Como a respiração afeta as suas emoções
Capítulo 9: Como o ambiente afeta as suas emoções
Capítulo 10: Como a música afeta as suas emoções

Parte III: Como mudar as suas emoções
Gostei bastante dessa parte, bem prático e simples. Primeiro o autor explica como as emoções se formam e depois explica que o que gera as emoções é o modo como nós escolhemos interpretar o acontecimento ou evento, portanto ensina como mudar nossa interpretação. Depois apresenta as vantagens do pensamento positivo e como condicionar nossa mente para adotá-lo. Finaliza com uma lista de estratégias de curto e longo prazo que podemos adotar para lidar melhor com as emoções negativas.
Gostei bastante da fórmula explicando como as emoções se formam:
Interpretação + Identificação + Repetição = Emoção forte

Parte IV: Como usar as emoções para o crescimento
São 2 capítulos explicando como podemos crescer através das emoções, em um deles o autor destaca que autoconsciência é um dos elementos mais importatnes para o crescimento pessoal, por isso define a autoconsciência como simplesmente a capacidade de observar de modo objetivo os seus pensamentos, suas emoções e seus comportamentos sem relacioná-los com sua própria interpretação ou história sobre eles. Depois são 10 capítulos (uma emoção por capítulo) onde o autor explica de maneira bem prática como resolver o problema (e.g. estresse/preocupação, ressentimento, procrastinação,...).

Frases que gostei

"Os pensamentos e as emoções determinam o seu futuro. Somente o pensamento não é capaz de manifestar algo ou mudar as circunstâncias. É preciso que esteja imbuído de energia proveniente das emoções como o entusiasmo, animação, paixão ou felicidade. Por isso, alguém entusiasmado com o próprio sonnho conquistará mais do que uma pessoas pessimista ou desmotivada." (na verdade juntei duas frases.)

"Emoções são energia em movimento, mas o que acontece quando você impede esse fluxo de energia? Ela se acumula. Quando você reprime as suas emoções, você interrompe o fluxo natural de energia."

"Você tem reprimido as suas emoções há anos. E ao fazê-lo, você permite que elas finquem raízes em seu subconsciente até se tornarem parte de sua identidade. Nós precisamos arrumar o nosso subconsciente e nos livrar de emoções negativas que nos impedem de aproveitar a vida ao máximo."