Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Gio 22/03/2024

Uma lição de história misturada com o sobrenatural
Uma história de ficção que conseguiu misturar o absurdo do sobrenatural com o absurdo que foi a segregação racial nos EUA durante os anos 50/60. É difícil não se revoltar enquanto lê, pensar que algumas coisas que aconteceram ali foram bem reais e que trouxeram muito sofrimento.

O livro em si é bem interessante mas eu esperava algo diferente. A ideia do autor foi muito boa em trazer essa realidade para o século XXI, onde ainda lidamos com questões raciais e injustiças. Mas a parte de ficção teve seus altos e baixos ao meu ver. Algumas histórias foram muito boas, outras mais paradinhas.

Não é um livro que eu amei mas ao mesmo tempo acho uma leitura necessária para conhecer um pouco do que foi a segregação racial dos EUA. É revoltante mas necessário.

Joks Lobo 18/03/2024

Não espere horror ou um grave livro de ficção...
Esse livro está mais para um estudo/ensaio sobre o racismo e segregação racial nos Estados Unidos do que uma história de ficção/horror. E o louco de ficção/horror que aparece no livro é clichê e bem pouco explorado. Cada "capítulo" é obviamente um conto que o autor costura numa trama principal que no final não faz muito sentido. Infelizmente eu queria muito ter gostado desse livro, mas pra mim não funcionou
Kenny 18/03/2024minha estante
Eu parei a leitura pois não me sentia com vontade de saber oq acontece com os personagens apesar da questão racial ser abordada muito bem feita, eu acho que falta exatamente o que você diz em relação ao enredo ?

Giovanni.Ostemberg 09/03/2024

Um livro de contos ou um romance?
Eu diria que os dois... existe uma trama principal, presente e impactada em cada conto/capítulo, organizada em uma estrutura que dá a liberdade ao autor de explorar diversas temáticas e estilos literários, indo da ficção científica e fantasia a leves pitadas de horror fantástico e o pior de todos, a realidade da segregação racial nos EUA.
O autor apoia cada narrativa em referências históricas ou alegóricas relacionadas ao movimento segregacionista e a difícil introdução da comunidade negra na sociedade.
Tenho muito a falar sobre o livro, mas vou tentar me conter pra que esse texto não fique tão imenso.
Como acertos, posso citar as boas ideias, tanto da narrativa principal quanto dos pequenos temas centrais de cada conto. Tem uma boa escolha sobre como tratar a temática e podemos perceber que o autor estudou bastante antes de escrever.
Tirei meia estrela por me sentir meio "solto" na variação de estilos, que acontecem até mesmo dentro de alguns contos e sinto que o autor não conseguiu ser sólido em nenhum deles.
Tirei mais meia estrela por sentir que os personagens talvez tivessem muito mais a oferecer.
Tirei mais meia estrela por não conseguir pegar o que o livro gostaria que eu sentisse: não tive medo, não fiquei apreensivo e os momentos de suspense não apresentaram aquela sensação que nos faz cerrar os dentes, talvez por conta dessa mistura.. sinto que se fosse apenas um livro de contos ou apenas um romance linear as coisas fluissem melhor.

Obs.: pra quem se pergunta... a série é parecida, mas muda algumas coisas, sendo até um pouquinho mais exagerada em sua fantasia e incremetando a narrativa com uns plot twists meio malucos... o livro é menos megalomaníaco nesse ponto.

Renata.Mieko 28/02/2024

Muito bom!!!
Eu adorei que todas as histórias são interligadas e todas se complementam.
Fora que é impossível não gostar de magia e terror.

Lei 25/02/2024

A série é melhor
Os contos desse livro não são grandes coisas, mas os maiores poblemas são. primeiro como os contos são divididos em personagens alguns personagens só aparecem no começo e depois somem, e como os contos são meio curto não dá tempo de vc gostar da grande maioria dos personagens.

Meu segundo poblemas com esse livro foi que o personagens q o aparece na maioria dos é o brainwhithe e ele é um bom q foi o grande motivo pra eu continuar lendo, já q além de ser interessante, ele aparece mais vezes. Só q no final do livro, simplesmente decidem q ele é o vilão e fds, aí jogam o personagem pra merda. Mesmo ele tendo atitudes questionáveis, elas eram bem explicadas e não 100% injustas.

Mas no final não é um péssimo livro, mas a série é a melhor versão da história, vale mais a pena.

minusculebee 21/02/2024

Território Lovecraft
Fiquei completamente chocada com a diferença entre o livro e a série! Posso dizer com todas as letras: o livro é muito mais interessante.
Isso porque, ao meu ver, a narrativa da história é muito mais factual e concreta que a narrativa da série.
A história do livro se passa durante a década de 50 nos EUA, pela ótica dos personagens negros da época. Atticus, que estava na Flórida, volta para a sua cidade Natal a procura do pai, que o mandou uma carta falando sobre as origens de sua mãe. Chegando lá, ele descobre que seu pai havia desaparecido, e, com isso, ele, seu tio George e sua amiga de infância Letitia, saem a procura de seu pai em Ardham.
É um livro de leitura fácil, com capítulos bem fechados, como se fossem episódios de uma série.

Thayane Andrade 18/02/2024

Eu tinha muita vontade de ler o livro, depois de assistir a série e adorar.
Gostei dos elementos de ficção científica e sobrenatural que tem no livro, fora as reflexões trazidas pelo livro sobre a época da segregação nos EUA. Foi uma boa leitura, só o final que achei um pouco sem graça e corrido.

fev 18/02/2024

3,75

Eu curti bastante a leitura de Território Lovecraft mesmo tendo uma expectativa de que seria algo mais assustador, assombroso. Foi bem menos. No entanto, o livro flui com uma facilidade impressionante. É gostoso de ler e acompanhar. Cada capítulo é focado em um personagem e é como se fosse uma série. Um acontecimento principal que desencadeia em várias situações na vida de cada um. A história bem construída e interessante, para além dos debates interessantes. Não é profundo, mas vale pelo entretenimento e pelo prazer da leitura.

tiadodudu 17/02/2024

Jornada empolga mais que o final
Apesar do final corrido, acompanhar Atticus e cia foi empolgante e revoltante principamente no conto da Rubby com seu didatismo do racismo estrutural que segue limitando e destruindo vidas negras.

Lucas1805 15/02/2024

Território Lovecraft
Como um interessado em ficção, adorei a forma que os personagens são trabalhados ao longo dos capítulos e como eles se conectam.

Navi.foda 06/02/2024

Não é meu favorito, faltou tempero .

Julia 06/02/2024

Completamente diferente da série, mas igualmente interessante
Eu assisti a série, me apaixonei e já logo quis ler o livro. Me surpreendi demais quando vi que o livro tem muito pouco do que foi mostrado na série, em alguns pontos para melhor e em outros para pior.

A história é muito interessante e gosto como o autor deu espaço para que todos os personagens brilhassem, eu alguns pontos eu senti falta de um pouco mais de conexão entre eles durante a história, mas adorei como todos puderam brilhar pelo menos um pouco.

Assim como na série, acho que a Hippolyta é um dos personagens com a melhor história, e não apenas por ser muito interessante, mas também por ela ter uma história muito coerente e ter uma evolução que todos gostaríamos para ela.

O contrário acontece com Ruby, que, a meu ver, teve um dos piores desenvolvimentos. Ainda que ela carregue um dos debates mais importantes do livro, a personagem em si não se desenvolve e termina praticamente do mesmo jeito que começou, o que me deixou muito decepcionada, principalmente porque eu gostaria de ver as irmãs Dandridge se reaproximando.

Poderia passar o resto do dia comentando sobre coisas que gostei mais no livro e coisas que gostei mais na série, mas, em geral, eu achei duas mídias muito diferentes. Tem, sim, cenas que achei melhores de um jeito ou de outro jeito, mas isso não quer dizer que a minha menos favorita é ruim. Um grande exemplo disso é o capítulo focado na Hippolyta que foi muito diferente de como foi abordado na série (até mesmo o gênero utilizado para contar a história), mas, mesmo tendo gostado mais da abordagem do livro, na série é feito de uma maneira muito especial também.

sulamita.hiib 04/02/2024

Fantasia, humor, justiça e terror
Tenho que dizer que esse livro foi uma surpresa muito boa pra mim, pois aborda temas como a história dos EUA e o racismo gritante ligado a ela, além de trazer também fantasia e terror nesse pacote.
Matt Ruff consegue criar uma história tão interessante e desafiadora, com personagens que você odeia com tanto afianco enquanto há outros que você adora e se torna um fã.
Fiquei apaixonada pela escrita, ( sou suspeita a falar pois sou apaixonada por história e fantasia, e também adoro ver racistas de merda indo pro seu lugar de direito que é o inferno) é uma ótima leitura que te coloca em um universo paralelo que ao mesmo tempo traz tantos cenários que acontecem até os dias de hoje.
E como é citado na sinopse do livro, " um vulto de branco é mais assustador se for um fantasma ou um membro da Ku Klux Klan?"

Lua 29/01/2024

Comecei a ler por causa da série e acabei gostando mais ainda dessa história. Adorei que no livro foca mais nos outros personagens e não só no Atticus e como cada um tem sua importância na história.

Bem escrito, fácil de ler uma e com uma narrativa que te faz querer ler mais