Território Lovecraft Matt Ruff

Resenhas - Território Lovecraft

Pedro.Innocencio 13/04/2023

Território Lovecraft?
O livro é muito bom, mas poderia ser mais curto. Tem muita história ali que não é importante, é só para prolongar e dar mais páginas. Se fosse direto ao ponto apenas com detalhes relevantes, daria para tirar um bom número de páginas. Torná-lo mais curto e agradável.

Emilly.Katelly 22/03/2023

Sobrenatural
A história gira em torno de uma família negra na década de 50, onde o preconceito racial era ainda mais forte, e o autor faz questão de mostrar bem isso em todo o livro. Como podemos imaginar, os personagens sofrem bastante, mas, como se já não fosse o bastante, tem histórias de rituais, viagens pelo espaço, fantasmas e maldições. Então, se procura uma história com bons personagens, tanto principais quanto secundários, e ama Lovecraft, esse livro é perfeito.

Gustavo.Martins 12/03/2023

Território Americano
Livro sensacional, usa de maneira inteligente a situação social dos Estados Unidos segregados da década de 50 para elaborar uma narrativa de ficção científica muito intrigante. Os personagens são maravilhosos, com muita personalidade, todos interessantes. A questão do racismo é evidente, e como é um livro bem humorado, ao longo dos contos eu me vi saindo de um sorriso para um ódio e revolta contra essa gente simplória e desprezível.
Agora eu pretendo assistir a série, e já estou triste que sei que foi cancelada. O projeto político Jim Crow não é mais o mesmo, mas sua herança ainda corrói.

Nívea 08/03/2023

Território Lovecraft
Gostei, apesar de ter demorado a ler, ele é um ótimo livro de terror científico.

O livro traz reflexões, personagens que não são superficiais (e no final acabamos criando um carinho por eles), uma forma de descrever o ambiente, o que deixa a gente imersivo na história, e uma história muito interessante.

Eu recomendo para pessoas que já tem costume em terror científico, porque pra alguém que nunca leu esse tipo de gênero pode achar leitura devagar.

Jessy 06/03/2023

Contos...
São contos, que junto formam uma única história.

Apesar de ter uma passagens confusas, outras um tanto lentas.

Eu amei o terror cósmico.

Juntamente com a segregação racial, foram as partes mais pesadas...

camila del rio 01/03/2023

Território Lovecraft
Confesso que fiquei um pouco cética quanto ao livro inicialmente. Território Lovecraft se passa nos Estados Unidos da década de 1950, um período de fortíssima segregação racial, e os protagonistas são majoritariamente negros ? ainda assim, o autor do livro é branco. Mas decidi dar uma chance, já que a adaptação da série foi produzida pelo Jordan Peele, meu diretor favorito.

O livro me deixou positivamente surpresa e é possivelmente uma das melhores leituras que já fiz. Separado em contos que funcionam mais como capítulos, cada segmento da obra foca em um grupo diferente de personagens, sempre amarrando todas as pontas soltas e conectando os eventos de maneira fluida e lógica. Aqueles que não estiverem muito atentos à história podem perder algumas referências e, mesmo que ?Território Lovecraft? seja organizado em contos, nenhum deles pode ser lido separadamente (a não ser pelo primeiro).

Os personagens são o ponto mais positivo do livro. Achei todos extremamente complexos e muito bem construídos, de modo que cada uma de suas decisões (corretas ou não) é compreensível porque faz total sentido para aquele determinado personagem. A figura de Caleb Braithwhite (o único personagem recorrente branco e que, na série, tornou-se Christina Braithwhite) é maravilhosamente bem feita: todas as suas boas ações são questionáveis e, ainda assim, é impossível ter uma opinião conclusiva sobre ele até o final do livro.

Àqueles que preferem ver a série a ler o livro terão uma noção totalmente diferente da história, já que as mudanças (principalmente nos personagens) são gritantes. Não estou muito inclinada a assistir a série justamente por causa disso ? além do fato de ela ter sido cancelada ? mas posso dar uma chance em algum momento.

Num geral, Território Lovecraft merece muito mais atenção do que tem atualmente. É um livro surpreendente graças à sua originalidade, complexidade e à dedicação do autor na realização de referências à década de 1950 e na representação da vivência de pessoas de cor na época do movimento de segregação racial nos EUA. Algumas situações presentes no livro ainda são presentes na sociedade atual e, por isso, a obra serve para mostrar como o mundo ainda não se livrou do racismo e existe um longo caminho a ser percorrido até a igualdade entre todos.

Uma coisa que me interessou bastante foi o nome do livro. Passei muito tempo tentando tirar minha própria conclusão a respeito da mensagem que Matt Ruff queria passar e concluí que, como o terror sobrenatural não é direcionado aos protagonistas dentro das histórias, o que foi mostrado é que a segregação e o racismo são muito mais aterrorizantes do que qualquer criatura bestial com tentáculos. Da mesma forma que o próprio H.P. Lovecraft, cujo medo do desconhecido permeava tanto seus preconceitos como suas obras, Território Lovecraft é capaz de mostrar ao leitor como é ser uma vítima diária de monstros que pouco se importam com as demais vidas humanas ? exceto que, aqui, as verdadeiras feras são as pessoas brancas. Achei uma jogada genial.

Maria8774 26/02/2023

Bem? médio
Primeiro de tudo não entendi o que tem o Lovecraft a ver com tudo isso KKKKKKKK

A intenção do livro é boa, mas pessimamente executada. Personagens rasos, várias explicações e justificativas que ficam em aberto, aborda questões sociais muito superficialmente?
Tenta, tenta, mas não chega a lugar algum.

Assista a série da HBO, é bem melhor.

Thiago 20/02/2023

Ficção com temática racial
Fui atraído pelo sucesso da série da HBO. Uma curiosa ficção com temática racial envolva por bastante suspense.

A história posiciona bem a discriminação conta pessoas de cor como elemento principal do suspense. O que torna a ficção bastante realista.

Uma ótima experiência de leitura, por trazer crítica social, suspense e um pouco de humor, o que torna a leitura leve, imersiva e empolgante.

Murilo 10/02/2023

Li o livro após assistir a série, e em alguns momentos, a adaptação fez um trabalho melhor que o autor (capítulo de Tulsa). No mais, ótimo livro, com ótimos temas.

Matheus649 06/02/2023

Ótima história
Finalmente consegui arrumar tempo pra terminar! Um livro que, no meu ver, poderia ter sido um pouco melhor em alguns aspectos, mas que com certeza é brilhante na maioria deles. Se vc curte ficção científica, Lovecraft e soft horror, vale a pena total!

MykaaMoon 03/02/2023

Finalmente termineeeei!!!

Eu já tinha assistido a série antes, foi bom acompanhar o livro e ver as semelhanças. Mas não considerei uma leitura fluída. Diversas vezes senti uma raiva absurda por questões do racismo que os personagens sofrem. Isso me deixava tão angustiada que eu parava de ler.

Mas decidi que queria acompanhar até o final pra ver se seguia o fluxo da série. Eu gostei muito do livro. Não virou um dos favoritos. Mas é um livro bom.

Thay'OSF 31/01/2023

Perfeito
Não consigo achar um único defeito nesse livro. Ele abordou em perfeição diversos temas ao longo da narrativa:

Conflitos familiares
Racismo
Romance
Bruxaria
Violência
Terror
Sci-fi (ainda que pouco).

Perfeito.

Jônatas Iwata 27/01/2023

Gostei muito da estrutura, da apresentação e do tema do livro. Conceitualmente, a ideia de subverter os arquétipos da literatura pulp para o nosso entendimento pós-moderno dos problemas estruturais é muito boa. Uma pena que vai ficando cada vez mais bobo e exagerado, com um humor físico e criação de tensão que funcionam muito melhor em filmes B do que em literatura de terror social.